Templos budistas no Brasil: se impressione com esses locais de fé!

Além da conotação religiosa, os templos budistas do Brasil também são verdadeiras atrações turísticas, atraindo visitantes com os mais variados interesses.

Com arquiteturas suntuosas e típicas, esses centros religiosos normalmente são localizados em ambientes afastados e cercados pela natureza, proporcionando momentos de paz, tranquilidade e reflexão.

Independente da sua religião e crença, vem com a gente conhecer um pouco mais sobre esses locais de fé e que transmitem harmonia, paz e união aqui mesmo no Brasil. Vamos lá?

Confira passagens aéreas domésticas com os melhores preços neste link!

Templos budistas no Brasil: onde estão? Quantos são? Conheça mais!

Se você tem familiaridade com as práticas budistas e tem interesse em conhecer os templos da religião, saiba que você não precisa viajar para o outro lado do mundo para conhecê-los. Nada disso!

Aqui no Brasil há inúmeros templos budistas que oferecem uma imersão na religião, práticas de meditação, retiros espirituais, celebrações, passeios por suas construções e muito mais. 

A vantagem é que há centros espalhados em todas as regiões do Brasil, como nordeste, sul e sudeste.

Para escolher aquele lugar que mais combina com os seus interesses, fizemos uma seleção dos templos mais bonitos e importantes no país.

O que é templo budista?

O que é templo budista?
Fonte: Pixabay

Para quem se pergunta o que é templo budista, saiba que são locais destinados à prática do budismo, onde se reúne conceitos  com base em aspectos, como salvação, Buda, Sanga e Darma.

Normalmente, esses templos seguem um padrão, com um prédio principal, onde há um santuário com uma estátua do Buda, além de um terreno ao entorno, podendo ser usado, inclusive, como mosteiros por monges budistas.

Quantos templos budistas existem no Brasil?

Em todo o Brasil, existem cerca de 240 templos budistas, que estão espalhados em todos os cantos do país.

Desde cidades das regiões Nordeste, Sul e até Sudeste. Alguns, inclusive, verdadeiras réplicas de centros budistas localizados no Japão.

Qual o maior templo budista do Brasil?

Muitas pessoas se questionam qual o maior templo budista do Brasil. O centro Zu Lai do budismo chinês, localizado na cidade de Cotia, no estado de São Paulo, é considerado o maior do país com construções impressionantes. 

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Ative alerta de preços de passagens aéreas nacionais

    Independentemente do templo budista que deseja conhecer, as passagens aéreas com os melhores custos-benefícios, você encontra no nosso site de buscas, Passagens Promo, que reúne as opções mais vantajosas do mercado.

    Passagens aéreas domésticas com os melhores preços!
    Passagens aéreas saindo de

    Para garantir ainda mais economia, recomendamos que, sempre que for viajar, faça as suas pesquisas com bastante antecedência, pois, normalmente, os voos ficam mais caros em datas próximas às viagens. 

    Além disso, no nosso site, você consegue comparar voos em diferentes dias, horários e companhias aéreas diferentes para encontrar aquela opção que cabe no seu bolso.

    Para não perder as melhores ofertas e as principais novidades, faça o seu cadastro no nosso site para receber avisos sempre que os valores do trecho escolhido baixarem.

    Se surgir alguma dúvida durante a pesquisa para conhecer os templos budistas localizados no Brasil, é possível acionar a nossa central de atendimento, que está sempre à disposição para te ajudar no que for preciso.

    Onde se localizam os centros budistas no Brasil?

    Para planejar a sua viagem e conhecer os principais centros budistas no Brasil, confira essa lista das cidades que abrigam os templos mais bonitos e também os mais importantes para o budismo no país.

    Três Coroas – RS

    Templos budistas no Brasil: Três Coroas - RS
    Fonte: Larissa Fraga / Wikimedia Commons / CC BY 3.0

    Localizado nas montanhas do Vale do Paranhana, o Templo de Khadro Ling é chamado também de Templo Budista de Três Coroas. Fica na cidade de mesmo nome, no Rio Grande do Sul, é um dos mais relevantes para a religião no Brasil.

    O local é o único centro budista tibetano da América do Sul que, inclusive, tem monges tibetanos vivendo em seus arredores e seguindo as tradições religiosas. 

    Esse é um dos templos budistas no Brasil réplica do centro de Guru Rinpoche, considerado o grande mestre iluminado, que foi o responsável por levar o Budismo Vajrayana ao Tibete no século VIII.

    É possível visitar o local de quarta a domingo, sendo que a entrada é gratuita. Os turistas podem passear pelos jardins, participar de ensinamentos bíblicos e retiros espirituais, que acontecem ao longo do ano. 

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Foz do Iguaçu – PR              

    O templo budista Chen Tien, localizado em Foz do Iguaçu, Paraná, é também um dos mais importantes do Brasil e um dos maiores da América Latina.

    O templo budista Foz do Iguaçu foi construído em 1966 em uma região alta, de onde é possível ter uma visão de parte da cidade e também da Ciudad del Este, no Paraguai.

    No local, é possível passear pelos jardins floridos, que abrigam mais de 1200 estátuas que fazem referência à religião, cada uma com o seu significado.

    Um dos grandes destaques do local é a estátua de Buda de sete metros de altura, que é um dos monumentos mais usados para fazer fotos.

    Outras estátuas do local representam a reencarnação de Buda na terra e são posicionadas para olharem o sol poente. Um lugar tranquilo para conhecer mais sobre a religião e admirar a paisagem. 

    Cotia – SP

    Templos budistas no Brasil: Cotia - SP
    Fonte: Ana Paula Hirama / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

    O templo budista Cotia, bem pertinho da cidade de São Paulo, chamada Zu Lai, baseia suas filosofias, práticas e cerimônias no pensamento budista chinesa Chan e Terra Pura.

    Ao visitar o local, é possível conhecer o templo, passear por seus jardins, observar um lago cheio de carpas. Além de participar de retiros de meditação e celebrações, como o Ano Novo Chinês.

    O templo Zu Lai é o primeiro centro do Monastério Fo Guang Shan na América Latina, mantendo a tradição milenar e os ensinamentos dos seus antepassados.  

    Entre os princípios do templo está a procura por propagar o Dharma, desenvolvendo talentos, garantindo benefícios à comunidade em geral, além de promover ações sociais e atuar de forma educacional e cultural.

    Cabreúva – São Paulo

    O templo budista Cabreúva é chamado também de Centro de Meditação Kadampa Brasil – Templo pela Paz Mundial –, criado pelo Venerável Geshe Kelsang Gyatso.

    O local é considerado o terceiro Templo Budista Kadampa, encantando os seus visitantes pela sua arquitetura tradicional. Que, inclusive, faz parte do Projeto Internacional dos Templos, sendo projetado sob a orientação de Geshe Kelsang.

    Esse centro budista representa a mansão celestial de Buda Heruka, o Buda da Compaixão. Em suas dependências estão as Três Praças de Meditação com lindos jardins, onde acontecem sessões de meditação. 

    A visitação ao local é gratuita e acontece aos sábados, domingos e feriados.

    Itapecerica da Serra – SP

    Templos budistas no Brasil: Itapecerica da Serra - SP
    Fonte: Sturm / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    O templo budista Itapecerica da Serra, em São Paulo, também entra na lista dos locais mais interessantes para conhecer.

    Chamado de Templo Enkoji e Templo do Círculo Luminoso, ele é uma réplica do Templo Dourado, em Quioto, construído em 1397, no Japão.

    A versão do templo no Brasil possui edifícios e um amplo parque de 42 mil metros quadrados, cercado de jardins orientais, nascentes, cascatas e lagos de carpas.

    No local são realizadas cerimônias, celebrações, meditação Zazen, cursos e retiro, além de abrigar uma réplica em escala natural do Kinkaku-ji.

    Ao visitar o espaço, você também pode passear pelos seus jardins, curtir o spa vegetariano, além de meditar em grupo com um monge em sessões que acontecem aos sábados.

    Ibiraçu – ES

    O templo budista Zen Morro da Vargem está localizado na cidade de Ibiraçu, no estado do Espírito Santo, no meio da Mata Atlântica.

    Esse centro segue os ensinamentos e filosofia da secular escola Soto Zen, introduzida no Japão no século XIII pelo Mestre Dogen Zenji. O  Zen Morro da Vargem é o primeiro mosteiro zen-budista da América Latina.

    O local realiza retiros, atividades diversas para grupos, além de vivências para o público em geral, que pode participar da rotina e práticas diárias, incluindo refeições.

    Distrito Federal – DF

    Distrito Federal Budismo
    Fonte: Wilson Dias / Wikimedia Commons / CC BY 3.0

    O templo budista Brasília Shin Budista Terra Pura foi inaugurado em 1943 e, hoje, realiza as mais diversas atividades como palestras, meditação com o monge e membros da comunidade.

    No local, os visitantes podem ainda participar de aulas de yoga, artes marciais, tai chi, idioma japonês e muitos eventos em datas comemorativas.

    O templo realiza, todos os anos, uma famosa quermesse chamada de Urabon ou festa Obon, que faz uma homenagem aos antepassados, e já chegou a reunir cerca de 50 mil.

    Rio de Janeiro – RJ

    A KTC – Karma Theksum Chokhorling é um templo localizado na cidade do Rio de Janeiro, sendo um centro budista tibetano da linhagem Karma Kagyu, muito importante no Brasil. 

    O local reúne devotos da prática e do ensino do Dharma, sendo também um local para devotos da prática e do ensino do Dharma.

    Ao longo da semana, o templo promove encontros, momentos de meditação e práticas de budismo de quarta a domingo. Todas as atividades realizadas no templo são abertas ao público.

    Belo Horizonte –MG

    Templos budistas no Brasil
    Fonte: Pixabay

    O templo budista BH chamado de Comunidade Buddhista Nalanda promove ensinamentos originais do Buddha. Há espaços de estudo e meditação, além de reuniões, cursos e retiros espirituais seguindo a prática do Dharma.

    Essa comunidade em Belo Horizonte tem influência também das linhagens do Camboja, Tailândia, Sri Lanka e Birmânia, transmitindo técnicas de meditação tradicionais aos seus alunos e visitantes.

    Fortaleza – CE

    O centro budista Kadampa Bodhisattva está localizado na cidade de Fortaleza no Ceará. Foi inaugurado em 2006, sendo um dos centros budistas mais importantes do estado. 

    O templo é afiliado a uma entidade beneficente budista internacional chamada de ”New Kadampa Tradition – International Kadampa Buddhist Union (NKT-IKBU)”.

    São oferecido alguns programas de estudo sobre a psicologia e a filosofia budistas, além de retiros e instruções para meditar.

    Outros centros de budismo no Brasil

    Além desses templos budistas citados acima há ainda outros centros dedicados à religião no país, como o Centro Budista Chagdud Gonpa Rigdjed Ling, na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina.

    O templo realiza práticas abertas ao público e todo primeiro sábado do mês é realizado um mini-retiro com práticas de Manjushri, Amitaba, Riwo Sangchod e Phowa.

    Em Porto Alegre, o  Centro de Estudos Budistas Bodisatva é também outro local que vale a pena conhecer. O templo segue a linha de Lama Padma Samten, oferecendo palestras, minicursos, práticas, cursos e retiros ao longo do ano.

    O Centro de Estudos Budistas Bodisatva, em Viamão, bem pertinho de Porto Alegre, promove também vivências, aulas de meditação, cursos, palestras e passeios por toda a suas dependências com entrada gratuita. A visita acontece todos os dias.  

    Também em Porto Alegre, o Vila Zen é um local de meditação focado na prática Zen-budista, construído com base na tradição arquitetônica da escola Soto Zen do Japão.

    Entre os templos budistas de São Paulo, o Templo Quan Inn, na cidade de Parelheiros também é muito tradicional.

    São promovidos os ensinamentos budistas e momentos de meditação, além de realizar celebrações e ações sociais de acupuntura com uma equipe especializada.

    Ao visitar o local, é possível passear pelo jardim e observar a decoração chinesa com três estátuas de Buda. O Templo Quan Inn recebe visitas apenas aos domingos. Por isso, programa-se se desejar visitá-lo. 

    No Nordeste há também templos interessantes, que valem a pena conhecer como Centro de Estudos Budistas Bodisatva Darmata, na cidade de Timbaúba, no região norte de Pernambuco. O local oferece encontros para introdução à meditação e retiros espirituais.

    Compre suas passagens aéreas com desconto agora!

    Agora que você já sabe onde estão os principais templos budistas no Brasil! Está esperando o que para garantir suas passagens aéreas mais baratas do mercado para visitar esses locais?

    Independente do destino, lembre-se de colocar no topo da lista a compra das suas passagens, se quer garantir economia e os preços mais baixos.

    Faça agora mesmo as suas cotações na nossa plataforma comparadora de buscas, Passagens Promo, que reúne as opções mais vantajosas do mercado e as melhores promoções e descontos das principais companhias aéreas do Brasil e do mundo. 

    O nosso site buscador oferece uma pesquisa intuitiva e rápida, onde os viajantes conseguem comparar as principais ofertas para o destino escolhido em poucos cliques.

    Passagens nacionais com os melhores preços!
    Passagens aéreas saindo de
    Azul REC Recife CPV Campina Grande 22 Set 26 Set R$ 218 Azul MVF Mossoro NAT Natal 27 Ago 30 Ago R$ 222 Azul JPA Joao Pessoa REC Recife 19 Nov 21 Nov R$ 225 Azul JPA Joao Pessoa REC Recife 24 Out 05 Nov R$ 225 Azul JPA Joao Pessoa REC Recife 24 Out 01 Nov R$ 225 Azul REC Recife JPA Joao Pessoa 01 Out 03 Out R$ 225 Ver mais ofertas

    Quer conhecer os principais centros budistas e ainda economizar na compra das suas passagens aéreas? De Promo você pode!  


    Continue sua leitura!