Praias do Piauí: veja as melhores e mais indicadas pra visitar e curtir!
Entre belezas naturais, a Serra da Capivara é um destino que conserva atrações de imenso valor para entendermos a história do continente sul-americano.
Nem todo turista faz ideia de que a área do parque nacional abriga os mais antigos vestígios da ocupação humana na região. Milhares de pinturas e gravuras pré-históricas formam, em pleno interior do Piauí, um dos maiores sítios arqueológicos do mundo!
Se você está em busca de um passeio diferente pelos lugares turísticos do Brasil, descubra o que podemos encontrar na Serra da Capivara e os melhores passeios para explorar toda a riqueza histórica da região.
Cote sua passagem aérea no Passagens Promo e garanta promoções com até 35% de desconto. Aproveite!
Índice
Serra da Capivara: trilhas, passeios arqueológicos e muito mais!
Não é apenas para o Brasil que o Parque Nacional da Serra da Capivara possui enorme valor histórico.
Afinal, seus vestígios pré-históricos ajudam a compreender a presença dos primeiros homens no continente sul-americano. E estes “arquivos” não são pouca coisa, não!
Quem visita a Serra da Capivara no estado do Piauí ficará diante de mais de mil sítios arqueológicos cadastrados, que fazem de uma das maiores concentrações de ruínas pré-históricas em todo o mundo.
Por esse fato, o local foi incluído pela Unesco como Patrimônio Cultural em 1979.
Dentro da área do parque, criado em 1979, os visitantes percorrem trilhas por cânions, vales e serras para encontrar os vestígios deixados pelos primeiros habitantes.
Se você está em dúvida se o passeio vale a pena, acompanhe nossas dicas e entenda de uma vez por todas porque um dos mais importantes patrimônios nacionais merece a visita.
Onde fica o Parque Nacional da Serra da Capivara?
É no sudeste do Piauí onde fica a Serra da Capivara, lugar que deve fazer parte de toda lista com os melhores destinos no Nordeste que não sejam as praias.
A região do parque está dividida entre quatro municípios: Canto do Buriti, Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato.
Esta última, que fica a mais de 500 quilômetros da capital Teresina, é utilizada como principal base pelos turistas que planejam explorar o destino. Ela está a apenas 26 km do Baixão da Pedra Furada, um dos principais circuitos arqueológicos do parque.
Mapa da Serra da Capivara
Para te ajudar a entender melhor a localização do Parque Serra da Capivara e as cidades ao redor, preparamos um mapa com os pontos mais importantes da região.
Não deixe de dar uma olhada, veja onde estão os principais circuitos turísticos desta área de preservação e planeje o melhor roteiro para conhecer suas atrações.
Como chegar?
Como o parque está localizado no sudeste do Piauí, o Aeroporto de Teresina acaba sendo escolhido como a principal porta de entrada pelos turistas que viajam desde outras regiões.
Após desembarcar na capital piauiense, você deve escolher como percorrer o restante do caminho. Para São Raimundo Nonato, o percurso pode ser feito de carro ou ônibus.
Se a opção for alugar um automóvel, escolhida por muitos pela liberdade de deslocamento, os 530 km até Nonato são feitos a partir da BR-316, seguindo pela BR-343 e PI-140.
Outra maneira de ir a Serra da Capivara, Piauí, é pelo estado de Pernambuco. O Aeroporto de Petrolina fica ainda mais próximo, aproximadamente 303 km da região, e o acesso se dá pela BR-235 (até Remanso) e BR-324.
Passagens aéreas para o Nordeste
Não importa qual cidade você vai escolher como destino inicial da jornada pelo Parque Nacional Serra da Capivara, voar barato é sempre o desejo de qualquer turista.
E com um bom planejamento e pesquisa, é totalmente possível encontrar bons preços de voos para o Nordeste.
Se você acessar o Passagens Promo, poderá comparar os valores em diferentes dias e horários e conseguir ótimos descontos. Lembre-se que quanto mais se antecipar, menor será o investimento nas passagens aéreas.
Faça o cadastro na plataforma com o seu e-mail e nós te avisaremos sempre que as tarifas para o seu destino ficarem mais baratas. É economia e conforto garantidos na sua viagem.
Serra da Capivara: achados arqueológicos
Pinturas rupestres e achados paleontológicos que datam de um período entre 6 mil e 48 mil anos atrás estão entre os principais achados arqueológicos da Serra da Capivara.
Como nós já dissemos, são mais de 1 mil áreas com evidências pré-históricas catalogadas na Serra da Capivara. Turismo na região explora, no bom sentido da palavra, todo esse acervo, mas é fundamental frisar que pouco menos de 20% estão abertos à visitação.
De toda forma, é de enorme valor histórico o que está acessível ao público, fazendo do parque um grande museu a céu aberto em meio à natureza piauiense.
Passeios na Serra da Capivara
Com trilhas e circuitos que levam aos principais sítios arqueológicos abertos à visitação, o Parque Serra da Capivara está entre os melhores destinos para ecoturismo no Brasil.
A paisagem do local é única, misturando a vegetação típica da caatinga com os paredões de arenito “decorados” pelas pinturas rupestres dos primeiros homens a habitarem a região.
Listamos, a seguir, as principais atrações do parque para que você possa conhecer e organizar seu roteiro de acordo com os lugares mais atrativos e importantes na sua visita.
Circuito Baixão da Pedra Furada
Mais popular entre os circuitos do Parque Nacional da Serra da Capivara, o Baixão da Pedra Furada talvez seja o principal símbolo do turismo pela região.
Afinal, é nesta rota que está o icônico cartão-postal do lugar, a Pedra Furada, onde uma grande fenda deixa um buraco exposto no imponente paredão rochoso.
Indo além da imagem que representa o parque, no Baixão da Pedra Furada estão os mais antigos registros da presença humana no local. No total, ali ficam mais de 10 sítios arqueológicos abertos à visitação.
O próprio paredão onde está a Pedra Furada são encontradas uma série de pinturas que registram o cotidiano dos antigos habitantes.
Existem também alguns vestígios de uma fogueira de 50 mil anos atrás e são um dos atrativos da região.
Além de mirantes e passarelas que facilitam o caminho e proporcionam visão panorâmica aos turistas, o lugar é iluminado e permite um tour diferente, feito à noite, sempre na companhia dos guias (a presença deles é obrigatória para explorar o parque).
Circuito do Desfiladeiro da Capivara
Encarar o Desfiladeiro da Capivara é uma das melhores atrações para os fãs de trekking.
Os turistas encontram 17 trilhas que levam a pontos de visitação importantes, como o Boqueirão do Papagaio e o Circuito dos Veadinhos. E o melhor é que as trilhas são de baixo nível de dificuldade, qualquer um pode percorrer.
O circuito percorre um caminho formado entre os paredões de um cânion e surpreende pela abundante vegetação nativa encontrada.
Grandes figuras decoradas com formatos geométricos surpreendentes estão entre as atrações mais interessantes do percurso.
A gruta da Toca do Inferno e a Toca da Entrada do Pajaú, onde as pinturas rupestres mais bem preservadas estão estampadas em um paredão, também atraem muitos visitantes.
Uma curiosidade sobre o Desfiladeiro da Capivara é que este foi o primeiro local visitado por Niède Guidon. Não sabe quem foi ela? “Apenas” a arqueóloga brasileira que identificou a relevância da região para o mundo.
Circuito Baixão das Andorinhas
Com 12 sítios arqueológicos, o Circuito Baixão das Andorinhas carrega enorme valor histórico para a região. Porém, toda a sua fama está no espetáculo que a natureza oferece.
Seus visitantes são premiados ao entardecer com o show das andorinhas, que, em grupos, voam pelas fendas do enorme Cânion do Boqueirão, com 90 metros de profundidade.
A cena, tendo o pôr-do-sol como plano de fundo, é uma daquelas paisagens para ficar gravada na memória.
Circuito Serra Branca
Somente o circuito Serra Branca vale que o turista separe ao menos um dia inteiro na Serra da Capivara, Piauí.
O roteiro abriga 60 sítios arqueológicos, a maior quantidade de arquivos pré-históricos próximos um do outro. A grande maioria das figuras foi feita no estilo Serra Branca (daí o nome), com figuras estáticas registradas em traços grossos.
Coloque a Toca do Conflito na sua lista de lugares imperdíveis. As pinturas encontradas em suas paredes representam conflitos, lutas e assassinatos entre os antigos habitantes.
Para percorrer o circuito Serra Branca é possível utilizar veículos de passeio, porém os visitantes verão que as trilhas são bem tranquilas e curtas de serem feitas.
Trilhas
Separe aquele tênis ideal para trekking, carregue a garrafinha de água cheia e não se esqueça do protetor solar, pois as trilhas da Serra da Capivara, no estado do Piauí, são altamente atrativas para quem gosta de se aventurar.
Para começo de conversa, não importa se você é iniciante ou experiente, haverá uma trilha para ser feita. Elas têm diferentes níveis de dificuldade, mas sempre “democráticas”.
Entre caminhadas longas ou curtas, subidas e descidas, elas vão levar os turistas pelos sítios arqueológicos, apresentando a cultura e história preservadas no parque.
Uma das mais incríveis é a trilha do Alto da Pedra Furada. De nível difícil, ela leva o turista ao topo da serra, após 350 degraus, e apresenta a vista mais sensacional da Pedra Furada.
Cada circuito possui as suas trilhas e quem vai indicar as mais acessíveis, ou que combinam melhor com o perfil do grupo, são os guias.
Museu do Homem Americano
Muito mais do acervo deixado pelos primeiros habitantes da região pode ser conhecido pelos turistas que visitam o Museu do Homem Americano.
O espaço conta com acervo de fósseis, objetos, ferramentas e outros vestígios capazes de retratar quatro séculos de pesquisas feitas na área do parque.
Além da coleção, são apresentadas teorias sobre a sobrevivência de civilizações na região.
O Museu do Homem Americano está localizado na Fumdham (Fundação Museu do Homem Americano) e funciona de terça-feira à domingo, entre 9h e 17h. O ingresso custa R$ 20.
Museu da Natureza
Uma das mais recentes atrações do Parque Serra da Capivara, que foi aberto em 2018, o Museu da Natureza. Ele tem como o intuito de relatar a evolução natural desde a criação do universo.
O espaço apresenta uma visão de como era a natureza e a transformação até os dias atuais, além dos impactos do clima na fauna e na flora.
Funcionando dentro do parque, o museu tem funcionamento mais restrito: apenas de quarta-feira à segunda-feira, durante a tarde.
Qual a importância do Parque da Serra da Capivara?
Fica bem clara qual a importância do Parque Nacional da Serra da Capivara não só para compreender a evolução histórica do Brasil, mas sim de toda a América do Sul.
Com mais de 1 mil sítios arqueológicos cadastrados, o local tem a maior concentração de arquivos pré-históricos por quilômetro quadrado no mundo todo.
Os vestígios, entre pinturas e gravuras nas rochas e fósseis na região, apontam para a povoação da região há, até, 12 mil anos. Em nenhum outro ponto do continente sul-americano foram encontrados registros pré-históricos tão antigos.
Esse arquivo apresenta evidências de como viviam e se comportavam os primeiros homens a viverem na região.
De tão rico que é o material, a área de preservação foi tombada como Patrimônio Cultural pela Unesco. Hoje em dia, mais de 170 sítios arqueológicos podem ser visitados por turistas, atraindo curiosos de todos os lados do continente.
Qual a melhor época visitar a Serra da Capivara?
Na hora de escolher quando visitar a Serra da Capivara, Piauí, leve em consideração, principalmente, o período de chuvas.
Antes, nós adiantamos: não há uma época considerada ruim para visitar a região.
Entretanto, de novembro a abril, quando as chances de chover são maiores, o passeio pode não ser tão bem aproveitado. Porém, ressaltamos que a vegetação local fica exuberante.
Agora, para ter a certeza de aproveitar bem o dia, a estação seca é a mais indicada. O período vai de maio a outubro. Prepare as garrafas de água, o protetor solar e chapéu, porque a sensação de calor não vai te abandonar.
Onde se hospedar?
A cidade de São Raimundo Nonato é a mais utilizada pelos turistas como base para conhecer o Parque Serra da Capivara.
É lá que estão as melhores ofertas de hospedagem, restaurantes e estrutura para os visitantes. Nas cidades ao redor, as opções de acomodação são mais modestas.
Mas se você procura por uma experiência em meio a natureza, o Sítio do Mocó, em Coronel José Dias, tem área de camping. Leve sua barraca para pernoitar acampado, ou aposte nas pousadas localizadas no município.
Compre suas passagens aéreas com os menores preços
Talvez a Serra da Capivara nunca esteve em seus planos de viagem, mas depois deste guia não dá para deixar de fora um dos lugares mais importantes da história sul-americana longe do roteiro.
Aproveite as nossas dicas, encontre as passagens aéreas mais baratas do mercado utilizando o Passagens Promo e programe-se para descobrir as riquezas da região.
Explore os indícios arqueológicos mais antigos das Américas voando com conforto e economia. De Promo você pode!
Leia também:
- Dolomitas: montanhas alpinas e belezas naturais
- Viva um Natal Mágico em Zermatt: a encantadora Vila dos Alpes Suíços
- Hotéis em Olímpia: valores, locais e mais
- A escondida Moldávia e seus vinhedos dourados
- San Gimignano: símbolo da era medieval em meio a Toscana
Barra Grande, Piauí: veja o que fazer nos melhores pontos turísticos