Semana Santa no Brasil: conheça os melhores lugares para visitar neste feriado!

O feriado da Semana Santa Brasil é uma ótima oportunidade para tirar alguns dias de descanso e viajar para aqueles lugares que sempre sonhou em conhecer.

Se você é religioso, essa também é uma data interessante para visitar lugares ricos em tradição e história.

Independentemente do seu objetivo, tanto dentro quanto fora do Brasil existem destinos incríveis que podemos conhecer em uma viagem mais curta.

Vem descobrir quais são as melhores cidades para conhecer durante o feriado santo!

Confira as mais baratas passagens aéreas nacionais, com até 35% de desconto neste link!

Semana Santa no Brasil: melhores destinos para aproveitar o feriado!

Nada melhor do que um feriado para dar uma pausa na correria do dia a dia, e descansar com a família e os amigos, não é mesmo?

Existem muitos lugares para visitar na Semana Santa com belas praias, centros históricos interessantes, parques naturais, cachoeiras e muito mais.

Para aproveitar ao máximo a sua folga, basta decidir que tipo de viagem pretende ter e embarcar para dias de descanso em destinos incríveis!

Então confira a nossa seleção com alguns locais excelentes para aproveitar o feriado!

Quando é que a Semana Santa cai?

Quando é que a Semana Santa?
Fonte: Prefeitura De Olinda / Flickr / CC BY 2.0

A Semana Santa é uma tradição cristã, que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

Para quem se pergunta quando é que a Semana Santa cai, saiba que as celebrações têm início no Domingo de Ramos, que comemora o retorno de Jesus a Jerusalém, sendo encerrada com a sua ressurreição, no domingo de Páscoa.

Vale lembrar que não começa em uma data específica, já que depende do calendário anual.

Porém, a escolha baseia-se na primeira lua cheia após o equinócio da primavera, no Hemisfério Norte, e do outono, no Hemisfério Sul, podendo acontecer sempre entre os dias 22 de março e 25 de abril.

O que se faz na Sexta-feira Santa?

Mesmo sendo um feriado muito conhecido, o que se faz na Sexta-feira Santa ainda gera dúvida em muitas pessoas.

A verdade é que existem tradições e costumes dos mais variados, mas normalmente, nesses dias considerados santos, as religiões propõem uma reflexão sobre o sacrifício de Jesus Cristo na cruz.

Durante todo esse período, muitas igrejas realizam rituais e penitências, como jejum de carne e de bebida católica, além de realizar uma programação mais intensa de missas, cultos, novenas, etc.

Muitas pessoas também costumam rezar exatamente às 15h durante a Semana Santa, pois acredita-se que Jesus tenha morrido exatamente neste horário.

Onde é feriado na Sexta-feira Santa?

A tradição cristã é propagada no mundo todo e para quem quer entender onde é feriado na Sexta-feira Santa, saiba que muitos países da América do Sul e do Norte, Europa e Ásia, celebram a data com um dia de folga.

Além do Brasil, países como o Chile, Colômbia, Canadá, Austrália, Espanha, Portugal, Alemanha, Costa Rica, México, Peru, Cingapura, Suécia, Filipinas, Reino Unido, Venezuela, Mata e Nova Zelândia consideram a Sexta-feira Santa feriado nacional.

Passagens aéreas nacionais

Independentemente do destino que escolher viajar durante o feriado santo, é sempre bom garantir economia, não é mesmo?

As passagens áreas, geralmente, estão entre os itens mais caros de uma viagem, mas a boa notícia é que dá para conseguir voos baratos!

Na nossa plataforma de buscas, Passagens Promo, reunimos as melhores opções para destinos nacionais e internacionais.

Para viajar durante a Semana Santa no Brasil com economia, você só precisa acessar o nosso site, inserir os destinos de origem, chegada e as datas de viagem.

Nosso site irá te mostrar uma lista completa com as rotas mais baratas e os preços de passagens mais em conta para o destino selecionado.

Para garantir que você não perderá as melhores ofertas, ative o nosso alerta de preços, para ser avisado sempre que o trecho escolhido entrar em promoção.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

Destinos para conhecer na Semana Santa do Brasil

Lugares para viajar na Semana Santa no Brasil não faltam e você pode elaborar desde um roteiro de peregrinação até passar dias de descanso em um destino paradisíaco. 

Para te ajudar nessa escolha, selecionamos alguns lugares que vale a pena conhecer durante a semana santa e também em qualquer época do ano. Confira!

Ouro Preto e Mariana

Ouro Preto e Mariana
Fonte: Unsplash

Você é aquele tipo de turista que adora um roteiro histórico? Saiba que Minas Gerais tem cidades belíssimas e que guardam relíquias arquitetônicas impressionantes, como Ouro Preto e Mariana.

Ouro Preto é uma das cidades turísticas mais importantes do estado, considerada Patrimônio Cultural pela Unesco, com atrações que datam do período colonial.

Durante sua viagem na Semana Santa Brasil, não deixe de conhecer a Igreja de São Francisco de Assis, erguida em 1766 e famosa por seu estilo barroco com elementos do rococó.

A Igreja Nossa Senhora do Pilar é também um local com arquitetura impressionante, com interior banhado a ouro, além de abrigar artefatos religiosos raríssimos.

Conheça ainda o Museu Casa do Contos e o Museu da Inconfidência, que abrigam um rico acervo sobre a história do Brasil. 

Bem pertinho está também a cidade de Mariana que, embora tenha sofrido com uma grande tragédia ambiental, ainda mantém um patrimônio histórico bem preservado com edifícios antigos, igrejas e monumentos, que datam do século XVIII.

A Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, a Igreja de São Pedro dos Clérigos e a Praça Minas Gerais são algumas das atrações que devem estar no seu roteiro.

Gramado

Para quem pensa que Gramado é um destino apenas para conhecer durante o inverno, está enganado. 

A cidade é um dos lugares para viajar na Semana Santa mais bonitos do sul do Brasil e pode ser visitada em qualquer época do ano.

O destino é perfeito para famílias, grupos de amigos e casais. No seu roteiro, faça um passeio pela Rua Madre Verônica, conhecida como Rua Coberta, um bonito cenário lindo para fotos.

A Igreja de São Pedro é uma atração que vale a pena conhecer, já que é muito antiga, construída no século XIX. 

Na sua viagem durante a Semana Santa no Brasil, ande de pedalinho no Lago Negro e também vá até o Belvedere Vale do Quilombo, que fica a 850 metros de altura e oferece uma vista privilegiada do Vale do Quilombo.

Aparecida do Norte

Aparecida do Norte
Fonte: Pixabay

Se você é religioso e quer aproveitar o feriado santo para renovar a sua fé, a cidade de Aparecida do Norte, no interior de São Paulo, é a escolha certa.

O destino abriga a Brasília de Nossa Senhora Aparecida, o maior santuário do continente americano e o segundo maior do mundo. 

Considerado um lugar sagrado para os católicos, o complexo recebe, anualmente, mais de 15 milhões de pessoas.

Além de participar de visitas às Basílicas Velha e Nova, que são grandiosas, conheça ainda lugares como Capelas de São José, do Batismo, do Santíssimo e da Ressurreição, carregadas de fé e tradições.

Paraty

Durante o calendário Semana Santa Brasil, em muitos lugares, o calor ainda é companhia. 

Então, que tal aproveitar para descansar em um destino praiano e que também tem muita história para contar?

Escondida pela Mata Atlântica, Paraty tem vilas antigas, que guardam as memórias do período do descobrimento. 

Pelas ruas de pedras, você “voltará ao tempo” ao percorrer seus edifícios e igrejas em estilo colonial.

A cidade também é dona de praias belíssimas, como a Praia Jabaquara, do Ponta, da Lula, Vermelha, além das ilhas da Cotia e do Algodão

Inclua também uma visita às cachoeiras da Pedra Branca, Tobogã, Galhetas e Saco Bravo.

Ilhabela

E por falar em praias, a Semana Santa no Brasil também pode ser celebrada em outro destino paradisíaco, como Ilhabela, no litoral paulista, perfeito para quem adora praia, contato com a natureza e dias mais tranquilos.

A ilha tem praias mais desertas e intocadas, perfeitas para quem gosta de atividades de ecoturismo. Além de oferecer trilhas, passeios de barco e mergulho. 

Além do mar azul, você pode visitar as cerca de 360 cachoeiras catalogadas, que são donas de águas cristalinas e quedas espetaculares.

Para quem gosta de mergulhar, esse é um destino e tanto, pois é possível nadar com diversas espécies de peixes e ainda explorar navios naufragados na região.

Entre as praias mais populares estão a Praia do Norte e do Centro e do Sul. Para quem gosta de lugares mais animados, a Praia do Perequê é uma boa pedida.

Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçú
Fonte: Unsplash

Assim como em todas as estações do ano, durante a Semana Santa no Brasil, a cidade de Foz do Iguaçu não decepciona e reserva experiências deliciosas aos seus visitantes.

Imponentes e grandiosas, as cataratas são as grandes atrações e estão localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu.

Para ver as enormes quedas d’águas, você pode percorrer as várias passarelas que existem no local, relativamente próximas às águas, para observar esse espetáculo da natureza de perto.

E se você é daqueles que gostam de adrenalina, aproveite para fazer o passeio Gran Aventura, que passa perto das quedas e também da famosa Garganta del Diablo.

Mas se você pensa que Foz do Iguaçu se reserva apenas às cataratas, está enganado, há muitos outros passeios legais, como o Macuco Safari, que passa por áreas de mata e também faz um passeio de barco pelo Rio Iguaçu.

Campos do Jordão

Entre as cidades mais disputadas nos pacotes de viagem feriado Semana Santa está Campos de Jordão, um lugar com ótima gastronomia, temperaturas agradáveis e com atrações variadas, com jardins, museus, mirantes, cachoeiras e muito mais.

Não deixe de conhecer os Jardins de Amantikir, que abriga cerca de 700 espécies de plantas distribuídas em 26 jardins com lagos, pontes e lindos gramados.

Para quem gosta de contato com a natureza, visite também o Parque Estadual de Campos do Jordão, que faz parte da Mata Atlântica e possui muitos lagos, campos verdejantes, pontes e cachoeiras.

História também não faltam na cidade e o seu roteiro Semana Santa Brasil não pode deixar de fora o Palácio Boa Vista, antiga casa de inverno do governador do estado e que, hoje, abriga um acervo com mais de 3.500 obras de artistas, como Portinari e Tarsila do Amaral.

Antes de ir embora, visite a famosa cervejaria Baden Baden, que possui bar, restaurante e também oferece um tour, onde você pode conhecer a produção da bebida e degustar vários rótulos da marca.

Destinos internacionais para conhecer no feriado da Semana Santa

Destinos internancionais para conhecer no feriado da semana santa
Fonte: Pexels

Além de cidades belíssimas dentro do Brasil, existem muitos lugares para viajar na Semana Santa, que dá para conhecer em um roteiro de três dias.

Selecionamos destinos na América do Sul belíssimos para curtir durante a folga do feriado.

Buenos Aires, Argentina

Buenos Aires é uma das cidades mais visitadas do país. Essa grande metrópole encanta seus visitantes com a sua arquitetura charmosa, ótima gastronomia e bairros cheios de encanto.

A Casa Rosada é um clássico dos roteiros turísticos e, claro, não pode faltar na sua lista. 

Considerada cartão-postal da cidade, o local é a sede da presidência da Argentina e permite que turistas conheçam parte de suas dependências.

O Jardim Japonês também é outro local muito visitado. Reserve algumas horas para se perder por ser corredores cheios de plantas, flores de diferentes espécies e lagos encantadores. Faça uma parada para uma foto na tradicional ponte vermelha.

O Caminito é uma das atrações mais conhecidas da cidade. O local é, na verdade, um calçadão de cerca de 150 metros de comprimento, no bairro La Boca, repleto de casas coloridas, esculturas e murais, que dão o charme ao local.

Santiago, Chile

Santiago, Chile
Fonte: Stocksnap / CC0

Entre os lugares para viajar na Semana Santa, Santiago, no Chile, também é uma ótima opção. 

A capital chilena respira história e você poderá visitar os mais diversos monumentos, palácios e construções antigas.

A sua primeira parada deve ser no Palácio de La Moneda, erguido entre os anos de 1786 e 1812, que é sede da Presidência da República, mas permite visitação.

A Plaza de Armas também é outra atração tradicional, que reserva belas fotos e tem vários edifícios antigos e importantes ao seu redor. 

Aproveite e vá até o Mercado Central para conhecer um pouco do estilo de vida dos chilenos e voltar com as malas cheias de vinho, que são bem baratos no local.

Para os turistas que adoram arte e cultura, os Museus Nacional de Bellas Artes e o de Arte Contemporânea são locais perfeitos para passar horas por seus corredores ricos em história.

Montevidéu, Uruguai

Outra boa opção de cidade para viajar na Semana Santa é Montevidéu, no Uruguai. Um lugar bom e barato para conhecer.

Com uma gastronomia de primeira e os mais variados bares, o destino também tem muita história para contar e uma linda arquitetura.

A Ciudad Vieja, o famoso centro histórico, te levará para ver de pertinho edifícios antigos e belíssimas praças, como a Plaza Independencia, que ainda preserva um pedaço de uma antiga muralha, chamada Puerta de la Ciudadela.

Na região, o Mausoléu General José Artigas é um local bem interessante, onde estão depositadas as cinzas do militar. Visite ainda o Palácio Salvo, o Teatro Solís e o Mercado do Porto de Montevidéu.

Passagens para qualquer lugar com desconto!

Já sabe onde viajar durante o feriado da Semana Santa Brasil? Então, é bom começar a pesquisar as passagens áreas, pois quanto antes você reservar o seu voo, mais chances têm de garantir as melhores ofertas.

Para encontrar aquela economia que procura, seu lugar é na nossa plataforma comparadora, Passagens Promo, que faz o maior sucesso no mercado por reunir as ofertas mais vantajosas para destinos dentro e fora do Brasil.

Não deixe de ativar o nosso alerta de preços para ser notificado sempre que o trecho selecionado entrar em promoção!

Quer viajar durante a Semana Santa com economia e as melhores vantagens? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Gol CNF Belo Horizonte GIG Rio de Janeiro 02 Mai 04 Mai R$ 242 LATAM CPV Campina Grande REC Recife 20 Jun 27 Jun R$ 244 Gol CNF Belo Horizonte GIG Rio de Janeiro 18 Jun 25 Jun R$ 257 Gol CNF Belo Horizonte GIG Rio de Janeiro 25 Jun 30 Jun R$ 257 Gol CNF Belo Horizonte GIG Rio de Janeiro 20 Jun 25 Jun R$ 257 Ver mais ofertas
Recomendado para você
Passagens aéreas baratas para viajar em outubro: ofertas para voar!

Passagens aéreas baratas para viajar em outubro: ofertas para voar!