Tarragona: praias deslumbrantes e ruínas históricas 

Ruínas romanas e praias belíssimas, você encontra em Tarragona, uma cidade catalã da Espanha que exibe uma cultura imperial fascinante.

É o típico destino que reúne aventura e passeios históricos. Você não irá ficar no tédio ou enjoado, pois tem como curtir praias, fazer trilhas e imersões históricas nos museus.

Há uma variedade de opções para cada tipo de viajante. Leia o conteúdo para descobrir cada uma e se surpreender. 

Onde fica Tarragona? 

Na Catalunha é possível encontrar cidades charmosas, como a Tarragona, uma cidade espanhola na costa do Mediterrâneo e a 100km de Barcelona.

Cada vez mais ganha destaque por causa da sua Costa Dourada, cheia de praias com areia dourada e um clima agradável. Mas, não é somente isso que torna esse destino uma boa opção.

A cidade abriga vestígios do império romano, com muralhas antigas e anfiteatro. Quem gosta de história não tem como não ficar impressionado com suas construções góticas e antigas.

Também garante uma boa oportunidade de explorar boas vinícolas e degustar alguns dos melhores vinhos da Espanha.

Como ir do Brasil a Tarragona? 

A maioria dos voos saem de São Paulo  em direção a Barcelona , que é o aeroporto internacional mais próximo, você pode fazer escala em Lisboa, Madrid, Paris  ou preferir fazer um voo direto. O trajeto fica em torno de 10 a 14 horas.

Quando chegar a Barcelona tem a sua disposição o trem de alta velocidade que sai em direção a estação Camp de Tarragona, em média de 30 a 40 minutos consegue chegar ao destino. Em seguida, é só pegar um ônibus ou táxi para chegar ao centro da cidade e a viagem dura em torno de 15 minutos. 

Quem tem o intuito de explorar suas praias e cidades vizinhas é recomendável alugar um carro em Barcelona e seguir viagem na rodovia AP-7. Antes da viagem veja com antecedência uma boa locadora e também quais documentos necessários  para ter a liberação de dirigir em solo espanhol.

E os brasileiros não precisam se preocupar com o visto em viagens a turismo com duração de 90 dias. No entanto, não deixe de reunir outros documentos e comprovantes para garantir uma entrada tranquila.

Qual é a melhor época para visitar Tarragona? 

A época mais optada pelos turistas é o verão (julho a agosto) devido às temperaturas mais quentes que são ideais para aproveitar suas praias e participar de festivais culturais. 

A desvantagem é que o fluxo de turistas é maior, consequentemente têm mais probabilidade de enfrentar filas longas nas atrações e pagar valores elevados nas hospedagens por causa da alta demanda.

Se você quer pegar temperaturas um pouco quentes e não precisar gastar muito, além de não estar em meio a um alto fluxo de turistas, escolha ir na primavera (abril a junho). Você irá conseguir explorar suas atrações ao ar livre e também garantir bons dias de praia.

O outono (setembro a outubro) também é uma época ótima para economizar e oferece boas condições para passeios ao ar livre. Nesse período acontece o Festival de Santa Tecla em setembro que atrai vários turistas.

Embora o inverno (dezembro a fevereiro) não seja uma época tão atrativa para desfrutar de suas praias, você consegue conhecer a cidade e seus pontos turísticos com mais calma e também participar da sua temporada natalina.

O que importa é você escolher uma época que combine com o seu estilo e que possa promover as atividades da sua preferência. Dessa forma, sua viagem será inesquecível e com bons momentos.

Tenha uma viagem inesquecível

Melhores praias de Tarragona 

A cidade é conhecida como Costa Dourada pela sua variedade de praias com areia dourada que promovem boas condições aos seus visitantes.

Não tem como não ficar empolgado em Tarragona. O que não faltam são boas opções para viver dias de sombra e água fresca. 

Praia de Tamarit 

Praia de Tamarit 

Uma praia excelente para ter bons momentos em família é a Praia de Tamarit, com águas cristalinas e areia dourada. 

Sua atmosfera é tranquila e oferece boas condições para a prática de esportes aquáticos, como o caiaque.

A vegetação ao redor oferece um cenário natural e acolhedor, onde é possível fazer piqueniques sob a sombra das árvores.

Praia de Arrabassada

Visite a Praia de Arrabassada, uma praia urbana, a poucos quilômetros do centro de Tarragona e tem uma boa infraestrutura. 

Essa praia é perfeita para quem gosta de comer em um bom restaurante ou aproveitar a noitada nos bares depois de um dia de praia. Existem vários ao redor e outras opções de lazer.

Em relação ao mar, ele é tranquilo e possibilita a prática de stand-up paddle. E quem gosta de esportes pode aproveitar da sua ampla faixa de areia dourada para se divertir no vôlei.

Praia Cala Fonda 

A Praia Cala Fonda é uma praia mais adequada para os aventureiros, conhecida como praia selvagem. Ela é isolada é ideal para se conectar com a natureza em um ambiente natural.

Você vai precisar fazer uma caminhada rodeada de pinheiros para conseguir chegar às suas águas cristalinas. Aproveite e faça snorkeling para conhecer a vida marinha intocada. 

Praia de Altafulla

Ao lado de uma vila charmosa, fica a Praia de Altafulla. Antes de ir à praia, explore o vilarejo com casas brancas e ruas estreitas. 

Ao chegar na praia vai se admirar com seu mar cristalino e tranquilo, ideal para quem deseja tomar um bom banho de sol. 

Não vá embora sem antes passar nos restaurantes típicos da vila e provar seus pratos locais com sabores marcantes. 

Principais atrações na cidade 

Tarragona é um bom lembrete do império romano, não tem como passear pela cidade e não encontrar vestígios das suas construções.

Sem dúvidas, é um destino que permite uma verdadeira viagem no tempo e oferece boas oportunidades de conhecimento e imersões culturais. 

Anfiteatro Romano 

Anfiteatro Romano 

O Anfiteatro Romano garante um passeio completo. Você pode começar a explorar suas ruínas do século II d.C, o local onde os romanos assistiam seus combates e apresentações. 

Durante suas caminhadas, poderá entender mais sobre o passado do anfiteatro, seus principais combates e eventos que ocorreram. E no interior, estão a basílica e também uma igreja medieval que foi construída nas ruínas romanas.

É recomendável que faça esse tour com um guia, para ter informações exclusivas e compreender a sua arquitetura e cada parte do anfiteatro. O melhor de tudo é que o local oferece uma vista espetacular do mar, não deixe de garantir belos registros.

Museu de História de Tarragona 

Próximo do anfiteatro tem o Museu de História de Tarragona, um excelente lugar para compreender a trajetória da cidade e a influência romana. Há uma rica coleção de artefatos através de exposições bem divididas a respeito da evolução de Tarragona. 

Há uma área reservada para a exposição de artefatos romanos, como utensílios da época, peças de cerâmica, esculturas e até inscrições que foram achadas em escavações. Existe também uma réplica de como era a cidade sob o domínio do império, você poderá visualizar as ruas e os antigos edifícios. 

Além disso, no museu tem uma área dedicada para objetos medievais e da idade moderna, especialmente a visigótica. Faça o passeio com a orientação de um guia, ele será essencial para uma melhor compreensão do contexto histórico.

Catedral de Tarragona 

Catedral de Tarragona 

Passe na Catedral de Tarragona para apreciar suas relíquias e ter uma visão panorâmica do mar. Localizada no alto de uma colina é uma construção com elementos góticos, catalães e barrocos. 

Sua fachada exibe uma impressionante rosácea e portais esculpidos. Ao entrar vai se deparar com uma variedade de vitrais coloridos onde a luz do sol entra e promove uma atmosfera serena. 

Há diversos altares, capelas e esculturas da época medieval, que trazem uma riqueza ao ambiente que também tem um claustro gótico. Conheça a cripta de Santa Tecla com os restos mortais da padroeira da cidade. 

A catedral também abriga objetos litúrgicos, como manuscritos antigos e outros itens de grande valor histórico e religioso. Antes de ir embora, suba na sua torre para contemplar um cenário deslumbrante.

Museu Nacional Arqueológico de Tarragona

Conheça a história da cidade e do império romano no Museu Nacional Arqueológico de Tarragona. Fazer uma visita nesse museu é ter a oportunidade de ver de perto os famosos mosaico de medusa e o mosaico das três graças.

Ao caminhar pelo museu vai encontrar também estátuas e esculturas de deuses, imperadores e até de cidadãos romanos. Para trazer uma visibilidade melhor da época também tem objetos do cotidiano romano, como utensílios domésticos, cerâmicas, moedas e joias.

Além de abrigar fragmentos da arquitetura romana e inscrições em latim de fatos e eventos da época. Opte por fazer uma visita guiada, os guias trazem informações interessantes.

Circo Romano 

Circo Romano 

Explore o Circo Romano do século I d.C, foi usado para corridas e eventos públicos, com capacidade para 30.000 espectadores, localizado no centro histórico. Você irá passar pelas suas ruínas e túneis subterrâneos, onde os competidores ficavam.

Depois o público é guiado para a torre que faz parte do complexo e garante uma vista panorâmica da cidade e do litoral mediterrâneo.

Sem dúvidas, um passeio pelo Circo Romano é uma oportunidade ímpar de conhecer a sua arquitetura bem preservada e ter uma noção de como tudo era planejado para promover os grandes eventos e jogos.

Foro Romano 

Foro Romano 

Visite o Foro Romano, um sítio arqueológico de quando a cidade era conhecida como Tarraco. Ele foi construído no século I a.C para ser um centro político, religioso e comercial.

Hoje em dia, encontra-se em ruínas, ainda é possível conhecer seus templos, edifícios e mercados. Embora estejam em ruínas, permite uma boa visão sobre como era a vida cotidiana da cidade. 

E para tornar o passeio mais informativo, tem inscrições e placas que detalham a vida romana e a importância de cada espaço.

Balcon del Mediterraneo

Balcon del Mediterraneo

Uma das paradas obrigatórias de Tarragona é o Balcon del Mediterraneo, uma varanda que permite uma visão panorâmica do mar mediterrâneo e das suas ruínas romanas.

E no local tem uma barra de ferro que afirma que quando toca de forma carinhosa atrai sorte. Antes de chegar a varanda, você pode fazer um passeio pela Rambla Nova, a avenida onde fica a atração. 

Aproveite e vá ao entardecer para assistir o pôr do sol e contemplar toda a beleza que o local promove aos seus visitantes.

El Serrallo 

Um bairro que merece sua atenção em Tarragona, é o El Serrallo, que exibe um charme marítimo irresistível, localizado ao lado do porto e ainda preserva a tradição pesqueira.

Aproveite para fazer caminhada em seu porto e na orla e desfrutar de um ambiente autêntico e acolhedor. Passe na Igreja de Sant Pere, dedicada a São Pedro, padroeiro dos pescadores. 

Conheça seus murais de arte urbana e não deixe de almoçar em seus restaurantes que servem pratos com peixe fresco. Se o passeio for em junho pode participar da Festa de Sant Pere que atrai vários fiéis.

O que comer em Tarragona?

Durante a sua viagem em Tarragona faça um passeio gastronômico nos seus restaurantes tradicionais para provar a culinária mediterrânea e catalã.

Um dos seus pratos famosos é o Arròs Negre, um arroz com lula, camarão e outros frutos do mar. Também o romesco é queridinho da região, com milho típico com tomate, pimentão, alho, amêndoas e avelã com um peixe fresco.

A famosa paella em Tarragona é a Fideuá, feita com macarrão fino temperado com açafrão, especiarias e cozida com frutos do mar. Há outros pratos que são destaques na cidade, mas esses são os que mais conquistam os turistas e oferecem um sabor marcante.

Economize no Passagens Promo 

Quantos dias para conhecer Tarragona?

Em média de 2 a 3 dias você consegue viver bons momentos em Tarragona, reserve esses dias para explorar seus pontos turísticos e conhecer mais dos seus artefatos históricos que ficam nos museus.

Nesse período de tempo pode dedicar algumas horas para fazer trilhas e conhecer a vegetação local. Também é interessante conhecer seu mercado e fazer uma imersão cultural.

Você consegue conhecer no máximo umas 3 praias e se aventurar nos esportes aquáticos. Além disso, tem como fazer um tour gastronômico e experimentar as suas deliciosas receitas que carregam o sabor do mediterrâneo e da culinária catalã.

Pode começar a elaborar o seu roteiro e incluir quais são os lugares que não podem deixar de ser visitados. Faça um cronograma flexível, pois ninguém sabe o que pode acontecer em uma viagem. 

Veja Também: