Sul de Portugal: quando ir, cidades, melhores praias e dicas de viagem

Que tal conhecer o sul de Portugal? Considerada uma das regiões mais lindas do país, ela é a preferida dos europeus quando o assunto são praias paradisíacas, clima agradável e opções de lazer e entretenimento.

No verão, a região vive seu ápice com muitos turistas, longos dias de sol, gente bonita e muita badalação. Vem conhecer!

Sul de Portugal: conheça as belezas da região do Algarve

Não é à toa que essa é uma das regiões mais importantes e visitadas de Portugal. 

Belas praias rodeadas por falésias, parques naturais, ilhas e muito história fazem de Algarve um destino que garante ótimas experiências aos turistas.

Sem contar que agito e opções de lazer não faltam por lá. Por isso, vá com muita disposição, pois você terá muito o que fazer e conhecer esse cantinho todo charmoso e animado de Portugal.

Como conhecer o sul de Portugal?

Se você quer saber como conhecer o sul de Portugal, saiba que em toda a região há aeroportos que recebem voos internacionais.

Você pode desembarcar na capital Lisboa e depois passear pelas cidades de carro ou com outros meios de transportes, que também são muito eficientes e percorrem toda a região.

Se preferir é possível escolher o aeroporto de Faro que, claro, está mais próximo das cidades que compõem a parte sul de Portugal.

Qual a melhor época para conhecer o sul de Portugal?

sul de portugal melhor época para visitar
Fonte: Pixabay

Certamente o objetivo da sua viagem será conhecer as praias Portugal. Se esse for seu caso, viaje para a região durante o verão, entre os meses de dezembro e março, na alta temporada.

Nessa época, todo o continente vive seu esplendor e o sol brilha forte e por um período maior, sendo que ele se põe por volta das 21 horas. Ruas, bares e restaurantes ficam lotados de turistas.

Na primavera, entre março e junho, também é possível pegar praia, porém as temperaturas estão um pouco mais amenas entre 11°C e 20°C.

Quais documentos levar?

Para você fazer um tour pelas principais cidades turísticas de Portugal os brasileiros não precisam obter o visto de turismo se a permanência no país não ultrapassar 3 meses.

Porém, na imigração, você deverá apresentar os seguintes documentos: 

· Passaporte válido;

· Passagem de volta;

· Comprovante de reserva de hotel;

· Seguro viagem.

Além disso, tenha em mãos meios que comprovem que você possui condições financeiras para permanecer no país.

Como se locomover pelas cidades?

sul de portugal como se locomover
Fonte: Pixabay

Com um sistema de transporte muito eficiente, saiba que viajar entre as cidades da região sul de Portugal será muito tranquilo, pois você poderá utilizar ônibus, trem ou até alugar um carro.

A vantagem do trem e do ônibus é o conforto e os preços, que são bem acessíveis. Aliás, as estações ferroviárias e rodoviárias ficam, geralmente, em regiões centrais, o que facilita chegadas e partidas.

No caso do carro, você ganha em mais agilidade e autonomia, pois você pode controlar seus horários.

Você pode precisar acessar a internet ou até fazer ligações durante sua viagem, por isso, é extremamente importante que você adquira um chip de viagem. Acesse viagem conectado e garanta o seu!

Seguro viagem obrigatório para Portugal

Seguro Viagem: Europa
Affinity 60 Mundo (exceto EUA) Affinity 60 Mundo (exceto EUA) Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 30/dia*
AC 50 *COM FRANQUIA (Exceto EUA) + TELEMEDICINA AC 50 *COM FRANQUIA (Exceto EUA) + TELEMEDICINA Assistência médica USD 50.000 Bagagem extraviada USD 600 (COMPLEMENTAR) R$ 11/dia*

O seguro viagem é item obrigatório para quem pretende fazer uma viagem pela costa sul de Portugal. 

Com base no Tratado de Schengen, o governo exige que todos os turistas que desembarcam no país façam a contratação desse serviço.

A contratação do seguro é importante para que os viajantes tenham respaldo em casos de problemas de saúde, acidentes e outras situações.

Para garantir os melhores preços, comece agora mesmo a fazer as suas cotações no nosso site, Seguros Promo e encontre a cobertura ideal e ótimas ofertas.

Passagens aéreas para Portugal

Melhores Preços em Passagens Aéreas para Portugal
Passagens aéreas saindo de

As passagens aéreas costumam ser uma das maiores despesas da sua viagem. Por isso, o ideal é começar a verificar as passagens com bastante antecedência.  

Se você quer economizar, faça as suas pesquisas nos comparadores de preço como o nosso site Passagens Promo, que traz as melhores promoções e descontos das principais companhias aéreas do Brasil e do mundo.

Cadastre-se seu e-mail no nosso alerta de preços e garanta os menores preços para tornar o seu roteiro Portugal completo e, claro, econômico.

O que fazer sul de Portugal?

As cidades portuguesas são belíssimas e cheias de atrações para todos os perfis de turistas. 

Além de praias espetaculares cercada por falésias é possível conhecer centros históricos com igrejas, conventos e construções muito antigas.

Aa região sul de Portugal também conta com parques com vegetação singular e ilhas que preservam belezas naturais de tirar o fôlego. 

Mapa da região sul de Portugal

Para conhecer o melhor do sul de Portugal e saber como percorrer as principais cidades, montamos esse mapa bem bacana da região. Confira!

Quais as cidades de Algarve?

Essa parte de Portugal é puro encanto e repleta de atrações. Para te ajudar a elaborar um roteiro bem bacana, separamos as principais cidades do sul do país. Confira!

Faro

sul de portugal faro
Fonte: Pixabay

Na hora de escolher o que visitar ao sul de Portugal, Faro é uma cidade que precisa estar no seu roteiro. 

Capital de Algarve, ela conta com um centro histórico cheio de monumentos em estilo neoclássico como o Arco da Vila.

Na cidade, as atrações históricas ficam por conta da Catedral Sé de Faro, que foi erguida no século XIII e também do antigo castelo, na Cidade Velha.

Durante os seus passeios, faça uma visita à Igreja Nossa Senhora do Carmo e também a Capela dos Ossos, que ficam no mesmo prédio.

Não deixe de fazer um passeio pelas ruas da região baixa da cidade para conferir os prédios antigos.

Além de um tour pelas áreas históricas, o ponto alto dos passeios, sem dúvida, será na Praia da Falésia, que fica sempre lotada na alta temporada.

Com pequenos montes ao seu redor, águas claras e uma paisagem de tirar o fôlego, ela é considerada uma das mais lindas do país. 

Conheça ainda a ilha deserta de Faro, perfeita para quem quer fugir da badalação e passar um dia de descanso em meio à natureza.

Lagos

Ela é uma das cidades do sul de Portugal que vale muito a pena conhecer. Além das suas praias escondidas por falésias e que reservam as belezas naturais mais incríveis da região, o destino também é pura história.

Inclusive, Lagos é famosa por ser uma cidade velha amurada e repleta de enormes penhascos como o da Ponta da Piedade.

Na cidade, visite seu centro histórico com construções antigas como a Igreja de Santo António, datada do século XVIII e o Castelo dos Governadores, em estilo barroco.

Fazer um passeio histórico pela cidade é quase uma regra, conhecer a Praia do Camilo também precisa estar entre as prioridades.

Degraus em madeira te levarão para uma praia de águas claras, de areia branca, rodeada por falésias. Para contemplar essa paisagem espetacular, suba até o farol. É impressionante a vista que terá do alto!

Albufeira

sul de portugal albufeira
Fonte: Pixabay

Albufeira é uma das cidades mais badaladas de todo o país. O destino recebe milhares de turistas que lotam suas praias na alta temporada e também que querem muito agito. 

Uma combinação perfeita para quem gosta de unir belas paisagens e animação. As praias de Albufeira possuem mais de 30 quilômetros de extensão e oferecem ótima estrutura, areia branquinha, falésias e mar azulzinho!

Ao visitar a cidade conheça as praias da Falésia, dos Salgados, da Galé, dos Pescadores, de Santa Eulália e da Oura.

Além de curtir as praias, não deixe de visitar o seu centro histórico com igrejas, construções antigas e museus. Para quem quer curtir a noite Albufeira, visite a Kiss Club, Libertos Club e Salt Beach Club.

Portimão

A cidade de Portimão é uma mistura de história, badalação e belezas naturais.

Ao visitar a cidade, reserve um tempinho para conhecer o centro histórico e visitar atrações como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e o Convento dos Jesuítas.

Não deixe de conhecer o Museu de Portimão, que expõe coleções arqueológicas e muitas descobertas submarinas interessantes.

Se você quer curtir as melhores praias Portugal, conheça a Praia da Rocha, muito agitada e que abriga enormes penhascos e um forte em estilo medieval.

Em Portimão inclua as Praias do Alemão e dos Três Castelos, que reservam paisagens paradisíacas. 

Tavira

sul de portugal tavira
Fonte: Pixabay

Cortada pelo Rio Gilão, a cidade de Tavira conta com construções históricas datadas dos séculos XV e XVI, ruas de pedra em estilo português, além de ruínas da antiga muralha fenícia do ano VII a.C.

No seu tour pela cidade, não deixe de fazer um passeio pela Ponte Romana do século XVII e conhecer o castelo de Tavira, herança da colonização árabe.

Visite a Igreja de Santa Maria do Castelo do século XIII, que abriga túmulos de Dom Paio Peres Correia e dos sete cavaleiros da Ordem de Santiago que fizeram parte da batalha para reconquistar Tavira em 1242.

Mas a grande atração da cidade fica por conta da Ilha de Tavira com areia branca e salinas que recebem muitas aves como flamingos e colhereiros. 

Por lá, você encontrará um mar de águas claras e quiosques de palha em toda faixa de areia. Um verdadeiro paraíso!

Setúbal

No litoral de Portugal, a cidade de Setúbal entra na rota dos destinos mais procurados quando o assunto são belas praias e natureza exuberante. 

Seu centro histórico também é cheio de atrações como a Casa da Cultura, o Convento de Jesus, a Igreja São Julião e a Praça de Bocage, que merecem estar no seu roteiro.

Para quem quer contato com a natureza, faça um passeio pelo Parque Natural da Arrábida. Ele possui uma linda vegetação, grutas e praias.

Penhascos calcários e um imenso mar azul serão companhias durante o seu passeio pela região. Não deixe de curtir ainda as praias Ribeirinha, Galápagos e Portinho de Arrábida.

Quais as cidades mais quentes de Portugal?

sul de portugal cidades mais quentes
Fonte: Pixabay

Portugal é famoso entre os europeus por ser um dos países com as temperaturas mais amenas de todo o continente. Motivo pelo qual o país é um destino muito procurado durante o verão europeu.

Entre as cidades mais quentes durante o verão europeu estão Lisboa, Coimbra, Funchal e Faro com temperaturas que ficam entre 14°C e 29°C.

Quais são as melhores praias de Portugal?

O litoral de Portugal é belíssimo com praias paradisíacas, limpas e com ótima infraestrutura. 

Entre as melhores estão a Praia da Falésia. Localizada na região de Algarve, ela conta com águas bem tranquilas, mar azul e falésias grandiosas.

A Praia Dona Ana, em Lagos, também na região de Algarve, não deixa nada a desejar. Rodeada por enormes rochedos, ela atrai muitos turistas em razão das suas águas claras e paisagens maravilhosas.

Na faixa de areia há muitas espreguiçadeiras, cadeiras e guarda-sóis para acomodar os banhistas. Na mesma região, inclua na sua lista a Praia da Rocha, em Portimão. 

Belíssima e escondida por rochedos, ela possui um mar azul e uma grande extensão de areia com cerca de 1,5 quilômetros.

No verão, ela é um dos points mais badalados no litoral português. Assim como ela, a Praia São Rafael também está entre as melhores praias do sul de Portugal, sendo também uma das mais visitadas durante o verão europeu.

Embora pequena, sua areia em tom dourado e mar de águas claras tornam o local ainda mais espetacular e único.

Dicas de viagem para Portugal

Sul de portugal dicas
Fonte: Pxhere

O verão de Portugal é bem quente e você deve levar na mala roupas leves, chinelos, chapéu ou boné e protetor solar, pois o sol brilha forte nessa época.

Em todo o país, a voltagem é 220 V, sendo que as tomadas seguem o padrão europeu, que é o tipo C e F.

Como o formato é diferente do Brasil, uma dica é levar um adaptador universal para carregar seus equipamentos eletrônicos.

Além de conhecer as melhores praias Portugal, a gastronomia também deve fazer parte do seu roteiro. Afinal, a culinária portuguesa é uma das mais admiradas em todo o mundo. 

A boa notícia é que comer no país é muito barato. É possível encontrar pratos típicos deliciosos a partir de 10 euros.

Jamais deixe de experimentar o pastel de Belém, a Francesinha, o Polvo a Lagareiro e o Arroz de Pato.

Cotação passagens aéreas para Portugal

Passagens Aéreas Baratas para Portugal
Passagens aéreas saindo de

O sul de Portugal reserva paisagens exuberantes, lindas praias e muito agito, principalmente durante o verão. 

Para visitar o litoral do país, não deixe para comprar a suas passagens na última hora. Para garantir os menores preços, comece agora a fazer as cotações no nosso site, Passagens Promo

Encontre as melhores opções e os preços que cabem no seu bolso. Quer economizar? De Promo você pode!

Está gostando do conteúdo?
Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

Fique tranquilo, não enviamos spam!

E-mail cadastrado com sucesso!
A partir de agora, você receberá as melhores
dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

Recomendado para você
O que fazer em Veneza: 7 pontos turísticos imperdíveis da cidade

O que fazer em Veneza: 7 pontos turísticos imperdíveis da cidade