Serra da Canastra: veja onde ficam as principais cidades!

Pretende viajar para Serra da Canastra? Onde fica esse destino é sempre uma dúvida entre os turistas que sonham em conhecer a região. 

Se você também compartilha do mesmo questionamento, esse artigo é o que procura.

Localizado no interior de Minas Gerais, o destino é muito procurado, especialmente, pelos turistas que gostam de atividades ao ar livre, já que a região oferece paisagens exuberantes, cachoeiras, rica fauna e flora, além de uma gastronomia deliciosa.

Vem com a gente e descubra tudo que essa região tem de melhor. Veja só!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Serra da Canastra: onde ficam as melhores atrações?

Uma verdadeira joia da natureza, a Serra da Canastra, MG, é um destino que mistura paisagens de tirar o fôlego, muita história e uma culinária de primeira: a rota do queijo canastra não pode ficar de fora do seu roteiro!

Turistar por essa região é a certeza de viver dias de tranquilidade e aventura em cenários surreais. É o lugar perfeito para quem deseja tirar uns dias de folga da vida agitada.

Quem ama o contato com a natureza, deve se preparar para conhecer dezenas de cachoeiras, piscinas naturais, mirantes e trilhas. 

Serra da Canastra: onde fica?

Serra da Canastra: onde fica?
Fonte: Pixabay

O turismo em Minas Gerais é sinônimo de belas paisagens, histórias e sabores únicos. 

Dessa forma, ao viajar para Serra da Canastra, onde fica o destino deve ficar bem claro para que você possa definir as melhores rotas.

A serra fica localizada na região que compreende o sudoeste e oeste de Minas Gerais, a cerca de 550 km da capital Belo Horizonte.

Mapa da Serra da Canastra

Ter um mapa da região vai te auxiliar durante toda a viagem, ajudando a definir as melhores rotas de deslocamento.

Confira esse mapa da Serra da Canastra que preparamos com as principais atrações do destino!

Qual a área da Serra da Canastra?

Administrado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a região da Canastra tem uma área de 1.978,1 km².

A região é famosa também por abrigar a nascente histórica do rio São Francisco, chamado de Velho Chico, considerado um dos rios mais importantes do país.

Quando ir a Serra da Canastra?

Quando ir a Serra da Canastra?
Fonte: Pxhere

A Serra da Canastra é aquele tipo de destino que dá para visitar o ano inteiro, já que cada estação tem seu charme.

No entanto, se você quer aproveitar o melhor da região, opte pelo período de seca, entre os meses de abril e outubro, já que, nessa época, dificilmente você terá algum dia de chuva, facilitando o acesso às atrações.

Porém, se preferir viajar no verão, época com maior possibilidade de chuva, saiba que também é possível turistar por todo o parque, mas fique sempre atento com as trombas d’água, que são comuns na região.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Serra da Canastra: onde ficam as melhores ofertas de passagens aéreas?

    Se você quer fazer os melhores passeios na Serra da Canastra e ainda economizar na compra das passagens aéreas, seu lugar é na nossa plataforma de buscas, Passagens Promo, conhecida por reunir os voos mais baratos do mercado em um só lugar.

    A vantagem é que localizar as melhores ofertas de passagens aéreas é muito fácil, pois nosso site oferece buscas simples, intuitivas e rápidas.

    Basta acessar e digitar as cidades de origem e destino logo na página principal, além das datas de ida e volta e pronto: uma lista com as melhores ofertas serão apresentadas.

    Não esqueça também de ativar o alerta de preços para ser avisado pelo nosso sistema sempre que o trecho escolhido entrar em promoção.

    Passagens aéreas para visitar a Serra da Canastra!
    Passagens aéreas saindo de

    Quais as cidades da Serra da Canastra?

    Para quem se pergunta sobre quais as cidades da Serra da Canastra, listamos todas elas aqui e também algumas das suas principais atrações. Confira!

    São Roque de Minas

    São Roque de Minas
    Fonte: Thiago Melo / Flickr / CC BY 2.0

    A cidade de São Roque de Minas, além de ser dona de belezas únicas, também tem um importante legado histórico. 

    No passado foi habitada por índios Cataguases e também pelos escravos fugidos de quilombos da região.

    Cercada pela Serra da Canastra e também pela Serra da Babilônica, o município é pacato e oferece inúmeras atividades de ecoturismo e turismo rural, além de ter ótimas pousadas e restaurantes de comida típica.

    Não deixe de se refrescar nas cachoeiras do complexo Capão Forro e também conhecer as fazendas de queijo canastra.

    Vargem Bonita

    O nome da cidade de Vargem Bonita já anuncia o que os visitantes encontrarão em suas terras, que fazem parte do Circuito da Serra da Canastra. 

    O município tem um clima simples e pacato, perfeito para quem busca descanso e contato com a natureza.

    A cidade está localizada entre duas portarias do Parque da Serra da Canastra, o que facilita o acesso às atrações turísticas da região.

    A partir de Vargem Bonita, você pode conhecer mirantes, se refrescar em piscinas naturais e visitar outras atrações, como a nascente do São Francisco, o Chapadão da Babilônia, a Torre Serra Brava, a Garagem de Pedras, a Fazenda dos Cândidos e muito mais.

    Sacramento

    Sacramento também é uma das cidades da Serra da Canastra. Fundada em 1820, hoje ela faz parte do Circuito da Serra, já que um dos portais do parque fica em seu território.

    A cidade é muito procurada por possuir mais de 200 cachoeiras, sendo que a mais famosa é a Cachoeira Casca D’anta, com 186 metros de altura, considerada a maior queda livre do Rio São Francisco.

    Além de se refrescar em suas águas, o local também favorece a prática de escalada e avistamento de pássaros.

    A Gruta dos Palhares, maior caverna de arenito das Américas, também é uma das suas principais atrações. 

    Para os turistas que querem se divertir em atividades de ecoturismo, Sacramento é o lugar certo.

    São João Batista do Glória

    São João Batista do Glória
    Fonte: Pixabay

    Na hora de escolher o que visitar na Serra da Canastra, a cidade de São João Batista do Glória também merece uma visita, pois ela oferece as mais diversas atrações, como cachoeiras, piscinas naturais, lagoas e riachos.

    Além das suas mais de 100 cachoeiras, o destino é dono de belezas surpreendentes e fica em uma área de vales e serras, como o Vale da Babilônia e o Chapadão da Babilônia.

    Por estar em uma região de cerrado e mata atlântica, a região é uma ótima oportunidade para observar a fauna e flora mineira.

    Delfinópolis

    No seu mapa da Serra da Canastra, a cidade de Delfinópolis também oferece as melhores experiências turísticas aos seus visitantes. 

    Ali as belezas naturais imperam e os viajantes podem se divertir em trilhas e cachoeiras de água cristalinas. Ao todo são mais de 150 quedas d’água.

    Entre as principais atrações da cidade estão o complexo de cachoeiras Maria Concebida com quedas de águas cristalinas e a Cachoeira do Ouro, cercada por formações rochosas e vegetação.

    O melhor é que a cidade também oferece muitas opções de pousadas e restaurantes de comida típica deliciosos.

    Capitólio

    Entre as cidades da Serra da Canastra, Capitólio está entre as mais famosas por ser banhada pelo Lago de Furnas, um grandioso reservatório de 1.440 km².

    Chamado também de Mar de Minas, o local é famoso, recebendo dezenas de embarcações cheias de turistas que se divertem em suas águas esverdeadas e refrescantes.

    Ao redor desse enorme lago, a beleza é surreal em razão dos seus paredões de pedra, tornando os cenários ainda mais bonitos. 

    Ali também existem piscinas naturais, cachoeiras e uma praia artificial, com uma área de lazer.

    A localização privilegiada de Capitólio faz com que ela seja chamada de “Rainha dos Lagos”.

    Qual a melhor cidade para ficar na Serra da Canastra?

    Qual a melhor cidade para ficar na Serra da Canastra?
    Fonte: Zegarciajr / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Para os turistas que desejam descobrir qual a melhor cidade para ficar na Serra da Canastra, saiba que o município de São Roque está no topo da lista. 

    A cidade é bem pequena, mas com uma boa estrutura hoteleira, com muitas hospedagens, deliciosos restaurantes e fazendas de queijo Canastra.

    Além disso, o acesso ao parque também é muito simples a partir de São Roque, já que uma das portarias fica em seu território.

    O que fazer na Serra da Canastra

    Agora que você entende todos os detalhes sobre o destino, onde fica, como chegar e quais as cidades que compõem a região, confira aqui tudo o que fazer na Serra da Canastra. Veja só!

    Parque Nacional da Serra da Canastra

    A grande atração da região, sem dúvida, é o Parque Nacional da Serra da Canastra, dono de belezas naturais únicas, com dezenas de cachoeiras, piscinas naturais, mirantes, além de oferecer atividades de ecoturismo.

    Além de fazer trilhas por áreas de Mata Atlântica, há muitas atrações espalhadas por todo o parque e, por isso, é importante escolher aquelas que deseja conhecer.

    Entre os pontos turísticos mais famosos estão a nascente do Rio São Francisco e a Cachoeira Casca d’Anta, maior queda d’água do São Francisco, além de piscinas naturais de águas cristalinas.

    Para quem gosta de contato com a natureza, o Parque da Serra da Canastra é uma excelente oportunidade para observar a fauna e a flora.

    Vale lembrar que veículos sem tração não são as melhores opções para trafegar pelo parque, pois há caminhos que são acessíveis somente com carros 4×4. 

    Se preferir, contrate os passeios com agências de viagens, que oferecem toda a estrutura turística necessária.

    Cachoeiras da Serra da Canastra

    Não tem como negar que as cachoeiras da Serra da Canastra estão entre as atrações mais cobiçadas pelos turistas, afinal são mais de 50 quedas d’água, cada uma com suas belezas e atrativos.

    Por isso, é sempre bom fazer uma lista daquelas que deseja visitar para não ficar perdido entre as opções. Há quedas d’águas mais grandiosas e outras menores, mas não menos bonitas.

    Muitas delas, inclusive, oferecem atividades como escalada. Na sua lista, inclua locais como as cachoeiras da Chinela, Casca D’Anta, Cerradão, Rolinhos, Capão Forro, Poço das Orquídeas e Cachoeiras do Nego.

    Não deixe de visitar ainda as cachoeiras do Antônio Ricardo, Jota e do Fundão, que estão entre as cachoeiras mais bonitas de Minas Gerais.

    Rota do Queijo da Canastra

    O seu passeio Serra da Canastra somente estará completo se fizer a rota do queijo, que é um dos roteiros mais famosos do país.

    Por ser considerado um dos melhores e mais saborosos do Brasil, o queijo de minas tornou-se uma verdadeira iguaria da gastronomia brasileira, uma tradição que teve início no século XVII.

    Além de experimentar o queijo da canastra e também levar alguns exemplares para a casa, o roteiro também é carregado de muita história sobre o processo de criação do queijo e suas peculiaridades.

    Na rota do queijo na Serra da Canastra, Minas Gerais, o roteiro inclui 10 municípios, que abrigam dezenas de produtores artesanais. 

    Boa parte das fazendas produtoras abrem suas portas para receber turistas e apresentar todo o processo de fabricação da iguaria.

    No seu roteiro, conheça lugares como a Queijaria Roça da Cidade, a Fazenda Capão Grande e a Estância Capim Canastra.

    Encontre passagens aéreas em promoção para todo o Brasil!

    Vai viajar para a Serra da Canastra? Onde fica já não é mais uma dúvida para você, não é mesmo? 

    Porém, para aproveitar as melhores atrações do parque e ainda economizar, a regra é começar as suas pesquisas por passagens áreas com bastante antecedência.

    Lembre-se sempre que os voos costumam ficar mais caros em datas próximas ao embarque. 

    Por isso, se quer garantir os menores preços, comece o quanto antes as suas pesquisas no nosso site de buscas, Passagens Promo.

    No nosso site, você encontra as passagens mais baratas do mercado para destinos nacionais e internacionais, em poucos cliques. 

    Para não perder nada, ative o alerta de preços para ser avisado, em primeira mão, sempre que o trecho escolhido entrar em promoção.

    Quer conhecer as belezas da Serra da Canastra com economia? De Promo você pode!

    Passagens aéreas para visitar a Serra da Canastra!
    Passagens aéreas saindo de
    Latam Brasil BSB Brasília CNF Belo Horizonte 22 Jul 31 Jul R$ 208 Latam Brasil BSB Brasília CNF Belo Horizonte 21 Jul 31 Jul R$ 208 Latam Brasil GRU São Paulo CNF Belo Horizonte 01 Set 05 Set R$ 209 Latam Brasil GRU São Paulo CNF Belo Horizonte 17 Ago 23 Ago R$ 281 Latam Brasil GRU São Paulo CNF Belo Horizonte 10 Set 11 Set R$ 293 Ver mais ofertas

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Santa Rita de Jacutinga: confira as cachoeiras mais indicadas para visitar!

    Santa Rita de Jacutinga: confira as cachoeiras mais indicadas para visitar!

    Vai de Promo: veja dicas imperdíveis para quando for visitar Belo Horizonte!

    Vai de Promo: veja dicas imperdíveis para quando for visitar Belo Horizonte!

    Ibitipoca, MG: saiba como montar seu roteiro pelas cachoeiras da região!

    Ibitipoca, MG: saiba como montar seu roteiro pelas cachoeiras da região!

    Cidades Sul de Minas: conheça as melhores indicações de visitas!

    Cidades Sul de Minas: conheça as melhores indicações de visitas!

    O que fazer em Poços de Caldas: confira as melhores atrações e passeios!

    O que fazer em Poços de Caldas: confira as melhores atrações e passeios!

    Ipoema: veja onde ficar, quais pontos turísticos visitar e quais cachoeiras conhecer

    Ipoema: veja onde ficar, quais pontos turísticos visitar e quais cachoeiras conhecer