
10 melhores praias do litoral paulista
Socorro, SP, tem fama de ser a capital da aventura e honra o título garantindo que todos possam curtir a adrenalina nas alturas.
Referência em acessibilidade, a cidade tem parques, ruas e hotéis devidamente adaptados para que até pessoas com mobilidade reduzida possam se divertir em corredeiras, mirantes, trilhas ecológicas e muito mais.
Criamos o guia definitivo para você aproveitar ao máximo a sua estadia, com dicas de hospedagem, onde comer, como chegar e até o que fazer em Socorro. Vamos lá!
Cote sua passagem aérea no Passagens Promo com até 35% de desconto. Aproveite!
Índice
Cidade de SP conhecida como capital da aventura, o município de Socorro tem uma grande variedade de atrações para os viajantes que gostam de adrenalina e para aqueles que querem simplesmente relaxar.
Os visitantes podem percorrer corredeiras de rafting, se aventurar em trilhas de quadriciclo, nadar em cachoeiras praticamente intocadas, explorar reservas ecológicas, cavernas, grutas e muito mais.
Prefere ficar longe das atividades mais radicais? Então, que tal relaxar em pousadas ao pé da serra ou se jogar em compras em um dos principais polos de malha do país?
Como já deu para perceber, a lista de opções turísticas é extensa e pode agradar a diferentes perfis de viajantes.
Para te ajudar a planejar uma viagem inesquecível, destacamos tudo sobre Socorro, São Paulo, com muitas dicas de turismo e a melhor época para visitar, entre outros. Confira!
A cidade de Socorro, interior de São Paulo, fica a menos de 140 km da capital, em uma região em que a natureza foi generosa, aos pés da Serra da Mantiqueira.
A cidade tem pouco mais de 36 mil habitantes e fica pertinho de outros destinos de serra no interior paulista, como Águas de Lindoia (28 km) e Serra Negra (32 km), facilitando a vida do turista que quer combinar várias cidades em uma mesma viagem.
A forma mais prática de chegar até o município é a partir da capital. Os 140 km de distância de São Paulo a Socorro podem ser percorridos em menos de 2h pelas rodovias Presidente Dutra (BR-116) e Fernão Dias (SP-010).
O motorista precisa pegar a saída para Bragança Paulista até chegar à rodovia Pedro Asteroni Marigliani (BR-146), que leva até Socorro.
Se você está viajando sem carro, a Viação Bragança tem viagens de ônibus diárias, com duração de 2h30.
Os aeroportos mais próximos de Socorro, SP, são os da capital — principalmente o Aeroporto de Congonhas e o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.
Você pode fazer a cotação de passagens aéreas baratas para visitar a capital da aventura em nosso site de buscas, Passagens Promo, que garante os menores preços para que você possa viajar muito e gastar pouco!
Para identificar as melhores ofertas, lembre-se de fazer a sua pesquisa com antecedência. Acione o alerta de preços para ficar por dentro de promoções imperdíveis e não perder nenhum desconto!
Para aproveitar ao máximo as atrações ao ar livre de Socorro, é importante ficar atento ao calendário e às condições climáticas.
A temperatura em Socorro, SP, varia entre 11°C e 29°C no decorrer do ano, com verões mais chuvosos e abafados e invernos de céu claro.
O clima é agradável o ano inteiro, mas qual é o melhor mês para viajar?
Se a sua intenção é praticar rafting e apreciar rios e cachoeiras com volume máximo, é melhor agendar a sua viagem entre os meses de dezembro e abril, auge do período chuvoso na região.
Isso não quer dizer que você não possa curtir a cidade no resto do ano: as atividades turísticas funcionam durante os 12 meses e Socorro ganha um charme ainda mais especial no inverno, quando o frio leva um ar romântico para a cidade.
Também vale a pena ficar de olho no calendário de eventos: em maio a cidade sedia o Festival Gastronômico, em julho ocorre o Festival de Inverno, em agosto, a Festa do Morango, e em dezembro, o Luzes de Natal, entre outros.
Só não se esqueça de fazer as suas reservas de hospedagem com antecedência, para garantir não apenas sua vaga, mas tarifas melhores também — sobretudo se sua viagem está marcada para a época de uma das festas da cidade.
Criada no século XVI, a cidade de Socorro é bastante lembrada pelo ecoturismo e turismo de aventura, mas também oferece atrações interessantes para quem gosta de história e cultura.
O compacto e histórico centro de Socorro tem diversos atrativos, como a Igreja Matriz, construída no século XVII, o Palácio das Águias, do século XIX, e o Cine Cavalieri, da primeira metade do século XX.
Vale a pena começar seu tour histórico pela cidade a partir do Museu Histórico Municipal, que funciona em um casarão do século XIX e ensina um pouco sobre a memória local.
Se você busca por aventura e contato com a natureza, este destino é um prato cheio. Confira o que fazer na cidade de Socorro, SP, a capital do turismo de aventura!
As atrações turísticas da cidade estão espalhadas por todos os lados. Para te auxiliar a programar o seu roteiro de viagem, confira Socorro, SP, no mapa!
Aos pés da Serra da Mantiqueira, Socorro não está em uma altitude elevada como outros destinos da região, mas também tem alguns mirantes para que você possa apreciar a vista.
O mais famoso de todos é o Mirante da Pedra da Bela Vista, que fica no ponto mais alto da cidade, a 1.250 metros de altitude. Ele permite visualizar até Minas Gerais em dias claros.
Com acesso mais fácil a partir do centro da cidade, o Mirante do Cristo Redentor é um dos mais visitados, permitindo que o visitante tenha uma vista quase aérea de Socorro.
Se você está viajando de carro, vale a pena enfrentar a estrada de terra que leva até o Pico da Cascavel, de onde partem voos livres de parapente e asa-delta, com vista das montanhas.
Uma das principais atrações turísticas é o passeio de rafting em Socorro. A cidade é cortada pelo Rio do Peixe, que tem mais de cinco cursos fluviais, cachoeiras belíssimas e dezenas de corredeiras.
Várias empresas oferecem a atividade de rafting a partir de R$ 95 (preço em novembro/2020), com passeios que duram até 3h30 e se estendem por até 7 km.
Existem diversas quedas d’água ao longo do Rio do Peixe, o que torna a Trilha das Cachoeiras, em Socorro, SP, uma das mais populares da cidade.
A trilha é feita seguindo o leito do rio e é preciso recorrer a cordas para passar pelos trechos mais íngremes, mas o nível de dificuldade não é grande.
Durante o passeio, o visitante passa pela Cachoeira da Prainha, com seu poço raso, a Cachoeira da Toca, quase escondidas por bambus gigantes, e a Cachoeira da Hidromassagem, com águas em temperatura agradável.
Já imaginou fazer um passeio de quadriciclo por trilhas em meio à natureza? Então você vai curtir muito a cidade de Socorro, SP!
O viajante pode pilotar por estradas que recortam a serra, passando por riachos e mirantes belíssimos: uma experiência inesquecível!
Um dos melhores passeios da cidade, a Gruta do Anjo, em Socorro, São Paulo, leva o visitante ao interior de uma antiga mina de quartzo, que se transformou em uma imensa piscina natural de águas cristalinas.
O local é tão exuberante que já foi cenário de filmes e novelas. Para visitar a gruta é preciso pagar R$ 20 (preço em novembro/2020), e crianças com menos de 5 anos não pagam.
Não é possível praticar mergulho na gruta, mas os visitantes podem andar de pedalinho e conferir de perto os peixinhos coloridos que vivem ali.
É possível fazer quase todos os passeios em Socorro em um só lugar: um dos vários parques espalhados pela cidade.
Um dos principais pontos turísticos do interior de São Paulo é o Parque dos Sonhos, um imenso complexo onde é possível fazer rafting, trilhas pela mata, arvorismo, stand-up paddle, passeios de lancha e muito mais.
Um dos maiores destaques é a Tirolesa do Pânico, com mais de 1 km de extensão, que começa em Socorro e termina em Bueno Brandão, no estado de Minas Gerais.
O Parque do Monjolinho também atrai milhares de visitantes todos os anos e oferece atividades como boia-cross, rapel, escalada, quadriciclo e muito mais.
Reunimos mais algumas dicas de Socorro, SP, para te ajudar a montar o roteiro turístico ideal pela cidade. Veja só!
Socorro é uma cidade relativamente grande, mas é possível conhecer a maior parte de seus atrativos turísticos em dois ou três dias.
No primeiro dia o viajante pode conhecer o complexo de tirolesas do Parque dos Sonhos e, à tarde, navegar pelos cursos fluviais do Corredor Turístico do Rio do Peixe.
À noite, nada melhor que recuperar as forças em um dos bons restaurantes da Praça da Matriz.
O segundo dia de viagem pode ser dedicado a conhecer o lado urbano da cidade, como os cinemas de rua, a histórica Igreja Matriz e o Museu Histórico Municipal. Finalize o dia com um passeio de rafting pelo Rio do Peixe.
Se sobrar tempo, aproveite para explorar as lojas do shopping Moda de Fábrica ou os stands do galpão Feira de Malhas.
Estamos falando de uma cidade com cerca de 36 mil habitantes, que recebe até 1,5 milhão de turistas todos os anos. Isso quer dizer que a rede hoteleira local é bastante ampla, com as mais diversas opções para a sua hospedagem.
A cidade ainda é referência em turismo acessível, disponibilizando diversos estabelecimentos adaptados para pessoas com dificuldades de locomoção e deficiências físicas.
Grande parte dos hotéis, pousadas e chalés em Socorro apostam no contato com a natureza para acolher seus hóspedes, o que garante o cenário ideal para relaxar e curtir o aconchegante clima serrano.
Com estilo de casa de campo, o Grinberg’s Village Hotel é um dos hotéis mais procurados da cidade, com estrutura completa de lazer e acomodações confortáveis que incluem varanda.
Se você está viajando com o orçamento apertado, existem pousadas mais modestas, como a Pousada Cafuné, e até áreas de camping econômicas.
Para garantir o máximo de comodidade, o viajante encontra hotéis em Socorro com pensão completa e até passeios turísticos organizados na recepção, então faça sua pesquisa sem pressa para encontrar a melhor opção para a sua viagem!
Como a maior parte das cidades pequenas, a vida noturna de Socorro gira em torno da principal praça da cidade, a Praça da Matriz.
Na região, os grandes destaques são o Restaurante do Nicó, o Nascentes Restaurante e o Ristorante D’Napoli, mas a rede de restaurantes é extensa e tem dezenas de opções.
Os viajantes shopaholics podem aproveitar a estadia em Socorro para renovar o guarda-roupa: a cidade é um dos principais polos do comércio de malhas e tricô da Serra da Mantiqueira, com precinhos camaradas.
A Feira Permanente de Malhas é o endereço mais tradicional para compras, mas o Shopping Moda de Fábrica e o Circuito Outlet também são famosos pelos preços baixos.
Separada de Socorro por pouco mais de 170 km, Brotas também é uma popular referência para ecoturismo e turismo de aventura no interior de SP. Isso quer dizer que o turista encontra cenários belíssimos em qualquer um dos destinos.
No entanto, a cidade fica a quase 700 km da capital paulista, o que a torna um destino inviável para viagens no formato bate-volta.
Ou seja, se você tem pouco tempo disponível para viajar e quer reduzir distâncias de avião ou por terra, é melhor optar por Socorro.
As passagens aéreas costumam ser os gastos mais altos em qualquer viagem, mas você pode garantir grandes descontos para viajar para Socorro, SP, com economia em nosso site de buscas, o Passagens Promo.
O viajante pode utilizar nossos filtros para encontrar o melhor momento para viajar pelo menor preço, e até acionar nosso alerta para não perder nenhuma promoção!
Conhecer as belezas do interior paulista com economia? De Promo você pode!
Leia também:
10 melhores praias do litoral paulista
Hotel Guarulhos: valores, locais e mais
O que fazer em São Paulo com crianças
Hotéis em São Paulo: valores, locais e mais!
Rua 25 de março: tudo sobre o paraíso das compras em São Paulo!
O que fazer em Campos do Jordão: turismo, onde ficar, restaurantes e mais!