Praias de Santa Catarina: melhores dicas para curtir a viagem
Está em busca de aventura, contato com a natureza e belas paisagens na sua próxima viagem? Então, você precisa conhecer a Serra do Rio do Rastro, um refúgio natural no sul do país.
Considerada uma das estradas mais espetaculares do país, prepare-se para aventurar por cenários deslumbrantes a cerca de 1.500 metros de altitude, estradas sinuosas, cachoeiras, cânions e muito mais.
Dá uma olhadinha nesse guia turístico que preparamos para você com as melhores dicas de viagem.
Marque já seu voo para o Sul do Brasil com os melhores preços clicando neste link!
Índice
Serra Rio do Rastro: aventura e belezas naturais
Localizada a cerca de 50 quilômetros do mar, o Rio do Rastro é uma das áreas de serras mais famosas do Brasil, que abriga a estrada mais assombrosa do mundo com curvas sinuosas, descidas íngremes e belezas naturais de tirar o fôlego.
A região é composta ainda por cachoeiras, mirantes, cascatas, vinícolas, igrejas antigas, grutas e uma boa gastronomia.
Para quem quer curtir o frio da montanha durante o inverno, esse é o lugar perfeito, já que em algumas cidades da Serra do Rio do Rastro, Santa Catarina, pode até nevar nessa época do ano.
Em que cidade se localiza a Serra do Rio do Rastro?
Para você que quer descobrir em que cidade se localiza a Serra do Rio do Rastro, saiba que ela fica no município de Lauro Müller, no sul de Santa Catarina, a pouco mais de 200 quilômetros da capital do estado.
Como chegar na Serra do Rio do Rastro
Para percorrer essa linda estrada sinuosa que reserva boas aventuras aos seus turistas, é possível desembarcar na cidade de Florianópolis, a 200 quilômetros de distância.
Ou você pode desembarcar nos aeroportos de ambas as cidades e depois alugar um carro para fazer o trajeto até a Lauro Müller.
A vantagem é que ambas as estradas que dão acesso à região são asfaltadas e bem sinalizadas, mas uma dica é alugar um carro com motor forte, pois há muitas curvas e subidas.
Se o objetivo é fazer trilhas pelas fazendas, o veículo 4×4 é o mais recomendado.
Onde começa e onde termina a Serra do Rio do Rastro?
Uma dúvida muito comum entre os turistas que desejam percorrer o trecho é sobre onde começa e onde termina a Serra do Rio do Rastro.
O trecho de estradas sinuosas tem início em Lauro Müller e segue até a cidade de Bom Jardim da Serra, no Parque Nacional de Aparados da Serra.
Quantos quilômetros de extensão tem a Serra do Rio do Rastro?
Com quase 300 curvas, a estrada mais assombrosa do mundo tem cerca de 25 quilômetros de extensão.
Mesmo sendo um trecho relativamente curto, prepare-se o seu coração, pois é adrenalina atrás de adrenalina. Não esqueça da câmera fotográfica, pois as paisagens são apaixonantes.
Qual o melhor horário para descer a Serra do Rio do Rastro?
No período mais frio, a serra pode ser fechada em razão da segurança por conta de geada, neblina ou chuva, que podem provocar acidentes.
O melhor horário é sempre no período da manhã e da tarde, pois é possível ter uma visualização melhor da estrada, além de admirar a paisagem.
Passagens aéreas em promoção
Para encontrar passagens aéreas em promoção para se aventurar pela estrada do Rio do Rastro, seu lugar é na nossa plataforma comparadora. O Passagens Promo, reúne as opções mais vantajosas do mercado, e com as melhores condições!
O que fazer na Serra do Rio do Rastro: 6 atrações incríveis
Além de percorrer uma das estradas mais sinuosas do mundo, saiba que a região preserva boas experiências aos turistas que estão em busca de paz em meio a paisagens estonteantes e contato com a natureza.
Para te ajudar a montar um roteiro com tudo que a área natural tem de melhor, elaboramos um mapa da Serra do Rio do Rastro com as atrações mais imperdíveis. Confira!
1. Mirante da Serra do Rio do Rastro
Localizado a 1.460 metros de altitude, o Mirante da Serra do Rastro é uma das atrações mais disputadas pelos turistas que percorrem a região.
Do alto, é possível avistar todas as belezas da serra, boa parte da estrada e também várias cidades catarinenses.
Em dias de sol, quando há uma boa visibilidade, você consegue ver também o mar, que fica a cerca de 50 quilômetros de distância.
2. Churrascaria Cascata
Além de se aventurar pela estrada sinuosa e contemplar a paisagem da Serra do Rio do Rastro, não deixe de fazer uma parada para apreciar a boa gastronomia catarinense.
Na região, a Churrascaria Cascara, fundada em 1989, faz o maior sucesso em razão da sua culinária de qualidade. A churrascaria é também muito procurada, pois oferece uma linda vista panorâmica da cachoeira e de boa parte da serra.
No local, você encontra uma ampla variedade de carnes de gado de pastagem serrana, pratos típicos de Santa Catarina, saladas e sobremesas.
3. Villa Francioni
E por falar em boa gastronomia, a Villa Francioni também é um local que merece estar na sua lista, já que é uma das principais atrações da Serra Rio do Rastro, Santa Catarina.
O espaço oferece uma visita por suas dependências para que os turistas possam conhecer um pouco sobre o processo de produção do vinho, além de degustar os mais diferentes rótulos.
Mas se quiser conhecer o local, será necessário fazer um agendamento prévio no site da Villa Francioni, onde é possível escolher o dia que você escolhe o dia e o horário.
As visitas acontecem todos os dias pelo valor de R$40,00. Há também o passeio com degustação de cave com rótulos da linha exclusiva da Villa Francioni. Mas esse passeio ocorre apenas uma vez por semana e custa cerca de R$ 100,00.
4. Cânion das Laranjeiras
Na hora de decidir o que fazer na Serra Rio do Rastro, o Cânion das Laranjeiras é um daqueles lugares que proporciona os cenários mais deslumbrantes da região, sendo, inclusive, considerado o mais bonito do estado.
Com cinco quilômetros de extensão, o cânion conta com belas cachoeiras, diversos vértices, penhascos verticais bem altos, campos verdejantes e araucárias.
Você pode visitar o cânion a partir da Fazenda Rincão da Palha, que fica na parte norte ou também pela Fazenda Santa Cândida, do lado Sul.
5. Cascata da Barrinha
Na estrada da Serra do Rio do Rastro, Santa Catarina, a Cascata da Barrinha é um dos cenários mais bonitos da região.
A pequena queda d’água origina-se de um afluente do Rio Pelotas, formando uma bela piscina natural de águas cristalinas em sua base.
Para admirar o cenário, os turistas não precisam pagar ingresso para passar um tempo por lá. Mas vale lembrar que a área da cascata não oferece estrutura e você deverá levar lanches e água, caso fique um bom tempo por lá.
6. Cânion do Funil
No seu roteiro pela serra, jamais deixe de passar pelo Cânion do Funil, um dos três grandes desfiladeiros da cidade de Bom Jardim da Serra. O grande destaque são seus penhascos pontiagudos, que tornam o cenário ainda mais surpreendente.
O cânion está localizado em uma propriedade particular e para chegar até lá, você pode fazer o trajeto a pé ou de veículo com tração 4×4.
Com dois quilômetros de extensão, essa parte da serra tem cerca de 1600 metros de altitude, tendo o seu ponto mais alto no lado norte.
Os cânions dessa região têm largura que podem variar de 500 a 1000 metros com profundidade de 500 metros.
Cidades na Serra do Rio do Rastro
Que tal aproveitar para conhecer as cidades na Serra do Rio do Rastro?
Selecionamos aqui os destinos que reúnem atrações interessantes e que reservam experiências deliciosas aos seus turistas, além de boa gastronomia, história e cultura. Dá uma olhadinha!
Lauro Müller
Além de abrigar a serra mais assombrosa do mundo, a cidade de Lauro Müller também oferece outras atrações aos seus turistas.
Para os turistas católicos, saiba que a religião tem forte tradição na região e, por isso, há um roteiro muito bacana por atrações inspiradas no catolicismo.
Não deixe de visitar a gruta de Santa Bárbara, que é uma homenagem aos mineiros que trabalham nessa atividade, que movimenta a economia local.
Conheça também a Igreja Nossa Senhora da Natividade, datada do ano de 1940, e a Igreja Matriz da Paróquia Imaculado Coração de Maria, um dos maiores templos da cidade com capacidade para 5 mil pessoas.
Para quem quer se hospedar na região e gosta de atividades rurais e voltadas à natureza, inclua na sua viagem de turismo na Serra do Rio do Rastro, a Estância Pé da Serra, que está localizada em meio aos cânions.
O local oferece excelente acomodação aos visitantes, trilhas, passeios de quadrículos, cavalos e outros animais, além de lindas cachoeiras.
Para quem gosta de história, conhece a Estação Ferroviária Tereza Cristina, que operou entre 1884 e 1981, e o Monumento aos Tropeiros, uma homenagem aos símbolos da cultura catarinense.
Urubici
No caminho da serra, faça também uma parada na cidade de Urubici, que é um verdadeiro refúgio para quem aprecia contato com a natureza. A cidade possui mais de 80 cachoeiras, desenhos rupestres, morros e grutas belíssimas.
Se você quer curtir o friozinho da serra catarinense, essa cidade é o lugar ideal, já que é considerada uma das mais geladas do país. No inverno, é possível se deparar com a paisagem, cobertura de geada e até neve, se der sorte.
Ao visitar as cidades da Serra do Rio do Rastro, inclua no seu roteiro uma parada no Morro da Igreja, cartão-postal do município.
Localizado no ponto mais alto da cidade, o local oferece uma visão deslumbrante da região com destaque para a pedra furada com uma abertura de 30 metros de circunferência.
Aproveite para conhecer a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, que fica bem pertinho do Morro da Igreja. Outro local bem interessante em Urubici é o Morro do Campestre com formações rochosas de arenito, que são muito interessantes.
Bom Jardim da Serra
Conhecida como capital das águas, a cidade de Bom Jardim da Serra também garante deliciosas experiências aos seus visitantes. Com 14 nascentes de rio e 35 cachoeiras, é uma das cidades mais visitadas no roteiro pela Serra Rio do Rastro, SC.
O município é bem simples com casas de madeira, mirantes, cascatas vales e belas montanhas, o que torna os cenários ainda mais bonitos.
Não deixe de conhecer o Salto do Rio Pelotas, um dos conjuntos de quedas d’água mais espetaculares da região. Para chegar até lá,você precisa de fôlego e uma dose de disposição, pois são mais de 150 degraus até o alto.
A cidade abriga os Cânions do Funil, das Laranjeiras, Ronda e o Perau dos Cabritos, que são deslumbrantes. Visitou ainda Salto do Rio Pelotas, a Cachoeira Saiki e o Parque Eólico.
São Joaquim
A cidade de São Joaquim também é um espetáculo à parte. O destino é muito procurado, principalmente, no inverno por conta das baixas temperaturas, especialmente entre junho e setembro.
Se você quer unir as belezas da estrada do Rastro e aproveitar para curtir o friozinho das montanhas, essa cidade é ideal.
Além da Vinícola Villa Francioni, São Joaquim tem outras vinícolas, como a Leone di Venezia e a Vinícola D’alture, que oferecem um tour pela propriedade e degustação.
Na sua passagem por São Joaquim, visite ainda o Parque Nacional da Maçã, local onde acontece o principal festival nacional da fruta.
Garanta sua passagem aérea barata
Ficou ansioso para se aventurar pela Serra do Rio do Rastro? Então, compre agora mesmo as suas passagens aéreas com os menores preços e os melhores descontos do mercado na nossa plataforma, Passagens Promo.
Nosso site reúne passagens aéreas em promoções para destinos nacionais e internacionais das principais companhias aéreas. Lembre-se de ativar o nosso alerta de preços para ser avisado sempre que os valores do trecho escolhido baixarem.
Quer conhecer Santa Catarina com economia? De Promo você pode!
Leia também:
- Confira as principais dicas sobre o que fazer em Porto Alegre
- Praias de Santa Catarina: melhores dicas para curtir a viagem
- Turismo em Porto Alegre: gastronomia, pontos turísticos e passeios
- O que fazer em Torres, RS: conheça pontos turísticos e praias imperdíveis
Bombinhas, SC: confira as melhores informações para preparar sua viagem!
Conheça detalhes sobre o Aeroporto de Navegantes
Praia do Rosa, Santa Catarina: onde fica, o que fazer, mapa e dicas
Praias Governador Celso Ramos: conheça as melhores e mais populares praias e atrações
Corupá: cachoeiras, informações, mapa e dicas de viagem