São Pedro da Aldeia: conheça as praias e destinos turísticos principais!

São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, é o lugar perfeito para relaxar e descansar no litoral fluminense. 

Quem está em busca de um destino mais tranquilo, com belas praias e atrações históricas, vai adorar a cidade!

O município, que fica bem pertinho da capital carioca, possui vários edifícios do período colonial e também uma enorme lagoa, perfeita para fazer fotos incríveis.

Ficou curioso para conhecer esse lugar tão especial? Então, confira os principais pontos turísticos da cidade e os motivos para incluí-la na sua próxima viagem de férias. Veja só!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

São Pedro da Aldeia: história e belezas naturais!

Que tal ir além daqueles destinos tradicionais da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, como Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios? 

A cidade de São Pedro da Aldeia é uma alternativa surpreendente que também fica nesse cantinho do litoral fluminense.

Além de belas praias, o destino também é conhecido por abrigar prédios históricos do período colonial, que estão preservados e ajudam a contar um pouco sobre a época do império no Brasil.

Assim como as cidades vizinhas, São Pedro da Aldeia também é o lugar perfeito para quem está em busca de sossego, contato com a natureza e belas paisagens.

Onde fica São Pedro da Aldeia?

Onde fica São Pedro da Aldeia?
Fonte: Unsplash

Entender onde fica São Pedro da Aldeia te ajudará a definir melhor seu roteiro de viagem e também as rotas de deslocamento pela costa do Rio de Janeiro. 

A cidade está localizada na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, pertinho de outros destinos badalados como Cabo Frio, Búzios e Cabo Frio.

A vantagem é que a cidade também está perto da capital carioca, o que facilita o turismo por toda a região.

Mapa de São Pedro da Aldeia

Depois de descobrir onde a cidade está localizada, que tal contar com um bom mapa de São Pedro da Aldeia para te ajudar a se deslocar pela Região dos Lagos?

Dá uma olhadinha nesse guia que preparamos com os melhores trajetos até o destino e os principais pontos turísticos locais. Assim, será fácil decidir o que fazer durante a sua estada. Confira!

Como ir para São Pedro da Aldeia?

A boa notícia para quem deseja conhecer a Região dos Lagos é que o trajeto até o destino é bem fácil, afinal, a cidade está localizada a menos de 150 km da capital fluminense.

Ao desembarcar no Rio de Janeiro, é possível alugar um carro para fazer o trajeto de uma forma mais facilitada e ainda aproveitar para conhecer a costa do estado. 

Mas se preferir economizar, saiba que há diversas linhas de ônibus que partem do Rio até essa região.

São Pedro da Aldeia: clima

São Pedro da Aldeia: clima
Fonte: Newton Paz Peres / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Ao viajar para São Pedro da Aldeia, o clima é sempre convidativo, fazendo da cidade um ótimo destino em todas as estações.

Ao longo do ano, as temperaturas ficam entre 19°C e 30°C, permitindo que seus visitantes possam turistar por suas áreas históricas, tomar um banho de mar e aproveitar uma infinidade de atrações ao ar livre.

O verão é, sem dúvida, uma das melhores épocas para conhecer a cidade, pois as temperaturas estão nas alturas e com um clima ainda mais alegre e movimentado.

Outra época perfeita para conhecer a cidade é entre os meses de maio e setembro, pois a incidência de chuvas é menor e as temperaturas estão mais amenas.

São Pedro da Aldeia tem praia?

A cidade de São Pedro da Aldeia tem praias, que ficam próximas à Lagoa Araruama, que se estende por diversas cidades. 

Nesses locais, as grandes atrações ficam por conta da prática de esportes aquáticos como kitesurf, windsurf e vela, além de um delicioso banho de mar.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    São Pedro da Aldeia: passagem aérea em promoção!

    Todo mundo gosta de viajar para lugares incríveis enquanto economiza, não é mesmo? 

    Se você é aquele tipo de viajante que está sempre de olho nas melhores promoções, saiba que as as passagens aéreas mais baratas estão na nossa plataforma, Passagens Promo.

    Além de reunir os preços mais baixos das principais companhias aéreas, nosso site também garante buscas facilitadas e intuitivas, permitindo que os turistas tenham acesso às melhores promoções de um jeito simples e rápido.

    Basta acessar a nossa plataforma, inserir as cidades de origem e destino, as datas da viagem e pronto: uma lista completa de passagens para São Pedro da Aldeia aparecerá na sua tela.

    Se quiser garantir ainda mais economia, a regra é cadastrar o seu e-mail no nosso site para receber alertas sempre que o trecho de viagem escolhido entrar em oferta. 

    Para não perder nenhuma novidade, siga-nos também nas redes sociais, pois divulgamos sempre as principais novidades e promoções do universo das viagens.

    Passagens para São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro!
    Passagens aéreas saindo de

    Pontos turísticos de São Pedro da Aldeia, RJ

    Mesmo sendo um destino mais pacato, os pontos turísticos de São Pedro da Aldeia, RJ, são os mais diversos, e vão desde praias belíssimas, a lagoas, serras e construções antigas cheias de história e tradições. 

    Saiba agora o que fazer em uma das cidades mais especiais do Rio de Janeiro. Vem conhecer!

    Serra da Sapiatiba

    Serra da Sapiatiba
    Fonte: Luis Francisco De Souza Da Silveira / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Para os turistas que gostam da vida ao ar livre, a Serra Sapiatiba é uma atração imperdível.

    A região oferece trilhas em meio à natureza, possibilitando que seus visitantes possam respirar ar fresco, observar um pouco da fauna e flora, e ainda admirar as belas paisagens do litoral. 

    A trilha tem aproximadamente 1 km e leva os visitantes até o topo da serra, de onde é possível ter uma bela vista da natureza ao redor. 

    Não esqueça de levar água e lanchinhos, pois não há estrutura no local.

    Paróquia de São Pedro

    Na hora de escolher o que fazer em São Pedro da Aldeia, a Paróquia de São Pedro é um verdadeiro clássico dos roteiros turísticos. Afinal é uma das primeiras igrejas jesuítas do Brasil.

    O templo foi erguido entre os anos de 1620 e 1783 pelos índios trazidos de Anchieta, no estado do Espírito Santo, que no passado era chamada de aldeia de Reritiba.

    Como é uma construção muito bem preservada, é possível observar os detalhes da sua arquitetura, que tem componentes como óleos de animais e pedras. 

    Além da área onde acontecem as missas e celebrações, a igreja também funciona como residência dos sacerdotes.

    Vale a pena visitá-la: seu conjunto, juntamente com o cemitério da paróquia e o antigo convento, é considerado patrimônio histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

    Casa da Flor

    Entre os pontos turísticos de São Pedro da Aldeia, a Casa da Flor é também uma atração que se destaca nos roteiros.

    Construída por Gabriel Joaquim dos Santos, a casa foi declarada Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

    Sua estrutura inusitada foi feita com a junção de vários objetos sem utilidade como correntes, lâmpadas, azulejos, vidros quebrados, garrafas, bibelôs, entre outros, que deram vida a uma verdadeira obra de arte.

    Lagoa Araruama

    Lagoa Araruama
    Fonte: Delano Campello / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Uma das grandes atrações de São Pedro da Aldeia é a grandiosa Lagoa Araruama, que se estende pelas cidades de Saquarema, Iguaba Grande, Araruama, Cabo Frio e Arraial do Cabo.

    Considerada uma das principais atrações da cidade, a lagoa é um local muito procurado para a prática de esportes aquáticos, como windsurfe, kitesurf, passeios de vela e de caiaque.

    Além da adrenalina, a Lagoa também oferece diversas atividades e paisagens belíssimas, com ótima estrutura para relaxar e aproveitar o dia. 

    Vale a pena aproveitar as suas praias e nadar em suas águas calmas e quentinhas. 

    Casa dos Azulejos

    Ao andar pela cidade de São Pedro da Aldeia, Rio de Janeiro, é impossível não se impressionar com a beleza da Casa dos Azulejos, localizada na região central.

    Com peças em tonalidade azul, o prédio, datado do ano de 1847, foi erguido durante o período imperial. 

    Hoje em dia, é usado como um espaço cultural que oferece aulas de artes cênicas e de dança, além de permitir a visitação.

    Além de conhecer suas instalações e móveis antigos, não deixe de admirar o sol se pondo a partir do portal que fica na sua parte externa, oferecendo uma visão magnífica desse espetáculo da natureza.

    Praias em São Pedro da Aldeia

    E por falar em praias em São Pedro da Aldeia, claro que elas não podem ficar de fora do seu roteiro pela Região dos Lagos. 

    Afinal, o clima quente da cidade favorece deliciosos banhos de mar e momentos de descanso em meio à natureza.

    Uma das praias mais visitadas é a praia Linda, que abriga águas cristalinas e mornas, areias brancas e casas de veraneio, fazendo da região uma excelente opção para quem busca um local sossegado.

    Para quem adora uma pescaria, a praia da Baleia é o lugar perfeito. Por conta dessa atividade, o local também possui muitos quiosques e bares que vendem deliciosas porções de peixes, frutos do mar e ótimos drinks.

    Outro lugar que vale a pena conhecer é a praia de Tereza, uma região muito procurada para quem quer praticar esportes náuticos, como vela, caiaque e windsurfe

    Já os turistas que querem lugares com boa estrutura não podem deixar de passar um dia inteiro na praia do Sol

    Ao longo da sua orla, existem diversos quiosques que servem porções, lanches e drinks deliciosos. Ao seu redor há muitas árvores, perfeitas para descansar em suas sombras e curtir o cenário.

    Não deixe de conhecer as praias de São Pedro da Aldeia, como a praia do Nordeste, a praia Ponta de Areia e a praia do Balneário de São Pedro, que estão entre as mais procuradas pelos turistas. 

    São Pedro da Aldeia é bom de morar?

    São Pedro da Aldeia e bom de morar?
    Fonte: Elquarto / Pousada Cave do Sol

    Além de ser um destino turístico com ótima estrutura e belas paisagens, São Pedro da Aldeia é bom de morar. 

    Os valores dos imóveis são bem mais acessíveis quando comparados com outras cidades da região, como Cabo Frio e Arraial do Cabo, por exemplo.

    Outra vantagem é que o município fica perto da capital carioca e possui acesso facilitado para outras cidades turísticas com diversas atrações, belas praias e ótima gastronomia.

    São Pedro da Aldeia é perigoso?

    Ao planejar uma viagem para essa região do estado do Rio de Janeiro, muitas pessoas se questionam se São Pedro da Aldeia é perigoso. 

    A verdade é que o destino, assim como várias outras cidades brasileiras, exige alguns cuidados. A regra ao visitar a região é sempre cuidar da segurança em qualquer situação. 

    Por isso, ao viajar para a cidade, evite transitar por lugares ermos, mantenha sempre os pertences por perto e não saia com itens de grande valor, como joias e relógios.

    Tomando esses cuidados básicos, você poderá viajar tranquilamente. Apesar da orientação, a cidade oferece diversas opções de atrações seguras e você poderá curtir toda a região e suas belas praias. 

    São Pedro da Aldeia fica perto de qual cidade?

    Se você também quer fazer um roteiro pela região dos Lagos, certamente se faz a seguinte pergunta: São Pedro da Aldeia fica perto de qual cidade?

    Assim como já mencionamos nos tópicos anteriores, o destino fica pertinho de cidades turísticas como Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação de Búzios, Saquarema e Araruama.

    Cotação de passagens aéreas para São Pedro da Aldeia!

    Agora que você já sabe os principais motivos para visitar São Pedro da Aldeia, lembre-se que as melhores opções de passagens aéreas, você encontra no nosso site de buscas, Passagens Promo

    Na nossa plataforma, será possível comparar voos de diferentes companhias aéreas. E o melhor é que as buscas são facilitadas e você conseguirá encontrar o melhor momento para comprar as suas passagens com economia.

    Basta digitar as cidades de origem e destino, as datas da viagem e, em poucos segundos, você terá acesso a uma lista completa com os voos mais baratos.

    Não se esqueça de ativar o alerta de preços para garantir as melhores promoções para o trecho de viagem desejado. 

    E se quiser saber mais dicas sobre outros destinos nacionais e internacionais, basta nos seguir nas nossas outras redes sociais, onde você ficará por dentro das principais ofertas e novidades do mundo das viagens. 

    Quer conhecer a cidade de São Pedro da Aldeia com o máximo de economia? De Promo você pode!

    Passagens para São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro!
    Passagens aéreas saindo de
    Azul MEA Macae SDU Rio de Janeiro 21 Set 27 Set R$ 394 Gol VIX Vitória SDU Rio de Janeiro 06 Out 09 Out R$ 416 Gol BSB Brasília SDU Rio de Janeiro 07 Mar 14 Mar R$ 442 Latam Brasil CWB Curitiba SDU Rio de Janeiro 17 Nov 20 Nov R$ 491 Latam Brasil GYN Goiânia SDU Rio de Janeiro 09 Mar 14 Mar R$ 492 Ver mais ofertas

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    O que fazer em Cabo Frio: descubra as melhores atrações pra colocar no roteiro!

    O que fazer em Cabo Frio: descubra as melhores atrações pra colocar no roteiro!

    Cachoeiras do Rio de Janeiro: conheça as maiores, melhores e mais populares do estado

    Cachoeiras do Rio de Janeiro: conheça as maiores, melhores e mais populares do estado

    O que fazer na Ilha da Gigóia: saiba onde fica, como chegar e quais os atrativos!

    O que fazer na Ilha da Gigóia: saiba onde fica, como chegar e quais os atrativos!

    Juatinga: visite as melhores praias e pontos turísticos da região!

    Juatinga: visite as melhores praias e pontos turísticos da região!

    Ilha Santo Aleixo: confira esse destino pernambucano e veja nossas dicas!

    Ilha Santo Aleixo: confira esse destino pernambucano e veja nossas dicas!

    O que fazer no Jardim Botânico, RJ: veja onde fica, quanto custa e outras informações

    O que fazer no Jardim Botânico, RJ: veja onde fica, quanto custa e outras informações