O que fazer em São Paulo com crianças
Pegar a balsa e cruzar o rio João de Tiba rumo à Santo André, Bahia, é garantir alguns dias de muito sossego a poucos quilômetros do “fervo” da Costa do Descobrimento.
Bem próximo à Porto Seguro, o vilarejo que faz parte do município de Santa Cruz Cabrália oferece praias paradisíacas e desertas, um oásis de descanso em meio à natureza. É tudo tão rústico que mal você vai se deparar com lojinhas cheias de turistas.
Ficou tentado em conhecer este pedaço do paraíso no sul da Bahia? Então, venha descobrir o que fazer em Santo André para aproveitar ainda melhor seus dias por lá!
Aproveite os melhores preços de passagens aéreas com até 35% de desconto no Passagens Promo.
Índice
Santo André, Bahia: o que fazer, onde ficar e mapa da região
A vila de Santo André, Bahia, só viu o seu ambiente pacato ficar para trás quando a seleção da Alemanha escolheu o lugar para chamar de casa durante a Copa do Mundo, em 2014.
Se valer de bom presságio de tudo aquilo que o lugar pode proporcionar, os alemães terminaram a competição como campeões — e nem precisamos falar do 7 a 1…
Fora a presença das estrelas do futebol mundial e da aglomeração formada por fãs e jornalistas esportivos na ocasião, este destino transpira paz e calmaria 24 horas por dia, sete dias na semana.
Com aproximadamente 800 habitantes, o povoado de Santo André, Bahia, apresenta a sua essência bucólica nas ruas de terra batida.
As pousadas e resorts à beira da praia são o máximo de luxo que os turistas vão encontrar.
O destino é tão recluso que, por lá, não há banco ou posto de gasolina. Para isso, é feito o caminho inverso até Cabrália.
Se este ambiente é a sua escolha turística para o seu próximo passeio, relaxe e aproveite as lindas praias quase desertas, a boa comida e a natureza em seu estado puro para recarregar as energias durante a sua estadia.
Onde fica Santo André, na Bahia?
Vilarejo localizado no sul da Bahia, Santo André faz parte da cidade de Santa Cruz Cabrália e é um dos destinos que integra a rota turística conhecida como Costa do Descobrimento.
A região vai de Belmonte, ao norte da vila, à Caraíva, e é conhecida pelas atrações históricas ligadas à chegada dos portugueses no Brasil, além da beleza de suas praias cercadas por muita vegetação.
Como chegar em Santo André?
É muito provável que uma vila tão simples como Santo André, Bahia, não tenha aeroporto. Mesmo assim, a forma mais fácil de conhecer suas belezas é chegando de avião.
O aeroporto mais próximo de Santo André fica em Porto Seguro, que serve também como porta de entrada para os outros destinos da Costa do Descobrimento.
A distância Porto Seguro-Santo André, Bahia, é de apenas 30 km.
Chegando ao principal destino da região, é muito fácil seguir viagem e ir para Santo André. É possível alugar um carro no aeroporto ou seguir de táxi ou ônibus.
Não importa qual forma será escolhida, o percurso é basicamente o mesmo: cortar as cidades de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália até pegar a balsa que cruza o rio João de Tiba, que dá acesso ao vilarejo.
Mapa de Santo André, BA
Quer programar melhor como será seu itinerário pelas atrações de Santo André, Bahia? Um mapa da região vai te ajudar a se localizar — não que seja difícil, já que falamos de um pequeno vilarejo.
Como você vai ver, não há muito segredo para encontrar os principais pontos turísticos.
Vale a pena saber que Santo André possui 13 km de litoral, com praias incrivelmente belas, cercada por vegetação nativa e coqueiros e praticamente desertas, oferecendo a sensação de exclusividade para os visitantes.
Voos mais próximos de Santo André, Bahia
Se o pouco que já apresentamos sobre a vila de Santo André, na Bahia, foi o suficiente para convencer a incluí-la no roteiro, já é possível começar a planejar a viagem.
Voando até Porto Seguro, os turistas podem até aproveitar para vivenciar alguns dias de agitação antes de se refugiar na calmaria do vilarejo.
E se o objetivo é economizar nas passagens aéreas para a “capital da folia” no litoral sul baiano, o Passagens Promo é o lugar certo para você.
Na nossa plataforma, você pode encontrar as melhores ofertas no valor das passagens e descontos sensacionais para tornar sua viagem ainda mais barata.
Cadastre o seu e-mail em nosso sistema, ative o alerta para o seu destino e receba os menores preços por dia e promoções imperdíveis para o voo dos seus sonhos.
O que fazer em Santo André, na Bahia?
Santo André está entre os mais incríveis lugares turísticos na Bahia para conhecer, principalmente no verão, quando o clima é ideal para curtir as praias.
Depois de aproveitar todos os axés que a Bahia tem, que tal recarregar as baterias em um ambiente tranquilo e pacato?
Se a ideia pareceu atraente, venha conhecer os principais lugares para passear em Santo André, esta simpática vila que serve de refúgio para todo o agito baiano.
Ponta de Santo André
Começar o roteiro pelo vilarejo no ponto em que o rio João de Tiba encontra as águas do Oceano Atlântico é um verdadeiro privilégio oferecido neste lugar.
É justamente na Ponta de Santo André onde acontece esta união. E o cenário em volta é totalmente natural.
O mangue se estende enquanto os coqueiros percorrem a praia, que recebe o mesmo nome da cidade, e os barquinhos dançam nas águas ligeiramente mais escuras em decorrência do fenômeno natural.
A Praia de Santo André, aliás, é a primeira na faixa litorânea do vilarejo e é ocupada por barracas populares para atender aos turistas.
Se tiver a oportunidade, aproveite para comer no restaurante Gaivota, que conta com deck para o rio, de onde é possível apreciar a vista entre uma garfada e outra.
Praia das Tartarugas
No canto norte da praia de Santo André, Bahia, a principal do vilarejo, está uma das praias mais calminhas da região, uma verdadeira piscina para os turistas relaxarem.
É a Praia das Tartarugas, delimitada por um manguezal e que está situada a aproximadamente 3 km do centro do vilarejo.
Durante a maré baixa, várias piscinas naturais se formam, e a água mais clara e calma é ideal para ficar observando pequenos peixinhos que ficam isolados ali.
Como é de se imaginar, o nome da praia não surgiu por acaso. É possível avistar muitas tartarugas que aparecem nas águas refrescantes desta praia.
Praia do Guaiú
Apesar de mais afastada, a Praia do Guaiú é uma das mais famosas e visitadas no povoado de Santo André, Bahia. O que não significa que ela perca sua essência de praia desértica.
O aspecto de lugar intocável, aliás, está assegurado pela vegetação rasteira, areia fofinha e branca, e águas claras e quentinhas.
Para chegar na Praia do Guaiú, os turistas devem percorrer 14 km de distância ao norte da vila.
Não deixe de conhecer e experimentar as delícias do “patrimônio” da Praia do Guaiú: o restaurante Aqui Eu Maria Nilza, que fica pertinho do encontro das águas do Rio Guaiú com o mar — sim, aqui também pode ser visto este espetáculo da natureza!
Passeios de barco
Que tal diversificar um pouco o roteiro por Santo André e encontrar alternativas às praias da vila?
Entre as atividades que podem ser feitas são os passeios de barco, tanto em águas marítimas quanto no rio João de Tiba, que proporciona um lindo cenário durante o pôr do sol.
Mas são os passeios marítimos que mais atraem o interesse dos turistas, com especial destaque para a pesca oceânica.
Santo André, Bahia, é uma das regiões mais propícias para a pesca do Marlim-Azul, peixe que pode atingir até 4 metros de comprimento. A temporada para pesca da espécie vai de novembro a março, nos meses de verão.
Também é comum os passeios náuticos até os corais de Coroa Alta e Araripe, sendo possível mergulhar na maré baixa.
Corais do Araripe
Dos dois recifes de corais em alto mar na região de Santo André, os Corais do Araripe são os que atraem em maior número os praticantes do mergulho.
Com a maré baixa, é possível explorar essa área bem preservada e que conserva exemplares incríveis da fauna marinha.
Fique sabendo que se você pretende incluir a atividade na lista de o que fazer em Santo André, a recomendação é ir durante o verão, quando as águas estão mais claras, proporcionando maior visibilidade do que o oceano esconde e guarda da ação humana.
Centro Histórico de Santa Cruz de Cabrália
Nos arredores de Santo André existem várias cidades e atrações que podem ser visitadas durante um dia, principalmente se você escolher a vila como base do roteiro pela região.
Pegar a balsa de volta à Santa Cruz Cabrália e descobrir a riqueza cultural do centro histórico é uma dessas possibilidades.
A região possui muitos construções do período colonial, datadas entre os séculos XVI e XVIII, e que são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Entre estes prédios, não deixe de visitar a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, uma das primeiras a ser construídas no país, e a Casa de Câmara e Cadeia, onde funcionou a primeira Intendência do Brasil.
Ainda em Santa Cruz Cabrália, não perca a chance de visitar a praia da Coroa Vermelha, onde há um monumento em homenagem à primeira missa celebrada no Brasil, bem ali.
Fazenda Mãe Tereza
Outra atividade em Santa Cruz Cabrália e que foge ao roteiro das praias na vila de Santo André é o parque ecológico Fazenda Mãe Tereza.
O espaço proporciona muito entretenimento e diversão aos viajantes em meio à natureza.
Entre as atividades estão trilhas por áreas preservadas de Mata Atlântica, passeios de caiaque e tirolesa, andar à cavalo e banho em lago de água mineral, além de muitas outras propostas, como a prática de esportes.
Na Fazenda Mãe Tereza, o contato próximo com a natureza permite apreciar espécies nativas da flora e fauna brasileira, como cajueiros, coqueiros, tamanduás, pica-paus e bichos-preguiça.
O valor do ingresso (R$ 60) dá direito às atividades do parque ecológico e almoço. Bebidas e sobremesas são pagas à parte.
Oficina do Sabor
Lojinhas dedicadas à venda de artesanatos e souvenirs para os turistas não fazem parte do cenário bucólico de Santo André.
Mas o ponto de encontro dos visitantes que desejam levar para casa alguma recordação do vilarejo é a Oficina do Sabor.
Em frente à igrejinha de Santo André, o espaço é verdadeiramente reconhecido pela sensação saborosa deixada no paladar dos turistas pela cocada caseira, o cafezinho com bolo de fubá, doces e outras delícias.
Não dá para desperdiçar a chance de provar os sabores construídos por ali. E também, claro, garantir a sua lembrança de um destino surpreendente e conectado com a natureza.
Onde ficar na Vila de Santo André?
Santo André é o verdadeiro refúgio para quem deseja alguns dias de paz e tranquilidade na região da Costa do Descobrimento.
Não é apropriado pensar em uma ampla rede de hotéis, afinal estamos falando de um pequeno vilarejo. Entretanto, as opções de hospedagem são excelentes e capazes de atender muito bem aos turistas — e um pouquinho de desapego não faz mal!
As principais opções de hotéis em Santo André, Bahia, são o Campo Bahia e o Costa Brasilis Resort, hospedagens 5 estrelas que vão proporcionar máximo conforto e luxo.
O primeiro, aliás, ficou reconhecido internacionalmente por ter recebido a seleção da Alemanha durante a Copa do Mundo de 2014. Sim, você terá a chance de se hospedar nos mesmos quartos que os campeões do mundo daquele ano.
Quem deseja escolher uma opção mais rústica, com móveis em madeira e até casas suspensas em palafitas, se sentirá bem acomodado no Mata Encantada.
Entre as opções de pousadas em Santo André, Bahia, a Pousada Corsário e a Terra Morena oferecem sossego e um ambiente bastante receptivo, que irá fazer você se sentir em casa.
Descontos de passagens aéreas imperdíveis para a Bahia!
Viu quanta coisa bonita você vai encontrar em Santo André, Bahia? Afinal, a Costa do Descobrimento não é só história e praias agitadas, mas também uma dose de tranquilidade.
Se você não espera por relaxar neste cenário paradisíaco, agora é hora de planejar a viagem com o Passagens Promo.
Em nossa plataforma, você encontra descontos imperdíveis nas passagens aéreas para conhecer um cantinho bem sossegado do litoral baiano.
Quer descobrir as maravilhas e a calma de Santo André pagando pouco? De Promo você pode!
Leia também:
- Haia: conheça a capital da paz e suas atrações
- O que fazer em São Paulo com crianças
- Bratislava: capital da Eslováquia com maravilhas e tesouros
- Hoteis em Copacabana: valores, locais e mais!
- Provence: cidades encantadoras e paisagens deslumbrantes!
Nazaré Paulista: onde fica, o que fazer, cachoeiras e curiosidades
O que fazer em Tiradentes: roteiro para 3 dias com o melhor da cidade
Península de Maraú: turismo, informações e dicas para o seu roteiro
Serra do Mar: cachoeiras, mirantes, trilhas e ecoturismo
Aeroportos em Santa Catarina: principais rotas e informações