Tapete de Corpus Christi pelo Brasil: significado, como fazer, quais destinos para visitar e mais!

As cores e as formas do tapete de Corpus Christi já se transformaram em uma tradição brasileira que atrai fiéis e viajantes do país inteiro aos principais “palcos” do espetáculo.

As ruas se tornam grandes telas que recebem figuras com os mais variados significados religiosos e remetem à fé do povo brasileiro.

De Norte a Sul do Brasil é possível encontrar cidades que levam essa tradição bastante a sério e já se tornaram destinos turísticos famosos neste feriado.

Neste artigo, vamos te contar quais são os lugares que você pode conhecer para testemunhar essas obras incríveis. Veja só!

Confira passagens aéreas com até 35% de desconto neste link!

Tapete de Corpus Christi: história e tradição em todo o país!

Todos os anos, exatamente 60 dias após a Páscoa, em uma quinta-feira de meados de junho, as ruas de algumas cidades brasileiras se transformam em um imenso tapete de Corpus Christi para celebrar o Corpo e o Sangue de Cristo.

Data extremamente importante para católicos do mundo inteiro, o feriado é um evento em que os fiéis montam símbolos da Eucaristia com materiais improvisados, como serragem e pó de café, para celebrar a ocasião.

Pelo Brasil, a tradição se espalhou rapidamente por todos os cantos: o que não é surpreendente no maior país católico do mundo, em que a festa remonta ao período colonial.

A vantagem é que esses destinos, como Ouro Preto e Sabará, em Minas Gerais, Castelo, no Espírito Santo, e Paraty, no Rio de Janeiro, oferecem ao visitante muitos outros atrativos além da arte de Corpus Christi.

O que dizer, então, da festa no cenário exuberante de Pirenópolis, em Goiás, ou com as praias de Fortaleza, no Ceará. É possível encontrar um belo exemplar do tapete até mesmo na cosmopolita Curitiba, no Paraná.

Como já deu para perceber, a festa acontece em todas as regiões do país e provavelmente algum desses tapetes podem estar bem perto de você.

O que significa o dia de Corpus Christi?

O que significa o dia de Corpus Christi?
Fonte: Agência Brasília / Flickr / CC BY 2.0

Primeiro feriado nacional após o 1º de Maio, o feriado de Corpus Christi, como o nome sugere, é dedicado à celebração do corpo e do sangue de Jesus Cristo, a fim de honrar sua morte e ressurreição.

A data começou a ser comemorada em 1264, por ordem do papa Urbano IV, o que significa que faz parte do calendário brasileiro desde os primeiros anos de colônia, ainda no século XVI.

Foi durante o século XVIII, porém, que a data se firmou nos festejos populares brasileiros: a fortuna gerada na colônia atraiu milhares de portugueses, que trouxeram para a América seus costumes e festejos já tradicionais na Europa.

Qual o significado do tapete de Corpus Christi?

Se você já se perguntou o que significa os tapetes no dia de Corpus Christi, a resposta pode ser mais simples do que parece: as peças são confeccionadas para enfeitar o caminho por onde o corpo de Cristo deve passar.

Isso significa que a procissão que carrega a hóstia, símbolo do corpo de Cristo, segue o trajeto dos tapetes de serragem, que, por sua vez, levam até as igrejas onde as missas da data são celebradas.

Os fiéis só podem pisar sobre os tapetes depois da passagem do padre, que leva a hóstia e abençoa o trajeto.

Como fazer tapete de Corpus Christi?

Essas elaboradas peças de decoração são produzidas por iniciativa voluntária dos fiéis, que utilizam os mais improvisados materiais para fazer tapete de Corpus Christi.

Os tapetes são produzidos na noite anterior à procissão, diretamente sobre o chão, seja nas ruas que levam à igreja onde a missa será ministrada ou até mesmo no interior da igreja.

Quais são os materiais para fazer tapete de Corpus Christi?

Quais são os materiais para fazer tapete de Corpus Christi?
Fonte: Stocksnap / CC0

Entre os “ingredientes” utilizados na produção do tapete de Corpus Christi estão serragem, cascas de ovos, café em pó, sal, areia, tiras de tecidos e outros materiais que podem ser adquiridos sem maior dificuldade em casa.

Alguns tapetes apresentam mensagens de fé e esperança, enquanto outros retratam símbolos da Eucaristia ou passagens bíblicas. 

O que une todos os tapetes é o cuidado e o carinho aplicado por cada voluntário durante sua produção.

Quais os símbolos representados no tapete de Corpus Christi?

Em geral, o tapete de Corpus Christi contém alguns símbolos muito importantes da Eucaristia, um dos principais sacramentos católicos, que representa a renovação do sacrifício de Cristo.

Por isso, vários ícones relacionados à temática podem ser vistos nos tapetes, como a hóstia, o pão, o vinho e até mesmo a imagem de Nossa Senhora, entre outros.

Passagens aéreas em promoção para todo o Brasil

Que tal conhecer os mais belos desenhos de tapetes de Corpus Christi sem comprometer a sua economia? 

É só comprar suas passagens aéreas mais baratas em nosso buscador, o Passagens Promo!

O viajante só precisa digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a melhor oferta para seu bolso.

Para economizar ainda mais, simule diferentes datas e rotas de viagem: assim, você poderá identificar o momento mais barato para embarcar.

Não se esqueça de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

Lugares que fazem o Tapete de Corpus Christi

Você não precisa ir muito longe para ver de pertinho um tapete de Corpus Christi: cidades espalhadas por todo o país organizam a festa e oferecem verdadeiros espetáculos de cores e formas a seus visitantes.

Confira alguns dos principais destinos para curtir a data!

Sabará, Minas Gerais

Localizada a apenas 20 km de Belo Horizonte, a histórica Sabará, em Minas Gerais, é referência na produção dos tapetes de Corpus Christi há mais de dois séculos.

Os voluntários passam a madrugada a enfeitar as ruas para a tradicional procissão, então chegue cedo ao centro histórico da cidade para contemplar os tapetes antes que sejam destruídos pela passagem dos fiéis.

Em 2021, a cidade se superou e produziu o maior tapete de sua história, com mais de 80 m² de arte sacra, além de um tapete linear com 50 metros de extensão e desenhos em diversas temáticas.

Castelo, Espírito Santo

Castelo, Espírito Santo
Fonte: Galeria De Eduardo Azul / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

Há mais de 60 anos a cidade de Castelo, na região central do Espírito Santo, realiza a celebração de Corpus Christi com os famosos tapetes coloridos, que atraem mais de 80 mil turistas todos os anos.

Além dos desenhos feitos pelos voluntários, os fiéis podem assistir a mais de 15 missas realizadas ao longo do dia na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha.

Aproveite sua visita para curtir a feirinha montada durante o feriado na Avenida Nossa Senhora da Penha, que abriga centenas de barracas onde você pode comprar produtos religiosos, artesanato e comidas típicas!

Ouro Preto, Minas Gerais

Uma das mais famosas tradições de Ouro Preto, em Minas Gerais, é justamente a criação do tapete de Corpus Christi anualmente.

Durante a madrugada, os fiéis se revezam na produção das peças em frente às principais igrejas da cidade, a Paróquia São Francisco de Assis e a dourada Basílica de Nossa Senhora do Pilar, no centro histórico.

A data atrai milhares de viajantes a Ouro Preto e as pousadas e os hotéis da cidade tendem a registrar lotação máxima durante o feriado. Por isso, faça suas reservas com o máximo de antecedência possível.

Matão, São Paulo

Principal destino de Corpus Christi no interior paulista, a cidade de Matão recebe mais de 70 mil visitantes todos os anos durante a data: movimento impulsionado pelo sucesso dos tapetes produzidos na cidade.

Mais de 70 toneladas de materiais são usados na confecção dos tapetes, que se estendem por nada menos de 12 quadras do centro da cidade, por onde passa a tradicional procissão.

Durante o evento, você ainda poderá desfrutar de atrações culturais e de lazer, incluindo uma feirinha de artesanato, shows musicais e muito mais!

Curitiba, Paraná

Você não precisa ir a uma cidade do interior para celebrar a data de Corpus Christi. Até mesmo a capital do Paraná, a cosmopolita Curitiba, dispõe de sua própria tradição.

O principal endereço da festa é a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, no centro da cidade: a rua Barão do Serro Azul se transforma em uma imensa obra de arte temporária.

Também ocorre quermesse, arrecadação de donativos e apresentações culturais, para alegrar ainda mais a festa na capital paranaense.

Mariana, Minas Gerais

Mariana, Minas Gerais
Fonte: Raphael Gustavo Marques Da Costa / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A cidade-irmã de Ouro Preto, Mariana, antiga capital das Minas Gerais, tem uma longa tradição nos festejos de Corpus Christi.

Os tapetes são produzidos desde o século XVIII nos arredores da Igreja Nossa Senhora do Carmo, nas ruas Direita e Josefa Macedo.

A procissão marianense começa na Praça dos Ferroviários e percorre o centro histórico até chegar à Praça da Sé, onde é celebrada a missa comemorativa.

Paraty, Rio de Janeiro

Assim como as maiores cidades coloniais brasileiras, Paraty, no Rio de Janeiro, também conta com seu tradicional tapete de Corpus Christi.

As ruas do centro histórico são enfeitadas com belíssimos tapetes, que formam um cenário ainda mais encantador com o rico casario colonial ao fundo. 

Em alguns casarões, os moradores adicionam flâmulas coloridas às janelas, o que torna o cenário especialmente fotogênico.

No entanto, como a data é particularmente popular na cidade, vale a pena fazer as reservas de hospedagem com antecedência para não correr o risco de ficar sem quarto durante a sua estadia.

Pirenópolis, Goiás

O Santíssimo Sacramento da Eucaristia é celebrado com cor e fé na cidade de Pirenópolis, no estado de Goiás desde a década de 1980.

A festa acontece na Igreja Matriz, localizada na rua Direita, no centro histórico da cidade, e atrai milhares de visitantes do país inteiro.

O trabalho mobiliza mais de 100 voluntários e se estende por toda a madrugada para culminar em belíssimos tapetes coloridos!

Fortaleza, Ceará

Que tal aproveitar sua viagem a Fortaleza, no Ceará, para conhecer os tapetes de Corpus Christi preparados com muito carinho para a data?

As peças são produzidas pelos fiéis durante a madrugada e ficam prontas para encantar os visitantes ao amanhecer, quando ocorre a missa de inauguração dos festejos.

O evento acontece tradicionalmente na Igreja Cristo Rei, na rua Nogueira Acioli, número 805, no centro da capital cearense.

Goiânia, Goiás

Goiânia, Goiás
Fonte: Pixabay

Mais de 50 paróquias em Goiânia, se unem para celebrar o feriado de Corpus Christi de maneira inesquecível.

As igrejas produzem um tapete com mais de 1 km de extensão: em uma confecção que leva mais de 8 horas de trabalho ininterrupto de voluntários durante a noite.

A tradição, no entanto, é relativamente recente: os tapetes começaram a ser produzidos em 2015 e desde então não deixaram mais o calendário local.

Timbó, Santa Catarina

A pacata Timbó, em Santa Catarina, promove sua celebração de Corpus Christi todos os anos e não perde em nada para grandes centros urbanos que comemoram a data!

Mais de 1.000 fiéis seguem a procissão por pouco mais de 2 horas até a Igreja de Santa Terezinha de Timbó, onde é celebrada missa especial.

Atibaia, São Paulo

Em Atibaia, no interior de São Paulo, o Corpus Christi é celebrado em diversos pontos da cidade, como a Matriz São João Batista e igrejas nos bairros.

Os tapetes atibaianos são produzidos exclusivamente com serragem colorida, o que garante uma cor ainda mais especial e viva às obras!

São Gonçalo, Rio de Janeiro

Mais de 10 mil voluntários se envolvem na produção do tapete de Corpus Christi em São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

Produzido com sal e serragem, o tapete tem mais de 1,5 km de extensão: um dos maiores de toda a América Latina!

Cotação de passagens aéreas em promoção

Já sabe onde vai ver um inesquecível e exclusivo tapete de Corpus Christi no próximo feriado? Então só falta garantir suas passagens aéreas pela melhor oferta.

Nessa tarefa, você pode contar com o melhor buscador do mercado, o Passagens Promo, que te ajuda a encontrar o momento mais barato para viajar em poucos minutos.

Faça uma cotação gratuita e comece a planejar agora mesmo uma viagem fantástica!

Não se esqueça de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura. 

Quer viajar pelo Brasil com economia? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Azul CPV Campina Grande REC Recife 15 Out 31 Out R$ 240 Azul GIG Rio de Janeiro CNF Belo Horizonte 24 Mai 27 Mai R$ 259 LATAM CNF Belo Horizonte GIG Rio de Janeiro 04 Set 10 Set R$ 261 LATAM CNF Belo Horizonte SDU Rio de Janeiro 24 Jun 07 Jul R$ 284 Azul POA Porto Alegre PET Pelotas 29 Ago 03 Set R$ 294 Ver mais ofertas

Veja também:

Recomendado para você
Santuário de Fátima, Portugal: veja onde fica e dicas de como visitar!

Santuário de Fátima, Portugal: veja onde fica e dicas de como visitar!

Lourdes, França: o que você precisa saber antes de visitar!

Lourdes, França: o que você precisa saber antes de visitar!

Trindade, GO: conheça essa cidade do Centro-Oeste e seus maiores pontos turísticos!

Trindade, GO: conheça essa cidade do Centro-Oeste e seus maiores pontos turísticos!

Caminho de Santiago de Compostela: história, mapa, rotas e dicas

Caminho de Santiago de Compostela: história, mapa, rotas e dicas

Pelourinho: leia aqui sobre a história, informações e curiosidades deste ponto turístico!

Pelourinho: leia aqui sobre a história, informações e curiosidades deste ponto turístico!

Templos budistas no Brasil: se impressione com esses locais de fé!

Templos budistas no Brasil: se impressione com esses locais de fé!