Split, Croácia: veja dicas de o que fazer, onde ficar e quais praias e atrações visitar!

Na cidade de Split, Croácia, o que fazer é uma questão que pode ser facilmente resolvida. Afinal, trata-se de um local lindo, com um grande número de atrações turísticas.

Quem gosta de viagens mais tradicionais, com muito conteúdo histórico e cultural, certamente vai se encantar pelas atrações turísticas da Croácia. 

São vários castelos, museus e paisagens deslumbrantes, é difícil não gostar!

Neste texto, vamos falar sobre Split, Croácia, o que fazer por lá e diversas curiosidades sobre essa parte tão antiga do planeta. Acompanhe a leitura.

Confira passagens aéreas com até 35% de desconto neste link!

Split, Croácia: o que fazer nesta bela cidade?

Sim, a cidade é linda, muito charmosa e também peculiar. A arquitetura é marcada pela presença romana, que dominou o local por vários anos, e também pelo período medieval clássico, após a morte do imperador Diocleciano .

Além de Roma, a cidade já foi governada pelo Império Bizantino, República de Veneza, Império Austro-húngaro e até por Napoleão, de 1806 a 1813. São séculos de história acumulada!

Então, você sempre terá o que fazer em Split, Croácia. Além de todas essas curiosidades locais, as praias são bem convidativas no verão, fica a dica.

Quando ir para Split?

Quando ir para Split?
Fonte: Pxhere / CC0

Em janeiro, dificilmente as temperaturas ficarão abaixo de 6ºC, enquanto no mês de novembro chove bastante. Em Split, os meses com tempo mais aberto são entre abril e outubro.

É melhor procurar a época mais calorosa se quiser aproveitar as belas praias de Split, Croácia. O período mais quente na cidade vai de julho a agosto.

Com o céu claro, um passeio até a Marjan, a colina com a melhor vista de Split, parece uma boa ideia, você não acha?

Onde fica Split?

Já vamos passar ótimas dicas de Split, Croácia, a maior e mais importante cidade da região da Dalmácia, aguarde. 

Antes disso, porém, é essencial falar sobre onde fica esse lugar, e outras informações relevantes sobre a região.

É a segunda maior cidade do país, perdendo apenas para a capital, Zagreb, e tem cerca de 200 mil habitantes. 

Está localizada na costa leste do mar Adriático, e fica próxima às ilhas Brač, Vis e, a mais famosa delas, Hvar.

A Croácia fica no leste europeu e tem centenas de ilhas. Split, no entanto, fica em uma península do continente, o que a torna uma zona portuária perfeita, principalmente para o acesso das ilhas mais próximas da costa.

Do outro lado do mar Adriático encontra-se a Itália. Neste lado da costa italiana, as ilhas são bem mais raras, principalmente se comparado ao outro extremo do país, no mar Tirreno.

O país divide fronteiras com Eslovênia, Hungria, Sérvia, Bósnia e Herzegovina e, ao sul, Montenegro. E, você sabe quantos habitantes tem na Croácia? Apenas um pouco mais de 4 milhões.

Como ir para Split?

Se você está no Brasil, a melhor forma de chegar a Split é de avião, geralmente, com escala em Frankfurt ou Munique, já que não existem voos diretos para a Croácia.

Agora, caso já esteja na Europa, algumas empresas praticam preços bem em conta nos voos para Split. Você pode embarcar em: Londres, Paris, Amsterdam, Roterdã e Roma.

Há serviço de ferryboat na costa italiana do mar Adriático diretamente para Split, pode ser uma boa opção. Além disso, não é nenhum segredo chegar lá de carro.

A partir de Zagreb são 4 horas de viagem, e da Eslovênia, apenas 5 horas e meia. 

Quem não tem ânimo de dirigir, mas quer curtir as paisagens da estrada, o bom e velho ônibus sempre resolve. Tem embarque na capital e em Dubrovnik, por exemplo.

Passagens aéreas para a Croácia

Aproveitar descontos em passagens aéreas pode ser decisivo para economizar uma boa quantia e, quem sabe, até prolongar a estadia em Split, não é mesmo?

A segunda melhor dica para aproveitar valores em oferta é comprar com antecedência. 

A primeira, é acessar a plataforma do Passagens Promo e utilizar o mecanismo de pesquisa para encontrar os melhores preços de passagens aéreas do mercado.

Vale a pena consultar e ativar o nosso alerta: se o trecho que deseja entrar em promoção, você recebe um aviso e consegue fazer a compra pelo site, é muito simples.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Mapa de Split

Andar pelas ruas milenares é um passeio, que por si só, já valeria a viagem. Mas, você deve estar se perguntando: “afinal, o que fazer em Split, Croácia para se divertir”?

Por isso, vamos mostrar o mapa de Split, apresentar os principais pontos turísticos e passeios imperdíveis para ajudar na sua próxima viagem. Confira a seguir!

O que fazer em Split, Croácia

Split é um lugar diversificado. Para as pessoas que preferem os passeios mais conservadores, com muitos museus e monumentos no caminho, a cidade é excelente!

E para quem prefere tomar um banho de mar, as praias de Split, Croácia, são excelentes para relaxar e se refrescar nos 30 ºC do verão.

Portanto, é só pesquisar nos lugares corretos, e com certeza encontrará boas opções do que fazer e o que conhecer em Split.

Palácio de Diocleciano

Palácio de Diocleciano
Fonte: Pxhere / CC0

Diocleciano foi um imperador romano que governou de 284 a 305 D.C. Foi nessa época que Split ganhou suas edificações mais antigas e impressionantes.

A obra começou em 293, porque o imperador já pensava na aposentadoria por motivos de saúde.

Trata-se de uma residência real fortificada: a construção é toda feita no estilo romano, com muralhas, colunas e arcos. 

Portanto, se a pergunta é “o que visitar em Split, Croácia”, o palácio de Diocleciano é parada obrigatória.

O imperador ficou conhecido por sua intensa perseguição aos cristãos e pelas reformas que tentou implantar. Seu corpo foi sepultado em um mausoléu no próprio palácio. 

Mais tarde, o túmulo foi transformado na catedral de São Dômnio, tema do nosso próximo tópico.

Catedral de São Dômnio

Uma das catedrais cristãs mais antigas do mundo. Depois da morte do imperador, o local chegou a ser invadido, mas posteriormente recuperado.

Hoje, o edifício é uma junção do mausoléu, que foi dedicado à virgem Maria e de uma torre de seis pavimentos dedicada a São Dômnio, padroeiro de Split. Juntos, integram o complexo arquitetônico do palácio de Diocleciano.

O santo homenageado foi um bispo que nasceu na Antioquia e habitou a região que hoje seria Solin, na Croácia. Ele foi perseguido e morto pelos romanos junto com outros sete mártires.

Por isso, as atrações turísticas da Croácia são procuradas por cristãos do mundo inteiro

Por ano, são milhões de turistas no país para admirarem suas antigas capelas, museus e monumentos muito bem preservados.

Museu da Cidade

Uma das cidades mais antigas da Croácia precisa ter um museu digno, você concorda? 

O Palácio Papalić encontra-se dentro das muralhas da construção original de Diocleciano e é o principal exemplo de arquitetura gótica da cidade.

O museu foi inaugurado neste prédio em 1911, possui um acervo com muitos objetos e documentos que contam um pouco da história de Split.

Riva

Riva
Fonte: Michael Angelkovich / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Riva é a parte mais movimentada da cidade. A calçada de mármore forma um caminho exclusivo para pedestres e com vista para a região portuária. 

É nesse lugar que se concentram os bares e restaurantes mais badalados, você faz a sua refeição de frente para o mar, apreciando o tráfego dos barcos.

Riva também é caminho para lugares que precisam estar na sua lista das praias de Split, Croácia, para se conhecer. O movimento noturno na região é igualmente intenso ao diurno.

Marjan

O monte Marjan, como também é conhecido, é um parque florestal que se ergue no lado oeste de Split. A grande área verde é muito convidativa para passeios tranquilos.

O Zoológico de Split fica nesse parque, mas só a vista do local já vale o passeio. É possível ver Marjan de diversos pontos da cidade, o monte tem 178 m e as pessoas sobem até o topo por uma escadaria.

Praias de Split, Croácia

Praias de Split, Croácia
Fonte: Dronepicr / Flickr / CC BY 2.0

Falta de ter o que visitar em Split, Croácia, não será um problema se você gosta de praias. Com um litoral tão extenso, são muitas opções para aquele mergulho estratégico no mar.

No verão europeu, Split torna-se um verdadeiro “caribe” do mar Adriático, por isso, as praias são o destino da maioria dos turistas que visitam a Croácia.

O que fazer em Split no inverno?

O inverno europeu é rigoroso, mas o clima em Split não é dos piores no inverno. Por mais que as praias fiquem impraticáveis, os restaurantes merecem ser explorados

A culinária croata é famosa na Dalmácia, e possui pratos incríveis como o Porkolt, um guisado com molho de pimenta vermelha, a Makovnjaca, massa folhada com sementes de papoula e o Strukli, rolinhos de massa recheados.

Onde se hospedar em Split?

Onde se hospedar em Split?
Fonte: Heritage Hotel 19

A melhor posição para um turista que procura onde ficar em Split, é nas proximidades do palácio de Diocleciano. Fica perto de tudo, bares, restaurantes, praças e museus. 

O bairro Veli Varoš também é uma boa pedida, fica aos pés do monte Marjan e próximo ao centro histórico de Split.

Não é movimentado como nas proximidades do palácio, o que torna o local mais propício ao descanso.

Para encontrar hospedagens em qualquer lugar do mundo com os melhores valores do mercado, conte com o ElQuarto!

A plataforma disponibiliza excelentes acomodações com os preços que realmente cabem no seu orçamento!

O que fazer em Split em 1 dia?

Em Split, Croácia, o que fazer deve incluir esse lugar tão incrível. Uma visita ao Palácio do Imperador romano deve ser feita independente do roteiro de viagem.

Além disso, uma caminhada por Riva e aproveitar a vista do mar Adriático enquanto almoça, por exemplo, é uma boa forma de conhecer o local com tempo limitado. 

O que fazer em Split 2 dias?

O que fazer em Split 2 dias?
Fonte: Pixabay

Dedique um dia a conhecer as belas praias de Split, Croácia. As águas do mar Adriático são azul-turquesa, o local é muito procurado por cruzeiros, e não é para menos. As principais praias são Bačvice, Ovčice e Uvala Ježinac. 

Depois disso, ou no dia seguinte, capriche nas fotos do monte Marjan, porque a vista é linda. 

Como já ressaltamos nesse texto, o “calçadão” de Riva é um ótimo ponto para conhecer pessoas e beber.

Além dessas opções, outras alternativas podem despertar o seu interesse, veja só.

Parque Nacional Krka

O caminho de Split até o Parque Nacional Krka não dura mais que 1 hora e meia. São apenas 85 km para ter contato com uma linda paisagem natural, típica do sul da Croácia.

O lugar é conhecido por suas sete quedas d’água, pela antiga trilha e o mosteiro de Krka, construído em 1350.

Parque Nacional dos Lagos Plitvice

Localizado ao norte de Split, no centro da Croácia, são 2 horas e meia viajando de carro para chegar ao local. 

Um aviso: esse trecho tem pedágios. Saindo de Zagreb, não vai gastar mais que uma hora e meia. 

O parque ocupa uma área de reserva ambiental de 295 km², e tem um visual incrível. 

São dezesseis lagos de águas bem claras, ligados por cachoeiras. São várias quedas d’água, em meio à típica vegetação dos Bálcãs.

Mais dicas Split, Croácia

Caso queira dicas de Split Croácia, saiba que os cafés da Praça do Povo são charmosos e convidativos, mas o agito também acontece em outros momentos do dia

Principalmente no verão, quando as noites são bem movimentadas e os bares e baladas ficam cheios de turistas.

Você pode se divertir em lugares como o Bacvice Bar, o Hemingway Bar, o Vanilla Club e o Tropic Club.

O Buffet Fife serve pratos típicos, inclusive a patiscada, um tipo de carne desfiada com queijo e outros ingredientes. O licor de rakija é uma bebida comum e muito saborosa da Croácia.

Outra boa dica de Split, Croácia, para você anotar, é sobre a Praça da República, ou Trg Republike: seus preços são mais baratos e o local é tão bonito quanto qualquer outro ponto de Riva.

E aqui vai uma curiosidade muito interessante sobre Split: diversas cenas de Game of Thrones foram gravadas nesta cidade e em outros cenários deslumbrantes da Croácia. 

É o caso da Torre de Minčeta e da Escadaria Baroque. Literalmente, “coisa de cinema”!

Cotação de passagens aéreas para a Croácia

Agora que já descobriu em Split, Croácia, o que fazer, só precisa aprender como comprar passagens aéreas para suas próximas férias, em promoções surpreendentes!

Para isso, compare os valores utilizando nosso site, Passagens Promo, e garanta uma economia real, que faz toda a diferença no seu bolso.

Depois disso, é só aguardar a data do embarque para curtir as praias do leste europeu e todas as atrações incríveis que Split tem a oferecer.

Quer conhecer as belezas da Croácia com economia? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾