
Despesas com viagens de funcionários: todo o controle em suas mãos
Ficar atento às tendências de viagens corporativas é praticamente obrigatório para quem viaja muito a trabalho.
Afinal de contas, cada vez mais as empresas buscam promover suas marcas por meio de parcerias internacionais ou em outros estados, ou mesmo por meio de eventos específicos.
A boa gestão em viagem corporativa pode trazer muitas vantagens para qualquer empresa, com a ampliação do mercado em potencial e a melhora progressiva da reputação de produtos e serviços.
Não é à toa que as viagens a trabalho têm movimentado cada vez mais o mercado de passagens aéreas!
Confira o que está em alta no ramo de viagens corporativas, aprenda dicas para planejar sua viagem e como comprar passagens de avião com economia!
Faça sua pesquisa de passagens aéreas no Passagens Promo e encontre as melhores promoções para viagens nacionais e internacionais.
Índice
A tendência é de que a quantidade de viagens a trabalho siga crescendo progressivamente no Brasil. Para garantir que o processo vá correr dentro do normal, sem falhas, de maneira eficiente, é preciso ficar atento a alguns fatores.
A gestão precisa estruturar muito bem o planejamento do começo ao fim, desde a solicitação da viagem até a prestação de contas, com a devida conferência de eventuais gastos com viagens corporativas.
Fique de olho no controle de custos e faça uma programação caprichada. Verifique se sua empresa tem uma política interna sobre viagens corporativas para os funcionários.
A melhor forma de se certificar de que sua viagem correrá bem é caprichando no planejamento e se antecipando a eventuais imprevistos.
Afinal de contas, o que são viagens corporativas? Toda a viagem motivada por fins profissionais, uma tendência crescente no mercado brasileiro.
Ou seja, se a sua empresa embarca um ou vários funcionários de uma vez para cumprir compromissos em um destino específico, trata-se de uma viagem corporativa.
Entre os eventos mais comuns que motivam uma viagem a trabalho estão conferências, palestras, congressos, treinamentos, encontros com clientes ou, ainda, reunião de diferentes unidades de uma mesma empresa.
Uma viagem de negócios vai muito além de comprar passagens e embarcar rumo ao destino escolhido: é um processo que demanda organização, antecedência e atenção.
É preciso fazer um planejamento caprichado, com direito a controle de custos, para calcular adequadamente o custo-benefício total para a empresa e o funcionário.
O gestor precisa fazer as reservas de passagens aéreas e hospedagem, além de estar devidamente preparado para eventuais gastos inesperados.
Confira a agenda de compromissos, fique de olho na previsão do tempo no destino e busque antecipar imprevistos. Faça um checklist para checar todas as informações pertinentes à sua viagem corporativa.
Lembre-se de manter seus dispositivos eletrônicos, como celular, notebook e tablet, com a bateria cheia antes de viajar e antes de deixar o hotel. Se possível, tenha uma bateria extra para cada aparelho.
Caso você vá se hospedar pela primeira vez em um hotel específico, não deixe de levar adaptadores de tomada: assim, você garante que conseguirá carregar seus aparelhos sem dificuldade.
Você está viajando a trabalho, representando uma empresa ou seus interesses profissionais. Por isso, leve cartões de visita suficientes para usar durante sua viagem e, assim, conseguir fazer seu networking.
Além disso, é necessário ficar atento à localização do hotel escolhido. A melhor alternativa é escolher uma hospedagem estrategicamente posicionada, perto dos pontos de interesse, para economizar com deslocamentos.
Mantenha suas notas fiscais organizadas para facilitar a prestação de contas. Se possível, leve um cartão de crédito a mais para usar em caso de emergência.
A maior parte das agências de viagem vende passagens aéreas a preços especiais para empresas, já que é comum que as viagens corporativas sejam programadas para grupos com mais de um funcionário.
Faça uma pesquisa caprichada entre diferentes companhias aéreas e não deixe de conferir os preços cobrados por empresas low-cost.
Para conseguir fazer uma cotação de passagens aéreas entre diferentes empresas, sem mistério, utilize a nossa plataforma, Passagens Promo.
Assim, você descobre qual companhia aérea está cobrando o melhor preço e consegue garantir as passagens com economia.
Se você tiver algum tempo para planejar a viagem, crie alertas para ser notificado caso as passagens aéreas desejadas sofram alguma alteração no preço.
Cada vez mais empresas e profissionais têm se rendido às viagens para fins corporativos. Dessa forma, o segmento tem crescido cada vez mais no Brasil.
Confira quais são as grandes tendências de viagens corporativas e que tipo de estratégia deve ser impulsionada nesse mercado em 2020!
A quantidade de brasileiros que são adeptos a princípios de sustentabilidade e economia colaborativa é cada vez maior.
A tendência, apontam especialistas, é de que esses princípios passem a ser adotados também nas viagens corporativas.
A expectativa é de que a economia colaborativa possibilite a redução de gastos em viagens a trabalho e até o aumento da produtividade.
As mulheres representam mais de 40% das pessoas que viajam a trabalho. Por conta disso, os riscos enfrentados pelas mulheres que fazem viagens corporativas devem ser cada vez incorporados na agenda corporativa.
Atualmente, as necessidades femininas são atendidas em apenas 18% das políticas de segurança de viagens, conforme dados de relatório da Global Business Travel Association.
Ameaças à segurança podem afetar não apenas o bem-estar das viajantes femininas, mas também sua produtividade. Assim, a expectativa é de que as empresas passem a abordar as preocupações delas em suas políticas internas sobre viagens.
Dessa forma, assuntos como assédio sexual e crimes violentos contra mulheres, como assalto e roubo, devem passar a fazer parte da preocupação das empresas em 2020.
A expectativa é de que a nova geração de profissionais que fazem viagens corporativas seja acompanhada por novos hábitos em relação a serviços de viagem.
Da mesma forma que empresas que adotam a economia de compartilhamento invadiram o mercado, como Uber e Airbnb, a expectativa é de que essa tendência chegue de vez ao setor de viagens.
A própria Airbnb, empresa do setor hoteleiro, já entrou nessa tendência mundial com a criação do Airbnb Business, com soluções de hospedagem voltadas para o público corporativo.
Nesse caso, o viajante corporativo pode optar por se hospedar em espaços que tenham salas de reuniões ou espaços para encontro com clientes e parceiros comerciais, por exemplo.
Desde 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) transformou o modo como as empresas trabalham com os dados dos clientes e usuários. Agora, a expectativa é de que essa tendência chegue às viagens corporativas.
Assim, ações como limpeza de dados ou rede privada de comunicação podem ajudar profissionais e empresas a filtrar diferentes níveis de informação sobre clientes.
Além disso, será possível aumentar ou reduzir a quantidade de informação concentrada em uma plataforma, oferecendo mais segurança para usuários, clientes e empresas.
O aumento do poder de processamento de informações deve levar ao crescimento do uso de bots e dispositivos de aprendizado de máquina (machine learning) no setor de viagens corporativas.
Milhões de registros de dados poderão ser acessados praticamente em tempo real, possibilitando o aprimoramento de processos de negócios, mesmo à distância, diminuindo custos e reduzindo o risco de fraudes.
Isso quer dizer que a tecnologia será uma aliada para melhorar a experiência do viajante, bem como para análise e auditoria de custos por parte da empresa, com uma eficiência sem precedentes.
A tecnologia deve se tornar, mais do que nunca, uma parceira no que tange as viagens a trabalho. Dessa forma, vai ficar cada vez mais fácil fazer reservas de hospedagem, adquirir passagens aéreas ou até planejar roteiros de viagem.
Além da facilidade para o viajante, esse formato de tecnologia permitirá cada vez mais o uso de recursos modernos para organização e gestão de viagens.
O termo Bleisure Travel tem sido cada vez mais usado no setor de viagens corporativas. Em tradução literal, trata-se da junção das palavras business e leisure, ou seja, negócios e prazer.
A nova geração de viajantes corporativos deve exigir cada vez mais flexibilidade em viagens a trabalho, como tempo disponível para atividades de lazer, o que deve trazer novidades ao processo de gestão dessas viagens.
Você já se perguntou como calcular o retorno do investimento feito em uma viagem corporativa? A tendência é de que a mensuração de ROI (Return Over Investment) seja cada vez mais frequente nesse segmento!
Assim, a expectativa é de que as empresas façam essa análise para reduzir ou até eliminar o risco de investir parte de seu orçamento em ações que não devem gerar retorno.
Uma série de mudanças na regulação do mercado aéreo brasileiro permitiu que companhias aéreas low-cost, com baixo custo de operação, pudessem atuar no Brasil.
Com o aumento na concorrência, a tendência é de que os preços cobrados por passagens aéreas sofram redução, o que será bastante positivo para as empresas que enviam equipes em viagens corporativas.
Você sabia que já é possível configurar políticas de viagens, gerir funcionários que estejam em viagem a trabalho e até dar autonomia para que seus empregados façam as próprias reservas?
As ferramentas de self-booking e de melhoria da experiência do usuário devem simplificar a vida da empresa e do funcionário, que poderão dizer adeus à necessidade de contratação de agências de viagem para fins corporativos.
A maior parte das pessoas que viajam a trabalho crê que viagens corporativas influenciam diretamente a sua satisfação com a função ou o cargo que exerce na empresa.
A partir dessa constatação, a tendência é de que as empresas passem a apostar cada vez mais em viagens enquanto estratégias para estímulo criativo e motivação de seus funcionários.
Os programas de fidelidade são famosos há algum tempo entre viajantes corporativos, que podem aproveitar o acúmulo de pontos em viagens a trabalho para receber benefícios, descontos ou prêmios.
Atualmente, porém, a tendência é de que os viajantes prefiram outros tipos de recompensas, como acesso a serviços personalizados que possam tornar a experiência do usuário ainda mais agradável.
Essa personalização deve chegar a diferentes momentos da viagem a trabalho, desde a reserva até a volta para a casa, adaptando as experiências de cada viajante às suas necessidades individuais específicas.
Os serviços sob demanda estão ganhando cada vez mais popularidade: o usuário consegue pagar apenas pelo que realmente acha relevante ou utiliza, reduzindo custos e melhorando sua experiência individual.
Assim como aconteceu com o boom de popularidade de plataformas de streaming de música, filmes e programas de TV, por exemplo, deve acontecer com o setor de viagens corporativas.
Isso quer dizer que a contratação de agências especializadas nesse segmento deve se tornar uma das principais tendências para o planejamento e a gestão de viagens a trabalho.
Cada empresa conseguirá, assim, contratar serviços personalizados, sob demanda para as viagens corporativas, pagando apenas pelo que realmente utilizar.
Em 2020, a tendência é de que surjam cada vez mais alternativas para promover a autonomia de cada funcionário e facilitem a desburocratização.
Entre as formas de pagamento que devem ganhar espaço no mercado está o cartão pré-pago, que deve ser devidamente carregado antes do uso.
Esse formato elimina a necessidade do empregado prestar contas sobre gastos em viagem corporativa, e deve ganhar cada vez mais popularidade.
Além disso, deve aumentar o número de empresas que adotam aplicativos de smartphone para envio de notas fiscais e/ou recibos.
Ou seja, mais uma facilidade para o trabalhador, que não precisará carregar pilhas de papel para comprovar gastos ao empregador.
Uma das principais tendências de viagens corporativas em 2020 será a mudança em políticas fiscais de impostos e imigrações, como a redução no imposto para envio de remessas ao exterior.
Vale lembrar que as mudanças nas regras fiscais para gastos no exterior ainda estão sob análise do governo brasileiro, mas a expectativa é de que novidades surjam logo para movimentar o mercado.
Isso significa que o custo para viagens a trabalho pode sofrer significativa redução, já que os preços cobrados por hospedagem ou passagens aéreas, por exemplo, consequentemente devem cair.
Em meio a tantas preocupações e tantos compromissos, é essencial contratar um seguro viagem para todos os funcionários por ocasião de uma viagem corporativa.
Assim, você garante cobertura a sua equipe em caso de emergências médicas e/ou odontológicas, acidentes de trânsito, extravio de bagagem e até cancelamento de voo, entre outros.
Você pode fazer cotações ilimitadas e gratuitamente em nossa plataforma, Seguros Promo, para descobrir os preços cobrados por diferentes seguradoras de uma só vez, com agilidade e confiança.
Não arrisque a segurança dos seus funcionários! Viaje a trabalho com economia e segurança com um seguro viagem corporativo.
Agora que você já sabe tudo sobre as tendências de viagens corporativas e como planejar uma viagem a trabalho, está na hora de encontrar passagens aéreas em promoção!
Você pode utilizar a nossa plataforma, Passagens Promo, para simular diferentes dias e horários de viagem e encontrar as ofertas das melhores companhias aéreas.
Dessa forma, você garante as passagens de toda a sua equipe com confiança e eficiência!
Viajar barato para fazer a sua empresa crescer? De Promo você pode!
Leia também:
Despesas com viagens de funcionários: todo o controle em suas mãos
Reduzir custos com viagens corporativas: 12 passos eficientes
Viagem corporativa em grupo: dicas de economia e produtividade
Produtividade em viagens: 13 dicas para aumentar o seu rendimento
Network em viagens: 10 dicas para expandir a sua rede
Política de viagens corporativas: guia completo para criar a sua