Serro, MG: informações, mapa, principais atrações e cachoeiras

Cercada por montanhas e repleta de rios e cachoeiras, a cidade de Serro, MG, encravada na Serra do Espinhaço, é um destino perfeito para quem está em busca de atividades ecológicas e muita história.

O município, que faz parte do Caminho dos Diamantes e da Estrada Real, tem um rico patrimônio histórico, além de ser produtor do famoso queijo do Serro, uma verdadeira iguaria da região.

Confira neste post, as principais atrações, as cachoeiras mais bonitas, os monumentos históricos mais importantes e como chegar ao destino sem complicações. Uma coisa garantimos: você vai adorar esse lugar!

Passagens aéreas para Minas Gerais e muitos outros destinos com os melhores preços neste link!

Serro, MG: descubra o que fazer na terra do queijo!

A terra do queijo é sinônimo de belas paisagens e tradições. Encravado em uma região montanhosa, o destino é uma ótima pedida para os turistas que gostam de contato com a natureza e explorar um roteiro histórico

Em dias de sol e calor, as cachoeiras da cidade são as grandes atrações e oferecem momentos de lazer e diversão em suas águas cristalinas.

Além de se refrescar nas mais diversas quedas d’água existentes na região, um tour pelos seus edifícios históricos também não pode faltar, como igrejas e casarões.  

Claro que provar o queijo do Serro é quase que uma atração turística em razão do seu sabor inigualável e importância histórica. Vem com a gente conhecer o melhor da Serra do Espinhaço!

Onde fica a cidade de Serro em Minas Gerais?

Serro, MG onde fica
Fonte: Pxhere / CC0

O município de Serro está situado na região central da Serra do Espinhaço, no centro-nordeste de Minas Gerais, em uma área de 1.217,645 km².

Para quem quer descobrir qual a distância entre Serro e Belo Horizonte, saiba que é de 325 km. A população da cidade, segundo censo realizado em 2019, é de pouco mais de 20 mil habitantes.

Quando visitar a cidade?

É possível visitar o destino durante o ano todo, já que há atrações bem interessantes em todas as estações. 

Se você quer curtir a natureza e se refrescar nas cachoeiras da região, nada melhor do que viajar para o município entre a primavera e o verão, de setembro a março.

Nessa época, você até pode se deparar com um pouco de chuva, mas nada que comprometa a viagem, já que as temperaturas também estão nas alturas, permitindo que você aproveite tudo que a cidade tem de melhor.

Mas se você quer conhecer a região do Serro, Minas Gerais, para curtir o friozinho das montanhas, o outono e inverno são boas opções, pois, nessa época, também é possível visitar suas atrações históricas e degustar a boa culinária local.

História de Serro

A história da cidade tem início no século XVIII quando foi considerada uma base para a exploração de ouro na região.

Em 1714, o local se tornou uma vila, sendo batizado como Vila do Príncipe. Seis anos depois, passou a ser sede do Serro do Frio, sendo elevada a cidade em 1838.

Ao longo dos anos, paulistas chegaram a serviço da Coroa Portuguesa e a região passou a ser explorada de forma desordenada durante a primeira década do século XVIII.

Anos mais tarde, além de ouro, os trabalhadores descobriram diamantes na região, explorando a riqueza de maneira exaustiva.

No século seguinte, a queda da mineração e o número reduzido de trabalhadores não conseguiram arcar com os custos de produção e passaram a se dedicar a outras atividades.

Mas com a falta de modernização, a cidade de Serro não conseguiu competir com outras regiões mineiras, isolando-se dos novos padrões de transporte e desenvolvimento. 

Em razão disso, seus edifícios “pararam no tempo”, fazendo dela uma verdadeira atração turística no estado.

Como chegar na cidade de Serro em Minas Gerais?

A maneira mais comum para conhecer a região é desembarcar nos aeroportos da capital Belo Horizonte. A partir da cidade de BH, é possível alugar um veículo para fazer o trajeto, o que dá muito mais autonomia aos viajantes.

Se preferir, há ônibus que fazem o trajeto até Serro, MG, em uma viagem de cerca de quatro horas. Independentemente do tipo de transporte que escolher, lembre-se de garantir as passagens aéreas para Belo Horizonte com antecedência.

Não espere muito para reservar o seu voo, pois você corre o risco de encontrar os preços mais altos, já que as passagens costumam ter reajuste de valores em datas próximas às viagens em razão da alta demanda.

Se você quer garantir voos baratos para Minas Gerais, comece agora mesmo a fazer as suas cotações na plataforma, Passagens Promo

Aqui nós permitimos que os viajantes possam comparar trajetos, a fim de encontrar os preços mais vantajosos para visitar a região do Serro, MG.  

Para garantir sempre os menores preços, ative o nosso alerta, assim te avisaremos sempre que as tarifas para o destino da sua viagem ficarem mais baratas.

Serro MG: mapa

Além de garantir as ofertas de voos mais vantajosos, ao viajar para Serro, MG, o mapa não pode faltar no seu planejamento, já que ele te ajudará a localizar o destino e definir as rotas de viagem mais viáveis.

Confira esse guia turístico que preparamos para que você possa identificar a cidade no mapa e escolher as atrações mais legais para conhecer.

O que fazer em Serro, MG

Com a passagem e o mapa em mãos, só falta conhecer os principais pontos turísticos da cidade, não é mesmo? 

Para te ajudar a montar um roteiro de viagem, listamos aqueles locais que todo turista deve conhecer em Serro, Minas Gerais. Confira!

Igreja de Santa Rita

Serro, MG Igreja de Santa Rita
Fonte: Josue Marinho / Wikimedia Commons / CC BY 3.0

Considerada o maior símbolo da cidade, a Igreja de Santa Rita está localizada em uma região alta da cidade. Para chegar até ela, é necessário subir uma escada, que dá acesso à porta principal.

O templo é um dos mais antigos da cidade, sendo construído por volta do início do século XVIII.

Na parte interior da igreja, é possível observar vários artigos decorativos, paredes revestidas com temas florais e pintura de mármore. 

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Na hora de escolher o que fazer em Serro, MG, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição é um local que merece estar na sua lista. 

Construída em 1713, ela é considerada o principal templo da cidade, além de ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A Igreja Matriz é um dos maiores templos em estilo barroco de Minas Gerais, abrigando as maiores torres de madeira entre as igrejas do estado.

Museu Regional Casa Dos Ottoni

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Fonte: Luiz Eugenio Teixeira Leite / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

No seu roteiro turístico pela cidade de Serro, Minas Gerais, não deixe de conhecer também o Museu Regional Casa dos Ottoni, que conta um pouco sobre o desenvolvimento do município desde a sua fundação.

O espaço possui um acervo de cerca de 800 peças, que incluem mobiliário, imagens sacras, utensílios de cozinha, pinturas, equipamento para extração de minério, documentação pertencente à família Ottoni e uma coleção numismática.

Além disso, no local, você verá ainda artigos que representam os costumes mineiros e a produção do queijo artesanal do Serro, que é uma verdadeira iguaria da região.

Chácara do Barão do Serro

Construída no século XIX, a Chácara do Barão do Serro tem edifícios com características coloniais, erguidos para ser a residência do coronel e comerciante de diamantes, Sebastião José Ferreira.

Ao visitar a região do Serro, MG, não deixe de visitar o local, que abriga um enorme casarão com pátio interior, formações florais, portas e janelas em estilo gótico, além de vidraças coloridas. Um encanto!

É possível visitar o local de terça a sábado, das 13h às 17h e aos domingos e feriados, das 8h às 18h.

Parque Estadual Pico do Itambé

Parque Estadual Pico do Itambé
Fonte: Hudson Rodrigues Lima / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

O Parque Estadual Pico do Itambé abriga várias nascentes que formam as bacias dos rios Doce e Jequitinhonha.

A área de preservação possui uma enorme biodiversidade, formações campestres e áreas de Mata Atlântica, além de um pico com cerca de 2 mil metros de altitude, que é a principal atração do local.

Nessa região do Serro, Minas Gerais, os visitantes podem conhecer as cachoeiras e fazer trilhas, que oferecem diferentes percursos, passando por quedas d’água do Nenêm, da Fumaça, Rio Vermelho e Água Santa.

Você pode escolher também entre a Trilha do Rio Vermelho e a Trilha dos Tropeiros. Se tiver bom preparo físico, não deixe de fazer o roteiro da Formação de Montanhas e Vales, que oferece aos seus visitantes trekking até o Pico do Itambé.

Milho Verde

Milho Verde é um distrito de Serro todo charmoso com um clima pacato, que merece uma visita. 

O local oferece aos seus turistas roteiros turísticos ecológicos, históricos e culturais com grande destaque para as suas belas cachoeiras, que ficam escondidas entre vales e montanhas.

Uma delas é a do Piolho que, com sua longa queda, é uma das preferidas dos turistas. Outro local que você deve conhecer é a Igreja Nossa Senhora do Rosário, construída em madeira e barro, que é um dos cartões-postais da região.

São Gonçalo do Rio das Pedras

São Gonçalo do Rio das Pedras
Fonte: Josue Marinho / Wikimedia Commons / CC BY 3.0

Ao escolher o que fazer em Serro, vá também até o Distrito São Gonçalo do Rio das Pedras, famoso por sua arquitetura colonial e belas cachoeiras.

No seu roteiro, não deixe de visitar a Matriz de São Gonçalo, que preserva o estilo das construções barrocas datadas do século XVIII. 

Além de passear pelo vilarejo, em dias quentes, não deixe de conhecer as cachoeiras, que são as grandes atrações de São Gonçalo.

Provar o famoso Queijo do Serro

Seu roteiro pela cidade de Serro somente estará completo com a degustação do famoso Queijo do Serro, que é um verdadeiro símbolo da cidade, sendo motivo de orgulho de seus moradores.

O queijo é tão importante para o município que é considerado o primeiro Patrimônio Imaterial de Minas Gerais, além de ser Patrimônio Cultural do Brasil, pelo IPHAN.

O processo artesanal de produção do queijo é uma herança dos imigrantes portugueses vindos da região de Serra da Estrela, em Portugal, há mais de dois séculos.

Além disso, sua produção é influenciada pelas características do clima, relevo e do solo da região, que favorecem o surgimento de bactérias que influenciam em seu sabor. 

Esse queijo é uma delícia e você pode deixar de experimentá-lo e levar alguns para casa.

Serro, MG: cachoeiras

Serro, MG: cachoeiras
Fonte: Pexels

Em Serro, MG, as cachoeiras estão entre as atrações preferidas dos turistas, principalmente, em temporadas mais quentes.  

A Cachoeira do Moinho é uma das mais visitadas por contar com duas quedas d’água, várias corredeiras e um poço de águas cristalinas.  

A Cachoeira do Carijó é outra disputada em Serro, sendo também muito visitada, por ter um fácil acesso, já que fica do ladinho da rodovia. 

Com uma pequena cascata, a grande atração é o seu poço de águas transparentes, ideal para levar as crianças.

A Cachoeira do Comércio, no Distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras, oferece uma linda vista para o vale e um poço de águas claras. 

Não deixe de conhecer ainda a Cachoeira Tempo Perdido, que também fica no mesmo distrito.

No local, você encontrará uma queda d’água subterrânea e, para chegar até ela, é preciso entrar em um buraco e andar no escuro com a água até o peito. Tem coragem? 

Além dessas cachoeiras, há muitas outras na região, por isso, explore muito cada cantinho de Serro.

Onde ficar no Serro?

Quer saber onde ficar no Serro? Saiba que você não precisa se preocupar, pois a cidade possui acomodações para todos os estilos de turistas, agradando também aos mais variados orçamentos.

Na cidade, você encontra pousadas mais simples e com ótimos preços, como a Pousada Marina, com recepção 214 horas, quartos com tv e café da manhã.

A Pousada do Queijo Serro também segue essa proposta mais rústica, oferecendo também ótimos preços, assim como a Pousada Serrana, famosa por garantir boas acomodações e tarifas acessíveis. 

Se você quer encontrar as melhores opções de hospedagens, faça as suas pesquisas na plataforma de buscas, ElQuarto, que apresenta as mais diferentes opções de acomodações em destinos nacionais e internacionais com preços que cabem no seu bolso.  

Cotação de passagens aéreas para Serro, MG

Depois de conhecer as melhores atrações de Serro, MG, você já pode começar a fazer as malas para explorar cada cantinho desse destino cheio de história, encanto e belezas naturais.

Se você é aquele viajante que está sempre em busca de economia, conte com a nossa plataforma de buscas, Passagens Promo, que reúne os melhores descontos e as opções que cabem no seu bolso.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Gol GRU São Paulo CNF Belo Horizonte 05 Jun 08 Jun R$ 611 Gol GRU São Paulo CNF Belo Horizonte 16 Mai 18 Mai R$ 611 LATAM GRU São Paulo CNF Belo Horizonte 30 Mar 30 Mar R$ 611 Gol CGH São Paulo CNF Belo Horizonte 10 Mar 14 Mar R$ 640 Gol CGH São Paulo CNF Belo Horizonte 15 Fev 24 Fev R$ 640 Ver mais ofertas

Que tal viajar para Minas Gerais e conhecer as atrações mais legais de Serro com economia? De Promo você pode!


Veja também: 

Recomendado para você
Serra da Canastra: veja onde ficam as principais cidades!

Serra da Canastra: veja onde ficam as principais cidades!

Santa Rita de Jacutinga: confira as cachoeiras mais indicadas para visitar!

Santa Rita de Jacutinga: confira as cachoeiras mais indicadas para visitar!

Vai de Promo: veja dicas imperdíveis para quando for visitar Belo Horizonte!

Vai de Promo: veja dicas imperdíveis para quando for visitar Belo Horizonte!

Ibitipoca, MG: saiba como montar seu roteiro pelas cachoeiras da região!

Ibitipoca, MG: saiba como montar seu roteiro pelas cachoeiras da região!

Cidades Sul de Minas: conheça as melhores indicações de visitas!

Cidades Sul de Minas: conheça as melhores indicações de visitas!

Confira os 12 melhores passeios para fazer em Poços de Caldas

Confira os 12 melhores passeios para fazer em Poços de Caldas