Timbó, SC: como chegar, mapa, pontos turísticos e curiosidades

Conhecida como a capital do cicloturismo, Timbó, SC, além de ser uma das melhores cidades para se viver no Brasil, é um destino muito convidativo, principalmente, para quem gosta de aproveitar passeios ao ar livre.

Se você está planejando viajar para Santa Catarina nas suas próximas férias, vem entender o porquê vale a pena incluir o destino no seu roteiro!

Confira todo tipo de passagens aéreas com os melhores preços neste link!

Timbó, SC: como aproveitar a capital do cicloturismo!

Além de atrações históricas e paisagens naturais, a cidade de Timbó, SC, oferece também atividades de cicloturismo aos seus visitantes.

O município ficou famoso por seu circuito de 300 km feito de bike, que começa na cidade e segue até Blumenau em um percurso que dura 7 dias, passando ainda por outros nove municípios, como Pomerode, Rodeio, Indaial, Ascurra, entre outros. 

Inclusive, esse é o principal roteiro do país, sendo planejado especialmente para que os amantes do ciclismo possam percorrê-lo de bicicleta. 

Onde fica Timbó?

Onde fica Timbó SC
Fonte: Elias C / Wikimedia Commons / CC BY 3.0

Está se perguntando onde fica Timbó? Saiba que o município está localizado no Vale de Itajaí, em uma região chamada de Vale Europeu, em Santa Catarina, em um território de cerca de 130 km².

Segundo o censo de 2019, o município possui uma população de menos de 50 mil habitantes e fica bem pertinho de cidades turísticas importantes, como Blumenau, Joinville e a capital Florianópolis.

Como chegar em Timbó?

Conhecido como “Pérola do Vale”, o município é normalmente procurado por turistas que estão em busca de atividades ao ar livre e querem conhecer um pouco da história local.

Mas se a sua preocupação inicial diz respeito sobre como chegar em Timbó, pode ficar tranquilo, pois o destino fica a cerca de 170 km de Floripa.

A cidade abriga o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, que recebe voos diariamente dos mais diversos destinos nacionais e internacionais, facilitando o acesso dos visitantes às cidades turísticas do estado.

A partir da capital, é possível fazer o trajeto até Timbó de ônibus, táxi ou uber. Se quiser mais autonomia, uma dica bem bacana é alugar um carro para fazer o trajeto de forma mais confortável e com total liberdade.

E por falar em como chegar à Pérola do Vale, que tal encontrar as opções de voos mais vantajosos do mercado e viajar com economia?

O nosso site, Passagens Promo, é famoso por ser um buscador que apresenta as passagens mais baratas e as melhores promoções das principais companhias aéreas do Brasil e do mundo.

Embarque até o aeroporto Hercílio Luz e viaje para Timbó, SC!
Passagens aéreas saindo de

Além dos menores preços do mercado, a nossa plataforma é a queridinha dos viajantes por oferecer uma navegação rápida e intuitiva para que você encontre aquele voo que mais combina com o seu orçamento.

Para aproveitar as melhores atrações de Timbó, Santa Catarina, não deixe de acionar o nosso alerta para ser avisado sempre que os preços do trecho selecionado baixarem.

Timbó, SC: mapa

Pretende conhecer a cidade de Timbó, SC? Mapa é um item que pode te ajudar e muito a definir as melhores rotas para chegar ao destino, listar as principais atrações, além de entender melhor onde o município está localizado no estado.

Timbó, SC: pontos turísticos

Em Timbó, SC, pontos turísticos não faltarão e no seu roteiro não terá lugar para monotonia. 

Para te ajudar a escolher aquelas atrações que valem a pena conhecer, confira as dicas de lugares que selecionamos para você explorar tudo que esse destino tem de melhor.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Parque Central de Timbó

    Se você é aquele tipo de viajante que não dispensa atividades ao ar livre e momentos de descontração, o Parque Central de Timbó é um “prato cheio”, sendo uma das áreas verdes mais frequentadas por moradores e turistas.

    O local conta com quadras de esportes, pistas de caminhadas, pistas de skate, lago, parque infantil, gramado e muito mais. 

    Jardim Botânico de Timbó

    Jardim Botânico
    Fonte: Pixabay

    Se a previsão do tempo em Timbó indicar sol e calor, não deixe também de visitar o Jardim Botânico, um espaço ao ar livre, com um extenso campo gramado, árvores e até uma ponte de madeira e casinha à beira do lago, que são cenários de ensaios fotográficos

    O espaço conta ainda com trilhas ecológicas, quadras de esporte, parque infantil, churrasqueiras e muitas árvores, que favorecem momentos de descanso.

    Que tal fazer um piquenique com a família e contemplar a natureza? Você vai ficar encantado com a paz que esse lugar proporciona!

    Parque Ecológico Freymund Germer – Morro Azul

    Ao visitar a cidade de Timbó, SC, o que fazer deve incluir algumas horas no Parque Ecológico Freymund Germer – Morro Azul, considerado um dos principais atrativos da cidade.

    Localizado a menos de 20 km da região central da cidade, o Morro Azul fica a 758 metros de altitude, oferecendo uma linda vista do município e das áreas vegetativas do Vale Europeu.

    O Parque Ecológico abrange uma área de cerca de 40 hectares totalmente cercado pela mata verde, além de oferecer uma estrutura com banheiros, parquinho, churrasqueira e muito mais. 

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Museu do Imigrante

    A cidade de Timbó não vive apenas de belas paisagens, o destino também tem muita história para contar aos seus visitantes.

    Um dos locais que vale a pena conhecer é o Museu do Imigrante, que retrata um pouco sobre o estilo de vida, costumes e hábitos dos seus primeiros colonizadores.

    O espaço faz parte do Complexo Turístico Jardim do Imigrante, construído em um imóvel do período da colonização, que é uma autêntica casa enxaimel, um encanto à parte.

    No local, os visitantes têm a oportunidade de observar um acervo composto por móveis, utensílios, indumentárias, pertences pessoais e muitas outras peças que retratam o cotidiano dos primeiros imigrantes alemães e italianos, que viveram na região.

    Museu da Música (Salão Hammermeister)

    Música em Timbó SC
    Fonte: Stocksnap / CC0

    Em Timbó, SC, o mapa de atrações jamais pode deixar de fora o Museu da Música, chamado também de Salão Hammermeister.

    O espaço conta com um acervo de mais de 2 mil peças, que incluem instrumentos musicais, desenhos técnicos, literatura musical, material didático, partituras e muitos outros acessórios.

    Além de peças musicais, o museu tem ainda uma coleção de fotografias e gravações de bandas, músicos, conjuntos, corais, orquestras e atividades realizadas na região .

    O local conta ainda com um pequeno auditório que sedia apresentações de musicais, como concertos e recitais.

    Casa do Poeta Lindolf Bell

    No seu roteiro em Timbó, SC, visite também a Casa do Poeta Lindolf Bell com peças que contam a história do seu homenageado.

    Além de ter um amplo acervo, o edifício foi o lar do poeta e dos seus pais, onde ele escreveu seus primeiros versos. 

    No local, você terá a oportunidade de conferir os livros que ele lia, obras de arte, troféus, indumentárias e muitas outras peças.

    O mais legal é que o espaço tem uma energia única, que “transporta” os seus visitantes para o estilo de vida de Lindolf Bell, que foi um dos poetas catarinenses mais importantes do estado. 

    Parque Henry Paul

    Parque em Timbó SC
    Fonte: Pexels

    De volta às áreas de lazer, o Parque Henry Paul é uma atração que deve ser incluída no seu mapa de Timbó, SC. 

    Com cerca de 80 mil metros de extensão, o espaço é um dos lugares mais indicados para a prática de esportes das mais variadas modalidades.

    Lá, você irá encontrar diferentes instrumentos de lazer, como pista de caminhada, ciclovia, academia para a terceira idade, pista de skate, quadras esportivas, parque infantil, deck para pescas e área de convivência com churrasqueira.

    Ao longo do ano, o Parque Henry Paul recebe ainda muitos eventos locais e nacionais. Vale a pena conhecê-lo!

    Festa do Imigrante de Timbó

    Se estiver na cidade em outubro, você não pode deixar de conhecer a Festa do Imigrante, um dos maiores eventos do município, atraindo turistas de várias partes do estado.

    A festividade tem como objetivo comemorar a colonização de Timbó por parte dos italianos e alemães, além de resgatar a cultura e tradição dos seus primeiros habitantes.

    A programação é composta de bailes típicos, desfiles, tarde folclórica, escolha da rainha da festa, danças folclóricas, além de uma gastronomia típica com pratos brasileiros, italianos e alemães.

    O que comer em Timbó?

    Onde comer em Timbó SC
    Fonte: Unsplash

    Que descobrir o que comer em Timbó? Saiba que, assim como em todo o estado, o Vale de Itajaí tem uma gastronomia de primeira com pratos típicos regados de muito sabor e tradições italianas e alemãs.

    Ao viajar para a região, você encontrará comidas tradicionais, como arroz carreteiro, churrasco, feijão tropeiro, charque, entrevero e deliciosas bebidas, como vinho e cachaça.

    Além de pratos mais rústicos, a cozinha europeia também está presente no dia a dia dos catarinenses.

    Não deixe de experimentar ainda pratos como o pierogi, que é um pastel cozido polonês, o famoso knödel, um delicioso bolinho austríaco e o apfelstrudel, um folhado de maçã austríaco de comer rezando.

    Mas se você quer apreciar a comida mais consumida no Vale Europeu, experimente o chucrute com salsichões, o marreco recheado, o eisbein, o famoso joelho de porco, o kassler, o lombo do porco, a cuca e muito mais. 

    Curiosidades sobre Timbó

    Além de atrações turísticas e uma culinária deliciosa, a cidade de Timbó também tem muitas curiosidades. Você sabia que o município é considerado pela Organização das Nações Unidas como uma das 10 melhores cidades para morar no Brasil?

    Isso mesmo! E saiba que motivos não faltam. A cidade tem altos índices de segurança, economia, educação, além de ter um povo muito acolhedor e belezas naturais singulares.

    Além disso, os moradores da cidade também ajudaram a transformar o Vale do Itajaí em um importante polo industrial do estado, colocando o município na 14º posição em arrecadação de Santa Catarina.

    Outro fato bem interessante é que a limpeza da cidade não é feita apenas pela prefeitura. Ao visitar o município, é possível observar os próprios moradores varrendo ruas e calçadas.

    Quem nasce em Timbó é o quê?

    Não dá para negar que a cidade tem um nome bem exótico, o que deixa muitas pessoas intrigadas sobre quem nasce em Timbó é o que. 

    Se você compartilha desse mesmo questionamento, saiba que os habitantes que nasceram no município são chamados de timboenses.

    Por que o nome Timbó?

    Por que o nome Timbó SC
    Fonte: Pxhere / CC0

    A cidade tem esse nome em razão da planta denominada Timbó, que existe em todo o seu território

    Foi essa planta que motivou a sua nomenclatura por parte do seu fundador, o imigrante alemão Frederico Donner, em 1869, que construiu a primeira residência às margens do Rio Benedito. 

    Mas foi apenas em 1934 que o então vilarejo ganhou o título de município. 

    A região foi inicialmente habitada por alemães, mas ao longo dos anos, em razão das suas belezas naturais, clima ameno e terra fértil, ela começou a receber famílias italianas, que se fixaram na cidade.

    Mesmo com condições favoráveis, os primeiros habitantes sofreram dificuldades em razão da falta de estrutura, sendo necessária a construção de estradas, lavouras, escolas, igrejas, campos, etc.

    No entanto, com o passar dos anos, o município se desenvolveu e tornou-se uma economia importante para região.

    Cidades próximas a Timbó, SC

    As cidades próximas a Timbó, SC, também têm características turistas e você pode aproveitar para montar um roteiro pela região.

    A capital do cicloturismo faz fronteira com municípios, como Benedito Novo, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros e Rodeio, além de ficar perto de destinos como Blumenau, a 30 km, Joinville e Balneário Camboriú, a 90 km.

    Cotação de passagens aéreas para Timbó, SC

    Já se convenceu que Timbó, SC, é um destino que vale a pena conhecer? Para tornar essa viagem ainda mais completa, inclua os demais destinos que citamos acima, pois você viverá dias surpreendentes.

    Na hora de garantir os voos com os melhores preços, não se esqueça que seu lugar é na nossa plataforma comparadora, Passagens Promo, que oferece as passagens aéreas com os menores custos do mercado para destinos nacionais e internacionais.

    Marque sua viagem para Timbó, Santa Catarina!
    Passagens aéreas saindo de
    Azul POA Porto Alegre FLN Florianópolis 21 Set 03 Out R$ 328 Azul POA Porto Alegre FLN Florianópolis 17 Set 20 Set R$ 341 Latam Brasil SDU Rio de Janeiro FLN Florianópolis 11 Mar 13 Mar R$ 368 Gol BSB Brasília FLN Florianópolis 17 Nov 24 Nov R$ 373 Latam Brasil SDU Rio de Janeiro FLN Florianópolis 13 Mar 20 Mar R$ 391 Latam Brasil BSB Brasília FLN Florianópolis 01 Dez 06 Dez R$ 437 Ver mais ofertas

    Com poucos cliques, você certamente encontrará aquela opção que cabe no seu bolso e atende às suas necessidades. 

    Lembre-se que para não perder nada, você precisa cadastrar o seu e-mail no nosso site para que possamos te avisar sempre que os preços baixarem.

    E não deixe de seguir o Passagens Promo nas outras redes sociais para ficar por dentro de outras novidades e destinos imperdíveis!

    Quer conhecer Timbó, SC, com muito mais economia, conforto e tranquilidade? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Itajaí, Santa Catarina: informações, mapa, pontos turísticos e praias

    Itajaí, Santa Catarina: informações, mapa, pontos turísticos e praias

    Praias Guarda do Embaú: o melhor do litoral catarinense!

    Praias Guarda do Embaú: o melhor do litoral catarinense!

    Praias de Garopaba: onde fica, como chegar, mapa e melhores praias

    Praias de Garopaba: onde fica, como chegar, mapa e melhores praias

    Lagoa da Conceição, Florianópolis: informações e dicas de turismo

    Lagoa da Conceição, Florianópolis: informações e dicas de turismo

    Serra Catarinense: quando ir, o que visitar, cidades e roteiro

    Serra Catarinense: quando ir, o que visitar, cidades e roteiro

    Barra da Lagoa, SC: 8 atrações para curtir a praia e região

    Barra da Lagoa, SC: 8 atrações para curtir a praia e região