O que fazer em São Paulo com crianças
São Thomé das Letras é famosa pelo misticismo que cerca a cidade, como lendas de duendes e túneis secretos que ligam este pequeno município do interior de Minas Gerais à pirâmide de Machu Picchu, no Peru.
No entanto, as atrações deste destino turístico encantador vão muito além das lendas e dos “causos” dos moradores da região: são muitas cachoeiras, grutas, trilhas e paisagens esperando para serem exploradas.
Confira tudo o que você precisa saber sobre a capital brasileira do misticismo e um dos principais destinos para ecoturismo em Minas Gerais!
Aproveite nossas promoções de passagens aéreas no Passagens Promo.
Índice
São Thomé das Letras: principais atrações e dicas para programar sua viagem
Se você está planejando uma viagem para São Thomé das Letras, é melhor conhecer de antemão os principais pontos turísticos e destaques para economizar tempo e dinheiro.
No “meio do caminho” entre Belo Horizonte e São Paulo, esta pequena cidade com pouco mais de 6.500 habitantes tem uma grande variedade de atrativos turísticos, desde cachoeiras a mirantes.
Além dos atrativos nos arredores do município, a própria cidade é um charme só, com calçamento rústico, casas de pedra e muito verde, com uma vida cultural agitada e o típico clima hospitaleiro do interior mineiro.
Onde fica São Thomé das Letras?
São Thomé das Letras entrou de vez no rol de cidades turísticas de Minas Gerais nos últimos anos, atraindo cada vez mais visitantes de todas as regiões do Brasil.
A cidade fica aproximadamente equidistante de Belo Horizonte e São Paulo, em plena Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas Gerais.
Um dos municípios mais “altos” de todo o Brasil, a cerca de 1.440 metros acima do nível do mar, a chamada Cidade das Pedras é um destino imperdível para quem busca lazer e relaxamento em meio a paisagens inesquecíveis.
Como viajar para São Thomé das Letras?
Um dos grandes atrativos deste destino turístico é a facilidade de acesso à cidade, que fica exatamente no meio do caminho entre as capitais de Minas Gerais e São Paulo.
Isso quer dizer que você pode escolher entre desembarcar no Aeroporto de Confins e finalizar os últimos 336 km de viagem (distância de BH a São Thomé das Letras) de carro ou ônibus, pela BR-381.
O mesmo vale para quem desembarca em Guarulhos ou Congonhas: a distância de São Paulo a São Thomé das Letras é de 355 km, também pela BR-381.
A boa notícia é que a rodovia é privatizada e está em excelentes condições. Em contrapartida, leve dinheiro trocado para os postos de pedágio do trajeto!
Mapa de São Thomé
Para planejar seu roteiro de viagem e escolher as cachoeiras, grutas e trilhas que você quer conhecer, confira o mapa turístico de São Thomé das Letras.
Voos mais baratos para chegar à São Thomé
Como Belo Horizonte e São Paulo são cidades próximas a São Thomé das Letras, o visitante pode optar entre os diferentes aeroportos das capitais e, assim, tem mais chances de encontrar passagens promocionais.
Você pode encontrar a passagem aérea para São Thomé das Letras com o menor preço no melhor comparador do Brasil, o Passagens Promo!
É possível simular diferentes rotas, datas e horários de viagem, além de criar alertas para receber notificações em caso de alteração no preço ou promoções!
Qual a melhor época para ir para São Thomé das Letras?
Estamos falando de um destino turístico agradável em qualquer época do ano, mas com características diferentes a depender da estação.
O clima em São Thomé das Letras é quente no verão, chegando a 30°C, e e relativamente chuvoso. No inverno, porém, as baixas temperaturas tornam banhos de rio e cachoeira praticamente impossíveis.
Uma boa dica é aproveitar a meia estação para conhecer a região: no outono e na primavera a cidade está menos cheia e o clima está mais ameno.
Nesses períodos, as temperaturas ficam altas durante o dia e esfria à noite, então não deixe de levar um agasalho para não passar apuros!
Se você não gosta de cidade cheia, evite viajar durante feriados, datas comemorativas e fins de semana prolongados, quando milhares de turistas procuram o sossego da região.
O carnaval e a virada de ano em São Thomé das Letras são os picos de movimento na cidade, com mais de 30 mil pessoas na região: nessa época o preço de tudo sobe e as atrações turísticas ficam completamente lotadas.
O que fazer em São Thomé das Letras no inverno?
Uma das épocas mais encantadoras para conhecer a Cidade das Pedras é o inverno, com o clima gelado característico da Serra da Mantiqueira.
Mas, afinal, o que fazer em São Thomé das Letras no frio? A boa notícia é que não faltam opções!
Um passeio pelas gruta da cidade pode ser uma excelente ideia: são várias espalhadas pelo município, devidamente protegidas dos ventos frios de uma das cidades mais altas do país.
Você também poderá visitar o principal ponto turístico da cidade, a Pirâmide, que tem um visual ainda mais encantador durante o inverno, com dias de céu bem claro, sem nenhuma nuvem para “atrapalhar” o pôr do sol.
Além disso, que tal aproveitar para se deliciar com um chocolate quente ou se aquecer com um bom vinho em um dos charmosos restaurantes da cidade?
Pontos turísticos em São Thomé das Letras
Apesar de ser uma cidade com território relativamente pequeno, o que não faltam são atrações em São Thomé das Letras!
Existem alternativas para todos os públicos, não importa a idade ou o estilo. Confira!
Parque Municipal Antônio Rosa
O Parque Municipal Antônio Rosa é, sem dúvidas, um dos principais lugares para visitar em São Thomé das Letras, pois concentra boa parte das atrações imperdíveis da cidade.
O parque fica bem no centro da cidade, a pouco mais de 500 metros da Igreja Matriz, e é o endereço do principal ponto turístico local, a famosa Casa da Pirâmide de São Thomé das Letras, de onde é possível ter uma vista privilegiada do pôr do sol.
Para conferir o inesquecível nascer do sol em São Thomé das Letras, o endereço também é o Parque Municipal Antônio Rosa: nesse caso, porém, o melhor mirante é a Pedra da Bruxa ou o cruzeiro, ponto mais alto da cidade.
À noite, o cruzeiro ferve com artistas locais expondo seus trabalhos de artesanato e música ao vivo.
Cachoeiras de São Thomé das Letras
A Cidade das Pedras é conhecida pelo grande número de cachoeiras em seu território: são mais de 30, e a maior parte delas é de fácil acesso!
Uma das mais famosas é a Cachoeira da Lua, que ganha uma iluminação natural toda especial nas noites de lua cheia!
A Cachoeira do Flávio tem um poço de águas rasas e uma excelente ducha à disposição dos banhistas, enquanto uma das preferidas dos visitantes é a Cachoeira Véu da Noiva, com quedas de até 8 metros de altura.
Com um visual digno de contos de fadas, o Vale das Borboletas e a Cachoeira da Eubiose concentram diversas quedas, com um exuberante cenário natural.
Prefere um espaço mais selvagem, especial para a prática de esportes radicais? Então inclua a Cachoeira Antares em seu roteiro, cenário ideal para rapel.
Como o acesso a praticamente todas as cachoeiras é feito totalmente por estradas de terra, fique atento às condições climáticas e tome cuidado com os dias chuvosos.
Grutas
A história de São Thomé das Letras se confunde com as muitas grutas da região.
A Gruta do Sobradinho é considerada uma das mais bonitas, com mai de 150 metros de extensão. Em meio a um cenário que parece de outro mundo, o visitante encontra uma cascatinha e um poço de águas cristalinas.
Totalmente feita em quartzito, a Gruta do Labirinto tem diversas trilhas e só deve ser explorada com o auxílio de um guia.
A mais famosa de todas é a mais misteriosa: a Gruta do Carimbado teria uma passagem secreta que leva até Machu Picchu, no Peru, mas o fim da gruta nunca foi descoberto!
Ladeira do Amendoim
A Ladeira do Amendoim é um verdadeiro desafio às leis da física. Contra toda a lei da gravidade, nesse endereço é possível observar carros e outros veículos serem puxados para cima mesmo desligados!
É isso mesmo que você leu: basta colocar seu carro em ponto morto para que ele suba a Ladeira do Amendoim sozinho!
Para conhecer o fenômeno de perto, não deixe de visitar a ladeira, que fica pertinho da Gruta do Carimbado, na estrada que liga a cidade a Três Corações.
Lojas em São Thomé
Nem só de ecoturismo e misticismo vive a cidade: você encontra excelentes ateliês e lojas de artesanato em São Thomé das Letras.
Se você estiver a fim de uma atividade light para o fim de tarde, faça um passeio pelo pequeno centro da cidade e conheça as lojas e galerias especializadas em artigos esotéricos.
É possível encontrar de tudo: desde as tradicionais garrafas com duendes até velas, incensos e casinhas de pedra em miniatura, típicas da cidade.
Roteiro São Thomé das Letras
Um dos pontos mais positivos da cidade é que é possível fazer turismo em São Thomé das Letras mesmo em viagens mais curtas, de dois ou três dias, por exemplo.
No primeiro dia, uma boa ideia é fazer a rota das cachoeiras, finalizando com um passeio ao Parque Municipal Antônio Rosa para conhecer a Casa da Pirâmide, o famoso Cruzeiro e o mirante Pedra da Bruxa.
À noite, curta a energia vibrante da música ao vivo no Cruzeiro e conheça os bons restaurantes da cidade.
No segundo dia, recomendamos uma visita à Gruta do Carimbado e à Ladeira do Amendoim pela manhã, seguido por um banho refrescante no Vale das Borboletas.
Onde comer
Os restaurantes em São Thomé das Letras conseguem ser tão charmosos quanto o resto da cidade: que tal experimentar a tradicional comida mineira em uma casinha em estilo colonial?
No centro da cidade existem boas opções de restaurantes e barzinhos, como os restaurantes Dona Sinhá e O Alquimista, que servem uma carne de panela famosa por toda a região.
Prefere pizza na pedra? Então não deixe de visitar o Ser Criativo, atrás da Igreja Matriz.
Lugares para ficar
O visitante encontra uma grande variedade de campings, hotéis e pousadas em São Thomé das Letras, com preços atrativos durante a baixa temporada.
A boa notícia é que praticamente todas as opções de hospedagem ficam no centro ou bem perto, o que facilita a vida do turista que está viajando sem carro: os principais pontos turísticos ficam a uma caminhada de distância!
Além disso, existem opções para todos os perfis e bolsos: desde pousadas simples, como a Mirante das Pedras (com diária a R$ 25), até pousadas elegantes, com diária a R$ 140 para duas pessoas, como a Pousada Muro de Pedra.
Quanto custa viajar para São Thomé das Letras?
São Thomé das Letras é um destino turístico barato, com opções econômicas de hospedagem e alimentação.
Boa parte das cachoeiras tem acesso gratuito e você poderá visitar os principais pontos turísticos a pé, sem gastos com deslocamento.
O maior gasto fica por conta do deslocamento, já que o turista precisa arcar com passagens aéreas para BH ou São Paulo e/ou custear a viagem por terra até seu destino final
Que roupa levar?
Durante todo o ano, com exceção do inverno, os dias na Cidade das Pedras são bem quentes, enquanto as noites têm temperaturas amenas e muito vento.
Dessa forma, na hora de montar a mala é melhor optar por roupas leves para o dia e agasalhos confortáveis para a noite. Não precisa colocar aquele casaco pesado na mala, mas não se arrisque sem nenhum casaco!
A exceção fica por conta do inverno, quando as temperaturas ficam bem baixas e você pode ter sensação de frio durante o dia inteiro.
Contrate um seguro viagem!
[seguros_promo_shortcode tags=”sao-thome-das-letras,plu,fundo” theme=”card-large” coupon=”SPB15″ ideal_para=”9″ ideal_para_lbl=”Brasil” /]São Thomé das Letras é uma cidade que convida o visitante a explorar a natureza, seja por meio do ecoturismo ou do turismo de aventura.
Isso quer dizer que o viajante não está imune a imprevistos ou acidentes que possam arriscar seu bem-estar e a continuidade da viagem.
Além disso, a maior parte dos planos de saúde vendidos no Brasil tem cobertura regional, ou seja, se você estiver longe de casa pode acabar sem cobertura, dependendo de atendimento via SUS ou com um baita prejuízo financeiro.
Para conhecer a cidade e seus atrativos naturais sem se preocupar, a melhor alternativa é contratar um seguro viagem, que oferece cobertura de despesas médico-hospitalares, seguro bagagem, entre outros.
Para encontrar o seguro viagem com o menor preço, recomendamos o uso do melhor comparador do Brasil, o Seguros Promo, que permite a análise de até quatro planos por vez!
Passagens aéreas para aeroportos mais próximos de São Thomé
Agora que você já sabe tudo o que fazer em São Thomé das Letras, está na hora de encontrar as passagens aéreas baratas para os aeroportos mais próximos da cidade.
Nessa tarefa, você pode contar com a ajuda do melhor comparador do Brasil, o Passagens Promo, que te ajuda a encontrar a melhor alternativa para a sua viagem pelo menor preço!
Conhecer a Cidade das Pedras e suas lendas? De Promo você pode!
Leia também:
- Irlanda do Norte: cidades medievais e paisagens dramáticas
- Segóvia: onde a história se encontra com a natureza
- Hotéis em Balneário Camboriú: valores, locais e mais
- Desvende os mistérios medievais e o multiculturalismo de Toledo
- 10 cidades medievais da Europa
Nazaré Paulista: onde fica, o que fazer, cachoeiras e curiosidades
O que fazer em Tiradentes: roteiro para 3 dias com o melhor da cidade
Península de Maraú: turismo, informações e dicas para o seu roteiro
Serra do Mar: cachoeiras, mirantes, trilhas e ecoturismo
Aeroportos em Santa Catarina: principais rotas e informações