São Bento do Sapucaí: roteiro, o que fazer, mapa e dicas de viagem

Dono de paisagens naturais exuberantes, São Bento do Sapucaí é o destino certo para dar uma pausa na correria do dia a dia e descansar em meio à natureza em um dos cartões-postais do estado de São Paulo. 

Famosa por abrigar a Pedra do Baú e localizada aos pés da Serra da Mantiqueira, na divisa com Minas Gerais, a cidade tem ainda outros atrativos, que encantam os seus visitantes. 

Além de cenários naturais belíssimos, a cidade também tem muitos ateliês e uma gastronomia deliciosa

Pensando em um local para relaxar e curtir a natureza? Então, vem com a gente conhecer um pouco mais dessa cidade paulista cheia de gratas surpresas!

Confira passagens aéreas com até 35% de desconto neste link!

São Bento do Sapucaí: belezas naturais na Serra da Mantiqueira!

Pensando em passear pelo interior de São Paulo? Que tal descansar e curtir a natureza em um local pacato e com ótima gastronomia?

Não é à toa que esse destino, na Serra da Mantiqueira, desperta a atenção de turistas de todo o país. 

Famosa pela Pedra do Baú, a cidade tem ainda belas cachoeiras, parques, trilhas ecológicas, lagos e muito mais.

Além disso, você poderá aproveitar não só as atrações naturais, mas também toda a oferta cultural da cidade, que dispõe de muitos espaços voltados para a produção artística.

Quando ir para São Bento do Sapucaí?

Quando ir para São Bento do Sapucaí?
Fonte: Pexels

A vantagem de escolher a cidade como seu próximo destino de férias é que a previsão do tempo em São Bento do Sapucaí é sempre boa quando o assunto é turismo.

Porém, como toda cidade de serra, a alta temporada acontece sempre durante o inverno, entre os meses de julho e setembro, quando as temperaturas estão mais baixas e o charme ganha espaço nos roteiros turísticos.

Nesta época, a possibilidade de chuva também é mínima, o que possibilita passeios ao ar livre sem medo de se molhar. Mas não pense que a primavera, o verão e o outono não são bons períodos para visitar a cidade.

Nestas épocas, você também encontra um clima agradável, propício para passeios ao ar livre e temperaturas mais amenas por conta do clima serrano.

Onde fica São Bento do Sapucaí?

Ao elaborar um roteiro, nada melhor do que saber onde fica São Bento de Sapucaí para que você possa definir as rotas mais viáveis para chegar ao destino da forma mais fácil e ágil.

Localizada na Serra da Mantiqueira, a cidade fica na divisa do estado de Minas Gerais, perto de lugares como Campos de Jordão, outro destino que faz o maior sucesso por suas atrações e ótima gastronomia.

Como chegar em São Bento do Sapucaí?

Como chegar em São Bento do Sapucaí?
Fonte: Unsplash

Para chegar em São Bento do Sapucaí, a rota mais comum é desembarcar nos aeroportos da cidade de São Paulo e, depois, fazer o trajeto de carro ou de ônibus que, nesse último caso, tem rotas diárias para o destino.

Mas se preferir fazer o percurso de carro, não precisa se preocupar, pois as rodovias paulistas possuem ótima infraestrutura e são muito bem sinalizadas, o que facilita o trajeto até daqueles viajantes que não conhecem a região.

São Bento do Sapucaí distância de SP?

Para viajar da capital paulista até São Bento do Sapucaí, SP, além de ser um trajeto fácil e seguro, a distância é relativamente curta, de cerca de 200 km

A viagem tem duração de, aproximadamente, 2h30 tanto de carro quanto de ônibus.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens aéreas para São Bento do Sapucaí

    Além de entender onde fica e como chegar ao destino, que tal garantir economia na compra das suas passagens aéreas? 

    No nosso site de buscas, Passagens Promo, você encontra os voos mais baratos do mercado para destinos dentro e fora do Brasil.

    E o melhor é que as buscas pelas ofertas e promoções são muito facilitadas. Basta digitar as cidades de origem e destino, datas de ida e volta e uma lista com as passagens mais vantajosas aparecerá na sua tela.

    Não deixe de ativar o nosso alerta para que possamos te avisar sempre que os voos para São Bento do Sapucaí, São Paulo, entrarem em promoção.

    Passagens para ir da capital de São Paulo até São Bento do Sapucaí!
    Passagens aéreas saindo de

    Mapa de São Bento do Sapucaí

    Para fazer uma viagem deliciosa e curtir tudo o que esse destino tem de melhor, não viaje antes de dar uma olhadinha nesse mapa de São Bento do Sapucaí que elaboramos para os nossos viajantes.

    Aqui você encontra as rotas mais fáceis para chegar ao destino e as principais atrações. Confira!

    O que fazer em São Bento do Sapucaí

    A cidade é cheia de atrações de lazer, boa gastronomia e belezas naturais, que tornam os roteiros ainda mais interessantes.

    Para aproveitar ao máximo a sua viagem, nada melhor do que saber tudo o que fazer em São Bento do Sapucaí. Vem com a gente!

    Complexo Pedra do Baú

    Complexo Pedra do Baú
    Fonte: Unsplash

    A Pedra do Baú, cartão-postal da cidade, é uma das atrações mais visitadas da região e também é considerada Monumento Natural do Estado de São Paulo.

    Rodeada pela Serra da Mantiqueira, a Pedra do Baú faz parte de um complexo de formações rochosas, que ficam a cerca de 2 mil metros de altitude, e incluem ainda a Pedra da Ana Chata e a Pedra do Bauzinho, locais muito visitados também.

    Para os turistas mais corajosos, é possível escalar ou fazer rapel nas enormes rochas, mas se você dispensa tanta adrenalina, saiba que é possível visitar as pedras por meio de trilhas e aproveitar a vista do Mirante do Vale Paiol Grande, que é um espetáculo!

    Capelinhas de Mosaico

    Não é só de belos cenários e atividades de ecoturismo que vive São Bento do Sapucaí, SP. A cidade também tem muitas atrações culturais interessantes para mostrar aos seus visitantes.

    Uma delas são as capelinhas de Mosaico, chamadas também de Capelinhas de Santa Cruz, decoradas com ladrilhos coloridos e brilhosos, que formam imagens sacras. 

    Os mosaicos foram feitos por dois artesãos da cidade: Claudia Villar e ngelo Milani, que guardaram esses cacos por vários anos até decorar os templos e transformá-los em obras de arte.

    Igreja Matriz de São Bento

    Igreja Matriz de São Bento
    Fonte: Patricia Callejon / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    A Igreja Matriz de São Bento também é outro local que vale a pena conhecer. Erguida no século XIX, o templo, em tom azul, se destaca no cenário da cidade. 

    Mesmo de longe, é possível avistar a igreja, que está situada em uma praça no alto da montanha.

    Além de ser um local religioso, a arquitetura de seu interior, com vitrais e imagens sacras, chamam a atenção dos visitantes, especialmente, dos amantes de arte.

    Ateliê Ditinho Joana

    Dentre os vários pontos turísticos São Bento do Sapucaí, o Ateliê Ditinho Joana também merece uma visita. 

    O local pertence ao artesão Benedito da Silva Santos, ex-lavrador, que largou os campos para se dedicar à confecção de esculturas.

    No ateliê, você encontrará um amplo acervo de peças produzidas em madeira, que retratam um pouco o cotidiano da vida rural.

    As obras existem nos mais diversos tamanhos e formatos: como crianças, homens, mulheres, botas, santos, cenas de trabalhos do campo e muito mais.

    As peças de Ditinho Joana não possuem emendas, sendo esculpidas em um único bloco.

    Além disso, o artesão não compra a madeira, e sim utiliza os pedaços de árvores caídas, principalmente das espécies jacarandá e pereira.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Espaço Arte no Quilombo

    Na sua viagem de turismo em São Bento do Sapucaí, não deixe também de conhecer o Espaço Arte no Quilombo, um local dedicado ao artesanato, que tem como foco trabalhos feitos com a palha de bananeira, barro, palha de milho, bambu, entre outros.

    O espaço é usado por mais de 80 artesãos e possui, além de peças de decoração, muitos outros utensílios, como vasos, imãs, arranjos e muito mais. 

    No local, os visitantes também têm a oportunidade de comprar as peças e contribuir com os artesãos da região. 

    Ecoparque Pesca na Montanha

    Ecoparque Pesca na Montanha
    Fonte: Pixabay

    Localizado em uma área de 500 mil metros quadrados de florestas de pinheiros, lagos e bosques de mata selvagem, o Ecoparque Pesca na Montanha é considerado um local de pura diversão.

    Ao escolher o que fazer em São Bento do Sapucaí, saiba que esse é um lugar bem bacana para quem curte contato com a natureza.

    Ali, é possível fazer trilhas, caminhadas até as cachoeiras, além de observar diversos animais, como esquilos, macacos e campeiros, que vivem na região.

    O parque oferece ainda aos seus visitantes a possibilidade de fazer observação de aves e atividades como arco e flecha, pesca e minigolfe. 

    Nakawe Tecidos

    Outro ateliê que vale a pena conhecer é o Nakawe Tecidos, um dos mais famosos da cidade de São Bento.

    Fundado pela artesã, Claudia Mattos, o espaço exibe as mais diversas peças, como roupas, painéis, echarpes, capas de almofadas, jogos e caminhos de mesa pintados à mão, utilizando carimbos de borracha.

    O mais legal é que você pode levar para casa peças exclusivas, já que as estampas produzidas pela artesã nunca são repetidas.

    Tem cachoeira em São Bento do Sapucaí?

    Tem cachoeira em São Bento do Sapucaí?
    Fonte: Pexels

    Pretende fazer uma viagem em temporadas mais quentes e quer saber se tem cachoeira em São Bento do Sapucaí, a resposta é sim.

    Por estar encravada na Serra da Mantiqueira, a região abriga as mais variadas cachoeiras, que são propícias para banho e oferecem cenários exuberantes para os seus visitantes.

    Entre as mais famosas está a Toldi, aos pés da Pedra do Baú e com uma queda de 200 metros de altura, além de ser considerada a mais bonita da cidade. 

    E não é por menos, suas quedas d’águas escorrem por um enorme paredão rochoso e seguem seu caminho cortando várias montanhas em meio a muito verde.

    A Cachoeira dos Amores é também uma ótima opção para se refrescar em dias mais quentes. 

    Cercada por árvores grandiosas, essa cascata tem uma queda principal e várias corredeiras que desaguam em pequenos poços, que são rasinhos e com águas claras.

    Na hora de definir o que fazer em São Bento do Sapucaí, inclua também a Cachoeira do Encontro no seu roteiro. 

    Com duas nascentes e cercada por mata selvagem, suas águas se encontram com as da cachoeira dos Amores. Um cenário lindo!

    Restaurantes em São Bento do Sapucaí

    A culinária também é uma das grandes atrações da cidade e restaurantes em São Bento do Sapucaí existem aos montes com as mais diversas propostas gastronômicas.

    Que tal almoçar em um lugar de ótima qualidade e ainda apreciar a vista da Pedra do Baú? 

    O restaurante Pedra do Baú de mesmo nome oferece um cardápio com comidas típicas mineiras, um ambiente rústico e uma das vistas mais bonitas da cidade.

    Um menu italiano sempre vai bem em qualquer ocasião, não é mesmo? 

    Se você aprecia a culinária do país europeu, a Cantina do Tio Giuseppe é uma ótima opção e também tem preços bem convidativos. Experimente as pizzas, que são os carros-chefes da casa!

    O Sabor da Serra é um dos restaurantes mais famosos da cidade e também um dos mais bem avaliados. 

    Com um cardápio variado, as grandes atrações são suas pizzas crocantes e saborosas e o fondue, que é um clássico da casa.

    Para quem está em busca de economia, mas sem deixar de lado a qualidade, o Sabor com Arte é uma boa escolha. 

    O restaurante tem um estilo mais simples, mas a comida é de primeira. Experimente a truta assada, que é a especialidade da casa.

    O que fazer em São Bento do Sapucaí em 2 dias?

    São muitas atrações espalhadas pela região, então fica difícil preparar um roteiro enxuto, caso tenha pouco tempo na cidade, confira nossas dicas do que fazer em São Bento do Sapucaí em 2 dias:

    No primeiro dia, aposte em uma visita ao Complexo Pedra do Baú e complemente com um passeios às cachoeiras e ao Ecoparque Pesca na Montanha;

    No segundo dia, foque nos passeios da cidade. Aprecie as Capelinhas de Mosaico, visite a Igreja Matriz de São Bento, o Ateliê Ditinho Joana e o Espaço Arte no Quilombo.

    Cotação de passagens aéreas para São Bento do Sapucaí

    Agora você entende o porquê de São Bento do Sapucaí ser um dos destinos mais visitados próximos à São Paulo, chegou a hora de dar início ao seu planejamento de viagem. 

    Se além de elaborar um roteiro com as melhores atrações, você também faz questão de economizar, seu lugar é na nossa plataforma, Passagens Promo.

    Nosso site reúne as melhores ofertas e promoções das principais companhias aéreas do Brasil e do mundo

    Lembre-se de ativar o nosso alerta de preços para receber avisos quando o trecho desejado entrar em oferta. 

    E não esqueça de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro das novidades do mundo das viagens.

    Quer viajar pelos lugares mais bonitos do Brasil com economia? De Promo você pode!

    Passagens para ir da capital de São Paulo até São Bento do Sapucaí!
    Passagens aéreas saindo de
    Latam Brasil LDB Londrina CGH São Paulo 17 Fev 26 Fev R$ 276 Latam Brasil UDI Uberlandia GRU São Paulo 09 Mar 28 Mar R$ 286 Latam Brasil CNF Belo Horizonte GRU São Paulo 20 Nov 03 Dez R$ 290 Gol GYN Goiânia CGH São Paulo 06 Nov 10 Nov R$ 292 Latam Brasil CWB Curitiba GRU São Paulo 26 Dez 31 Dez R$ 295 Ver mais ofertas

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Pico do Jaraguá: veja como chegar, o horário de funcionamento e como aproveitar a viagem!

    Pico do Jaraguá: veja como chegar, o horário de funcionamento e como aproveitar a viagem!

    Passagens para São Paulo: descubra por que visitar a cidade!

    Passagens para São Paulo: descubra por que visitar a cidade!

    Águas de São Pedro: confira onde fica essa cidade paulista e dicas do que fazer por lá

    Águas de São Pedro: confira onde fica essa cidade paulista e dicas do que fazer por lá

    Ilha Comprida, SP: onde fica, clima, cidades nas proximidades e outras informações!

    Ilha Comprida, SP: onde fica, clima, cidades nas proximidades e outras informações!

    Santo Antônio do Pinhal: veja o que fazer, onde fica, melhores pontos turísticos e outras dicas interessantes

    Santo Antônio do Pinhal: veja o que fazer, onde fica, melhores pontos turísticos e outras dicas interessantes

    São Luiz do Paraitinga: cachoeiras, pontos turísticos e dicas de viagem

    São Luiz do Paraitinga: cachoeiras, pontos turísticos e dicas de viagem