Santo Ângelo, RS: informações, história e pontos turísticos

Considerada a capital das missões, a cidade de Santo Ângelo, RS, revela-se um destino surpreendente, com um legado muito importante para o estado e também para o Brasil.

Foi lá que foram criadas as missões jesuíticas, chamadas de Povos das Sete Missões, na época em que essa região era disputada por Espanha e Portugal.

Em cada esquina, é possível conhecer um pouco dessa história e observar a arquitetura antiga em muitos prédios, mantendo viva a atmosfera colonial vivida pela cidade, no passado. 

Vem com a gente conhecer esse destino cheio de memórias!

Confira pesquise passagens aéreas com os melhores preços neste link!

Santo Ângelo, RS: o que fazer na cidade das Missões!

O Rio Grande do Sul é um destino cheio de histórias, tradições e culturas influenciadas por diversos povos, como os holandeses, alemães e também os espanhóis. 

Além disso, sua história também está associada aos jesuítas espanhóis, que criaram missões nessa região do estado.

As passagens dos jesuítas deixaram um legado muito importante para a região que, hoje, tornou-se uma atração turística muito visitada, atraindo visitantes de todas as partes do Brasil e também dos países vizinhos.

Ao visitar a cidade, você pode conhecer a catedral, que é um verdadeiro símbolo das missões, além de monumentos, museus, praças e muito mais. 

Visitar Santo Angelo é a certeza de voltar com a sua bagagem cheia de boas histórias e conhecimento. 

Em qual estado fica Santo Ângelo?

Santo Ângelo, RS fica em qual estado
Fonte: Pxhere / CC0

Quer entender em qual estado fica Santo Ângelo? 

Saiba que a cidade está localizada no Rio Grande do Sul, na encosta ocidental do Planalto Médio Riograndense, na mesorregião do Noroeste Rio-Grandense, a cerca de 300 km de distância de Porto Alegre.

História de Santo Ângelo

Conhecida como Rota das Missões, a história de Santo Ângelo é datada do período em que a Espanha e Portugal disputavam o domínio dessa região do estado do Rio Grande do Sul.

Seu nome tem origem na Missão Jesuítica de Santo Ângelo Custódio, fundada pelo jesuíta Diogo de Haze, padre vindo da Bélgica, em 1706, mas somente ganhou emancipação em 22 de março de 1873.

A cidade é considerada a sétima redução do conjunto Sete Povos das Missões, um conjunto de sete aldeamentos indígenas fundado pelos jesuítas espanhóis nessa região do estado.

Além da sua história relacionada às missões, Santo Ângelo foi destruída com a chamada Guerra Guaranítica, em 1756, ficando abandonada por 100 anos e voltou a ser repovoada somente em 1830.

Durante os anos de 1930 a 1979, o município iniciou um processo de desenvolvimento econômico e industrial, quando recebeu trabalhadores de vários cantos da região. 

No final da década de 1990, ela chegou a ter uma população de 90 mil habitantes devido à industrialização e novos investimentos. 

De lá para cá, a cidade também investiu no turismo, sendo um importante destino turístico para o Rio Grande do Sul. 

Qual a idade da cidade de Santo Ângelo RS?

Santo Ângelo, RS qual é a idade da cidade
https://www.flickr.com/photos/fotosantigasrs/11018707456

Com tanta história, é comum as pessoas se questionarem sobre qual a idade da cidade de Santo Ângelo, RS, afinal, essas missões são muito antigas. 

Saiba que essa cidade rio-grandense tem 314 anos, sendo fundada no dia 12 de agosto de 1706.

Quantos habitantes tem na cidade de Santo Ângelo RS?

Além de ser muito antiga, a cidade não se desenvolveu de forma significativa no que se refere à sua população, preservando aquele clima de cidades interioranas brasileiras. 

Atualmente, Santo Ângelo tem uma população de 78.908 habitantes, tendo como principal fonte econômica atividades ligadas à agropecuária. 

Como é o clima em Santo Ângelo, RS?

Santo Ângelo, RS clima
Fonte: Pixabay

A previsão do tempo Santo Ângelo, RS, é sempre favorável para conhecer a cidade em qualquer época do ano. 

O verão, que começa em dezembro e segue até março, é bem quente e abafado, com temperaturas que podem bater os 30°C.

Já o inverno é considerado ameno com temperaturas que ficam em torno de 10°C e dificilmente ela fica abaixo de 2°C. Ao longo do ano, as médias ficam em torno de 27°C .

Como chegar em Santo Ângelo?

Para chegar ao destino, você tem a possibilidade de desembarcar em diferentes cidades, como Chapecó, que fica a cerca de 200 km de distância, e tem um aeroporto que recebe voos de várias capitais brasileiras. 

Se preferir, é possível ainda pegar um voo até Foz do Iguaçu, Paraná, a cerca de 300 km e, depois, seguir viagem de ônibus ou carro alugado. 

Outra possibilidade para chegar em Santo Ângelo, RS, é desembarcar na capital Porto Alegre, a 350 km e também fazer o percurso de ônibus ou carro alugado. 

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Promoção de passagens aéreas para Santo Ângelo, RS

    Depois de escolher o seu local de desembarque, que tal garantir passagens aéreas em promoção para viajar com muito mais economia para o Rio Grande do Sul?

    No nosso site, Passagens Promo, você encontra os voos mais baratos do mercado, além das promoções mais vantajosas das principais companhias aéreas do Brasil e do mundo.

    Viaje de Chapecó para Santo Ângelo, Rio Grande do Sul!
    Passagens aéreas saindo de

    E o melhor é que a nossa plataforma ajuda você a garantir aquele preço que cabe no seu orçamento com pesquisas rápidas, fáceis e intuitivas para destinos nacionais e internacionais.

    Basta acessar nosso site, inserir as cidades de embarque e desembarque e os dias da viagem para ter acesso a uma lista muito completa das opções com os melhores custos-benefícios do mercado.  

    Para garantir as melhores ofertas para visitar a cidade de Santo Ângelo, não deixe de ativar o nosso alerta, para te avisaremos sempre que as tarifas do trecho escolhido ficarem mais baratas.

    Não deixe de nos seguir também nas nossas redes sociais para ficar por dentro das nossas novidades.

    Mapa de Santo Ângelo

    Com as passagens compradas, nada melhor do que conhecer antecipadamente o mapa de Santo Ângelo, RS, para te ajudar a turistar por toda essa região do Rio Grande do Sul, não é mesmo?

    Entender onde a cidade fica no mapa pode ser decisivo na hora de montar o seu roteiro turístico e definir as melhores rotas para conhecer o destino sem dificuldade. 

    Dá uma olhadinha nesse guia que montamos para você começar a sua viagem o quanto antes. 

    Pontos turísticos em Santo Ângelo

    O legado histórico da cidade fez dela um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Sul, repleto de construções históricas, como igrejas, museus, monumentos e memoriais.

    Dá uma olhadinha nessas dicas de pontos turísticos em Santo Ângelo que selecionamos para tornar a sua viagem ainda mais interessante!

    Catedral Angelopolitana

    Santo angelo rs a catedral angelopolitana
    Fonte: Ricardo630 / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Em tom avermelhado, a Catedral Angelopolitana é o principal ponto turístico da cidade e também um verdadeiro símbolo dos povos missioneiros, que passaram pela região nos séculos XVI e XVII.

    Construída sobre as ruínas da antiga Igreja da Redução de Santo Ângelo Custódio, sua fachada segue os mesmos traços do templo de São Miguel Arcanjo, no município de São Miguel das Missões.

    Na fachada da igreja, é possível observar sete santos padroeiros dos Sete Povos das Missões, que decoram a entrada lindamente.

    Com estilo revivalista, a arquitetura do edifício segue características do estilo barroco colonial hispânico, com ornamentação robusta e monumental.

    No seu interior, há uma imagem em madeira de Cristo morto, originado do período de missões na cidade de Santo Ângelo, em tamanho natural e esculpida em cedro, datada de 1740. Vale a pena conhecê-la!

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Museu Municipal Dr. José Olavo

    Cheio de histórias, o município de Santo Ângelo, Rio Grande do Sul, sabe como ninguém aguardar as suas memórias. 

    O Museu Municipal Dr. José Olavo possui um acervo valioso com peças do período jesuítico-guarani e também uma maquete da antiga redução de Santo Ângelo Custódio.

    O museu está instalado em um casarão que, inclusive, foi a residência do primeiro prefeito da cidade, chamado Dr. Ulisses Rodrigues.  

    Além do seu acervo, o prédio também é um importante “personagem” das missões jesuítas e, por isso, foi tombado como Patrimônio Histórico do Município.

    Memorial Santa Teresa Verzeri

    O Memorial Teresa Verzeri é um dos principais pontos turísticos em Santo Ângelo, instalado em uma sala do Museu Verzeri, sendo idealizado pela arquiteta Maria Medeiros Beatriz Kother, ex-aluna do colégio de mesmo nome. 

    O espaço reúne cerca de 2 mil peças, que incluem móveis, esculturas, imagens de santos, máquinas de escrever, câmeras fotográficas, rádios antigos, além de peças de cerâmica e muito mais.

    Praça Pinheiro Machado

    Santo Ângelo, RS praça pinheiro
    Fonte: Felipe Pretto / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Bem em frente à Catedral Angelopolitana está a Praça Pinheiro com áreas para passeios, duas piscinas que abrigam fontes que jorram água diariamente, separadas por uma ponte para a passagem de pedestre.

    Por toda a praça há diversos elementos que retratam o período de catequização dos guaranis nessa região do Rio Grande do Sul, com ruínas, esculturas e também um portal que leva os nomes das missões dos jesuítas.

     Monumento Sepé Tiaraju

    Passeando pela cidade, não deixe de dar uma paradinha no Monumento Sepé Tiaraju, que fica em frente ao Teatro Municipal. A obra é um projeto desenhado por Leo Rockembach, em 1960, feito em pedra grês.

    Com cerca de seis metros de altura, o monumento em tom amarronzado retrata a imagem de um índio segurando uma lança nas mãos, com uma feição de sofrimento.

    Na verdade, essa obra foi criada em substituição ao projeto de outro artista, Adamovich, que faleceu antes de criar a escultura.

    O monumento faz uma homenagem a Sepé Tiaraju, que foi um chefe indígena dos Sete Povos das Missões Orientais do Uruguai, um antigo território integrado ao estado do Rio Grande do Sul.

    O índio foi transformado em herói pelo seu povo em razão da sua participação nas missões na região. 

    Memorial da Coluna Prestes

    No seu mapa da cidade de Santo Ângelo, não deixe de visitar também o Memorial da Coluna Prestes, instalado no prédio da antiga estação ferroviária.

    Aliás, no passado, o local foi usado como QG para Prestes e seus colaboradores no planejamento do Coluna Prestes, um movimento político-militar brasileiro ocorrido entre 1924 e 1927, considerado uma das maiores marchas revolucionárias da humanidade.

    O espaço possui um acervo com fotos, documentos e outros materiais que contam a história desse movimento liderado por Luís Carlos Prestes. O prédio da antiga estação foi tombado como Patrimônio Histórico Municipal.

    Hotéis em Santo Ângelo, RS

    Por ser uma cidade turística há várias opções de hotéis em Santo Ângelo, RS, para atender aos mais diferentes perfis de viajantes.

    O Villas Hotel é uma boa opção para quem preza por conforto e comodidade. O local conta com quartos amplos, decorados, além de piscina, restaurantes, sala de eventos e café da manhã.

    Outra opção é o Hotel Debacco Santo Ângelo, que também segue a mesma proposta e você pode se hospedar com conforto e excelentes serviços de quarto. 

    Mas se você busca economia e um bom custo-benefício, o Hotel Missões tem um ambiente mais modesto, mas sem deixar o conforto de lado.

    Mas antes de fazer as suas reservas, acesse a nossa plataforma ElQuarto, que apresenta as mais variadas opções de hotéis, pousadas, casas de temporada ao redor do mundo e com os preços mais vantajosos do mercado.

    Qual a cidade mais próxima de Santo Ângelo?

    Para quem quer saber qual a cidade mais próxima de Santo Ângelo é o município de Entre-Ijuís, que fica a menos de 10 km de distância. 

    A cidade faz divisa ainda com os municípios de Catuípe, Giruá, Vitória das Missões, Sete de Setembro e Guarani das Missões.

    Cotação de passagens aéreas para Santo Ângelo, RS

    Agora que você já descobriu o porquê Santo Angelo, RS, deve ser um destino a ser considerado no seu roteiro de férias pelo Rio Grande do Sul, não espere para começar a cotação das suas passagens aéreas.

    Lembre-se que quanto antes começar suas buscas, mais chances você tem de encontrar voos mais baratos, já que os preços costumam subir ao passo que a data do embarque fica mais perto.

    Na hora de fazer as suas pesquisas, conte com o nosso site de buscas, Passagens Promo, que reúne os melhores descontos e as opções mais vantajosas do mercado.

    Desembarque em Porto Alegre e visite Santo Ângelo, RS!
    Passagens aéreas saindo de
    Azul FLN Florianópolis POA Porto Alegre 29 Dez 02 Jan R$ 312 Azul FLN Florianópolis POA Porto Alegre 29 Dez 04 Jan R$ 312 Azul FLN Florianópolis POA Porto Alegre 17 Mar 20 Mar R$ 370 Azul CWB Curitiba POA Porto Alegre 17 Mar 20 Mar R$ 387 Latam Brasil CWB Curitiba POA Porto Alegre 11 Abr 15 Abr R$ 391 Ver mais ofertas

    Não se esqueça de ativar o nosso alerta de preços para ser notificado sempre que o trecho selecionado entrar em promoção.

    E nos siga nas nossas redes sociais para ter acesso a mais novidades sobre o mundo das viagens!

    Quer conhecer as atrações mais interessantes do Rio Grande do Sul com economia? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Praia de Torres: conheça a praia mais bonita do Rio Grande do Sul

    Praia de Torres: conheça a praia mais bonita do Rio Grande do Sul

    Cambará do Sul: veja aqui onde fica esse destino e como você pode aproveitar o turismo ao máximo!

    Cambará do Sul: veja aqui onde fica esse destino e como você pode aproveitar o turismo ao máximo!

    São Francisco de Paula, RS: onde fica, o que fazer e cidades próximas

    São Francisco de Paula, RS: onde fica, o que fazer e cidades próximas

    Praias do Rio Grande do Sul: 13 opções para aproveitar o litoral

    Praias do Rio Grande do Sul: 13 opções para aproveitar o litoral

    Pelotas, RS: veja localização, clima e dicas de viagem!

    Pelotas, RS: veja localização, clima e dicas de viagem!

    São Lourenço do Sul: informações e dicas de turismo pela cidade

    São Lourenço do Sul: informações e dicas de turismo pela cidade