Serra Catarinense: quando ir, o que visitar, cidades e roteiro

A Serra Catarinense é conhecida como a região mais fria do Brasil. Ao contrário da Serra Gaúcha, onde as cidades ficam mais distantes umas das outras, é fácil e rápido viajar de carro entre os municípios do planalto serrano de Santa Catarina.  

Lá é o único lugar no país onde sempre há neve, mesmo que por poucos dias, durante o inverno. Se hospedar em uma cidade de maior altitude aumenta as chances de ver a geada cobrir a vegetação, além de lagos e até cachoeiras do congelamento. 

Preparado para descobrir mais sobre essa região fantástica? Então vem com a gente saber tudo sobre a serra de Santa Catarina e seus principais atrativos turísticos.

Passagens aéreas com os melhores preços neste link!

Serra Catarinense: belezas naturais no sul do Brasil!

As belezas da região serrana de Santa Catarina realmente impressionam: as paisagens são repletas de florestas de araucárias, cânions, mirantes, cachoeiras e vales incríveis. 

Com trilhas bem populares, como as das serras do Rio do Rastro e do Corvo Branco, o ecoturismo se tornou um dos principais atrativos turísticos locais, garantindo o contato com a natureza durante boa parte da viagem. 

O Morro da Igreja também promete uma vista de tirar o fôlego para que os turistas se apaixonem ainda mais pela região. 

Visitantes das cidades na região serrana ainda têm a oportunidade de experimentar a autêntica vida no campo e a cultura local. 

Hotéis-fazenda e pousadas da região oferecem farto café da manhã com as delícias típicas do sul do país e ainda proporcionam várias atividades ao ar livre, entre passeios a cavalo, pescaria, banho nas cachoeiras e degustação nas vinícolas, conquistando qualquer turista.

Quando ir a Serra Catarinense?

Quando ir a Serra Catarinense?
Fonte: Pxhere / CC0

Com seus encantos, os pontos turísticos das serras do estado de Santa Catarina podem ser visitados durante todo o ano, em qualquer época. 

Mas é durante o inverno, nos meses de junho, julho e agosto, que a serração e a geada trazem um toque especial às paisagens. É a melhor época do ano para se hospedar em um local quentinho e aconchegante e esperar pela chegada da neve. 

A culinária, com influências alemãs e italianas, além de vinhos artesanais, é ainda mais charmosa no período mais frio do ano.

O que fazer na Serra Catarinense no verão?

Banho de cachoeira, passeios a cavalo na vegetação serrana, rapel e escaladas, tirolesa e pescarias são alguns dos atrativos para quem escolhe curtir a região no verão. 

É impossível não parar para tirar fotos nos cânions e mirantes, que oferecem vistas panorâmicas da região.

Para quem também gosta do contato com a cultura local, a arquitetura, a culinária e o artesanato fortemente influenciados pela colonização alemã, italiana e até austríaca são de fazer qualquer um se encantar. 

As cidades do planalto serrano em Santa Catarina também foram impactadas pela cultura gaúcha, com músicas, contos e trajes típicos. Algumas delas têm festivais nessa época do ano.

No final do verão, em março, começa a Festa Nacional da Maçã, em Lages, com shows e atividades culturais aliados à gastronomia.

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

O que fazer na Serra Catarinense no inverno?

O que fazer na Serra Catarinense no inverno?
Fonte: Unsplash

Enquanto esperam pela neve, é comum os turistas comerem pinhão assado na chapa, e tomar um bom chimarrão para se esquentar no inverno catarinense.

Ainda pensando na culinária, as hospedagens capricham nas mesas de café da manhã, com diversas opções de pães, bolos, frutas, cafés, sucos, chocolates e muitas outras delícias. 

É possível se hospedar em charmosos chalés com vista espetacular para a serra ou lagos, que mudam de aparência com a geada. 

As vinícolas perto da cidade de São Joaquim também são muito buscadas pelos turistas. Ainda é possível ver a geada e até a neve, e visitar cachoeiras com águas congeladas.

Passagens aéreas em promoção

Conhecer as belezas da Serra Catarinense fica ainda melhor quando o turista consegue pagar preços mais acessíveis. 

A dica é pesquisar bastante na compra das passagens aéreas, que são mais baratas no verão, quando há menos turistas. Comprar com antecedência também torna possível aproveitar o inverno na região sem comprometer o seu orçamento. 

Em nosso site de buscas, o Passagens Promo, você pode comparar preços, analisar as melhores rotas e economizar muito mais na hora de garantir o seu voo. 

A Serra catarinense te aguarda para viagens emocionantes!
Passagens aéreas saindo de

Não se esqueça também de acionar o nosso alerta de preços para ser avisado sempre de todas as alterações de preços para os destinos que você deseja visitar. Faça uma cotação e descubra que conhecer a serra de Santa Catarina pode ser mais barato do que você pensa!

Quais são as cidades da Serra Catarinense?

A região das serras de Santa Catarina é formada por um total de 19 cidades. 

Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urupema estão entre as mais conhecidas, por serem destinos certos no inverno para ter mais chances de ver a neve.

Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Curitibanos, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino, São José do Cerrito e Urubici são os outros municípios da região. 

Qual a melhor cidade para se hospedar na Serra Catarinense?

Bom Jardim da Serra é uma ótima opção para passar a noite, pois é lá que estão a Serra do Rio do Rastro e o Cânion das Laranjeiras, dois dos pontos mais visitados neste trecho. 

O município tem ótimos hotéis-fazenda, como o Rio do Rastro Eco Resort, localizado em meio aos cânions e bem de frente ao mirante da Serra do Rio do Rastro, e o Hotel Fazenda Rota dos Cânions, que fica a 1.435 metros de altitude.

Com os diversos pontos turísticos de Urubici, também pode ser necessário se hospedar na cidade. O Cambuim Cabanas é muito charmoso e aconchegante, com cabanas feitas de troncos de árvores e com lareiras para espantar o frio.

Mapa da Serra Catarinense

A região de serra fica no sudeste do estado, a cerca de 200 km de Florianópolis e a 100 km de distância do litoral catarinense.

O ponto mais alto da Serra Catarinense é o Morro da Boa Vista com 1.827 metros, em Bom Retiro, seguido pelo mais visitado Morro da Igreja com 1.822 metros, em Urubici. 

No mapa que nós preparamos, você poderá ver onde ficam as principais atrações turísticas desta encantadora região e programar melhor o seu roteiro pelas cidades mais importantes. Confira e aproveite para se organizar!

O que visitar: Serra Catarinense

A melhor forma de explorar as cidades da Serra Catarinense é alugando um carro. Os municípios são próximos, embora os principais pontos turísticos estejam espalhados. 

Em Bom Jardim da Serra, a Serra do Rio do Rastro é imperdível, com mirantes capazes de tirar o fôlego com suas vistas, assim como o Morro da Igreja, em Urubici, cidade de lindas cachoeiras. 

Já os amantes de vinho não podem deixar de visitar as vinícolas perto de São Joaquim. Conheça um pouco mais sobre os atrativos da região que são realmente imperdíveis.

Serra do Rio do Rastro, Bom Jardim da Serra

Serra do Rio do Rastro, Bom Jardim da Serra
Fonte: Ieda Funari / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Com 284 curvas, a famosa SC-438, conhecida como a “Estrada da Serra do Rio do Rastro”, é cheia de surpresas. 

Não passe por ela sem estar com o celular ou a câmera em mãos: vale a pena fazer várias paradas para fotografar as paisagens maravilhosas. A fauna e a flora, repleta de araucárias, renderam o apelido de “Patagônia Brasileira” à região.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Cânion das Laranjeiras, Bom Jardim da Serra

    O Cânion das Laranjeiras fica em uma área particular dentro da Fazenda Santa Cândida, também em Bom Jardim da Serra. Por isso, é cobrada uma taxa de entrada aos visitantes.

    O ideal é contratar uma empresa de turismo credenciada para conhecer o local, já que é necessário um carro 4×4 para enfrentar a estrada. A trilha de 1,5 km até o cânion requer atenção para não se perder.

    Para os apaixonados por ecoturismo e pela natureza, esse é um dos passeios mais legais de toda a região serrana. O desfiladeiro é incrível e a vista enche os olhos de qualquer visitante.

    Serra do Corvo Branco, Urubici

    Serra do Corvo Branco, Urubici
    Fonte: Unsplash

    Entre as cidades de Grão Pará e Urubici, a Serra do Corvo Branco também oferece uma vista panorâmica do planalto serrano catarinense. 

    A região é rica em Mata Atlântica preservada e foi transformada em estrada pelos primeiros colonizadores para ligar o litoral ao interior do estado.

    Nossa dica aos turistas de primeira viagem é que façam paradas nos quiosques para admirar a natureza. 

    Nos limites de Urubici, também é possível parar na gruta Nossa Senhora de Lourdes, com seus paredões naturais e que recebe diversas peregrinações religiosas todo ano. 

    Morro da Igreja, Urubici

    Segundo maior pico de Santa Catarina, o Morro da Igreja tem 1.822 metros de altitude e está próximo da divisa de Urubici com São Joaquim, na região mais fria do estado. 

    Leve um casaco na mala, porque mesmo fora do inverno, o clima por lá é incerto. 

    Ao chegar no topo do Morro da Igreja, é possível avistar a Pedra Furada, uma grande formação rochosa que encanta os turistas e vale belas fotos de recordação.

    Cascata Véu da Noiva, Urubici

    Cascata Véu da Noiva, Urubici
    Fonte: Pxhere / CC0

    No caminho para o Morro da Igreja fica a Cascata Véu da Noiva, uma das atrações mais famosas da região serrana do estado. 

    Durante o inverno, é muito comum que as águas da queda d’água congelem, dando um charme extra à paisagem.

    A cachoeira recebeu esse nome por ter um paredão inclinado, lembrando um véu. Com quedas de até 60 metros, o local é lindíssimo e merece a visita do viajante que passar por Urubici. 

    Para ter acesso ao local e poder se divertir na tirolesa, é preciso pagar uma taxa de R$ 10. O funcionamento vai de quarta-feira a domingo, das 8h30 às 18h.

    Cascata do Avencal, Urubici

    Uma das maiores e mais belas cachoeiras do Sul do Brasil fica nos limites de Urubici e tem mais de 100m de altura. 

    Localizada em propriedade particular, dentro de um parque, a Cachoeira do Avencal não pode ficar de fora do seu roteiro. 

    O local permite a caminhada em trilhas, passeio de pedalinho e rapel. O parque é muito bonito, com muitos vales e área verde. Há ainda o Morro do Avencal: suas cavernas preservam inscrições e desenhos feitos há mais de 4 mil anos. 

    Centro Cultural Vidal Ramos, Lages

    Localizado no município de Lages, a “Terra da Maçã”, o Centro Cultural Vidal Ramos é um imponente prédio do século XX. 

    O edifício foi totalmente restaurado e o museu foi inaugurado em 2016 com uma série de visitas guiadas para que o turista possa conhecer melhor o local. O Centro Cultural tem galerias de arte, cafeteria e uma área externa, utilizada como ponto de encontro e convívio.

    Lages é uma cidade que merece estar no roteiro de quem gosta de se aproximar da cultura local, com direito a passeios, festivais e uma culinária de dar água na boca.

    Vinícolas

    Vinícolas
    Fonte: Wirestock / Freepik

    A maior e mais conhecida vinícola da região serrana de Santa Catarina é a Villa Francioni, na SC-438, entre São Joaquim e Lages. 

    Em um belo casarão antigo, o local oferece mais de 15 rótulos para diferentes gostos. Além da degustação, é possível fazer um tour pela área onde as uvas são colhidas e os vinhos produzidos.

    A vinícola Monte Agudo fica a 2 km da Villa Francioni e é uma opção interessante para jantar. O local serve refeições harmonizadas com vinhos. Se a visita for agendada para o fim da tarde, a degustação fica ainda melhor com a vista do lindo pôr-do-sol. 

    Outras vinícolas próximas são a Pericó, Quinta da Neve e Villaggio Bassetti. De carro, é possível visitar mais de uma e ainda fazer um passeio pela cidade de São Joaquim no mesmo dia.

    Sugestão de roteiro pela Serra Catarinense

    Para quem chega de avião por Florianópolis, o ideal é alugar um carro e iniciar o passeio pelo trecho serrano por Bom Jardim da Serra. 

    Se hospede na SC-438, a estrada da Serra do Rio do Rastro, perto de várias opções de ecoturismo. O Cânion das Laranjeiras fica na mesma cidade e pode ser visitado no dia seguinte.

    Depois, percorrendo 75 km, você já estará em Urubici, onde há a estrada da Serra do Corvo Branco, o Morro da Igreja e as Cachoeiras do Avencal e Véu da Noiva. É possível visitar todos os pontos em um único dia, mas dois dias são ideais para conhecer tudo com calma. 

    Saindo de Urubici, siga para as diversas vinícolas na estrada que passa por São Joaquim e Lages. É possível conhecê-las durante a manhã e curtir o centro de São Joaquim no mesmo dia. 

    Quem gosta de atrações culturais pode reservar o último dia para conhecer Lages, visitar suas galerias de arte e curtir os festivais gastronômicos e de teatro.

    Cotação de passagens aéreas para todo o Brasil

    A Serra Catarinense é apenas um dos lugares maravilhosos que você pode conhecer durante as suas férias aqui mesmo no Brasil.

    Não perca tempo e comece a comparar as melhores ofertas para vários destinos nacionais usando o Passagens Promo, onde você compra sua passagem em poucos minutos, de forma prática e fácil.

    Não perca sua viagem para Santa Catarina!
    Passagens aéreas saindo de
    Azul POA Porto Alegre FLN Florianópolis 21 Set 03 Out R$ 328 Azul POA Porto Alegre FLN Florianópolis 17 Set 20 Set R$ 341 Latam Brasil SDU Rio de Janeiro FLN Florianópolis 11 Mar 13 Mar R$ 368 Gol BSB Brasília FLN Florianópolis 17 Nov 24 Nov R$ 373 Latam Brasil SDU Rio de Janeiro FLN Florianópolis 13 Mar 20 Mar R$ 391 Latam Brasil BSB Brasília FLN Florianópolis 01 Dez 06 Dez R$ 437 Ver mais ofertas

    Conheça as belezas da serra de Santa Catarina com mais economia. De Promo você pode! 


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Itajaí, Santa Catarina: informações, mapa, pontos turísticos e praias

    Itajaí, Santa Catarina: informações, mapa, pontos turísticos e praias

    Praias Guarda do Embaú: o melhor do litoral catarinense!

    Praias Guarda do Embaú: o melhor do litoral catarinense!

    Praias de Garopaba: onde fica, como chegar, mapa e melhores praias

    Praias de Garopaba: onde fica, como chegar, mapa e melhores praias

    Lagoa da Conceição, Florianópolis: informações e dicas de turismo

    Lagoa da Conceição, Florianópolis: informações e dicas de turismo

    Timbó, SC: como chegar, mapa, pontos turísticos e curiosidades

    Timbó, SC: como chegar, mapa, pontos turísticos e curiosidades

    Barra da Lagoa, SC: 8 atrações para curtir a praia e região

    Barra da Lagoa, SC: 8 atrações para curtir a praia e região