São Mateus, ES: informações, o que fazer e melhores praias

São Mateus, ES, é uma cidade pacata com uma história gigante e praias espetaculares, que oferecem atrações para toda a família.

Localizado no litoral norte capixaba, quase na divisa com a Bahia, o destino reúne desde alguns dos edifícios históricos mais antigos do Brasil a uma quase interminável lista de praias de areia dourada e mar morno.

São 43 km de costa, por onde estão distribuídas dezenas de praias com excelente infraestrutura, bons hotéis e grande variedade de opções gastronômicas

Se você está planejando conhecer este destino formidável, é melhor já ir preparando caneta e papel: criamos um guia turístico completo, com tudo que você precisa saber para aproveitar ao máximo a sua viagem. Veja só!

Veja aqui as passagens aéreas com os melhores preços nacionais neste link!

São Mateus, ES: história, beleza e cultura no litoral capixaba

Lar de pouco mais de 130 mil habitantes, a cidade de São Mateus, Espírito Santo, é um dos principais balneários capixabas, capaz de atrair milhares de visitantes do Brasil todos os anos.

Não é difícil entender por quê. A cidade combina um charmoso centro histórico com belas praias e um cuidadoso trabalho de preservação ambiental, capitaneado por equipes do Projeto Tamar.

A lista de praias é longa: Guriri, Barra Nova, Campo Grande, Abricó, Oitizeiro, Urussuquara, Aldeia do Coco, Brejo Velho, Caramujo, Bosque, Ranchinho, Gameleira… Difícil é escolher onde passar o dia!

Para te ajudar nessa tarefa, vamos te contar as atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro e as praias mais famosas da cidade, vamos lá!

História de São Mateus

História de São Mateus
Fonte: Thiagonegris / Wikimedia Commons / CC BY 3.0

A história de São Mateus, ES, chega a se confundir com a história brasileira. 

Fundada em 1544, como povoado do Cricaré, a cidade é uma das mais antigas do país e só foi rebatizada na segunda metade do século XVI pelo padre jesuíta José de Anchieta.

A região logo abrigou um dos principais portos do Brasil-colônia e se tornou lar dos principais grupos que formaram a identidade brasileira, como portugueses, jesuítas, indígenas, africanos e imigrantes de outras partes da Europa.

As heranças deixadas por esses povos podem ser encontradas no charmoso centro histórico com casarões coloniais, igrejas, comunidades indígenas que ainda existem na região e fortalezas militares.

É quase como se São Mateus fosse um imenso museu a céu aberto!

Hoje, a cidade se aproveita desse rico passado para atrair mais visitantes e, assim, pavimentar de vez o seu futuro como um dos principais destinos capixabas.

Como é o clima em São Mateus?

Assim como outros destinos do Sudeste brasileiro, São Mateus, ES, tem clima agradável durante o ano inteiro, com diferenças sutis entre as estações.

O verão é quente e varia entre chuvas intensas e longos períodos de sol, com temperaturas que vão de 18ºC a 33ºC em um só dia.

No inverno, a situação não muda muito: praticamente não chove e os termômetros ficam entre 15ºC e 27ºC.

Ou seja, não existe tempo ruim para visitar São Mateus e em qualquer época do ano você vai poder desfrutar das belas atrações dessa charmosa cidade capixaba!

No entanto, se você quer evitar os altos preços e o movimento intenso da alta temporada, recomendamos que você não viaje entre dezembro e janeiro, quando a cidade recebe o maior fluxo turístico.

Como chegar em São Mateus?

O segundo maior aeroporto capixaba, o Aeroporto Ernesto Bonomo, fica na cidade de São Mateus, mas a oferta de voos ainda é bastante modesta. 

Por essas e outras, o principal terminal que atende a região é o da capital do Espírito Santo, Vitória, a 210 km de distância.

O trajeto pode ser feito de carro ou ônibus (viação Águia Branca) pela rodovia BR-101: se você vai viajar de ônibus, vale a pena reservar as passagens com antecedência para garantir o menor preço.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Promoção de passagem para São Mateus, ES

    Você pode encontrar promoção de passagem para São Mateus, ES, em nosso site de buscas, Passagens Promo, que te ajuda a comparar preços para encontrar o momento mais barato para viajar.

    Compre sua passagem aérea para o Espírito Santo e visite São Mateus!
    Passagens aéreas saindo de

    Fazer a pesquisa é fácil com nossa plataforma moderna e eficiente: é só digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas da viagem, e pronto. Você pode conferir as melhores ofertas que atendem a sua necessidade!

    Ative o alerta de preços para receber notificações sempre que o trecho desejado sofrer alteração e entrar em promoção! 

    E não se esqueça: vale a pena se organizar para comprar suas passagens com antecedência para garantir os melhores preços. 

    Mapa de São Mateus

    Descobrir um destino novo é sempre muito bom, mas com um pouco de organização pode ficar ainda melhor. 

    Destacamos o mapa de São Mateus, ES, para que você possa conhecer as praias da cidade antes mesmo de embarcar, veja só!

    O que fazer em São Mateus

    Nem só de praia vive este formidável destino capixaba! A cidade reúne atrações históricas e culturais capazes de encher dias de viagem, com igrejas, casarões coloniais, museus, praças e monumentos incríveis.

    Confira o que fazer em São Mateus, ES!

    Porto de São Mateus

    Porto de São Mateus
    Fonte: Pixabay

    Uma das principais atrações da Cidade Baixa, no centro histórico local, o complexo do Porto de São Mateus foi erguido na segunda metade do século XVIII às margens do rio que nomeou a cidade.

    As construções serviam para carga e descarga das embarcações que aportavam na região, muitas delas carregando negros africanos escravizados que seriam vendidos pelo Brasil.

    Este triste comércio floresceu na região e levou o Porto de São Mateus a se transformar em um dos mais importantes portos brasileiros até o século XIX.

    Os casarões que compõem o complexo foram feitos em alvenaria de pedra com interior em estuque, uma espécie de argamassa feita com elementos encontrados nos arredores da cidade, como pó de mármore, cal e areia.

    Boa parte dessas construções segue em boas condições de preservação até a atualidade: em 1976, o Conselho Estadual de Cultura do ES decidiu dar um novo passo para garantir a conservação das obras e tombou os casarões como Patrimônio Estadual.

    Vale a pena caminhar pela região sem pressa para conhecer um pouco mais sobre o dia a dia do Brasil durante o período colonial.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Igreja Velha

    Um dos principais cartões-postais de São Mateus, ES, é a Igreja Velha. Ou melhor, suas ruínas.

    O local foi concebido para se transformar na maior igreja da cidade, em meados do século XIX, mas a construção se arrastou até a metade do século XX e nunca foi concluída.

    As autoridades da época concluíram que ficaria mais barato reformar a antiga Igreja Matriz do que construir o novo templo no centro da cidade.

    Ou seja, a Igreja Velha nunca chegou a ser igreja, mas ainda assim sua estrutura de mais de 300 metros continua inacabada bem no coração da Cidade Baixa.

    Casa de Cabeça para Baixo

    Nem só de história vive a cidade! Uma das atrações mais populares da cidade é bem recente e só foi inaugurada em 2017: a Casa de Cabeça para Baixo!

    A construção é uma criativa obra de um pedreiro mateense e chama a atenção de quem passa pela região: como o próprio nome sugere, a casa foi construída de ponta cabeça, com o telhado virado para o chão e o piso voltado para os céus.

    O interior da casa não é invertido e você pode até se esquecer de que está em uma casa inusitada, mas a vista da rua não nega: trata-se de um dos atrativos mais divertidos da cidade, que rende ótimas fotos!

    A Casa de Cabeça para Baixo fica a 3,5 km do centro da cidade: você deve seguir pela avenida Esbertalina Barbosa Damiani no sentido sul e pegar a direita no Loteamento Mar Aberto.

    A visitação acontece de sexta a domingo, das 13h às 19h, e é cobrada uma taxa simbólica de R$ 5 (preço em abril/2021), revertida em móveis invertidos para o interior da construção.

    Igreja Matriz

    Igreja Matriz
    Fonte: Jsilvares / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Localizada na rua Wilsom Gomes, 97, a Igreja Matriz de São Mateus é a mais antiga da cidade, construída por padres jesuítas durante o século XVIII, e continua em funcionamento até hoje.

    A construção já passou por três restaurações completas: a mais recente ocorreu em 1949, quando a igreja foi parcialmente destruída por um incêndio de grandes proporções.

    Museu de São Mateus

    O Museu de São Mateus fica a poucos metros da escadaria que dá acesso à Cidade Baixa e ao Porto de São Mateus, no centro histórico, em um casarão colonial do século XVIII que chama a atenção de quem passa por ali.

    O acervo da instituição inclui fotografias, documentos e itens que remontam à fundação da cidade e sua importância para o povoamento do Sudeste brasileiro, um passeio imperdível para quem gosta de história!

    A entrada é gratuita, mas o local só fica aberto para visitação de segunda a quinta.

    Aproveite a sua visita para conhecer outros bons museus na região, como o Museu África Brasil e o Museu Imperial de São Mateus.

    Praça São Benedito

    Considerada o coração da cidade, a Praça São Benedito foi completamente revitalizada em 2011 e se transformou em um ponto de encontro para moradores e visitantes.

    Ali, você encontra vários canteiros de flores, palmeiras, banquinhos para relaxar e plantas bem-cuidadas, que tornam a praça ainda mais aconchegante.

    Catedral de São Mateus

    Uma das igrejas mais recentes da cidade, a Catedral de São Mateus foi construída entre 1987 e 1989 para abrigar a diocese da cidade, o que significa que é bastante diferente das outras igrejas coloniais.

    O projeto arquitetônico de Regina Céli de Albuquerque Machado se destaca na paisagem mateense, com linhas modernas e várias pinturas em estilo bizantino produzidas pelo artista plástico local Cláudio Pastro.

    Praias de São Mateus, ES

    Praias de São Mateus, ES
    Fonte: Pexels

    Embora a rica história conquiste os visitantes, não há como negar que os principais atrativos turísticos de São Mateus, ES, são suas praias.

    Espalhadas ao longo de 43 km de costa, incluindo as ilhas Campo Grande e Guriri, as praias mateenses podem agradar a diferentes estilos de banhistas, veja só!

    Praia Barra Nova

    Considerada uma das praias mais bem preservadas do Espírito Santo, a Praia Barra Nova fica a 25 km de Guriri, em uma região de grande beleza natural.

    Como o acesso é feito por estrada de terra, Barra Nova é menos procurada por turistas e, por isso, está sempre mais vazia que as demais praias mateenses

    Na região, quase todo o movimento consiste em hóspedes das pousadas locais e pessoas interessadas em conhecer os bons restaurantes especializados em frutos do mar da região.

    A praia é completamente rodeada por vegetação abundante, no ponto em que o rio Cricaré se encontra com o mar. Ou seja, você poderá tomar banho de água doce e salgada em uma única praia!

    Praia do Bosque

    A Praia do Bosque é, ao mesmo tempo, vizinha e completamente diferente da Praia de Guriri. 

    Ali, a badalação não tem vez e a prioridade dos banhistas é outra: relaxar.

    A praia fica em um bairro residencial bastante tranquilo e familiar, recomendada para quem viaja com crianças: existe até estrutura para camping, com churrasqueiras, além de vários quiosques que servem petiscos e bebidas à beira-mar.

    Praia de Guriri

    Praia de Guriri
    Fonte: Pablokuster / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Praia mais famosa de São Mateus, ES, a praia de Guriri é o lugar mais badalado do verão mateense, com vários bares, quiosques e barracas de praia que oferecem bebidas, petiscos e até música ao vivo durante a alta temporada.

    A praia tem uma faixa de areia longa com pontos de restinga, além de águas azuis com poucas ondas: vale a pena chegar cedo para garantir seu lugar ao sol, especialmente de dezembro a fevereiro.

    A infraestrutura é eficiente, com um amplo estacionamento e várias duchas espalhadas pela areia.

    Durante o Carnaval, a Praia de Guriri se transforma e fica completamente abarrotada de visitantes em busca dos trios elétricos que passam pela região.

    Praia de Urussuquara

    Última praia de São Mateus, a Praia de Urussuquara fica na divisa com a cidade vizinha de Linhares (ES), em uma região paradisíaca, com dunas de areia dourada, manguezais bem preservados e até um trecho de mata atlântica.

    Com 2 km de extensão, a praia é a preferida entre surfistas e pescadores, pois tem mar bravo, com ondas perfeitas e condição ideal para a pesca de robalos.

    Cotação de passagem para São Mateus, ES

    Agora que você já sabe o que te espera em São Mateus, ES, está na hora de encontrar as passagens aéreas mais baratas do mercado para viajar sem abrir mão da economia!

    Visite nosso site de buscas, Passagens Promo, e faça agora mesmo uma cotação de passagens aéreas online e gratuita, com total comodidade!

    Compre sua passagem aérea para o Espírito Santo e visite São Mateus!
    Passagens aéreas saindo de
    Latam Brasil SDU Rio de Janeiro VIX Vitória 17 Set 13 Out R$ 272 Latam Brasil SDU Rio de Janeiro VIX Vitória 12 Mai 17 Mai R$ 272 Gol SDU Rio de Janeiro VIX Vitória 23 Jan 30 Jan R$ 281 Gol SDU Rio de Janeiro VIX Vitória 22 Nov 26 Nov R$ 298 Latam Brasil SDU Rio de Janeiro VIX Vitória 15 Out 16 Out R$ 320 Latam Brasil SDU Rio de Janeiro VIX Vitória 13 Set 22 Set R$ 326 Ver mais ofertas

    Basta digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a promoção mais adequada para o seu bolso!

    Lembre-se de ativar o alerta de preços para receber notificações via e-mail quando o trecho desejado entrar em oferta. 

    Não se esqueça de seguir o Passagens Promo nas redes sociais para ficar por dentro das novidades!

    Visitar as mais belas praias do Espírito Santo com economia? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Anchieta, ES: o que fazer, mapa, dicas e melhores praias

    Anchieta, ES: o que fazer, mapa, dicas e melhores praias

    Praias de Iriri: confira as melhores do Caribe Capixaba

    Praias de Iriri: confira as melhores do Caribe Capixaba

    Conceição da Barra, ES: informações, turismo, praias e dicas

    Conceição da Barra, ES: informações, turismo, praias e dicas

    Espírito Santo, estado: informações, mapa e principais destinos

    Espírito Santo, estado: informações, mapa e principais destinos

    Marataízes: informações gerais, mapa, praias e dicas de viagem

    Marataízes: informações gerais, mapa, praias e dicas de viagem

    O que fazer em Domingos Martins: melhor época, localização e roteiro

    O que fazer em Domingos Martins: melhor época, localização e roteiro