San Miguel de Allende: confira como ir, onde fica e o que fazer na cidade

San Miguel de Allende é um destino mexicano que deixou pesos pesados do turismo internacional para trás em uma pesquisa com milhões de viajantes.

A cidade foi considerada o melhor destino do mundo, à frente de cidades como Londres, Paris, Kyoto e Singapura.

Por trás desse título admirável estão belas construções históricas, bons hotéis, restaurantes premiados e uma cultura vibrante, formada por mexicanos e estrangeiros de mais de 65 nacionalidades diferentes.

As ruas de pedra são pontilhadas por casinhas antigas em cores vivas: um cenário charmoso o suficiente para conquistar o mais exigente dos viajantes.

Para te ajudar a planejar uma viagem inesquecível, montamos um guia com as principais informações sobre a cidade: onde fica, como chegar, quando visitar, o que fazer, onde se hospedar e muito mais. Confira!

Confira passagens aéreas com até 35% de desconto neste link!

San Miguel de Allende: o que fazer no coração do México!

Os leitores da revista Travel + Leisure não titubearam em 2013, 2018 e 2019 ao cravar que San Miguel de Allende, México, é a melhor cidade do mundo para se visitar.

Quem conhece, garante: a cidade, tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, é o lugar mais apaixonante do planeta!

A atmosfera deste município com 60 mil habitantes é simultaneamente cosmopolita e bucólica, oferecendo o melhor das grandes cidades e o sossego das cidades interioranas.

Pelas ruas do bem-cuidado centro histórico os viajantes encontram construções que remontam ao período colonial, pintadas em cores vivas que contrastam com o azul do céu e o cinza das ruas de pedra.

A cada esquina desvenda-se um novo restaurante charmoso, onde você poderá desfrutar dos intensos sabores da gastronomia mexicana, apreciada em todos os cantos do mundo.

San Miguel de Allende: história

San Miguel de Allende: história
Fonte: Pxhere / CC0

Cidade colonial mais preservada do México, San Miguel foi fundada na primeira metade do século XVI pelos colonizadores espanhóis.

A intenção era dispor de uma cidade capaz de servir de entreposto para os comboios que levavam ouro e prata até a antiga capital, Zacatecas, e voltavam carregados com artigos da Europa para serem comercializados no interior da colônia.

Então chamada San Miguel El Grande, a cidade só ganhou destaque nacional durante a Guerra da Independência, no século XIX: foi ali que nasceu Ignacio Allende, herói da luta independentista. 

Após a separação oficial da Espanha, os mexicanos decidiram renomear a cidade como San Miguel de Allende em homenagem ao general.

Onde fica San Miguel?

San Miguel de Allende é uma importante cidade do estado de Guanajuato, localizada a apenas 265 km da capital, Cidade do México.

O município é banhado pelo Río De La Laja, que se estende por 137 km pelo coração do país, e fica pertinho de outros destinos coloniais mexicanos, como Querétaro (65 km) e Guanajuato (55 km).

Embora fique no centro do país, a 342 km da costa atlântica e a mais de 740 km da costa pacífica, a cidade se transformou em um destino de veraneio badalado para turistas norte-americanos e canadenses.

Como ir para San Miguel de Allende?

Como ir para San Miguel de Allende?
Fonte: Onlyyouqj / Freepik

O aeroporto mais próximo a San Miguel de Allende está na cidade de León, a 121 km de distância: o Aeroporto del Bajío recebe voos com uma ou duas conexões a partir do Brasil.

Muitos viajantes, porém, preferem desembarcar na Cidade do México, para onde é mais fácil encontrar promoções de passagens aéreas, e concluir a viagem por terra. Os ônibus da viação ETN fazem o trajeto em 3 horas.

O aeroporto de Guadalajara também é uma boa opção para o desembarque de brasileiros, embora esteja localizado a 4h30 de distância. 

Neste caso, você também pode finalizar a viagem com a viação ETN ou com a Primera Plus.

Quando ir para San Miguel de Allende?

Em San Miguel de Allende, clima extremo é uma verdadeira raridade. As temperaturas ficam amenas no decorrer de todo o ano, com média de 13ºC a 21ºC.

Mesmo durante os verões mais intensos, é improvável que os termômetros passem de 28ºC, enquanto os invernos mais gelados nunca têm temperaturas abaixo de 7ºC.

A cidade também não é particularmente chuvosa: os meses mais úmidos, no verão (de junho a agosto) não têm mais que 10 dias de chuva, enquanto no período mais seco é possível que o sol brilhe o mês inteiro.

Por isso, não existe época ruim para conhecer a cidade: qualquer mês pode render uma experiência incrível em San Miguel.

A alta temporada acontece no verão, mas fique atento se estiver pensando em viajar em datas festivas, como o Dia dos Mortos, a Semana Santa e festas religiosas, como Santo Antônio e São Miguel de Arcanjo.

Neste caso, é impreterível fazer suas reservas de hospedagem com antecedência para encontrar vagas nos melhores hotéis por preços mais camaradas.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens aéreas para San Miguel de Allende

    Quem visita San Miguel pode optar entre três aeroportos para desembarcar, em León, Guadalajara e na Cidade do México. 

    Para aumentar as chances de encontrar promoções de passagens aéreas, recomendamos uma visita ao nosso site de busca, Passagens Promo!

    Você só precisa digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a melhor oferta.

    O viajante pode até simular diferentes datas e rotas de viagem para identificar o momento mais barato para viajar.

    Não deixe de acionar o alerta de preços para receber notificações quando o trecho que você procura entrar em promoção. Assim, você não perde nenhuma oferta para o destino dos seus sonhos!

    Passagens aéreas imperdíveis para o México!
    Passagens aéreas saindo de
    Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

    Mapa de San Miguel de Allende

    San Miguel de Allende é considerada uma verdadeira joia colonial do México, com um rico patrimônio que remonta aos primeiros séculos de história do país como o conhecemos hoje.

    Você poderá visitar a maior parte dos atrativos a pé: eles estão concentrados, em sua maioria, no impressionante centro histórico, tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

    Confira os principais pontos turísticos no mapa!

    San Miguel de Allende: o que fazer

    Os paralelepípedos das ruas estreitas de San Miguel levam a fachadas coloridas em estilo colonial, igrejas exuberantes, varandas decoradas com namoradeiras e muitas flores, além de restaurantes, hotéis e museus com rico acervo.

    Confira, em San Miguel de Allende, o que fazer!

    Paróquia de San Miguel Arcángel 

    Paróquia de San Miguel Arcángel
    Fonte: Pxhere / CC0

    Um dos principais cartões-postais da cidade é a Paróquia de San Miguel Arcángel, uma imponente construção em estilo neogótico no coração do centro histórico.

    Suas torres podem ser avistadas de praticamente todos os pontos da cidade, surgindo altivas em meio a um labirinto quase sem fim de ruelas charmosas com pavimento de pedra.

    A paróquia fica em uma praça de mesmo nome, rodeada por excelentes restaurantes e lojinhas de artesanato.

    A igreja foi construída no século XVIII com uma pedra conhecida como cantera rosa, encontrada em abundância no estado mexicano de Guanajuato, e por isso tem uma coloração que se destaca, especialmente nos dias de sol.

    Jardín Allende

    Na Plaza San Miguel Arcángel, bem em frente à catedral, fica o Jardín Allende, um espaço arborizado bastante agradável, frequentado tanto por moradores da cidade quanto por turistas.

    Todos os dias o jardim é visitado por centenas de pessoas interessadas em assistir o acender das luzes da igreja enquanto saboreiam sorvetes ou espigas de milho.

    O espaço também é palco da apresentação da trupe artística San Miguel Legendario, que conta a história da cidade trajando roupas típicas do período colonial.

    Em outras palavras, é o lugar perfeito para relaxar entre um passeio e outro pelo centro histórico de San Miguel.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Templo de San Francisco 

    Considerado obra-prima do estilo churrigueresco, o barroco típico do México, o Templo de San Francisco, construído no século XVIII, é um lugar que não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem.

    A fachada da igreja é simplesmente espetacular, com grande riqueza de detalhes e centenas de elementos do barroco e do rococó.

    A torre, por sua vez, foi construída em estilo neoclássico, com traços de influência moura: obra de Tresguerras, um dos maiores expoentes da arquitetura mexicana colonial.

    Museo Casa de Allende 

    A casa em que viveu o general Ignacio Allende e Unzaga, foi convertida em um museu que conta a história de sua vida e obra.

    Ali é possível conhecer os ambientes da residência, móveis da época, obras de arte e objetos pessoais do herói da Guerra da Independência do México, homenageado no nome da cidade de San Miguel de Allende.

    Centro Cultural Ignacio Ramírez “El Nigromante” 

    Centro Cultural Ignacio Ramírez “El Nigromante”
    Fonte: Pxhere / CC0

    O Centro Cultural de Arte Ignacio Ramirez, também conhecido como “El Nigromante”, é o principal palco de exposições artísticas contemporâneas da cidade.

    O edifício histórico, em estilo colonial, já abrigou o antigo Convento de la Purísima Concepción e é um lugar bastante fotogênico. 

    Vale a pena reservar um tempinho para relaxar no belo jardim da construção.

    Mercado de Artesanato 

    A melhor maneira de conhecer a fundo uma cidade é explorando seu principal mercado.

    Em San Miguel, esse lugar é o Mercado de Artesanato, um centro comercial popular rico em cor, aroma e sabor, localizado em frente à Plaza Cívica.

    As barraquinhas do mercado vendem praticamente tudo, desde artesanato com as tradicionais caveiras mexicanas (ou Catrinas) a roupas típicas da província de Guanajuato, itens de decoração e obras de arte.

    Que tal aproveitar para garantir algumas lembrancinhas de sua passagem por San Miguel?

    Mirante

    Quem deseja contemplar San Miguel de uma perspectiva privilegiada vai gostar de visitar o Mirador del Caracol, o mais importante mirante da cidade.

    O mirador, porém, fica bem longe do centro histórico, no alto de uma colina. Vale a pena optar por um táxi até o local para se poupar da exaustiva caminhada. 

    O investimento será baixo e você será recompensado por uma belíssima vista, ainda mais exuberante durante o pôr do sol!

    Casa del Mayorazgo 

    A Casa del Mayorazgo é um famoso centro cultural de San Miguel com entrada franca que abriga exposições temporárias dos mais diversos temas, de roupas típicas de Guanajuato a obras produzidas por artistas locais.

    A casa de cultura fica instalada em uma antiga mansão colonial, e mesmo que você não goste da exposição em cartaz, visite o interior do centro para conhecer a riqueza arquitetônica do México.

    Parque Benito Juárez

    Parque Benito Juárez
    Fonte: Payin05 / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Maior parque urbano de San Miguel, o Parque Benito Juárez reúne fontes de água fresca, trilhas ecológicas, pontes e playground infantil em pleno centro da cidade.

    O parque foi construído há mais de 100 anos por iniciativa do líder político Hernández Macías, que desejava oferecer um espaço de lazer com muito verde em pleno perímetro urbano.

    A iniciativa prosperou e mais de um século depois o parque continua a ter protagonismo na cidade, sediando eventos culturais, gastronômicos e esportivos.

    Santuário de Atotonilco 

    Chamado por muitos de “Capela Sistina mexicana”, o Santuário de Atotonilco é um templo colonial, construído em mármore branco, que ganhou renome internacional pelos murais artísticos produzidos no século XVIII que enfeitam seu interior.

    A igreja abriga um dos maiores patrimônios históricos da cidade, a imagem da Virgem de Guadalupe, padroeira do México, que foi utilizada como bandeira durante a Guerra da Independência.

    O santuário não é a única atração do local. Dezenas de barraquinhas de comidas típicas, itens religiosos e artesanato são montadas diariamente nos arredores da igreja: um passeio encantador e gratuito pelo centro histórico!

    Dolores Hidalgo

    O vilarejo de Dolores Hidalgo fica a apenas 40 minutos do centro de San Miguel e pode render um agradável passeio bate-volta.

    O pueblo é internacionalmente famoso por ter sido palco do começo da luta pela independência do país, pela produção de cerâmica em estilo mayólica e pelos nieves, sorvetes típicos com vários pedaços de fruta bastante populares no México.

    Se você não gostar dos preços das barraquinhas de artesanato espalhadas pelo vilarejo, visite o Parador José Alfredo Jimenez, na estrada que leva a Dolores Hidalgo, onde você pode conseguir ofertas mais amigáveis.

    Hotéis em San Miguel de Allende

    Hotéis em San Miguel de Allende
    Fonte: Elquarto / Pousada La Ermita

    Na hora de escolher onde ficar em San Miguel de Allende, nenhuma região é mais indicada do que o centro histórico. Ali estão os principais atrativos turísticos, restaurantes e comércios da cidade.

    Qualquer ponto entre o Mercado de Artesanato e o Parque Benito Juárez é uma boa alternativa de hospedagem, especialmente nos arredores do Jardín Allende: quanto mais perto do jardim, melhor a localização e mais caro tende a ser o hotel.

    Os hotéis Misión San Miguel de Allende, Monteverde Best Inns, Imperio de Angeles e Rancho Hotel El Atascadero são boas opções para os viajantes mais econômicos.

    Os luxuosos Live Aqua Urban Resort, La Casa de Liza e Hotel Real de Minas, por sua vez, são boas pedidas para quem não abre mão de conforto.

    Você pode encontrar as melhores acomodações em San Miguel e qualquer outro destino no site buscador ElQuarto, que oferece preços exclusivos, opções com cancelamento grátis e pagamento das diárias em reais, sem cobrança de IOF.

    Cotação de passagens aéreas para San Miguel de Allende

    Você não precisa comprometer o seu bolso para desfrutar de uma viagem inesquecível por San Miguel de Allende.

    Encontre agora mesmo passagens aéreas mais baratas para o México em nosso site de buscas, Passagens Promo!

    O primeiro passo é digitar as cidades de origem e destino. Em seguida, você deverá incluir as datas da viagem. Depois, é só escolher a melhor oferta!

    Não se esqueça de ativar o alerta de preços para receber notificações sempre que surgir uma promoção imperdível para o destino desejado.

    Conhecer a joia colonial do México com economia? De Promo você pode!

    Passagens aéreas imperdíveis para o México!
    Passagens aéreas saindo de
    Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Yucatán: conheça onde fica e os pontos de interesse principais dessa península no méxico

    Yucatán: conheça onde fica e os pontos de interesse principais dessa península no méxico

    Los Cabos, México: Conheça as belezas da região

    Los Cabos, México: Conheça as belezas da região

    Guanajuato, México: história, o que fazer e dicas de viagem

    Guanajuato, México: história, o que fazer e dicas de viagem

    O que fazer em Tulum: dicas sobre o paraíso mexicano!

    O que fazer em Tulum: dicas sobre o paraíso mexicano!

    Oaxaca: informações, mapa, principais atrações e praias

    Oaxaca: informações, mapa, principais atrações e praias

    Melhores praias de Acapulco para curtir as férias!

    Melhores praias de Acapulco para curtir as férias!