Toulon: uma das belezas costeiras da França

Toulon é um destino costeiro que abriga pontos turísticos interessantes que abordam sobre a atuação da França nas guerras mundiais.

Além de desfrutar de praias tranquilas e cristalinas, você poderá conhecer mais sobre a história do país e como a guerra influenciou sua trajetória.

Onde fica Toulon? 

Na Provença-Alpes-Costa Azul no sul da França está situada Toulon, uma cidade portuária que fica entre Marselha e Nice. Além de ser um excelente destino para viajar, a cidade tem um dos maiores portos militares do país. 

Como fica entre duas cidades, muitos turistas escolhem fazer um tour pela região e conhecer um pouco de cada uma. Em Toulon, os visitantes podem explorar seu centro histórico, que abriga edifícios históricos e mercados locais que comercializam uma variedade de produtos típicos. 

Também garante um leque de opções para passeios ao livre, a abundância da sua flora oferece vistas únicas dos seus vilarejos vizinhos. Quem gosta de praia também irá encontrar boas opções como Mourillon para aproveitar. 

Como chegar a Toulon a partir do Brasil? 

Para conseguir chegar a Toulon o viajante precisa enfrentar um voo internacional e doméstico, ou um só internacional e optar por terminar o trajeto por outras opções. Escolha um voo para o Aeroporto Charles de Gaulle em Paris. 

Quem não gosta de enfrentar conexão tem a chance de fazer um voo direto, pois há voos sem escalas de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro para a cidade parisiense. Ao desembarcar em Paris, você pode escolher pegar um voo doméstico ou ir de trem de alta velocidade para Toulon, em média são 4 horas de viagem. 

Os viajantes que decidem explorar a região, preferem pegar um voo para Marselha e depois pegar estrada para o destino final, e o trajeto dura em torno de 1h. E se você ficou interessado em conhecer essas cidades de carro, antes da viagem procure uma locadora.

Alugue o carro alguns meses com antecedência para que você possa realizar todos os trâmites com calma. Também verifique a respeito da carta de liberação para dirigir em solo europeu. 

Uma coisa que não precisa se preocupar é com o visto. Brasileiros podem entrar na França a turismo e permanecer até 90 dias sem precisar do visto, menos uma questão para se preocupar. No entanto, não deixe de organizar os outros comprovantes para garantir uma entrada tranquila. 

Qual é a melhor época para viajar a Toulon? 

Pesquisar sobre o destino é importante, assim terá boas informações e dicas. Uma delas é saber qual é a melhor época para viajar, para decidir isso, precisa considerar suas preferências de passeios. 

Geralmente os dois meses mais escolhidos para viajar a Toulon são junho e agosto, devido às suas temperaturas mais quentes e que proporcionam ótimas condições para aproveitar a praia e outras atividades ao ar livre. 

O que não é tão agradável é que a cidade recebe uma boa quantidade de turistas e consequentemente os preços ficam mais elevados. Se você quer curtir o calor e evitar multidões, prefira maio e setembro, o clima mediterrâneo ainda continua agradável e o céu ensolarado. 

Em outubro e novembro, você ainda consegue usufruir de algumas atividades ao ar livre. Como o inverno já se aproxima, nem todos os dias nesses meses são ideais para passar um dia na praia. 

A época menos escolhida para esse destino é o inverno (dezembro a fevereiro) suas temperaturas caem e impossibilita algumas atrações, especialmente no mar. Se o seu intuito é mais suas praias não será agradável escolher viajar para Toulon no inverno, prefira as outras épocas.

Viva bons momentos sem gastar tanto 

05 atividades para serem feitas no Mont Faron 

O Mont Faron é uma das atrações mais visitadas de Toulon, não tem como não se impressionar com a sua majestade. Subir até essa montanha é ter o privilégio de presenciar vistas deslumbrantes do Mar Mediterrâneo e da cidade.

Além de ser possível avistar vilarejos que ficam ao redor. Mas, não é somente isso que te espera, há algumas atividades que podem ser feitas no monte. 

1- Passeio de teleférico 

Passeio de teleférico 

Para conseguir chegar ao topo do monte, você pode fazer uma viagem de teleférico, enquanto aprecia gradativamente a vista da baía e das montanhas ao redor. 

Procure saber os horários que o teleférico está disponível, e se estiver com pressa, prefira um horário e dia que ele esteja mais vazio. 

2- Contemple a vista pelos seus mirantes 

No monte existem alguns mirantes que oferecem vistas de várias perspectivas da paisagem. 

Eles são localizados estrategicamente para promover aos visitantes a oportunidade de contemplar de forma panorâmica o porto. Aproveite para registrar belíssimas fotografias. 

3- Trilhas e Caminhadas 

Trilhas e Caminhadas 

O Monte Serrano permite boas condições para trilhas e caminhadas, seus trajetos são bem sinalizados. Existem aqueles mais desafiadores, enquanto tem outros fáceis e qualquer um pode percorrer. 

Se você quer se conectar com a natureza e ter uma experiência com adrenalina, é uma boa opção chegar até o topo do monte por meio de uma trilha.

4- Visitar o memorial 

No monte existe um museu dedicado à Segunda Guerra Mundial, ele aborda sobre o desembarque que ocorreu em 1944 dos aliados na Provença. 

Vale a pena dedicar um tempo para conhecer mais aspectos importantes desse grande fato da história humana.

5- Piquenique 

Quem gosta de ter experiências calmas e românticas, tem como levar lanches para aproveitar do seus espaços para realizar um piquenique.

Nada melhor que comer algo bom e contemplar a beleza da montanha enquanto sente a brisa fresca. 

Pontos turísticos de Toulon 

Toulon é uma cidade francesa que promove aos seus visitantes excelentes oportunidades de entender mais a história do país e especialmente da região Provença-Alpes-Costa Azul.

Há vários lugares que merecem estar incluídos em seu roteiro, sem dúvidas, seu centro histórico, museus, porto e muito mais. 

Memorial do Desembarque da Provença

Na visita ao Mont Faron, faça uma pausa e conheça o Memorial do Desembarque da Provença, fundado para ser símbolo do desembarque que ocorreu aliados na Provença em 1944. Suas exposições abordam aspectos importantes da Segunda Guerra Mundial, com coleções de artefatos, fotos, documentos e vídeos. 

Tem uma área específica para a famosa “Operação Dragão”, uma das maiores da história, envolveu aliados, como os americanos, britânicos e franceses para libertar o sul da França. 

Fazer um tour neste local permite que você tenha uma visão mais crítica sobre a guerra e conheça fatos relevantes. O melhor é que também proporciona uma vista belíssima do Mar Mediterrâneo. 

Porto de Toulon 

Porto de Toulon 

Um dos principais destaques da cidade é o Porto de Toulon e tem uma enorme relevância para a Marinha Nacional da França. O porto tem diversos navios de guerra e realiza o transporte de cargas, passageiros e cruzeiros. 

Hoje em dia, o porto não se restringe somente à sua função militar e comercial, tornou-se uma atração turística. Abriga restaurantes, cafés e lojas. Você pode assistir ao pôr do sol, enquanto experimenta algum prato francês ou toma uma bebida.

Além disso, o porto também é ponto de partida para excursões em outras áreas da Provença. Para ter uma vista panorâmica da cidade, vale a pena fazer um passeio de barco.

Museu Nacional da Marinha

Para entender mais da história portuária da cidade, faça um tour no Museu Nacional da Marinha, localizado no arsenal naval. Ao entrar, você poderá ver modelos de navios, artefatos, uniformes, pinturas e equipamentos navais que estão separados em exposições. 

Cada um é de um período medieval marcante para a cidade, conta como ocorreu a evolução da marinha do país, seus principais ataques e acontecimentos. Além disso, no acervo do museu tem objetos que foram de Napoleão Bonaparte. 

Participar de alguma atividade interativa que o museu promove, é uma chance de compreender de forma mais prática a história e essência do local, até quem não gosta tanto de história militar vai gostar bastante do passeio. 

Igreja de Saint-Louis

Igreja de Saint-Louis

No centro histórico da cidade, você irá encontrar a Igreja de Saint-Louis que além de ser um marco arquitetônico é um dos maiores símbolos da fé cristã da cidade. Sua construção foi à mando de Luís XIV em 1720. A arquitetura barroca apresenta elementos do estilo da época, apesar da sua fachada ser simples chama atenção.

O interior é rico em detalhes no estilo clássico, e promove um ambiente sereno e reverente. Desde a sua construção, a igreja tem um papel na vida da Marinha Francesa, seus marinheiros diversas vezes utilizaram como um ponto de apoio.

Vale a pena fazer uma visita e contemplar sua beleza arquitetônica e também compreender o seu valor espiritual para os marinheiros. Sem dúvidas, é um dos locais históricos de destaque da região. 

Jardim Alexandre 1er

Um bom lugar para se conectar com a natureza e descansar logo após um dia cheio de atrações é o Jardim Alexandre 1er. Situado a poucos quilômetros da estação de trem, é repleto de árvores, canteiros de flores coloridas e áreas amplas.

Há algumas estátuas e monumentos dedicados ao rei Alexandre I. Foi um dos aliados mais importantes da França na Primeira Guerra Mundial, devido a isso o país resolveu homenagear com um jardim em seu nome. 

Hoje em dia, tornou-se um refúgio para descansar, suas majestosas árvores garantem sombras em seus bancos, onde você pode sentar e apreciar a fresca. Quem quiser fazer caminhadas em trilhas pavimentadas que oferecem todo o suporte necessário.

Mercado de Toulon 

Para sentir a energia vibrante da cidade faça um passeio em seu mercado que carrega a cultura provençal. Você irá encontrar diversas barracas com produtos locais, como os seus famosos vinhos, melões e azeitonas. 

Além das suas delícias regionais, azeite de oliva, mel, queijos e embutidos. Para trazer uma atmosfera romântica e com vida tem bancas de flores coloridas da estação.

Aproveite para comprar artesanato ou seus sabonetes de lavanda que são uma das maiores expressões culturais de Toulon. Escolha ir pela manhã para aproveitar completamente o passeio e comprar os melhores produtos. 

Praias de Toulon 

Toulon tem praias encantadoras que promovem sombra e água fresca aos seus visitantes. 

A maioria das praias tem uma atmosfera tranquila e familiar. Agrada tanto os jovens como os mais velhos. 

Plages du Mourillon

Plages du Mourillon

É composta por quatro enseadas artificiais de areia fina, suas águas são calmas e seus banhistas podem relaxar com tranquilidade enquanto se refrescam. 

Garante uma boa infraestrutura, você pode passar o dia e aproveitar as suas áreas de lazer, tem bons restaurantes à beira-mar e bares.

Anse Magaud

Anse Magaud

Uma praia menor com vegetação e rochas, oferece um cenário diferente e acolhedor. Voltada mais para o público aventureiro que gosta de trilha e explorar o ambiente selvagem.

Suas águas cristalinas são ideias para mergulho. Nada melhor que depois de uma longa trilha se refrescar em um mar claro. 

Plage de la Mitre 

Considerada uma praia urbana, a Plage de la  Mitre tem uma atmosfera intimista e cercada de rochas e uma vegetação abundante. 

É uma das mais movimentadas pela sua proximidade com o centro e também oferece boas condições para snorkeling. 

Anse Méjean 

Uma praia que abriga uma vila de pescadores ao redor. Como fica escondida é uma excelente opção para quem busca tranquilidade e um cenário pitoresco. 

Você pode aproveitar as suas águas cristalinas e calmas, para nadar e fazer mergulhos. 

Viagens inesquecíveis é com o Passagens Promo 

Explore o Caminho de Ronda 

Uma das trilhas mais conhecidas da França é o Caminho de Ronda na parte costeira de Toulon. É um percurso ligado a várias enseadas, praias e penhascos que oferecem um cenário marcante.

Na trilha você poderá contemplar a beleza do litoral que tem um mar cristalino, formações rochosas e uma abundante vegetação. Faça paradas em suas praias, como a Anse Magaud e a Anse Méjean que são ideais para banho e mergulho. 

Sem dúvidas, é um momento irresistível, onde você terá um contato próximo com a natureza e poderá observar a riqueza da fauna local. Procure um calçado apropriado para trilha, pois tem alguns terrenos irregulares e o ideal é fazer o trajeto em grupo com um guia. 

Com antecedência encontre uma agência de viagem que promova esse passeio, para você não se preocupar com nada e conseguir conhecer os lugares mais impressionantes que o Caminho de Ronda oferece. 

Veja Também: