San Sebastián: confira os melhores pontos turísticos dessa cidade do país basco

Pérola do País Basco, San Sebastián entrou no radar do turismo internacional graças a uma rainha e nunca mais perdeu o posto de “queridinha” do litoral norte da Espanha.

As influências da vizinha França, cuja fronteira está a menos de 20 km de distância, tornaram Donostia (nome oficial em basco) uma cidade charmosa, que preserva até hoje as heranças da belle époque em sua gastronomia, arquitetura e cultura.

A paisagem não poderia ser mais paradisíaca: situado em um porto natural, esse destino litorâneo oferece aos visitantes belíssimas praias de água azul e areia dourada “espremidas” por morros e costões.

Vem com a gente conhecer uma opção diferente de roteiro pela Europa, em um dos destinos mais apaixonantes da Espanha!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

San Sebastián: conheça as melhores atrações da cidade!

A cidade de San Sebastián, Espanha, é um destino digno de reis e rainhas. Literalmente!

A região prospera desde a Idade Média, no embalo de seu porto natural que garantia certo protagonismo no País Basco, mas foi só no século XIX que se transformou em um dos mais badalados destinos de verão da Espanha.

Foi nesse período que a rainha Isabel II, sofrendo de problemas de pele, recebeu de seus médicos a sugestão de banhar-se nas águas do mar para desfrutar de algum alívio. 

Como a capital, Madri, fica a mais de 360 km do litoral, a saída foi encontrar uma alternativa: a pacata São Sebastião, no País Basco.

Não demorou muito até que toda a aristocracia espanhola resolvesse seguir os passos da rainha e começasse a passar os verões na cidade basca, que, desde então, se transformou em um dos principais destinos de veraneio da Península Ibérica!

Motivos para tanto sucesso não faltam: a animada Playa de la Concha rivaliza com Ibiza em badalação, enquanto o centro histórico reúne construções que sobreviveram à Idade Média e à Segunda Guerra Mundial sem perder a majestade.

Suas ruas de pedra abrigam não um, mas três restaurantes com nota máxima no Guia Michelin, lojas das principais grifes do mundo e hotéis que vão fazer você pensar duas vezes antes de voltar para casa.

Perca-se pelos traços góticos da Catedral da cidade ou nos detalhes exuberantes da barroca Basílica de Santa María del Coro. Se sobrar tempo, não deixe de incluir o complexo de Kursaal em seu roteiro!

Que tal ir às compras no histórico Mercado de la Bretxa ou tirar fotos incríveis no cartão-postal da cidade, Peine del Viento?

O que não falta é atração imperdível nessa inesquecível cidade basca! Veja só!

San Sebastián: onde fica?

San Sebastián: onde fica?
Fonte: Pixabay

Com a Cordilheira dos Pirineus de um lado e as águas cristalinas do Golfo da Biscaia do outro, San Sebastián fica no litoral norte da Espanha, a 20 km da fronteira com a França.

Chamada de Donostia pelos locais, a cidade fica pertinho de outros destinos encantadores do chamado País Basco, uma região espanhola autônoma, como Pamplona (82 km), Bilbao (101 km) e Saragoça (262 km).

Se você resolver esticar o seu roteiro de viagem até a vizinha França, pode conhecer Bordéus (240 km) ou Toulouse (340 km) sem maiores desafios.

San Sebastián, Espanha: mapa

Está planejando uma viagem por esse charmoso destino basco? Confira o mapa da região para decidir quais atrações incluir no seu roteiro!

Como ir de San Sebastián a Bilbao?

Quem deseja combinar em um só roteiro Bilbao e San Sebastián não terá dificuldades para se deslocar entre as duas cidades.

O trajeto pode ser feito de carro ou ônibus, com passagens a partir de 6 euros (em agosto/2021), em até 1h30 pela rodovia AP-8. 

Se você preferir, também pode utilizar o meio de transporte mais charmoso da Europa, o trem, em viagens com duração entre 2h40 e 4h40.

San Sebastián: clima

San Sebastián: clima
Fonte: Pixabay

Você não ficará entediado em Donostia em nenhuma época do ano, mas a estação da sua viagem pode influenciar as experiências que você vai viver durante a sua estadia.

Se a sua intenção é curtir as belas praias da cidade, programe a sua viagem para o verão europeu, de junho a agosto, quando o sol brilha por mais tempo, praticamente não chove e o calor arrasta multidões às areias da cidade.

Quer escapar da muvuca do verão? Viaje na primavera, de meados de março ao começo de junho, ou no mês de setembro, quando o calor ainda não foi embora, mas os grandes grupos de turistas, sim.

Isso não quer dizer que a cidade de São Sebastião fica menos encantadora nos meses mais frios, de outubro a fevereiro: os hotéis e pontos turísticos ficam menos cheios, enquanto os preços despencam.

As únicas diferenças são a chuva constante e o frio que varia entre 6ºC e 18ºC. Ou seja, não se esqueça do guarda-chuva e do agasalho para aproveitar os precinhos camaradas do inverno!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens aéreas em promoção para San Sebastián!

    Não existem voos diretos do Brasil para San Sebastián, mas você pode desembarcar em Madri e pegar uma conexão para Bilbao, finalizando o trajeto por terra, ou até mesmo encarar as 4h30 de viagem da capital espanhola à cidade basca.

    Para encontrar passagens aéreas mais baratas para os principais aeroportos da Europa e do mundo, utilize nosso buscador, Passagens Promo.

    Em poucos cliques você desvenda as ofertas mais imperdíveis para o destino que você procura: o viajante só precisa digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas de ida e volta, e pronto!

    Lembre-se de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino dos seus sonhos!

    Passagens aéreas para a Espanha!
    Passagens aéreas saindo de

    San Sebastián: o que fazer

    Não importa se a sua viagem vai durar um dia ou um mês: você dificilmente ficará entediado durante a sua estadia na cidade de Donostia, um dos principais destinos de verão da Espanha.

    As opções podem atender a viajantes de diferentes estilos, incluindo aqueles que gostam de praias, atrações históricas, cenários naturais, trilhas, museus e festas.

    Confira o que fazer em San Sebastián!

    Centro histórico 

    Centro histórico
    Fonte: Pixabay

    A principal região turística da cidade é seu centro histórico, onde o viajante poderá encontrar até mesmo construções medievais!

    Comece a explorar a região a partir da Plaza de la Constitución, que reúne em seus arredores bons cafés, bares e restaurantes, além de casarões antigos, museus e monumentos históricos.

    Que tal uma paradinha para saborear os pintxos, as tradicionais tapas de Donostia? Por fim, não deixe de visitar o Museu de San Telmo para aprender um pouco mais sobre a história da cidade!

    Catedral de San Sebastián 

    Os amantes de história e arquitetura não vão se arrepender de visitar a exuberante catedral da cidade, um dos principais pontos turísticos do centro histórico

    Construída em 1897, a igreja dedicada a São Sebastião combina elementos góticos e modernos em seu projeto arquitetônico e encanta visitantes do mundo inteiro com sua riqueza de detalhes.

    O melhor de tudo é que as torres da catedral se destacam no horizonte e você não terá dificuldades para encontrar o templo durante seus passeios pela cidade.

    Área Romántica 

    Coração de Donostia durante a belle époque, no final do século XIX, a região da Área Romántica é o melhor lugar para aprender mais sobre as heranças do período em que a monarquia espanhola “descobriu” San Sebastián como destino de veraneio.

    As construções do bairro são simplesmente encantadoras, incluindo palacetes, mansões e casarões em estilo clássico, fontes espalhadas por todos os cantos e belíssimos jardins.

    A região fica repleta de visitantes de todos os cantos, especialmente no verão, quando os gramados bem-cuidados se transformam em palco perfeito para piqueniques agradáveis.

    Praia de la Concha 

    Praia de la Concha
    Fonte: Pxhere / CC0

    Nem pense em voltar para casa sem curtir as incríveis praias da cidade, especialmente a Praia de la Concha, mundialmente conhecida.

    As areias douradas contrastam com o azul do Golfo de Biscaia, atraindo banhistas de diferentes cantos da Europa. Nos beach clubs, por sua vez, a festa nunca termina, fazendo a alegria do público jovem.

    Aproveite para conhecer outras praias locais, como a Playa de Ondarreta e a Playa de la Zurriola, para garantir o bronzeado perfeito! 

    Monte Urgull 

    Gosta de contemplar vistas bonitas? Você vai se apaixonar pelo panorama do Monte Urgull!

    No alto da colina existem as ruínas de um antigo castelo medieval que tornam o cenário ainda mais fotogênico e apaixonante.

    Dali, será possível contemplar o emaranhado de ruas e ruelas do centro histórico, a orla da cidade e muitas outras belezas, incluindo os Montes Pirineus a rodear Donostia.

    Monte Igueldo 

    Assim como no Monte Urgull, o Monte Igueldo teve grande importância para a segurança da região na Idade Média, especialmente a partir do século XII.

    A colina abrigava um antigo forte militar, do qual hoje restam apenas ruínas, incluindo armazéns, quartéis e muralhas.

    Se toda a importância histórica da atração não foi o suficiente para chamar a sua atenção, a vista espetacular do Golfo de Biscaia e da cidade certamente vão te conquistar!

    Vale a pena se programar para passar o dia na região, explorando suas trilhas e os parques nos arredores, especialmente se você está viajando em meses mais quentes!

    Mercado de la Bretxa

    Mercado de la Bretxa
    Fonte: Pere Prlpz / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Simultaneamente tradicional e moderno, o Mercado de la Bretxa é uma parada obrigatória para quem gosta de conhecer um pouco mais sobre a cultura dos lugares que visita.

    O espaço é ocupado por centenas de lojas e stands que vendem de tudo: peixes, condimentos, frutas, vegetais, flores, roupas, calçados, itens de decoração, artesanato e muito mais.

    Basta uma caminhada entre seus coloridos corredores para aprender mais a respeito do estilo de vida basco!

    Peine del Viento 

    Um dos principais cartões-postais da cidade é o monumento de Peine del Viento, que combina duas vocações da cidade de São Sebastião: belas paisagens e arte.

    Trata-se de uma instalação do artista local Eduardo Chillida sobre um rochedo à beira-mar que rende fotos incríveis!

    Kursaal 

    O complexo arquitetônico de Kursaal, assinado por Rafael Moneo, é o endereço oficial dos principais eventos do calendário local, além de ser uma obra-prima da arquitetura basca.

    É ali que acontece o prestigiado Festival Internacional de Cinema, que atrai estrelas do calibre de Viggo Mortensen, Marion Cotillard e Willem Dafoe, além de outras festividades.

    Mesmo se nenhum evento especial estiver programado para o período da sua estadia, recomendamos uma visita ao Kursaal para conhecer suas instalações.

    Ayuntamiento de San Sebastián 

    Ayuntamiento de San Sebastián
    Fonte: Roberto Chamoso G / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    O Ayuntamiento de San Sebastián é a sede do Poder Legislativo da cidade, onde está instalada a Câmara de Vereadores local.

    O edifício foi construído em 1897 para abrigar um cassino, mas acabou cedido ao poder público na primeira metade do século XX para sediar a prefeitura da cidade.

    Além de ser um dos principais edifícios públicos locais na atualidade, o prédio do Ayuntamiento também está aberto ao público e oferece até visitas guiadas gratuitas!

    Teatro Victoria Eugenia 

    Obra-prima da arquitetura basca, o Teatro Victoria Eugenia é exuberante a partir de todos os ângulos, seja em seu interior ornado em ouro ou em sua fachada clássica.

    O espaço é uma verdadeira referência em arte e cultura no norte da Espanha por ter sediado por décadas um dos mais tradicionais festivais de cinema do país.

    Você pode desfrutar de uma visita guiada ao teatro ou até assistir a um dos espetáculos oferecidos ali! Por isso, não deixe de conferir a programação antes da sua visita!

    Festivais em San Sebastián

    Você sabia que San Sebastián é considerada uma das capitais dos festivais na Península Ibérica? O calendário oficial da cidade é recheado de eventos especiais ao longo de todo o ano!

    Em janeiro, a Festa de Ano Novo dá o pontapé inicial na temporada de festas e a Tamborada arrasta mais de 15 mil músicos e 100 bandas diferentes tocando músicas tradicionais pelas ruas da cidade.

    O Festival de Jazz é o grande destaque em junho, estendendo-se por uma semana, com mais de 60 atrações espalhadas por diferentes cantos da cidade.

    A Grande Semana de São Sebastião é a principal celebração da segunda quinzena de agosto e em setembro é a vez do famoso Festival Internacional de Cinema, um dos mais prestigiados do planeta, que reúne grandes estrelas da sétima arte.

    Passagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre sua passagem aérea com até 35% de desconto, além de pesquisar hotéis e seguro viagem em um só lugar! Clique aqui e confira.

    San Sebastián: restaurantes

    As atrações imperdíveis de San Sebastián não se limitam aos pontos turísticos: aproveite a sua viagem para conhecer os sabores da esplendorosa gastronomia espanhola!

    A cidade, que abriga vários restaurantes com estrelas Michelin (o Oscar da categoria), é muitas vezes considerada a capital gastronômica da Europa!

    Quem gosta de ambientes aconchegantes vai se apaixonar pelo Bar Txepetxa. Quer conhecer os melhores sabores típicos do País Basco? Inclua o La Cuchara de San Telmo em seu planejamento.

    Se você prefere um clima mais badalado, visite o Borda Berri, enquanto o Restaurante Ikaitz, o La Madame e o Astelena são especializados em alta gastronomia!

    Não deixe de experimentar os pratos mais típicos da cidade, como o bacalau al pil-pil, os pintxos e a carrillera!

    Faça já a sua cotação de passagens para San Sebastián!

    Não perca tempo e comece a planejar a sua viagem a San Sebastián agora mesmo! 

    Visite nosso site de buscas, Passagens Promo, para comparar ofertas e garantir suas passagens aéreas para a Espanha mais baratas!

    Basta digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas da viagem e escolher a oferta que cabe no seu bolso.

    Para não perder nenhuma promoção para o destino dos seus sonhos, não se esqueça de ativar o alerta de preços

    Quer conhecer uma das mais belas cidades da Espanha com economia? De Promo você pode!

    Passagens aéreas para a Espanha!
    Passagens aéreas saindo de
    Tap SSA Salvador MAD Madri 24 Jan 14 Fev R$ 3697 Latam Brasil GRU São Paulo MAD Madri 07 Mar 21 Mar R$ 3943 Latam Brasil GRU São Paulo MAD Madri 02 Mar 22 Mar R$ 3943 Air France FOR Fortaleza MAD Madri 16 Abr 28 Abr R$ 4087 Air France REC Recife BCN Barcelona 10 Nov 18 Nov R$ 4131 Ver mais ofertas

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Barcelona, Espanha: conheça os melhores pontos turísticos da capital!

    Barcelona, Espanha: conheça os melhores pontos turísticos da capital!

    Málaga, Espanha: confira os museus, castelos e praias deste incrível destino!

    Málaga, Espanha: confira os museus, castelos e praias deste incrível destino!

    Caminho de Santiago de Compostela: história, mapa, rotas e dicas

    Caminho de Santiago de Compostela: história, mapa, rotas e dicas

    Turismo em Sevilha: tudo o que visitar na cidade!

    Turismo em Sevilha: tudo o que visitar na cidade!

    Espanha: informações, mapa, turismo e principais cidades

    Espanha: informações, mapa, turismo e principais cidades

    Ilhas Baleares: quando ir, pontos turísticos e melhores dicas

    Ilhas Baleares: quando ir, pontos turísticos e melhores dicas