
Guia completo para curtir o carnaval no Rio de Janeiro de 2025
Teresópolis, RJ, fica no coração da região serrana fluminense, famosa pelo clima ameno e pelas belas paisagens, bastante procuradas por amantes de ecoturismo e turismo de aventura.
Cidade mais alta do Rio de Janeiro, a mais de 870 metros acima do mar, Teresópolis tem variados atrativos para diferentes perfis de visitantes: desde cachoeiras e trilhas ecológicas a restaurantes badalados e pousadas charmosas.
Reunimos tudo o que você precisa saber sobre este destino turístico que fica pertinho da capital fluminense e pode ser uma alternativa diferente para a sua viagem. Confira!
Cote sua passagem aérea no Passagens Promo com até 35% de desconto. Aproveite!
Índice
Assim como a vizinha, Petrópolis, a cidade de Teresópolis, Rio de Janeiro, tem sua história enlaçada com a família real brasileira.
O então imperador Dom Pedro II já era dono da imensa fazenda que deu origem à cidade de Petrópolis e decidiu homenagear a sua esposa, Tereza Cristina, com um amplo território ali perto: daí vem o nome Teresópolis, ou “cidade de Tereza”.
Longe do romantismo imperial do passado, o município cresceu e se tornou um dos mais importantes destinos turísticos no Rio de Janeiro, com excelente rede hoteleira, restaurantes badalados e diversas atrações.
Em meio às serras fluminenses, a cidade tem um clima bem mais ameno, com dezenas de pousadas charmosas em meio à mata atlântica, muitas cachoeiras, piscinas naturais e trilhas ecológicas esperando pela sua visita.
O Rio é, muitas vezes, sinônimo de mar, sol e badalação. Mas você não precisa ir muito longe se você procura sossego e quer fugir do calor de quase 40 graus e não gosta de areia: Teresópolis fica a apenas 100 km da capital.
Como está “escondida” em meio às serras fluminenses, a uma altura de mais de 870 metros acima do nível do mar, o clima de Teresópolis, RJ, é bem mais ameno, tornando a cidade um badalado destino turístico de inverno.
Mas fique atento: à medida em que as temperaturas caem, os hotéis e restaurantes lotam! Então, se a sua intenção é curtir o frio na serra sem passar por apuros, a melhor opção é fazer suas reservas com antecedência!
Está na dúvida sobre como chegar a Teresópolis, RJ? Não se preocupe, pois o acesso é bem tranquilo.
Se você está saindo do Rio de Janeiro, basta seguir pela BR-040, no sentido Juiz de Fora. Aproximadamente 12 km depois do posto da Polícia Rodoviária Federal, basta entrar na BR-116 e seguir até o destino final.
Não se esqueça de que o trecho tem pedágios (tanto na BR-040 quanto na BR-116), então viaje preparado!
Para evitar um dos postos de pedágio, uma boa alternativa é seguir pela BR-040, sentido Juiz de Fora, até a cidade de Itaipava. A partir dali, pegue a estrada que corta o Parque Nacional da Serra dos Órgãos até Teresópolis.
Vários ônibus partem em diversos horários diários de três pontos do Rio rumo a Teresópolis: Terminal Castelo, Rodoviária Novo Rio e Barra da Tijuca.
No entanto, lembre-se de que a maior parte dos atrativos turísticos da região serrana não ficam pertinho uns dos outros. Pode ser uma boa ideia alugar um carro para fazer os deslocamentos.
A maneira mais fácil de chegar até Teresópolis é a partir da cidade do Rio de Janeiro.
Para o viajante isso é uma ótima notícia, pois como a capital fluminense recebe diversos voos diários das mais variadas cidades do país, você terá mais chances de encontrar promoções!
Para comprar passagens aéreas com preços baixos, a melhor dica é comprar com antecedência, depois de uma boa pesquisa de preços. Nessa tarefa, você pode contar com o nosso site, Passagens Promo.
Em uma interface simples e moderna, o viajante consegue simular dia, hora e destino de sua viagem para descobrir as melhores ofertas das principais companhias aéreas para a cidade selecionada.
Para não perder nenhuma promoção, lembre-se de acionar o nosso alerta, que envia notificações quando o trecho desejado sofrer qualquer alteração de valor!
Enquanto a vizinha Petrópolis se destaca pelos museus e ambientes fechados adequados para turismo, Teresópolis tem uma ampla variedade de opções turísticas para quem gosta de estar ao ar livre.
Considerada a Capital do Montanhismo e um dos principais destinos de inverno no Brasil, a cidade atrai milhares de aventureiros todos os anos, mas vai muito além, oferecendo atrativos para toda a família.
Confira o que fazer em Teresópolis, RJ!
Um dos mais importantes parques ecológicos do país, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis, RJ, é um dos principais pontos turísticos da cidade, com mais de 200 km de trilhas ecológicas, cachoeiras e piscinas naturais.
O parque é o endereço de um dos principais cartões-postais da região, o Pico Dedo de Deus, a mais de 1.692 metros de altitude.
Uma das principais entradas do parque fica bem no centro da cidade, pertinho do Centro de Visitantes, então você conseguirá visitá-lo mesmo se estiver sem carro.
A acessibilidade é um dos grandes destaques do Parque Nacional da Serra dos Órgãos: algumas trilhas passaram por adaptações e são completamente acessíveis a cadeirantes ou pessoas como dificuldade de locomoção.
Se você adora trekking, não deixe de fazer a travessia Petrópolis-Teresópolis: o trajeto tem 30 km e demora três dias para ser feito em meio à mata, passando por belíssimas cachoeiras.
Além da base teresopolitana, os visitantes podem utilizar outras duas cidades para chegar ao parque: Guapimirim e Petrópolis.
A melhor época para visitar o parque acontece entre maio e outubro, quando chove menos na região.
Se você não liga pra chuva e prefere águas menos geladas em cachoeiras e piscinas naturais, vale a pena visitar a região entre novembro e fevereiro.
Um dos principais atrativos de Teresópolis é a gastronomia local. Entre restaurantes franceses, italianos e alemães (entre outros), o visitante cervejeiro encontra uma ampla gama de opções para provar rótulos tradicionais e artesanais.
Afinal de contas, Teresópolis é destaque na cervejaria há mais de um século, desde a criação da Cervejaria Therezópolis, em 1912.
O grande destaque fica por conta das Beer Tours, que apresentam a história da cervejaria na cidade de copo em copo.
Os passeios levam os visitantes pelas fábricas do grupo Petrópolis, responsável pela fabricação da cerveja Itaipava, ou por outros redutos cervejeiros da cidade, como a Kanton Bier, a Soul Terê e a Vila St. Gallen.
No entanto, como os passeios são regados a muita cerveja, são permitidos apenas a pessoas com mais de 18 anos!
Em Teresópolis, o turismo ecológico é um dos principais atrativos turísticos. Afinal de contas, a cidade mais alta do Rio de Janeiro fica em uma região bonita por natureza, com mata atlântica, vários rios, cachoeiras e mirantes.
Conhecida como Capital do Montanhismo, a cidade tem opções de trilhas para os mais variados perfis de aventureiros, desde os experientes até os amadores, que nunca fizeram trilhas antes.
O principal ponto de partida para as trilhas teresopolitanas é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que tem mais de 200 km de trilhas em variados níveis de dificuldade.
Na divisa com a cidade de Nova Friburgo fica o Parque Estadual dos Três Picos, o maior de todo o Estado, com entrada gratuita. As trilhas do local são bem puxadas, exigindo bom condicionamento físico e a companhia de um guia da região.
Se você procura trilhas leves e espaços adequados para bons piqueniques em família, inclua o Parque Natural Montanhas de Teresópolis em seu roteiro de viagem!
Quem quer conhecer um pouco mais sobre a história de Teresópolis, RJ, não pode deixar de conhecer o Museu José Francisco Lippi, instalado em um antigo sobrado na fazenda Nossa Senhora da Conceição.
Os visitantes são recebidos por funcionários vestidos em roupas de época, que contam a história do imigrante italiano que deu nome ao museu e apresentam toda a propriedade.
No local funciona uma lojinha de artesanato e o Espaço Cultural Lúdico Pedagógico, com uma cabana dedicada à leitura.
Os fins de semana e feriados ganham um toque especial com a Feirinha do Alto Teresópolis: desde 1983, mais de 700 artesãos da cidade e da região expõem suas produções no local.
Na feirinha se encontra de tudo: desde deliciosos quitutes até peças de vestuário, que variam de peças artesanais a coleções importadas!
Berço cultural teresopolitano, a Casa da Cultura Adolpho Bloch, na Praça Juscelino Kubitschek, é o endereço da Academia Teresopolitana de Letras e da Sociedade de Artistas de Teresópolis.
O prédio tem um auditório com capacidade para mais de 140 pessoas e a Serra dos Órgãos ao fundo, sendo parada obrigatória para quem quer conhecer um pouco mais sobre a produção cultural local.
Construída durante o período imperial do Brasil, a Igreja de Santa Teresa D’Ávila fica na Praça Balthasar Silveira, no coração de Teresópolis, RJ.
A igreja nasceu em meados do século XIX como uma pequena capela, que acabou demolida em 1920 e completamente reconstruída nas décadas seguintes, em um marcante estilo neogótico.
Um dos principais cartões-postais da cidade é a Fonte Judith, famosa pelas propriedades medicinais de suas águas e construída em 1920.
A fonte é totalmente revestida de azulejos portugueses e fica em uma das regiões com maior potencial turístico de Teresópolis.
Casa oficial da Seleção Brasileira de futebol, a Granja Comary é o endereço em que craques como Neymar e Marta treinam para defender a camisa canarinho.
A sede da CBF não está aberta a visitações, mas o visitante pode ver os campos de futebol e boa parte da infraestrutura do local mesmo do lado de fora.
Coladinho ao complexo esportivo fica o Lago Comary, com vista panorâmica para a Serra dos Órgãos e uma ampla área verde, ideal para piqueniques!
Tanto a Granja Comary quanto o lago ficam dentro de um condomínio fechado: a entrada é gratuita, mas só é permitida quando não há treino da seleção.
Não existe estacionamento no local, então se você estiver de carro é melhor procurar uma vaga nas ruas próximas ao condomínio.
Antes de descobrir o que tem de bom para fazer à noite em Teresópolis, é melhor certificar-se de colocar um bom agasalho na mala: depois do pôr do sol, as temperaturas desabam, chegando a 8ºC!
Se você já está preparado para o frio e quer curtir o que a noite teresopolitana, opções não vão faltar! A cidade tem uma cena gastronômica de excelência, com bons bares, pubs e restaurantes.
Quem gosta de um ambiente mais descolado, com direito a food trucks, música ao vivo e mesas de sinuca, deve conferir o Esquina Food Park.
Prefere um lugar mais aconchegante para passar a noite, com uma boa carta de cervejas artesanais? Então vale a pena visitar o Kanton Bier.
Se você não se importa de pagar entrada, um dos points mais agitados da noite teresopolitana é o Beco Beer, com um amplo cardápio de bebidas e petiscos, além de apresentações de música ao vivo.
Um grande polo de turismo gastronômico, Teresópolis tem restaurantes de excelência, que chamam a atenção dos visitantes pela alta qualidade dos pratos e do atendimento prestado.
Um dos destaques é o complexo Viva Itália, que como o nome aponta, foi totalmente inspirado na cultura italiana. No local funciona um ótimo restaurante, uma sorveteria e até mesmo um mercado pastifício, especializado em massas.
Os visitantes que preferem a culinária francesa também têm seu “point”: o bistrô Cremerie Genève está instalado dentro da Fazenda Genève e serve uma comida diferenciada.
Apesar dos preços “salgados”, o bistrô fica completamente lotado nos finais de semana, então não deixe de fazer sua reserva com antecedência!
Quem gosta de variedade deve conhecer o Varietá Grill: o buffet tem mais de 78 tipos de prato, desde comida japonesa a churrasco, passando por apetitosas sobremesas.
Se você prefere opções menos requintadas, não se preocupe. A cidade tem alternativas para quem não quer gastar muito para comer bem, como a feirinha no Centro de Informações Turísticas.
O local fica em frente ao Mirante do Soberbo e todo fim de semana recebe uma feirinha de comida local, com várias barracas que servem os mais variados quitutes, como pastel, bolinho de mandioca e caldo de cana.
Como já deu pra perceber, não faltam alternativas do que fazer em Teresópolis, RJ, em qualquer hora do dia!
Para curtir todos os atrativos da cidade que nasceu em homenagem à imperatriz Tereza Cristina, agora só falta garantir suas passagens aéreas baratas para o Rio de Janeiro!
Você encontra os melhores preços em nosso site, Passagens Promo, que trabalha com as principais companhias aéreas do mercado e procura as melhores ofertas para o trecho desejado!
Se você não quer perder nenhuma promoção, não se esqueça de acionar o nosso alerta de preços!
Viajar muito pagando pouco? De Promo você pode!
Leia também:
Guia completo para curtir o carnaval no Rio de Janeiro de 2025
Rio de Janeiro: 9 cidades para você conhecer!
Cidade maravilhosa: as atrações que tornam o destino inesquecível
Rock In Rio: programação, ingressos e mais!
O que fazer em Cabo Frio: descubra as melhores atrações pra colocar no roteiro!
Cachoeiras do Rio de Janeiro: conheça as maiores, melhores e mais populares do estado