Sorriso, MT: mapa, história e o que fazer no município

Capital do agronegócio, Sorriso, MT é uma cidade charmosa no coração do Brasil, rodeada por cachoeiras, rios e paisagens inesquecíveis.

Maior produtora de soja do planeta, a cidade é bastante procurada para turismo de negócios, mas tem um grande potencial para atrair outros tipos de visitantes, como os ecoturistas.

Afinal, a cidade fica em uma região de grande beleza natural e reúne atrações que podem agradar a família inteira, desde parques e áreas verdes para passeios ao ar livre até cachoeiras de água cristalina.

O município também sedia importantes eventos regionais e nacionais que levam atrações culturais e boa gastronomia aos moradores e visitantes.

Para te ajudar a planejar uma viagem incrível a um dos principais destinos turísticos do Mato Grosso, criamos um guia completo com tudo que você precisa saber sobre Sorriso, MT. Vamos lá!

Confira passagens aéreas imperdíveis com preços acessíveis neste link!

Sorriso, MT: turismo na capital do agronegócio

Você já ouviu falar sobre o município de Sorriso? Essa cidade mato-grossense é nada menos que a maior produtora de soja do mundo, com mais de 615 mil hectares de plantações.

Mas não pense que tudo gira em torno do campo: a cidade combina o clima interiorano com uma estrutura digna de cidade grande para atrair cada vez mais visitantes, com shoppings, praças charmosas e bons restaurantes.

Localizada próximo ao Parque do Xingu e ao Parque Nacional Noel Kempff Mercado, na Bolívia, com fácil acesso ao Pantanal, Sorriso pode ser um destino encantador para sua próxima viagem.

Onde fica Sorriso?

Onde fica Sorriso MT
Fonte: Unsplash

O ponto onde fica a cidade de Sorriso, MT é estratégico: bem no centro de Mato Grosso, o que garante ao município certo protagonismo em turismo de negócios.

A distância da capital do agronegócio até a capital mato-grossense, Cuiabá, é de 396 km, o que rende, aproximadamente, 5h20 de estrada.

Em relação às maiores cidades brasileiras, a distância é longa: são 840 km até Goiânia (GO) e 1.300 km até Brasília (DF). Ou seja, a melhor alternativa para chegar até o destino é o avião.

Quais são as cidades próximas de Sorriso?

Embora fique afastada das maiores cidades brasileiras, Sorriso, MT tem fácil acesso a diversos destinos turísticos do Centro Oeste, como Lucas do Rio Verde, a apenas 65 km de distância, reduto de cachoeiras e parques ecológicos.

Nobres, conhecida como cidade-irmã de Bonito, no Mato Grosso do Sul, fica a 275 km de Sorriso: na cidade os viajantes encontram grutas, cavernas, cachoeiras e rios de água cristalina.

Pode ser uma boa também incluir Sinop em seu roteiro: a cidade do Mato Grosso fica a apenas 85 km de Sorriso.

Mapa de Sorriso

Localizada no coração do Brasil, a cidade carrega o título de capital nacional do agroturismo, abrigando mais de 6.150 km² de plantações de soja. Confira o mapa da cidade de Sorriso, MT!

Tem aeroporto em Sorriso?

Apesar de Sorriso, MT ficar afastada dos principais centros urbanos do país, é bastante fácil chegar até a cidade, que tem seu próprio aeroporto, o Aeroporto Regional de Sorriso (SMT).

As companhias aéreas Gol e Azul operam voos até o destino mato-grossense com uma ou duas escalas, facilitando a vida do turista que quer conhecer os atrativos do município ou está viajando a negócios.

Para encontrar as passagens aéreas mais baratas para Sorriso, faça uma cotação em nosso site de buscas, Passagens Promo, que reúne as melhores ofertas das empresas mais confiáveis do mercado.

Compre passagens aéreas para o aeroporto de Sorriso, MT!
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Você pode simular datas, horários e rotas para comparar preços e localizar o momento mais econômico para viajar. 

Não se esqueça de acionar o alerta para receber notificações quando o trecho desejado sofrer alteração de preço. Para ficar por dentro das principais ofertas e novidades do setor, siga as redes sociais do Passagens Promo.

História de Sorriso, MT

A história de Sorriso, MT começou nos anos 1970, quando uma pequena agrovila se formou às margens do rio Lira, na região Norte do estado, sob a comarca da cidade de Nobres.

Mas por que o nome Sorriso, MT? A resposta está nas origens do povoado.

A região ficou desde cedo conhecida como um lugar de trabalho duro e vida simples, mas os pioneiros chegaram à conclusão de que seria muito mais fácil enfrentar a lida diária com um sorriso no rosto.

A estratégia deu certo e, na década seguinte, impulsionada pelo sucesso da produção agrícola na região, a vila foi “promovida” a distrito e, então, a cidade.

Hoje, a população de Sorriso, MT é de quase 98 mil pessoas espalhadas por uma área de mais de 9 mil km². A cidade é uma das cinco maiores do Mato Grosso em área e economia.

A cidade está dividida em três distritos: Boa Esperança, que fica a 140 km de distância; Caravágio, localizado a 60 km da sede e Primavera, a 40 km do centro de Sorriso.

Clima em Sorriso, MT

Clima de Sorriso MT
Fonte: Pxhere

Encravada em meio à transição entre o cerrado e a floresta amazônica, a cidade tem clima quente, até mesmo para os padrões brasileiros.

No decorrer do ano, a temperatura em Sorriso, Mato Grosso raramente fica abaixo de 20ºC e chega constantemente aos 40ºC.

Além disso, chove bastante na região: a precipitação média anual fica acima de 2.250 mm, com auge da temporada chuvosa entre janeiro e fevereiro.

Ou seja, se você quer desfrutar de passeios ao ar livre e se refrescar em cachoeiras, pode ser uma boa ideia evitar a viagem nos dois primeiros meses do ano.

O que fazer em Sorriso, Mato Grosso do Sul?

Este pacato município mato-grossense está entre as melhores cidades do Brasil para viver e dispõe de excelente infraestrutura de serviços, além de atrações turísticas encantadoras.

Confira o que fazer em Sorriso, MT, a capital do agronegócio brasileiro!

Parque Ecológico Claudino Francio

Parque de Sorriso MT
Fonte: Pixabay

O Parque Ecológico Claudino Frâncio é uma das principais áreas verdes de Sorriso, localizado em um ponto mais afastado da região central da cidade.

Batizado em homenagem ao mais famoso pioneiro de Sorriso, o catarinense Claudino Frâncio, o parque tem mais de 122 mil m² de área preservada, com rica fauna e flora.

No local, que foi recentemente revitalizado, os visitantes encontram trilhas ecológicas, pistas de cooper, ciclovia e lagos.

O espaço é frequentado por turistas e moradores para diversas atividades, como prática de esportes e lazer, com amplas áreas arborizadas e gramadas, ideais para piqueniques e passeios em família.

Área Verde Central

Se o Parque Ecológico Claudino Frâncio é um dos principais espaços de lazer nos arredores da cidade, a Área Verde Central é o principal parque público do centro de Sorriso, MT.

O parque é bastante arborizado e florido, formando um cenário ideal para desfrutar de passeios ao ar livre e momentos em família, como um refúgio verde em pleno centro da cidade.

A única ressalva fica por conta da infraestrutura do parque: mesmo recém-revitalizado, o local não oferece restaurantes, lanchonetes ou banheiros. Aproveite para desfrutar de piqueniques agradáveis em meio aos jardins.

Se você está viajando com crianças, não deixe de visitar o bem equipado playground da Área Verde Central.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Festival Sorridança

    Festival Sorridança Sorriso MT
    Fonte: Unsplash

    Todos os anos, a cidade de Sorriso, MT sedia o Festival Sorridança, um evento cuja programação consiste em apresentações de dança de dezenas de grupos mato-grossenses e de todo o Brasil.

    Maior festival de dança do Mato Grosso, a iniciativa visa incentivar a produção cultural na cidade, com entradas gratuitas para os principais espetáculos artísticos.

    O palco das apresentações é o Marco Zero de Sorriso, localizado na Área Verde Central. Aos vencedores do concurso cultural são distribuídos mais de R$ 7 mil em premiações.

    O festival acontece tradicionalmente em agosto, mas vale a pena conferir o calendário da cidade antes de programar a sua viagem, pois a data pode sofrer variações.

    Festival Gastronômico Sabores de Sorriso

    Para superar as dificuldades enfrentadas pelo setor de alimentação e serviços durante a pandemia do novo coronavírus, as autoridades de Sorriso decidiram criar um novo evento para o calendário municipal.

    Foi assim que nasceu o Festival Gastronômico Sabores de Sorriso, que deu tão certo que já tem as próximas edições garantidas!

    Parceria entre o Executivo municipal e a Associação Comercial de Sorriso, o evento reúne dezenas de bares, pizzarias, sorveterias, padarias e restaurantes.

    É uma disputa de sabores, aromas e originalidade à base dos principais ingredientes locais!

    Os visitantes podem desfrutar de pratos saborosos vendidos a preços acessíveis, com valor máximo de R$ 49,90, além de apresentações culturais.

    Rodeio Crioulo e Exporriso

    Rodeios Sorriso MT
    Fonte: Pixabay

    O aniversário de Sorriso, celebrado em 13 de maio, é comemorado com muita festa, música e boa gastronomia. É nessa ocasião que a cidade realiza dois dos principais eventos de seu calendário, o Rodeio Crioulo e Exporriso.

    A programação da festa inclui shows musicais, convenções de negócios, exposições de máquinas agrícolas e animais do campo, além de um animado rodeio. Esses eventos acontecem em diferentes pontos da cidade.

    Semana Farroupilha e Festrilha Nordestina

    A fundação de Sorriso só foi possível graças aos esforços de um grupo pioneiro do sul do Brasil com fortes heranças italianas que se instalou na região, em meados da década de 1970. 

    Para celebrar a “familiaridade” com o sul brasileiro e a presença de mais de 100 mil gaúchos em dezenas de cidades mato-grossenses, é realizada anualmente a Semana Farroupilha.

    A data é comemorada com apresentações culturais, danças típicas, gastronomia e eventos solenes, além de muito chimarrão, herança dos índios guaranis ao povo gaúcho.

    Mas não pense que só o sul é lembrado! A cultura nordestina também tem seu espaço de protagonismo no calendário cultural sorrisense.

    Anualmente, o Centro de Tradições Nordestinas de Sorriso celebra a Festrilha Nordestina.

    Este evento reúne milhares de pessoas por uma semana no mês de julho para comemorar a cultura do Nordeste com música, comida e cultura.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Salto Magessi do Rio Teles Pires

    Rio Teles Pires
    Fonte: Wikimedia Commons, foto de Christopher Borges

    Um dos principais atrativos deste destino turístico é o Salto Magessi, do rio Teles Pires, localizado no distrito de Boa Esperança, a aproximadamente 140 km do centro de Sorriso, na divisa com a cidade de Santa Rita do Trivelato.

    O local é resultado de um acidente geológico no rio Teles Pires que gerou uma sequência de cascatas e piscinas naturais que atraem turistas de todo o Brasil.

    Área de Proteção Ambiental Estadual (APA), o Salto Magessi registra movimento intenso de visitante aos fins de semana, quando famílias inteiras procuram a região em busca de refresco para as altas temperaturas na cidade.

    A pesca predatória é proibida no local, mas anualmente o poder público realiza o Festival da Pesca na região para incentivar a pesca esportiva e estimular a conscientização ambiental entre os moradores da região.

    Hotéis em Sorriso, MT

    Estamos falando da capital do agronegócio do Brasil. Ou seja, é um destino que recebe fluxo de turistas constante no decorrer do ano e precisa oferecer uma rede hoteleira grande o suficiente para absorver a demanda.

    Se você procura hotel em Sorriso, MT próximo ao centro, você pode gostar do charmoso Imperial Palace Hotel Sorriso, que tem boa estrutura de lazer, com piscina e bar.

    O Avenida Hotel fica no coração da cidade e oferece acomodações espaçosas e elegantes, que acomodam até três pessoas.

    O Hotel Opuka combina uma ampla área de lazer, com piscina e sauna, com uma boa estrutura de negócios, com salas de reunião e business center.

    Se você prefere um estabelecimento de menor porte, você pode gostar da Pousada Flor de Ipê, que oferece transfer de/para o aeroporto.

    Encontre as passagens aéreas mais baratas para o MT!

    Você pode conhecer todos os atrativos de Sorriso, MT sem comprometer o seu orçamento: que tal encontrar as passagens aéreas mais baratas do mercado?

    Faça uma simulação em nosso site de buscas, Passagens Promo, para encontrar as melhores promoções e ofertas incríveis para os principais destinos turísticos do Brasil e do mundo. 

    Passagens aéreas direto para Sorriso, MT!
    Passagens aéreas saindo de
    Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

    Nossa plataforma permite a comparação de preços em poucos cliques: basta digitar o local de partida, o destino e a data da viagem para encontrar os preços mais baixos.

    Lembre-se de acionar o alerta de preços para receber notificações sempre que o trecho desejado entrar em promoção!


    Leia também: