Serra Gaúcha: quando ir, dicas e cidades para conhecer na região

A Serra Gaúcha também é conhecida como um pedacinho da Europa no Brasil, e não é difícil perceber o motivo.

O clima serrano, as constantes geadas, a paisagem exuberante e a gastronomia de excelência marcam o tom deste destino brasileiro que pode te surpreender!

Confira passagens aéreas com preços promocionais neste link!

Serra Gaúcha: gastronomia, cultura e belezas naturais

A região serrana do Rio Grande do Sul é uma das mais visitadas de todo o país. Famosa pelo frio, pela paisagem, vinhos e gastronomia, você se sentirá na Europa sem ter saído do Brasil.

São três regiões em uma: Campos de Cima da Serra, de influência gaúcha; Hortênsias, de influência alemã; e Serra, de influência italiana. Isso tudo a pouco mais de 120 km da capital, Porto Alegre.

Por se tratar de uma região bastante turística, você encontrará uma excelente infraestrutura de hospedagem, restaurantes e atrações variadas: lazer garantido durante o ano inteiro.

Destacamos as melhores dicas para planejar seu roteiro para um passeio inesquecível pela paisagem serrana do Sul do Brasil!

Quando ir para a Serra Gaúcha?

Serra Gaúcha no Verão
Fonte: Pixabay

Você pode curtir a região durante o ano inteiro: não faltam opções turísticas, seja verão, seja inverno. A melhor forma de escolher o melhor mês para a sua viagem pode ser a partir da temperatura média.

Entre abril e outubro, prepare-se para sentir bastante frio a qualquer hora do dia. 

De novembro a março, por sua vez, mesmo que os dias sejam de bastante sol e calor, você deverá aproveitar o friozinho da noite.

Por se tratar de uma região serrana, o regime de chuvas pode ser imprevisível. Não existe uma época do ano de chuvas ou estiagem, então você pode acabar sendo enganado pela previsão do tempo.

A boa notícia é que, mesmo se você pegar dias cinzentos, encontrará uma belíssima paisagem. Pode acreditar: você poderá curtir bastante mesmo que o sol não esteja brilhando.

Caso sua intenção seja conhecer algum dos festivais do calendário da região, fique atento às datas. 

O que fazer na Serra Gaúcha no verão?

A região serrana do Rio Grande do Sul tem bastante efervescência cultural: quase todo mês tem uma festa diferente, principalmente em Gramado e Canela.

No verão não é diferente: além das paisagens e do clima ameno, os turistas podem aproveitar um dos muitos festivais da região.

O Gramado in Concert, por exemplo, acontece anualmente, em fevereiro, e atrai visitantes do Brasil inteiro. O evento invade as ruas da cidade com música erudita e popular.

O verão, inclusive, marca a baixa temporada nas cidades da região. Se você preferir viajar nessa época, encontrará preços mais baixos, conseguirá bons descontos e evitará ruas, restaurantes e hotéis cheios.

No entanto, como o movimento é reduzido, saiba que deverá encontrar algumas atrações fechadas em meados de fevereiro. 

Em março a baixa temporada continua e você enfrentará menos chuva na região, então pode ser a data ideal para uma viagem a baixo custo. 

O que fazer na Serra Gaúcha no inverno?

A região serrana do Rio Grande do Sul é provavelmente o principal roteiro de inverno do país. Ou seja, tem atrações diversas para todo perfil de turista!

Essa é a melhor época do ano para curtir o frio intenso e se deliciar com vinhos de qualidade, fondues e pratos quentes diante de uma lareira. 

Não surpreende, por isso, que trata-se da época preferida dos recém-casados que escolhem a região para passar uma lua de mel bem romântica.

E nem precisa esperar o inverno para entrar no clima: a partir de abril e maio acontecem os principais eventos da região, como a Festa da Colônia, que celebra as culturas alemã e italiana.

O auge da alta estação acontece em julho, com direito a estação de esqui e neve nos pontos mais altos. As temperaturas despencam e podem chegar a -2°C.

Caso queira conhecer a região nesse período, se prepare: isso quer dizer preços mais salgados e ruas lotadas de turistas.

Passagens aéreas para a Serra Gaúcha

Viajar é muito bom, mas viajar gastando pouco é melhor ainda. E a melhor forma de economizar na hora da viagem é pesquisando bastante antes de comprar suas passagens aéreas!

Como o movimento é reduzido durante o verão, será a época em que você tem mais chances de encontrar passagens a preços promocionais para a região serrana do Rio Grande do Sul.

Para garantir que você vai encontrar o melhor preço, utilize comparadores, como a nossa plataforma digital, o Passagens Promo, para comparar entre diferentes companhias aéreas.

Passagens aéreas para a Serra Gaúcha!
Passagens aéreas saindo de

Você pode simular diferentes rotas, dias e horários para viajar, ou até mesmo criar um alerta de preços para ser notificado caso haja alteração nos preços. Ou seja, economia garantida!

Mapa da Serra Gaúcha

Conheça os principais pontos turísticos da Serra Gaúcha antes de embarcar. Confira nossas dicas quentes para montar o seu roteiro de viagem e aproveitar sua estadia ao máximo!

O que fazer na Serra Gaúcha?

Toda a região é rica em atrativos turísticos e naturais, você dificilmente ficará sem alternativa de programa para o seu dia e sua noite.

Além dos passeios tradicionais, como o de Maria Fumaça, o turista pode apreciar as vinícolas da região serrana, os pontos históricos, monumentos, praças e museus.

Separamos dicas imperdíveis de cada cidade para que você não perca nada durante as suas férias! Confira!

Gramado

Gramado é, sem dúvidas, a mais famosa da região. Considerada um dos melhores destinos turísticos de todo o país, oferece a seus visitantes uma ampla rede hoteleira e as mais variadas atrações.

Recomendamos que você comece o seu passeio pelo Centro Histórico. É a região com as características casas coloniais e as ruas decoradas de Gramado.

Um dos pontos turísticos mais visitados é o Mini Mundo, que promete transformar qualquer adulto em criança. Se sua viagem for na baixa temporada, fique atento, pois esta e outras atrações podem estar fechadas.

Não deixe de incluir um passeio no Lago Negro em seu roteiro: além de desfrutar da ampla área verde, o turista pode usar um dos pedalinhos ou visitar a feirinha de artesanato nos arredores.

Quem gosta de doces não pode deixar de conhecer os famosos chocolates de Gramado, que seguem a tradição colonial e são produzidos de maneira artesanal.

Canela

Serra Gaúcha: Canela
Fonte: Unsplash

Outra cidade bastante conhecida na serra do Rio Grande do Sul, Canela fica a menos de duas horas de viagem de Porto Alegre e promete entretenimento durante o ano inteiro.

A cidade tem um colorido especial graças às abundantes plantações de hortênsias da região: na época da floração, praticamente tudo ganha uma decoração caprichada com essa delicada flor.

Canela tem vários parques e praças, mas o auge da estação turística acontece durante o inverno, quando milhares de turistas buscam a região para curtir o friozinho serrano.

Se você gosta de natureza, a visita ao Parque Estadual do Caracol é quase obrigatória: os 132 metros de queda da cascata do Caracol vão te deixar de queixo caído.

Bento Gonçalves

Bento Gonçalves é o destino turístico ideal para os amantes de vinho. Conhecida como a Itália brasileira ou “capital brasileira do vinho”, a região é cheia de vinícolas onde são produzidos os melhores rótulos do país.

Além do roteiro pelos vinhedos, o turista também pode desfrutar da riqueza do Centro Histórico, com suas muitas praças, monumentos e igrejas.

Um dos passeios mais procurados por visitantes é a trilha do Caminho da Pedra, de 12 km de extensão, com partida no Pico da Bandeira e que passa pelas tradicionais casinhas de madeira e pedra da região.

Caxias do Sul

Caxias do Sul é a maior cidade de toda a região serrana e mistura o clima agradável ao movimento de regiões metropolitanas.

A cidade tem economia diversificada: além das muitas indústrias que sustentam boa parte da população, existe grande investimento no turismo.

São cachoeiras, vinhedos e vinícolas e até um castelo esperando pela sua visita.

Nova Petrópolis

Serra Gaúcha: Nova Petrópolis
Fonte: Pixabay

A cidade de Nova Petrópolis é um destino indicado para quem quer fugir do roteiro tradicional. Ainda pouco famoso como destino turístico, este pequeno município é conhecido como o “jardim” da região.

Atração imperdível para casais apaixonados, esta cidade foi fundada por imigrantes alemães, e as influências estão por todos os lados, sobretudo na arquitetura e na gastronomia.

São Francisco de Paula

Quem quer fugir de destinos badalados precisa visitar São Francisco de Paula. 

O clima interiorano da cidade pode ser uma boa pedida para sua viagem, caso você esteja atrás de sossego e contato com a natureza.

A cidade também é uma boa alternativa para quem quer ir às compras de artigos de inverno: são várias lojas especializadas em botas e ponchos feitos de lã.

No Parque da Cachoeira, o visitante pode curtir passeios de tirolesa, acampar, praticar rapel e escalada, além de outras atividades de turismo de aventura. 

Nesse caso, não deixe de contratar um bom seguro viagem para ter cobertura no caso de acidentes e imprevistos.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Cambará do Sul

    Um dos maiores cânions do Brasil fica em Cambará do Sul: a região é cenário de filmes e novelas por causa de suas paisagens exuberantes.

    Quem está atrás de turismo de aventura ou ecoturismo encontrará diversas opções de passeios e prática de esportes radicais.

    Bem na fronteira entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a cidade é sede do Parque Nacional Aparados da Serra, um passeio imperdível para os amantes da natureza.

    Garibaldi

    Garibaldi
    Fonte: FrancoBras, via Wikimedia Commons

    Garibaldi é um poderoso polo de produção de vinhos e espumantes, com direito a vinícolas turísticas dentro da charmosa cidade. 

    Um dos passeios mais emblemáticos de toda a região passa por ali: a Maria Fumaça! Sai de Garibaldi e leva os turistas a paisagens incríveis de toda a Serra, enquanto artistas fazem apresentações folclóricas nos vagões.

    Farroupilha

    Se você busca contato com a natureza, Farroupilha é um destino que não pode ficar de fora do seu roteiro.

    Pertinho de Caxias do Sul, essa cidade é sede do Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, ponto de romaria que atrai milhares de visitantes por ano.

    O Salto Ventoso também é uma atração bastante frequentada: uma das impressionantes cachoeiras do Brasil que forma uma gruta em meio às pedras e possibilita que o visitante fique atrás do espelho d’água.

    Antônio Prado

    Antônio Prado pode até ser uma cidade gaúcha, mas é conhecida como a cidade mais italiana do Brasil.

    A influência é tamanha que boa parte dos moradores locais fala o idioma italiano ou tem um sotaque bastante carregado.

    O Centro Histórico é um charme à parte, com suas típicas casinhas de madeira

    Nova Prata

    Nova Prata
    Fonte: Vivillag, via Wikimedia Commons

    Se você vai explorar a região serrana com crianças, então este é um destino imperdível!

    A cidade investe bastante no turismo hídrico: seja no animado Parque Termal Caldas do Prata ou na cachoeira do Rio da Prata, você encontrará diversão garantida.

    Como o parque fica localizado à beira do rio, o cenário é rico em verde e é bastante procurado por turistas e moradores locais.

    Qual a melhor cidade da Serra Gaúcha?

    O que não falta é destino diferente com a cara da serra gaúcha. Isso quer dizer que existem opções para todo tipo de gosto.

    Antes de decidir qual é a melhor cidade, o turista precisa considerar a época do ano que vai visitar a região e que tipo de passeio mais lhe agrada.

    Quem busca um passeio mais tradicional não pode deixar de conhecer as famosas Gramado e Canela, principais expoentes turísticas da região.

    Se você prefere um roteiro mais ousado, pode gostar bastante de Nova Petrópolis e Cambará do Sul. 

    A vantagem é que toda a região explora bem o seu potencial turístico e você não terá problemas em encontrar uma boa infraestrutura hoteleira e de bares e restaurantes.

    Hotel com 5% de desconto com o cupom VAIDEPROMO5! Economia e conforto para você aproveitar muito mais a sua viagem. Confira clicando aqui.

    O que fazer na Serra Gaúcha com chuva?

    O regime de chuvas na região serrana gaúcha é bem indefinido, e você pode ser pego de surpresa pela precipitação pluviométrica em qualquer época do ano.

    No entanto, toda a região mantém o seu charme mesmo nos dias mais cinzentos, e se você tiver sorte poderá curtir até a neve! 

    Uma dica é aproveitar os dias mais chuvosos para explorar os centros históricos e se jogar na rica gastronomia local. Que tal se aquecer e se secar com uma boa taça de vinho e um prato quente?

    Você também pode trocar os passeios ao ar livre por um dia nos museus da cidade na qual está se hospedando. A história gaúcha é riquíssima, e você poderá descobrir coisas incríveis durante sua viagem.

    Qual o tempo ideal para ficar na Serra Gaúcha?

    Tempo ideal para a Serra Gaúcha
    Fonte: Pixabay

    Se você mora pertinho da região e quer aproveitar um feriadão prolongado para conhecer alguns dos principais pontos turísticos, três ou quatro dias podem ser o suficiente para a sua viagem.

    Caso você esteja se deslocando de alguma outra região do Brasil e queira aproveitar ao máximo sua estadia, precisará de pelo menos sete dias para explorar boa parte dos passeios e das cidades da região.

    É importante desenhar um roteiro prévio das atrações que você faz questão de visitar e, então, se organizar para fazer os deslocamentos.

    Recomendamos que você alugue um carro logo ao desembarcar no aeroporto, para ter mais liberdade para se deslocar entre as diferentes cidades e ganhar mais tempo para desfrutar cada atração turística.

    Cotação passagens aéreas para a Serra Gaúcha

    Ficou animado com as nossas dicas e já está fazendo seus planos para uma viagem inesquecível? Então, vamos às passagens aéreas.

    Confira nossa plataforma comparadora, o Passagens Promo, para navegar entre diferentes promoções e encontrar o melhor preço do mercado para conhecer a Serra Gaúcha!

    Melhores passagens aéreas para a Serra Gaúcha!
    Passagens aéreas saindo de
    Azul CWB Curitiba POA Porto Alegre 01 Mar 06 Mar R$ 235 Gol CWB Curitiba POA Porto Alegre 21 Jun 24 Jun R$ 240 Azul CWB Curitiba POA Porto Alegre 15 Mai 15 Mai R$ 240 Gol CWB Curitiba POA Porto Alegre 22 Mar 25 Mar R$ 240 Azul FLN Florianópolis POA Porto Alegre 03 Mar 03 Mar R$ 252 Azul FLN Florianópolis POA Porto Alegre 29 Dez 05 Jan R$ 252 Ver mais ofertas

    Viajar com economia? De Promo você pode!