
Falar em Carnaval é pensar em Salvador, um dos maiores carnavais de rua do mundo, milhares de pessoas desejam entrar na folia e curtir dias de alegria na cidade.
Descubra quais são os seus melhores blocos e o que cada um reserva para você. Leia o conteúdo completo, receba dicas de bairros para se hospedar e lugares para relaxar depois da folia.
Índice
1- Bloco Olodum

No ano de 1979 surgia o famoso Bloco de Olodum, que chamou atenção até do famoso astro do pop, Michael Jackson.
O grupo preserva sua percussão vibrante que mistura os ritmos do samba-reggae com os africanos, brasileiros e caribenhos. Além de toda energia, valoriza a cultura afro-brasileira, o bloco tem como foco a luta contra o racismo.
Hoje, tem até uma escola de música e projetos sociais, que permitem aos jovens das comunidades periféricas de Salvador se engajarem na arte e na música.
Durante todo o ano o Olodum tem apresentações e no Carnaval é um dos blocos que mais atraem foliões, seus trajes coloridos passam irradiando animação pelas ruas históricas da cidade.
2- Bloco Camaleão

Outro bloco tradicional de Salvador é o Bloco Camaleão, que surgiu em 1978 e aos poucos ganhou o coração da população. A animação é promovida pelo cantor Bell Marques que arrasta uma multidão de fãs de todo o Brasil para dançar e cantar músicas de axé.
Não tem como ficar parado, do início ao fim o repertório é cheio de grandes sucessos. O Bloco Camaleão é bastante organizado, tem abadás exclusivos, que você pode adquirir. Oferece uma estrutura de segurança para que os seus foliões possam aproveitar com tranquilidade.
O trajeto é feito pelos circuitos de Salvador, como a Barra-Ondina e neste ano de 2025, o bloco promete mais uma vez garantir um carnaval cheio de folia e alegria .
A festa irá contar com a presença de vários artistas que vão cantar junto com o líder Bel Marques. O que proporciona uma experiência diversa e inesquecível para os foliões.
Compre sua passagem aérea com praticidade
3- Bloco Coruja

Mais um bloco liderado por um grande nome da música baiana, o Bloco Coruja é animado por Ivete Sangalo. Ele surgiu em 1980 e proporciona aos seus foliões um Carnaval animado e cheio de boas memórias
Você pode adquirir o seu abadá para ter acesso a uma estrutura com segurança, enquanto acompanha o trio pelos circuitos.
Durante todo o percurso o bloco é marcado por hits da cantora e da música baiana que deixa o público eufórico. E no ano de 2025, o Coruja garante animação e um show especial.
4- Bloco Timbalada

O fundador do Bloco Timbalada é um dos artistas mais renomados da Bahia, Carlinhos Brown no ano de 1990 trouxe mais alegria ao Carnaval de Salvador com a criação do bloco que mistura ritmos afro-baianos com canções modernas.
O destaque do bloco são seus integrantes da banda com os corpos pintados. O que tornou que os foliões também aderissem.
A cada ano o Timbalada surpreende seus foliões com um show marcante e no Carnaval de 2025 não será diferente, vai receber surpresas artísticas que promovem um espetáculo diferente.
5- Bloco Eva

Com mais de 40 anos de história no Carnaval de Salvador, o Bloco Eva conquistou o coração do público com seu estilo jovem regado a músicas marcantes.
A fama veio com a participação da Banda Eva, onde artistas baianos começaram, como Ivete Sangalo e Saulo Fernandes. Atualmente, a banda é comandada por Felipe Pezzoni que ainda deixa a vela acesa da essência do bloco.
O trio elétrico desfila pelos circuitos com canções animadas que são hits brasileiros. O bloco tem uma estrutura de qualidade, com abadás e toda a segurança que seus foliões precisam para ter uma experiência agradável.
No ano de 2025, Felipe Pezzoni e a Banda Eva garantem um carnaval animado, cheio de célebres canções que ganharam o coração dos foliões.
6- Bloco Filhos de Gandhi
Um dos blocos mais antigos de Salvador é o Bloco Filhos de Gandhi, dedicado aos ideias de Mahatma Gandhi para a promoção da paz e da valorização da cultura afro-brasileira.
O cortejo é com músicas de origem africana, com tamborins e agogôs, seus integrantes usam trajes brancos com turbantes, colares e uma faixa azul com o nome do bloco.
Diferente da atmosfera dos outros blocos, Filhos de Gandhi promovem uma energia serena e espiritualizada. O desfile passa pelo Pelourinho e o circuito Campo Grande.
E neste ano de 2025 não será diferente, o bloco também vai oferecer oficinas de música, dança e rodas de conversa sobre temáticas raciais.
7- Bloco Me Abraça
Durval Lelys lidera o Bloco Me Abraça que tem no seu repertório canções que foram sucesso no axé music. Ele é o antigo vocalista da Asa de Águia, um dos grupos célebres da música baiana.
O trio passa pela Barra-Ondina e oferece abadás personalizados e segurança para que os seus foliões possam curtir o Carnaval com tranquilidade, enquanto pula ao som de canções como a “Dança do Vampiro”. O que marca o bloco é a interação do cantor com o público durante todo o trajeto.
Com certeza, no ano de 2025, o Bloco Me Abraça vai trazer um Carnaval animado e com sucessos clássicos do axé, para deixar ninguém parado.
8- Bloco Largadinho

Um dos novos blocos que surgiram foi o Largadinho em 2013, comandado pela cantora Claudia Leitte que ganhou atenção e admiração do público com sua animação e leveza.
O nome do bloco significa a alegria despreocupada que o Carnaval Baiano promove aos seus foliões. Ele desfila pelos circuitos ao som de canções famosas da cantora acompanhadas de coreografias.
O Bloco Largadinho em 2025, tem uma grande produção por trás para oferecer aos seus foliões um Carnaval seguro e vibrante com um repertório marcante e animado.
9- Bloco Nana Banana

O Bloco Nana Banana é um dos guardiões do Carnaval de Salvador, liderado pela banda Chiclete com Banana. É um dos que mais arrasta multidões com sua alegria contagiante.
Seus foliões acompanham o trio na Barra-Ondina que fica repleta de chicleteiros entoando canções como “Diga que Valeu” e “100% Você”. Não tem como ficar triste no Carnaval de Salvador e ainda mais participando do Bloco Nana Banana.
Para 2025 o bloco preparou um show cheio de surpresas e com a essência da tradição baiana. O trio será comandado pelo Léo Santana que garante uma festa com canções que foram sucesso no axé music e marcaram gerações.
10- Bloco Crocodilo
Em 1985 apareceu o Bloco Crocodilo com uma energia baiana apaixonante que contagiou a todos. O Crocodilo arrasta uma multidão pelo circuito Barra-Ondina com músicas do axé.
Você pode comprar o seu abadá para participar e ter acesso a uma estrutura segura para curtir o Carnaval de Salvador.
O bloco agrada foliões de todas as idades e estilos musicais, a mistura de ritmos traz uma energia vibrante. Não deixe para última hora, se organize para participar da festa em 2025 que será uma edição épica.
Qual é o bloco com o abadá mais caro?
Os blocos de Salvador atraem uma legião de fãs da música baiana, sua animação conquista várias pessoas ao redor do mundo. Muitos oferecem uma estrutura segura e serviços exclusivos para proporcionar uma experiência marcante.
A maioria tem uma faixa de valores semelhantes, só que o Bloco Camaleão, Bloco Eva e o Bloco Me Abraça, tem os abadás mais caros, por causa da sua longa trajetória e também pela popularidade.
E o mais caro entre eles é o Bloco Camaleão, comandado por Bell Marques, um dos cantores mais renomados da música baiana. Há uma enorme quantidade de pessoas que desejam participar da festa. Por isso, os valores são mais elevados.
Independente do valor, o importante é escolher um que possa te oferecer um Carnaval animado e cheio de boas memórias. Tenha certeza que vale a pena o investimento.
Onde comprar os abadás?
A compra dos abadás pode ser feita de várias formas. Há diversas plataformas e canais que oferecem. Veja alguns lugares para adquirir o seu:
- site oficial dos blocos: sem dúvidas, o lugar mais seguro para comprar é no site oficial. Tem como comprar por pacote. E várias formas de pagamentos estão disponíveis.
- plataformas de vendas: nas plataformas de vendas de ingresso também vendem os abadás. É uma boa opção prática para adquirir o seu e também fornecem formas de pagamento on-line.
- lojas físicas e pontos de vendas: alguns blocos possuem lojas físicas em Salvador. O folião pode ir até lá comprar e também adquirir produtos personalizados. Outra alternativa são os pontos de vendas que oferecem.
Além dessas opções para comprar seu abadá, uma boa ideia é adquirir pelas agências de turismo que promovem pacotes completos para o Carnaval.
O folião tem acesso ao abadá, transporte, hospedagem e outros serviços, tudo por um preço único. É uma excelente ideia para não se preocupar em organizar toda a viagem.
Bairros para se hospedar no Carnaval de Salvador
Para quem vai entrar na folia do carnaval de Salvador. É recomendável ficar em um bairro que fique próximo das festas e dos circuitos.
Não vai gastar tanto com transporte e nem se estressar para se locomover pela cidade que estará lotada de foliões.
- Barra: o circuito Barra-Ondina começa pela barra, fica próximo do Farol da Barra, das praias e tem uma boa infraestrutura, com restaurantes e bares. Além de uma variedade de hotéis e pousadas de frente para o mar.
- Ondina: o final do circuito também é uma boa opção para ficar, garante um fácil acesso e consegue até assistir os desfiles dos blocos. Tem uma boa quantidade de resorts e hotéis de médio a alto padrão.
- Campo Grande: é um bairro que fica próximo do Carnaval tradicional de Salvador do Circuito Osmar. Permite fácil acesso para a Praça Castro Alves e o Teatro Castro Alves. Tem opções mais econômicas, ideal para quem não quer gastar.
- Rio Vermelho: embora esteja um pouco mais afastado dos circuitos, ainda é uma boa alternativa. Você consegue se locomover com tranquilidade e não ficar no meio da folia.
Não deixe para reservar o seu hotel na última hora, o Carnaval de Salvador é bastante cobiçado. Para não ficar sem uma boa hospedagem, reserve a sua com antecedência.
Lugares em Salvador para fugir da folia
Se você participou dos blocos e deseja fazer um passeio tranquilo antes de voltar para casa, descubra alguns dos pontos turísticos que não ficam lotados na época do Carnaval.
Parque das Dunas
Fuja um pouco do agito do carnaval de Salvador para desacelerar, conheça o Parque das Dunas que promove trilhas ecológicas.
Vai passar por lagoas, restingas e dunas, são mais de 6 milhões de metros quadrados esse paraíso. Faça um passeio guiado para aprender sobre suas espécies de plantas, muitas delas já estão em extinção.
Ilha de Itaparica

Aproximadamente a 1 hora de Salvador fica a Ilha de Itaparica que mistura belezas naturais com patrimônio histórico e cultural .
Antes de relaxar na praia, visite seu centro histórico, suas igrejas antigas e conheça os casarios coloniais. Também há um museu na ilha com uma exposição sobre a sua história.
Passe um tempo na Praia de Areia e na Cacha Pregos, ambas tem águas claras e calmas, ideais para nadar, fazer caminhada na areia e se bronzear.
Visite a Fonte da Bica que tem águas minerais com propriedades medicinais e depois faça um passeio de barco pela baía e tenha vistas únicas do local.
Lagoa do Abaeté
No bairro Itapuã, vai encontrar a Lagoa do Abaeté, que é um dos lugares tranquilos do Carnaval de Salvador. É cercada por dunas e uma vegetação restinga.
Um ótimo lugar para caminhar e apreciar o cenário, o contraste das dunas claras com a cor escura das lagoas.
Faça um passeio guiado para descobrir suas lendas e depois passe nas barracas que ficam próximas da lagoa. Experimenta acarajé e a moqueca, não tem como não ficar com água na boca.
Solar do Unhão
Quem gosta de arte, aproveite que o Solar do Unhão é um espaço interessante que abriga o Museu de Arte Moderna da Bahia.
Ele fica às margens da Baía de Todos os Santos, e a beleza do edifício e a da baía, torna o lugar ainda mais especial.
Conheça suas exposições de arte contemporânea com obras dos mais renomados artistas brasileiros e internacionais.
Dedique um tempo para fazer um passeio pelo complexo e conhecer sua arquitetura colonial, a capela e o cais. E se a visita for à tarde, espere pelo pôr do sol, vale a pena.
Conheça um dos melhores carnavais do mundo junto com o Passagens Promo
O carnaval de Salvador é perigoso?
O Carnaval de Salvador é um dos maiores do mundo, arrasta multidões que estão em busca de animação e muita alegria. Como a cidade fica repleta de pessoas que se concentram no mesmo lugar, pode apresentar alguns riscos.
No entanto, a cidade aumenta sua segurança durante o evento, tem policiamento que passa pelas ruas e no meio dos blocos frequentemente. Tem câmeras colocadas estrategicamente nos principais circuitos.
O importante é você estar atento, evitar ir a lugares afastados, manter seus pertences próximos de você e seguir as orientações das autoridades. Assim, terá um Carnaval inesquecível e só com boas lembranças.