Torres del Paine, Chile: como chegar? Quanto tempo ficar? Confira!

Vai viajar pela Patagônia Chilena? Então Torres del Paine, Chile, não pode ficar de fora do seu roteiro — afinal estamos falando de um dos destinos mais procurados na região.

Nem é preciso chegar ao parque para se sentir impactado pela beleza deste cenário. Ainda na estrada é possível avistar os picos nevados das enormes torres de granito, um maravilhoso cartão de visitas para qualquer turista.

Descubra o que um dos principais locais turísticos no Chile, Torres del Paine, tem a oferecer e confira dicas fundamentais para ajudar a planejar uma viagem por este destino.

Aqui você encontrará os melhores preços de passagens aéreas para o Chile. Aproveite!

Torres del Paine, Chile: o mais belo destino da América do Sul

O Parque Nacional Torres del Paine serve para mostrar como o Chile é um país de muitas e diversificadas riquezas naturais.

Ficam para trás a Cordilheira dos Andes e o Deserto do Atacama, enquanto vão se aproximando os fiordes e vulcões da Patagônia, até que os picos nevados, lagoas de azul colorido, vales e vegetação dominam a paisagem.

Trata-se de um lugar tão incrível que é impossível discordar que Paine está entre os mais belos e encantadores destinos da América do Sul.

Por ano, o local recebe mais de 160 mil turistas que aproveitam a variedade de atrações encontradas por quem busca o que fazer no Chile.

Para quem é fã do turismo de aventura, Torres del Paine se apresentará como uma maravilhosa descoberta. Aproveite as trilhas, o visual e até mesmo os ventinhos gelados que sopram em um dos principais pontos de toda a Patagônia.  

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

História de Torres del Paine, Chile

Torres del paine Chile historia
Fonte: Pixabay

O espetáculo de grandeza que é o Parque Torres del Paine, no Chile, só poderia ser obra do tempo e da natureza. Foi ao longo das eras glaciais que a cordilheira de picos e montanhas foi formada e esculpida tal qual os turistas podem apreciar. 

Vales, lagos formados do degelo, glaciares e o Rio Paine também fazem parte das principais características naturais das Torres del Paine, no Chile.

Para preservar todo este patrimônio, foi fundado o parque em 1959, inicialmente chamado de Parque Nacional de Turismo Lago Grey, uma das atrações do lugar.

Em 1978, já nomeado Torres del Paine, a área foi declarada Reserva da Biosfera pela Unesco.

Atualmente, o parque possui uma área de aproximadamente 220 mil hectares e está sob administração da Corporação Nacional Florestal (Conaf) do Chile. 

Onde fica Torres del Paine, no Chile?

O Parque Torres del Paine, Chile, fica localizado na província de Última Esperanza, que pertence à região de Magalhães, no sul do país.

Puerto Natales é a cidade mais perto da área do parque, distante cerca de 110 km. Por essa proximidade, muitos turistas a escolhem como base para os passeios em Paine.

Mais do que um prestigiado ponto turístico da Patagônia Chilena, Torres del Paine também faz parte do roteiro de mochilões pela Patagônia Argentina, sendo um dos destinos preferidos dos viajantes que passam pela região de El Calafate.

Como ir a Torres del Paine de Santiago?

Se você é um daqueles turistas que pensam em planejar um roteiro mais completo pelo Chile, certamente terá a capital Santiago e as Torres del Paine como prováveis destinos.

São duas experiências distintas e muito válidas: há muito o que fazer em Santiago, uma cidade mais cosmopolita, antes de desbravar as atrações da principal reserva natural do país.

Como a capital do Chile e o parque estão separados por mais de 2.770 km, a melhor forma de fazer o percurso é de avião

O aeroporto mais perto do Parque Torres del Paine, no Chile, é o de Punta Arenas, que fica a 250 km de Puerto Natales. Este trajeto pode ser feito via terrestre, de ônibus, transfer ou carro alugado.

Mapa de Torres del Paine, Chile

Já mostramos que Torres del Paine está a 110 km de Puerto Natales. A viagem entre a cidade e o parque pode ser feita de carro ou ônibus, e dura cerca de 3 horas.

E se você vai a Torres del Paine, o mapa da região vai ajudar bastante na hora de escolher quais passeios fazer, o que visitar na área da reserva natural e também a identificar atrações turísticas que valem a pena conhecer na região.

Compre passagens com antecedência para o Chile

Separamos as melhores ofertas de passagens aéreas aqui
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Você já sabe que comprar as passagens aéreas com antecipação é uma maneira muito eficiente de economizar no valor pago.

E, convenhamos, poupar gastos em uma viagem é meta de praticamente 10 em cada 10 turistas.

Fazer uma boa pesquisa antes de comprar também gera economia. No Passagens Promo, por exemplo, você pode comparar os valores em diferentes dias e horários, e os melhores preços estão aqui.

Cadastre o seu e-mail e o destino da sua viagem para receber os melhores descontos, que vão te ajudar a pagar menos no passeio dos seus sonhos.

Parque Nacional Torres del Paine, no Chile

Vai fazer um roteiro Chile 7 dias? Então, separe ao menos um dia inteiro para conhecer o Parque Nacional Torres del Paine.

Além de belíssimos cenários, os visitantes vão encontrar circuitos de trekking com níveis de dificuldade diferentes, atendendo dos mais experientes aos menos preparados. Há também área de camping ou acomodações para quem deseja passar a noite com conforto.

Mas como é o funcionamento do parque? A entrada é gratuita? Vamos começar trazendo a resposta para estas perguntas que vão te ajudar a planejar o seu passeio pela reserva.

Valor da entrada

Torres del paine Chile valor da entrada
Fonte: Pixabay

Para conhecer as belezas de Torres del Paine, os turistas precisam adquirir um ingresso em qualquer uma das portarias de acesso ao parque.

Mas, afinal, qual o valor da entrada no Parque Nacional Torres del Paine, Chile?

Os valores sofreram um reajuste em janeiro de 2020, segundo informado no site oficial da atração. Agora, adultos estrangeiros pagam 25 mil pesos chilenos (equivalente a R$ 177, segundo cotações feitas em setembro de 2020).

Vale ressaltar que a entrada dá direito ao acesso ao parque durante três dias. Ou seja, você pode passar o dia, sair e se hospedar em Puerto Natales, e retornar nos dias seguintes.

Existe um voucher para mais dias, também vendido na entrada do parque (35 mil pesos chilenos).

Durante a alta temporada, entre 1 de outubro e 30 de abril, é possível pagar também em dólar e euro.

Horário de funcionamento

Como qualquer destino turístico, Torres del Paine, Chile, possui os períodos de alta e baixa temporada, que acabam impactando no horário de funcionamento.

Na alta temporada, entre outubro e abril (ou seja, da primavera ao início do outono), os dias são mais longos e dá para aproveitar bastante o parque. Ele fica aberto das 7 às 21 horas.

Já o período de baixa temporada vai de 1 de maio a 30 de setembro. Nesta época, os portões se abrem às 8h30 e a estadia é permitida até 18h15.

Além de receber menos visitantes durante este período, alguns serviços e passeios podem estar indisponíveis em função das condições climáticas.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Circuito Torres del Paine

    Torres del Paine possui mais de 100 km em trilhas que levam a diferentes passeios dentro do parque. 

    Como adiantamos, elas possuem níveis de dificuldade diferentes, permitindo que qualquer pessoa possa percorrer os caminhos em busca das belezas do local.

    E se você está indo pelo turismo de aventura, não pode abrir mão de contratar um seguro viagem com cobertura para esportes. Uma simples torção durante as trilhas pode virar uma enorme dor de cabeça e atrapalhar os planos para o restante do passeio.

    Encontre no Seguros Promo os melhores planos com este tipo de benefício, e tenha uma viagem mais segura e protegida para explorar os circuito de Torres del Paine no Chile.

    Circuito Mirador

    Torres del paine Chile circuito mirador
    Fonte: Pixabay

    Dos três circuitos mais famosos de Torres del Paine, o Mirador é o mais comum deles e pode ser percorrido dentro de um dia. Por isso ele é tão buscado, especialmente por viajantes que fazem bate e volta pela atração.

    O grande atrativo desta trilha é oferecer a vista do cartão-postal principal do parque: a base das torres de granito e os picos nevados em volta.

    São 8 horas de uma caminhada que pode não ser das mais fáceis, mas as paisagens que podem ser observadas são extremamente compensadoras.

    Os grupos passam por pequenas cachoeiras, florestas e no fim, já na base, encontram um surpreendente lago cujas águas impressionam pelo tom azul-esverdeado.  

    Circuito Grande

    Também conhecida como Circuito O, essa é a experiência mais completa que se pode ter no parque. Quem vive o turismo de aventura intensamente não pode perder este passeio.

    O Circuito Grande faz a volta em todo o maciço, daí o motivo de ser conhecido por Circuito O.

    Para percorrer os cerca de 120 km do percurso, os aventureiros precisarão de bastante preparo físico e tempo, é claro. Ele é feito entre 7 e 10 dias de passeios.

    A trilha conduzirá por caminhos incríveis, percorrendo tudo o que há de mais bonito no parque: rios e lagos, as torres e os montes nevados em volta, as geleiras Grey, Gibson e Perro e o Paso John Garner, que está a uma altitude de 1.350 metros.

    Circuito W

    Torres del paine Chile Circuito w
    Fonte: Pixabay

    Se um dia é pouco, e o Circuito Grande exigente demais para explorar Torres del Paine, Circuito W é o trekking mais indicado por ter um nível intermediário e mais dias de emoção.

    Ele percorre as principais atrações da reserva natural cruzando os três vales, cujo caminho lembra a letra “w”: são os vales de Ascencio, del Francés e del Glaciar Grey.

    O caminho é percorrido entre a vegetação típica da região, passa por mirantes espetaculares e pequenas elevações por entre as torres, sendo feito em entre 4 e 7 dias.

    Pontos turísticos próximos a Torres del Paine

    O Parque Nacional Torres del Paine, no Chile, é apenas uma das atrações que podem ser visitadas na Patagônia Chilena.

    No extremo sul do país, as cidades de Puerto Natales e Punta Arenas são simpáticos destinos que costumam estar na rota dos turistas pela região. É possível também cruzar a fronteira e ver belos lugares que fazem parte da Patagônia Argentina.

    Saiba um pouquinho mais sobre alguns pontos turísticos relevantes da região.

    Puerto Natales

    Quem vai à Torres del Paine costuma encontrar Puerto Natales pelo caminho, afinal, a cidade é a última antes de entrar no parque para quem vem do sul (ou de avião).

    Muitas vezes, ela é utilizada somente como base para as aventuras em Paine. Mas Puerto Natales merece destaque como destino turístico, e é ótima parada para repor as energias.

    E você também encontrará o que fazer em Puerto Natales. Visite a Cueva del Milodón, no caminho para Torres del Paine, explore o entorno da Plaza de Armas e admire a vista para as águas do fiorde na Avenida Costanera.

    Punta Arenas

    Torres del paine Chile punta arenas
    Fonte: Pixabay

    Punta Arenas é a porta de entrada para os turistas que desejam explorar a Patagônia Chilena. Mas antes de começar, que tal conhecer um pouco do que a cidade oferece?

    Ela está às margens do Estreito de Magalhães, e o passeio de barco até a pinguinera da Ilhas Magalhães é um de suas principais atrações.

    Em Punta Arenas, Chile, museus relatam a história da região e do descobrimento do Estreito. Há também uma zona franca onde é possível se preparar para o frio da região pagando bem baratinho.

    El Calafate

    Torres del paine Chile el calafates
    Fonte: Pixabay

    Principal cidade da Patagônia Argentina, El Calafate está a 253 km de Torres del Paine, no Chile. É um ótimo destino para quem deseja explorar os dois lados da região patagônica.

    Quem vai à cidade não pode deixar de conhecer o Parque Nacional Los Glaciares e ver bem de pertinho o Glaciar Perito Moreno, a terceira maior geleira do planeta.

    Explore também a cultura local visitando a região central e saboreie as delícias da culinária argentina, com pratos de dar água na boca.

    Qual a melhor época para ir a Torres del Paine?

    Não tenha dúvidas que os melhores meses para ir à Torres del Paine são os da alta temporada, entre outubro e abril.

    Os preços são maiores? Sim, mas as temperaturas enfrentadas, que já serão frias, estarão mais amenas e propícias para fazer os passeios pelo parque.

    Passagens com desconto 

    Encontre as melhores ofertas para viajar para Punta Arenas, Chile
    Passagens aéreas saindo de
    Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

    Torres del Paine, Chile, é mais um dos encantos diversos que o país sul-americano tem para mostrar. Pode ser visitado em um roteiro pela Patagônia, ou partindo dos glaciares rumo ao deserto chileno.

    E você pode pagar barato para conhecer o país. No Passagens Promo, encontre ótimos descontos e pague os menores preços nas passagens aéreas para as cidades do Chile!

    Conheça as belezas naturais de Torres del Paine economizando. De Promo você pode!


    Leia também:

    Recomendado para você
    O que fazer em Puerto Natales: explore além de Torres del Paine

    O que fazer em Puerto Natales: explore além de Torres del Paine

    O que fazer em Punta del Este: quando ir e como montar seu roteiro

    O que fazer em Punta del Este: quando ir e como montar seu roteiro

    Patagônia chilena: como ir, melhor época, atrativos e dicas de roteiro

    Patagônia chilena: como ir, melhor época, atrativos e dicas de roteiro