Terra Ronca, Goiás: grutas, cachoeiras e dicas para ecoturismo

Para quem ama turismo em meio à natureza, Terra Ronca, Goiás, é um verdadeiro paraíso, proporcionando passeios inesquecíveis por lugares onde nem sempre o sol toca.

Está meio confuso? Você pode nem fazer ideia, mas estamos falando de um dos maiores complexos de cavernas e grutas de toda a América Latina, e que fica bem aqui no território brasileiro.

Venha descobrir tudo sobre o Parque Terra Ronca e pegue as dicas mais importantes para incluir o destino no seu roteiro de aventuras pelo nosso país. 

Cote sua passagem aérea no Passagens Promo e aproveite até 35% de desconto!

Terra Ronca, Goiás: um dos maiores complexos de cavernas da América Latina

Se você está a procura de aventura nas próximas férias, nem será preciso ir muito longe para viver dias agitados e de muito contato com a natureza.

Quase na divisa de Goiás com a Bahia, o Parque Estadual Terra Ronca oferece atrações cuja beleza toda está “escondida” dos turistas, e descobri-las é recompensante aos olhos dos turistas.

Com cerca de 57 mil hectares, o lugar não é apenas uma das maiores concentrações de cavernas do Brasil, mas sim de toda a América Latina!

Ao todo, são mais de 260 grutas e cavernas que foram catalogadas no complexo. 

Nem todas são abertas à visitação e mesmo estas só podem ser conhecidas na companhia de guias autorizados. Onde os aventureiros conseguem chegar, os olhares se voltam para paisagens únicas, com rios, cachoeiras e formações rochosas ocultas e preservadas.

Prepare o tênis, protetor solar e o espírito para percorrer os caminhos que levam a algumas das mais incríveis grutas do território brasileiro.

Onde fica Terra Ronca, Goiás?

Terra Ronca onde fica
Fonte: Wikimedia foto de Aurélio Reis

Ainda não sabe onde fica Terra Ronca? Goiás é o estado que abriga o conjunto de cavernas e grutas que atrai pesquisadores, arqueólogos e turistas de vários cantos do país.

O parque fica próximo da divisa com a Bahia, no sudeste brasileiro. 

Toda o complexo está localizado entre São Domingos e Guarani de Goiás. O povoado São João, que faz parte de São Domingos, é ponto de partida de alguns passeios, logo costuma ser utilizado como base por boa parte dos visitantes.

Mapa de Terra Ronca

Com o mapa que nós preparamos de Terra Ronca, São Domingos, Goiás, ficará mais fácil para você se localizar e entender onde está o parque em relação às cidades vizinhas.

Utilize para ver qual a melhor rota para chegar até o complexo, além de saber onde estão os principais pontos turísticos, programando da melhor forma o seu roteiro pela região.

Qual é o aeroporto mais próximo?

Entre as dúvidas de muitos turistas que se interessam em conhecer o destino está como chegar ao parque de Terra Ronca.

Você pode estar imaginando que o acesso mais fácil é por Goiânia, certo?!

Fique sabendo então que o aeroporto mais próximo, na verdade, é o de Brasília. É isso mesmo, se você vai à Terra Ronca, distância Brasília até o parque é de 400 km, enquanto para Goiânia o percurso tem cerca de 610 km.

Uma possibilidade é combinar o passeio com o turismo em Brasília. Depois de conhecer a capital federal, basta seguir pela BR-020 sentido Bahia, até passar Guarani de Goiás.

E para encontrar as passagens aéreas mais baratas para as suas aventuras entre cavernas e rios, não deixe de fazer a sua busca utilizando o Passagens Promo.

Com a nossa plataforma, você pode comparar os valores em diferentes dias e horários, encontrando os melhores descontos. E se você cadastrar o seu e-mail, nós te avisaremos sempre que o valor da tarifa ficar mais barato. É a economia certa para a sua viagem!

Quando ir à Terra Ronca?

Para visitar Terra Ronca, quando ir é uma das decisões mais importantes (e também mais fáceis) que qualquer turista deve tomar no planejamento da viagem.

Como os passeios envolvem contato com a natureza, a nossa recomendação é evitar ao máximo as épocas de chuva.

Elas são mais constantes entre o final e início de ano. De abril a outubro, as chances de chover na região são poucas, o que faz do período o mais apropriado para quem deseja explorar os encantos naturais do parque estadual.

O que conhecer em Terra Ronca?

Terra Ronca, GO, é um dos melhores lugares no Brasil para quem procura por destinos ideais para o turismo de aventura.

Rios que cruzam o interior e o exterior das grutas e cavernas, cachoeiras e mata virgem ao redor das principais atrações formam um cenário natural completo para o ecoturismo.

Venha conhecer as nossas dicas de atrações que vão ajudar no planejamento do seu roteiro pelos pontos turísticos do parque e ao redor do povoado São João.

Parque Estadual de Terra Ronca, Goiás

Terra Ronca parque estadual terra ronca
Fonte: Wikimedia foto de JOSE HUMBERTO MATIAS DE PAULA

As cavernas que escondem belezas inimagináveis em uma região quase remota estão delimitadas pelo Parque Terra Ronca, que pertence ao estado de Goiás.

São tantas galerias subterrâneas espalhadas pela região que o total é impreciso.

Ao menos 260 grutas e cavernas são catalogadas, nem todas abertas ao público. Rios, vegetação nativa e espécies da fauna local também estão entre os atrativos do parque.

Entre os espaços acessíveis, nós listamos aquelas que valem a visita durante o passeio por Terra Ronca, GO.

Angélica

Se a primeira impressão for a que fica, a caverna Angélica, Terra Ronca, deixará os visitantes de queixo caído e encantados com a beleza do parque estadual.

A primeira gruta no roteiro de muitos turistas está entre as mais lindas de todo o Brasil.

Seus 17 km de extensão e dez salões fazem com que a travessia dure um dia inteiro. Por isso, é normal pernoitar em seu interior para completar o percurso.

Além dos vários espeleotemas, formações rochosas surgidas a partir da sedimentação e cristalização de minerais na água, pare para admirar o rio que corta o seu interior. De tão calmas, as águas parecem refletir o que está ao redor.

Terra Ronca I

A caverna Terra Ronca é a mais famosa e uma das mais impressionantes da região.

Para saber o motivo, basta ficar de frente para sua entrada: uma imponente abertura de 96 metros de altura e 120 metros de largura recebem os aventureiros dispostas e explorar seu interior.

Com salões de até 90 metros de altura, ela recebe a tradicional Festa do Bom Jesus da Lapa. Curiosidades sobre a galeria: alguns salões recebem apenas uma hora de luz solar no dia, enquanto outros possuem apenas iluminação artificial que permite o turismo.

Terra Ronca II

Terra Ronca Terra Ronca 2
Fonte: Wikimedia foto de FotoRVasconcellos

O que não falamos acima é que a gruta Terra Ronca é dividida em duas partes.

Para acessar Terra Ronca II, é preciso deixar a vaidade de lado, se jogar nas águas do Rio da Lapa, que corta o complexo, e atravessá-lo até a outra extremidade.

São 120 metros de boca da caverna e 1 km de extensão para explorar as formações rochosas contidas em seu interior.

São Mateus

A gruta de São Mateus ostenta o título de maior caverna do Parque Estadual Terra Ronca, além de estar no top-3 das maiores cavernas brasileiras, com 24 km de extensão.

Já são motivos suficientes para você querer conhecê-la, mas garantimos que o visual em seu interior é impressionante, com formações rochosas suaves. Um verdadeiro prêmio para quem encara a íngreme descida por uma fenda estreita para chegar até o seu interior.

Erro: Formulário de contato não encontrado.

São Bernardo

Outra caverna que exige certo desafio para chegar ao seu interior é a de São Bernardo. Mas, assim como a anterior, o visual é recompensante.

Além da entrada íngreme, boa parte do percurso é feita dentro das águas geladas do rio São Bernardo. Mas em seus salões, que totalizam 12 km, formações esculpidas pelas águas, como o Salão das Pérolas, premiam os corajosos que encaram o desafio.

São Vicente

Terra Ronca São Vicente
Fonte: Wikimedia foto de Danilo Curado

Quem curte boas doses de adrenalina não pode deixar de conhecer a caverna São Vicente, em Terra Ronca, Goiás.

O acesso aos túneis subterrâneos é feita por rapel. Depois de descerem pendurados por uma corda, os turistas encontram ainda um visual único, em que o Rio São Vicente, que corre dentro da gruta, forma 12 cachoeiras “escondidas” dentro dos paredões.

Lapa do Bezerra

A gruta Lapa do Bezerra não costuma fazer parte dos roteiros mais tradicionais pelo complexo de cavernas de Terra Ronca. 

Só que aqueles que a incluem na lista de atrações não se arrependem. Com cerca de 8 km de extensão, ela é apontada como uma das cavernas  mais incríveis e ornamentadas, com salões espetaculares como o salão da Floresta Branca, com espeleotemas mais claros, e o dos Sinos.

Cachoeiras

Terra Ronca cachoeiras
Fonte: Wikimedia foto de Erickson Lima dos Santos

Não dá para negar que as cavernas são as principais atrações de Terra Ronca. Mas a natureza em volta do parque proporciona ainda mais coisas ao turista.

Depois de passar horas explorando grutas e vendo a beleza de salões subterrâneos, nada melhor do que terminar o dia relaxando com um banho de cachoeira, não é mesmo?

A mais famosa do Parque Terra Ronca é a cachoeira do Rio São Bernardo. Chama muita atenção o fato das suas águas serem mornas, um fenômeno raro em cachoeiras.

Conheça também a cachoeira das Palmeiras, com fácil acesso para quem fica no camping do Ramiro. E, claro, não deixe de curtir as cachoeiras escondidas no interior da caverna São Bernardo.

Festa do Bom Jesus da Lapa

Se você visitar Terra Ronca no início de agosto, vai pegar a época do principal evento festivo de São Domingos, a Festa do Bom Jesus da Lapa.

Ocorrendo sempre no dia 6 de agosto, a celebração a padroeira da cidade é realizada, em partes, na caverna Terra Ronca.

A cidade recebe romeiros goianos e de outros estados e conta com eventos religiosas, apresentações e muita comida.

Dicas para preparar sua viagem à Terra Ronca, Goiás

Antes de iniciar sua aventura pelas belezas naturais de Terra Ronca, GO, é importante ficar de olho nas dicas importantes para o seu passeio.

O que levar na bagagem? Onde ficar? Como conhecer o local? Apontamos todos os caminho para você fazer o checklist de viagem e curtir os dias de lazer entre a natureza. 

O que levar na mala?

Terra Ronca o que levar na minha mala
Fonte: Pixabay

Chegar no seu destino e perceber que itens essenciais ficaram para trás não é nada prazeroso. Por isso, é bom conferir antes se a bagagem tem tudo aquilo o que precisa.

Para se aventurar na natureza e explorar as grutas de Terra Ronca, é importante estar preparado. Tênis ou calçado próprio para trekking, meias altas, boné ou chapéu e roupas de banho — para refrescar nas cachoeiras — não podem faltar na mala.

Lembre-se que São João, a base preferida de quem visita a região, é apenas um povoado e a estrutura para atender os turistas é bem simples.

Sendo assim, guarde um lugar na bagagem para levar protetor solar, repelente, remédios e kit de primeiros socorros, evitando surpresas desagradáveis caso não encontre no destino.

Leve também barrinha de cereal, frutas e água para se manter alimentado durante as expedições pelas cavernas.

Onde se hospedar?

No povoado de São João, os turistas encontram as melhores opções de pousadas em Terra Ronca, Goiás, que funcionam como base para os passeios pelas cavernas.  

Uma delas é a pousada Estação Lunar, que oferece guias e equipamentos para os passeios pelas grutas.

Se preferir ficar na cidade de São Domingos, que é mais estruturada, as pousadas São Mateus e Sertão de Veredas são opções atrativas e oferecem passeios próprios pelo parque.

Já a Pousada Alto da Lapa está perto da gruta Terra Ronca e oferece serviço de pensão completo aos hóspedes.

Leve dinheiro em espécie

Terra Ronca leve dinheiro em espécie
Fonte: Pixabay

Por via das dúvidas, recomendamos que os turistas já viagem com dinheiro em espécie no bolso.

Em São Domingos, as únicas agências bancárias são do Banco do Brasil, Bradesco e Caixa. Enquanto isso, povoado São João não tem este tipo de serviço.

Por se tratar de um lugar bem bucólico, lugares que aceitam pagamento em cartão de crédito podem não ser tão comuns.

Como contratar um guia?

O passeio pelas cavernas do Parque Terra Ronca são permitidos apenas na companhia de um guia autorizado.

Na hora de escolher uma pessoa para acompanhar sua viagem, as pousadas costumam ter nomes de confiança para indicar aos visitantes. Eles poderão acompanhar grupos de turistas pelas principais cavernas da região.

Só não deixe para reservar o guia em cima da hora, ou correrá o risco de não encontrar bons profissionais disponíveis.

Contrate também um seguro viagem!

Embora todo cuidado seja pouco, não dá para descartar que acidentes possam acontecer, principalmente em se tratando de turismo de aventura.

Melhor forma de se resguardar ainda mais é fazendo um seguro viagem. Você sabia que em caso de acidentes, o serviço garante o atendimento médico necessário ao segurado?

Por isso é tão recomendado fazer um seguro antes de se aventurar. E o melhor, é possível garantir proteção pagando menos. Acesse o Seguros Promo, compare os planos e contrate a melhor cobertura com mais economia.

Voe pelos aeroportos do Brasil com o Passagens Promo!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Gol CGH São Paulo BSB Brasília 14 Mai 17 Mai R$ 328 LATAM CGH São Paulo BSB Brasília 08 Mar 16 Mar R$ 331 Gol CNF Belo Horizonte BSB Brasília 02 Fev 08 Mar R$ 514 Gol GRU São Paulo BSB Brasília 12 Mar 18 Mar R$ 560 Azul CNF Belo Horizonte BSB Brasília 10 Jan 12 Jan R$ 686 Ver mais ofertas

Terra Ronca, Goiás, é apenas uma das várias maravilhas que o Brasil tem para apresentar ao mundo. E agora pode fazer parte da sua lista de destinos ecoturísticos que você deve conhecer.

Planeje a sua viagem e embarque para qualquer lugar do país pagando menos com o Passagens Promo. Os menores preços para os aeroportos nacionais estão aqui!Descubra os encantos brasileiros com a maior economia e praticidade. De Promo você pode!


Leia também:

Recomendado para você
Trindade, GO: conheça essa cidade do Centro-Oeste e seus maiores pontos turísticos!

Trindade, GO: conheça essa cidade do Centro-Oeste e seus maiores pontos turísticos!

Cidade de Goiás: pontos turísticos, informações e dicas de viagem

Cidade de Goiás: pontos turísticos, informações e dicas de viagem

Vale da Lua: o melhor da Chapada dos Veadeiros!

Vale da Lua: o melhor da Chapada dos Veadeiros!

Cachoeiras Pirenópolis: onde ficam, valores e dicas de viagem

Cachoeiras Pirenópolis: onde ficam, valores e dicas de viagem

Formosa, Goiás: pontos para ecoturismo e esportes de aventura

Formosa, Goiás: pontos para ecoturismo e esportes de aventura

Mambaí, Goiás: 9 atrações para explorar o turismo de aventura

Mambaí, Goiás: 9 atrações para explorar o turismo de aventura