Nazaré Paulista: onde fica, o que fazer, cachoeiras e curiosidades
Visitar São João del Rei é como viajar no tempo, já que a cidade com três séculos de respira história, cultura e tradições do período em que o Brasil era colônia de Portugal.
Os turistas que desembarcam neste destino mineiro têm a oportunidade de conhecer um município setecentista, fundado por bandeirantes paulistas, com um legado arquitetônico impressionante e um centro histórico riquíssimo.
Que tal fazer um roteiro por essa que é uma das cidades mais importantes de Minas Gerais?
Aproveite as promoções de passagens aéreas do Passagens Promo. Descontos de até 35%!
Índice
São João del Rei: história, cultura e ecoturismo
A história da São João del Rei, MG, teve início em 1704 durante o período colonial. Nessa época, a cidade ainda era chamada de Arraial Novo Rio das Mortes, sendo muito explorada em razão da quantidade de ouro que tinha em suas terras.
Em 1713, o município mudou de nome e passou a ser chamada de Vila de São João del-Rei como uma espécie de presente para Dom João V, Rei de Portugal.
Ela também foi berço da Inconfidência Mineira, um dos momentos mais importantes do Brasil. A partir daí, ela foi se desenvolveu e tornou-se uma região importante para Minas.
Presente em tantos momentos significativos, o município não poderia deixar de oferecer uma verdadeira imersão pela história brasileira.
Além de um tour cultural por ruas de pedra, casarões antigos e igrejas centenárias, você também poderá percorrer áreas naturais e mergulhar em cachoeiras belíssimas, que ficam ao redor da cidade.
Onde fica São João del Rei?
A cidade de São João del Rei está localizada na região do Campo das Vertentes, na Bacia do Rio Grande, no sul de Minas Gerais em um grande vale entre a Serra do Lenheiro e a Serra de São José.
Com 1.464,327 quilômetros quadrados, o pequeno município tem uma população de menos 90.263 habitantes e um centro histórico com cerca de 700 prédios tombados.
Quantos km de BH a São João del Rei?
Para quem pretende conhecer o destino, saiba que o trajeto da capital Belo Horizonte a São João del Rei é bem pequeno com pouco menos de 200 quilômetros.
É possível fazer o percurso de BH até a cidade história em uma viagem de cerca de 3 horas pelas Rodovia BR-040 e BR-383, que são os caminhos mais comuns.
Mapa de São João Del Rei
Para conhecer cada cantinho e curtir toda a história da cidade mineira, recomendamos que tenha um bom mapa para te ajudar a se localizar e definir as melhores rotas para conhecer as principais atrações.
Confira aqui o guia que montamos para você com os melhores lugares turísticos de São João del Rei.
Melhores voos para aeroportos próximos à São João del Rei
Que tal encontrar as opções mais vantajosas de passagens para São João del Rei?
Na nossa plataforma comparadora, Passagens Promo, você tem acesso aos melhores voos, descontos imperdíveis e as melhores promoções.
No nosso site, é possível comparar passagens de diferentes companhias aéreas, datas e horários para encontrar aquela que mais se adequa às suas necessidades.
Não deixe de cadastrar o seu e-mail na nossa plataforma para receber notificações sempre que os preços baixarem.
Se tiver a oportunidade, faça pesquisas em diferentes dias e horários e também às madrugadas, pois as companhias aéreas costumam oferecer muitas ofertas nesse período.
Clima em São João del Rei
O clima em São João del Rei é considerado morno ao longo do ano com temperaturas que variam entre 11 °C a 29 °C, sendo que dificilmente elas ficam abaixo de 8 °C ou superior a 34 °C.
Ou seja, é possível conhecer a cidade o ano todo, mas se você quer fugir das chuvas, a época mais recomendada é entre abril e setembro, considerado um período seco na região.
No verão, entre dezembro e março, prepare-se para muito calor e pancadas de chuva a qualquer hora, mas nada que comprometa seus passeios turísticos.
O que fazer em São João del Rei?
Com tanta história para contar, o turismo em São João del Rei é muito rico com pontos turísticos a perder de vista, passeios em meio à belas paisagens, cachoeiras e muito mais.
Prepare-se para mergulhar em uma cidade que ainda preserva edifícios da época da sua fundação, que garantem experiências inesquecíveis aos seus visitantes.
Centro histórico de São João del Rei
O centro histórico é um dos lugares mais interessantes da cidade. Com ruas de paralelepípedo, casarões em estilo colonial com portas e janelas grandes dão o charme ao local.
Nessa região, você encontrará 700 prédios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Na hora de escolher o que fazer em São João del Rei, não deixe de entrar nesses prédios que, hoje, abrigam lojas, bares e restaurantes. Não esqueça de fazer muitas fotos, pois o centro histórico é puro encanto.
Museu Ferroviário
Inaugurado em 1981, o Museu Ferroviário fica dentro da Estação de trem da cidade com exposições que contam o surgimento desse meio de transporte.
O local abriga um acervo com objetos antigos, como telefones, relógios, balanças, ferramentas, sinos, registradoras e também a locomotiva EFOM nº1, a primeira da ferrovia de São João del Rei.
No seu tour pelo espaço, você poderá conhecer ainda um vagão de luxo, que foi utilizado por personalidades, como o imperador D. Pedro II. Porém, não é possível entrar no trem, mas dá para espiar o cenário pela janelinha.
O prédio abriga ainda uma rotunda com sete locomotivas em exposição. Tanto o museu quanto a rotunda foram tombados pelo IPHAN.
Rua Getúlio Vargas
A rua Getúlio Vargas é um dos principais pontos turísticos do município, já que ela era um antigo caminho feito pelos bandeirantes na época do seu surgimento.
No local, você encontrará casinhas em formato curvo em uma ruela estreita e de paralelepípedo. No seu mapa de São João del Rei, não deixe de percorrer essa charmosa rua que tem o nome do seu filho mais ilustre.
Igrejas de São João del Rei
Mesmo se você não é religioso, conhecer as igrejas da cidade é um dos passeios mais interessantes, já que os templos são carregados de história, monumentos e uma arquitetura barroca espetacular.
Comece seu tour pela Igreja São Francisco de Assis, que fica bem no alto de uma ladeira com palmeiras imperiais e um lindo jardim. A fachada é exuberante, mas seu interior surpreende seus visitantes.
No local, você verá altares dourados com rococó, feitos por Aleijadinho. Há vários lustres que chamam a atenção e um sino gigante. Não deixe de ir até o túmulo de Tancredo Neves, que fica no cemitério.
Outra bela igreja é a Nossa Senhora do Carmo, construída em 1787. O templo possui duas torres, imagens de santos em relevo na porta principal e um interior simples pintado todo em branco. Ao lado do prédio, há um cemitério datado do século 18.
Visite ainda a Catedral Nossa Senhora do Pilar, que remonta para o século 17. O templo foi construído para substituir a antiga igreja do Pilar, destruída na Guerra dos Emboabas.
No interior da igreja há telas portuguesas, imagens banhados em ouro e um altar-mor. Vale a pena reservar algumas horas para conhecer esses lugares incríveis.
Memorial Tancredo Neves
O ex-presidente Tancredo Neves nasceu em São João del Rei. Para homenagear seu filho mais importante, a cidade construiu um memorial que leva seu nome.
Além de contar a história do político, o local relata também o movimento Diretas Já no país, um dos mais importantes para o país.
No Memorial, a história desse período é revelada por meio de vídeos, objetos pessoais do político mineiro, painéis explicativos e muito mais.
Passeio de Maria Fumaça
Uma das atrações mais procuradas por quem viaja para Minas Gerais é passeio de Maria Fumaça. A locomotiva oferece uma viagem de 50 minutos pela Estrada de Ferro Oeste de Mina, inaugurada por Dom Pedro II em 1881.
O trem a vapor com estrutura original faz o trajeto entre São João del Rei e a cidade de Tiradentes, percorrendo cenários campestres, campos verdejantes, montanhas e casinhas antigas.
Para comprar as passagens, basta ir até a bilheteria da estação ferroviária, que funciona de quinta a sábado, das 9h às 17h e domingo das 9h às 13h. O passeio custa R$60,00 para um trecho e R$70,00 ida e volta.
Cachoeiras perto de São João del Rei
Nos dias mais quentes e ensolarados, que tal conhecer as cachoeiras perto de São João del Rei? Ao entorno da cidade histórica há muitos locais onde você pode se refrescar e explorar atividades de ecoturismo.
A cachoeira do 14 é uma das mais famosas e bonitas da região, podendo ser acessada por meio de uma trilha que passa por fazendas. No local, há uma linda queda d’água e um poço de águas transparentes, onde é possível mergulhar.
A Cachoeira Reserva do Cala Boca também é puro encanto, sendo uma das preferidas dos turistas. O local possui pequenas quedas d’água e uma lagoa de água claras, que tornam o cenário espetacular.
A cachoeira Bom Despacho, em Santa Cruz de Minas, também atrai muitos turistas que viajam para São João del Rei, MG. Isso porque, ela tem fácil acesso, fica bem pertinho da cidade histórica e possui água calmas e transparentes, perfeito para levar as crianças.
Conheça também a cachoeira do Urubu, que fica na região de Tiradentes, a 15 minutos do centro de São João del-Rei. Com várias quedas d’água, a cachoeira possui lagoas naturais de águas cristalinas, que são formados ao longo do rio.
Sem contar que a paisagem é magnífica e garante momentos de diversão e relaxamento aos seus visitantes. Não esqueça do protetor solar e repelente.
Onde ficar em São João del Rei?
Por ser um destino muito importante para o turismo em Minas Gerais, saiba que São João del Rei é uma cidade sempre muito requisitada, principalmente aos finais de semana, feriados e períodos de férias.
Nessas épocas, as pousadas e hotéis ficam com demanda alta de hóspedes. Por isso, saber onde ficar em São João del Rei é fundamental, pois você deverá fazer reservas com bastante antecedência.
Em toda a cidade há muitas opções de hospedagens para todos os tipos de gostos e bolsos. Há lugares bem bacanas para quem deseja um local mais modesto e também locais mais confortáveis.
Na hora de escolher a região para se hospedar, a área central é a mais recomendada por ter um número maior de pousadas e hotéis, além de ficar mais perto dos pontos turísticos. Mas há também opções mais distantes, que oferecem mais tranquilidade e conforto.
Entre as melhores opções estão a Pousada Villa Magnólia, a Villa Bello Hospedaria, Pousada Segredo, Vicenza Apart Hotel, Pousada Estação do Trem e Pousada dos Sinos.
O que comer em São João del Rei?
Como uma boa cidade mineira, a gastronomia também é um atrativo turístico. Uma coisa é certa: o que comer em São João del Rei nunca será um problema; afinal, há muitos restaurantes e bares típicos, que oferecem comidas deliciosas.
Na hora de escolher onde comer o melhor da cozinha mineira, o Restaurante Dedo de Moça ganha destaque por oferecer um cardápio variado. No local, não deixe de experimentar o Acarajé Mineiro, um petisco delicioso premiado em concurso de comida de boteco.
Localizado em um casarão do século 19, o Restaurante Villeiros é indicado para quem não dispensa uma gastronomia refinada. A especialidade da casa são as tortas doces dos mais variados sabores.
Os mineiros também fazem massas como ninguém. A Cantina do Ítalo é um exemplo disso. Ao decidir onde comer em São João del Rei, não deixe de fazer uma refeição nesse restaurante tradicional da cidade.
Experimente o canelone bianco, as pizzas e também o filé mignon ao molho de 4 queijos, pratos de dar água na boca. Não esqueça de escolher um bom vinho para acompanhar.
Jamais vá embora da cidade sem antes experimentar os doces caseiros, que são verdadeiras sensações entre os turistas. Experimente o rocambole mineiro, que é de comer rezando.
Passagens aéreas baratas para Minas Gerais!
Agora que você já sabe quais são os principais pontos turísticos de São João del Rei, que tal iniciar as pesquisas pelas melhores ofertas de passagens aéreas para Minas Gerais?
Utilize a nossa plataforma, Passagens Promo, onde você tem acesso aos melhores voos, promoções e descontos das principais companhias aéreas. Quer fazer uma viagem divertida e econômica? De Promo você pode!
Leia também:
- Provence: cidades encantadoras e paisagens deslumbrantes!
- Descubra a Lituânia: conheça as principais cidades e mais!
- Stuttgart: uma viagem pelo coração da Alemanha!
- Hotéis em Belo Horizonte: valores, locais e mais!
- Innsbruck: encante-se em uma das belíssimas joias dos Alpes
O que fazer em Tiradentes: roteiro para 3 dias com o melhor da cidade
Península de Maraú: turismo, informações e dicas para o seu roteiro
Serra do Mar: cachoeiras, mirantes, trilhas e ecoturismo
Aeroportos em Santa Catarina: principais rotas e informações
O que fazer em Nova Petrópolis: turismo, gastronomia e compras