
A Espanha é um país que apaixona os seus turistas, sua atmosfera vibrante e cheia de cultura atraem milhares de pessoas.
Não tem como viajar para esse destino e não desejar provar da sua culinária local, seus pratos refletem suas raízes e suas bebidas a riqueza da terra.
Descubra quais pratos tradicionais da Espanha você não pode deixar de provar. Leia o conteúdo completo para saber mais.
Índice
Influências na culinária espanhola
Todo lugar recebe influências e reflete a história em seus costumes, culinária e mais. Na Espanha , sua culinária foi fortemente influenciada pelos romanos, trouxeram o azeite de oliva e o vinho para a preparação dos pratos.
Outro povo que também influenciou, foi os visigodos, com a prática de criação de gado e o seu consumo. Já o uso das especiarias como açafrão, canela e cominho os responsáveis foram os mouros.
Após os espanhois pisarem na América, eles mesmos trouxeram o tomate, batata, pimentão e o cacau para sua gastronomia. E as viagens espanholas tiveram grande importância para o enriquecimento dos seus pratos, em cada lugar eles conheciam um ingrediente.
Pratos tradicionais da Espanha
Sem dúvidas, a Espanha tem uma variedade de sabores, as influências recebidas resultaram em vários pratos.
Como todo o país, existem pratos tradicionais, que são bastante apreciados pela população e carregam as raízes da história e cultura local.
Conheça alguns dos seus pratos tradicionais e o que cada um traz:
Paella

Um dos pratos mais famosos de Valência. A paella é feita com arroz, açafrão, frango, coelho e vagens, toda essa mistura resulta em um prato delicioso.
Além de ter várias formas de ser preparada, existe a paella de mariscos, que ao invés das carnes, tem frutos do mar, com camarões, mexilhões e lulas. E também pode combinar a carne com frutos do mar.
O sinal de uma boa paella é quando fica uma crosta de arroz caramelizada no fundo, conhecida como socarrat.
Tortilla espanhola
No século XIX surgiu a Tortilla espanhola, além de ser um prato nutritivo é barato. Um omelete com ovos e batatas, pode ser temperado com cebola, pimentões, linguiça ou queijo.
Embora seja um prato acessível, depende bastante dos ingredientes que serão acrescentados. Atualmente, restaurantes sofisticados servem o prato de uma maneira especial, o tornando requintado.
Gazpacho

Uma sopa nutritiva e fria, consumida no verão espanhol. É feita com tomate, pepino, pimentão, alho, pão, azeite e vinagre.
Por ser refrescante ela pode ser servida em copos e consumida com croutons ou pedaços de vegetais crus.
Salmorejo
É semelhante ao gazpacho, é como se fosse uma releitura do prato. O que se destaca nela é o pão, tem menos água, o que a torna mais densa.
É servida acompanhada de ovos cozidos, presunto ibérico, promove um sabor e uma textura diferente que a primeira.
Fabada asturiana

Um prato específico para o inverno, nutritivo e reconfortante, a Fabada Asturiana é um ensopado com feijão branco, chorizo, morcela e toucinho.
O preparo é lento, para que os feijões sejam cozidos lentamente para absorver os sabores da carne. O ensopado é consumido com pão e vinho tinto.
Cocido Madrileño
Cocido Madrileno é considerado uma refeição completa, um cozido com grão-de-bico, carne de porco, linguiça, frango e legumes. Não tem como ficar com fome depois de comê-lo.
Antes de comer de fato o cozido, é servido o caldo que pode ser usado também para fazer uma sopa com macarrão. Em seguida, come os vegetais e as carnes.
Pisto Manchego
É semelhante ao ratatouille francês, no seu preparo tem legumes, tomate, abobrinha, pimentão e cebola. Depois é temperado com azeite de oliva. Na maioria das vezes, o prato é servido com ovos fritos por cima e pão.
Pulpo a la Gallega

O prato é muito consumido pelas feiras e em festas populares, que também é conhecido como pulpo à feira. O pulpo é um povo cozido e temperado com azeite de oliva, sal grosso e páprica.
O prato é servido com batata cozida o que torna mais nutritivo e robusto. O segredo para que o prato fique bom, é cozinhar lentamente o polvo, assim garante uma textura macia.
Bacalao a la Vizcaína
O bacalhaus também tem o coração dos espanhóis, o Bacalao a la Vizcaína é um prato com base de bacalhau cozido com um molho de tomate e pimentão vermelho.
Em alguns preparos é acrescentado o alho e a cebola, com bastante cautela para não tirar o sabor principal do peixe. Hoje em dia, alguns restaurantes trouxeram para o preparo o vinho branco e ervas aromáticas.
Callos a la Madrileña
Um prato que não agrada a todos, mas é tradicional, os Callos a la Madrileña, são tripas de boi cozidas com chorizo, morcela e molho de tomate.
Tem vários apreciadores que se encantam com a sua receita e o sabor intenso que o prato tem. Ele é destaque em Madri, encontra facilmente em seus bares e tavernas.
Caldereta de Cordero
Nas regiões rurais da Espanha, a Caldereta de Cordero, tem um lugar especial. É um guisado com carne de cordeiro, feito em fogo baixo, com alho, cebola, pimentão e vinho branco.
Essa combinação resulta em um prato com um sabor marcante e suculento que pode ser servido com batatas ou pão rústico.
Tapas e petiscos
Uma das tradições do país é o consumo de tapas e petiscos em momentos de reuniões familiares e de amigos.
Eles se encontram em bares para compartilhar porções de comida com vinho, cerveja ou sangria. Um bom momento para fortalecer os vínculos e se descontrair.
Conheça quais são essas pequenas porções de comidas que são servidas como aperitivos:
- patatas bravas: batatas fritas em cubos com um molho picante de tomate e páprica. Também pode ser servida com maionese de alho.
- tortilla española: considerado um prato tradicional, a tortilla é servida em pequenas porções.
- jamón ibérico: presunto curado de sabor forte, é fatiado e acompanhado de pão ou biscoitos crocantes.
- pan con tomate: pão rústico com tomate fresco, azeite e sal, ele é tostado para intensificar o sabor.
- albóndigas: almôndegas servidas com molho de tomate ou de vinho branco.
- pimientos de padrón: pimentões verdes que são feitos no azeite e polvilhados com sal grosso.
- gambás al ajillo: camarões no azeite com alho e pimenta vermelha.
- boquerones en vinagre: uma opção para o verão, anchovas com vinagre, alho e azeite.
Uma curiosidade é que os populares costumam falar “ir de tapas” o que significa sair para visitar bares e provar tapas com bebidas.
Conheça o mundo por um preço acessível
Sobremesas e doces típicos da Espanha
Descubra as famosas sobremesas e doces típicos da Espanha. Grande parte recebeu influência árabe, romana e até americana.
Com a chegada do cacau, a forma de produzir doce no país mudou. Agora, conheça algumas das sobremesas mais conhecidas.
Churros com chocolate

A fama na Espanha tornou-se tanta que hoje é consumida em vários lugares do mundo. Os churros com chocolate são um doce feito com massa de farinha, fritos por fora e macios por dentro.
Geralmente, são consumidos em uma xícara de chocolate quente e espesso para serem mergulhados. E durante o inverno, é um dos doces mais optados.
Tarta de Santiago
Um doce que reflete o Caminho de Santiago, pois recebe um símbolo da cruz de Santiago polvilhado em açúcar.
É um bolo úmido e aromático, feito com farinha de amêndoas, misturada com ovos e açúcar. Simples de fazer e cheia de valor histórico.
Crema Catalana

Afirmam que é uma versão do crème brûlle da França, o Crema Catalana é preparado com gemas, leite, açúcar e amido de milho, cozido até chegar ao ponto cremoso.
E o que se diferencia do francês é que não tem creme de leite, no lugar, é colocado leite aromatizado, canela e casca de limão.
Flan
O Flan é feito com ovos, leite e açúcar, lembra o pudim brasileiro. Para garantir a textura firme e cremosa é cozido no banho-maria.
O gosto adocicado advém da sua calda de caramelo. Atualmente, foram feitas variações do doce, tem flan de café e de queijo, trazendo novos sabores.
Biscoitos: polvorones e mantecados
Na época natalina, os Polvorones e Mantecados ganham destaques, os biscoitos são feitos com manteiga de porco, açúcar e farinha.
Os mantecados tem uma textura mais macia e compacta, enquanto os polvorones são quebradiços e aromatizados com canela ou amêndoas.
Turrón

Mais um doce que você vai encontrar facilmente nos mercados de natal na Espanha, o Turrón é feito com amêndoas, mel, açúcar e clara de ovo.
Novos sabores foram acrescentados a este doce clássico, como chocolate e pistache.
Costumes gastronômicos da Espanha
A culinária não se restringe somente a pratos típicos e ingredientes tradicionais, ela é um estilo de vida.
É possível perceber tradições e costumes no momento das refeições, que podem ser usados como uma forma de socializar e celebrar. Descubra alguns dos principais costumes gastronômicos da Espanha
Horários das refeições
Em comparação com o Brasil, os horários das refeições na Espanha acontecem mais tarde. O café da manhã já é feito tarde, considerado leve, uma torrada, café com leite e só.
Normalmente, o almoço acontece em torno das 14h e 16h da tarde, é costume ter uma entrada, prato principal e sobremesa.
Durante às 17h da tarde, algumas pessoas fazem um lanche, comem um sanduíche, doces ou frutas. O jantar também é servido tarde, entre às 21h e 23h da noite.
Tradição das tapas
As tapas já se tornaram uma tradição do país, um momento excelente para socializar. Na maioria das vezes, os populares buscam um bar para comer jamón ibérico e pan con tomate.
Descanso após as refeições
Na Espanha é comum as pessoas descansarem após as refeições, especialmente no almoço.
Comer não é somente visto como algo nutritivo, é um momento importante para compartilhar o dia e se distrair.
Principais bebidas da Espanha

A que mais tem destaque nas bebidas da Espanha é o vinho, mas também tem lugares para os drinques refrescantes.
É comum que a refeição seja acompanhada por alguma bebida que harmonize com o prato servido. E o vinho espanhol quase sempre é a escolha, além do país ser um dos maiores profissionais da bebida no mundo.
Durante sua viagem, a esse país vai encontrar vinhos tintos envelhecidos, secos e doces, também o famoso espumante espanhol que parece com o champanhe.
Uma das bebidas feitas com vinho é a sangria, leva frutas picadas, açúcar, suco de laranja e um pouco de licor. É bastante refrescante e combina com o verão do país.
Mais outra bebida que usa o vinho é o tinto de verão, mistura com um refrigerante de limão ou soda e serve com gelo.
Se você passar pela região de Valência, não deixe de experimentar a horchata, seu sabor adocicado ganha paladares. Além dessas bebidas, tem cervejas e sidras que são facilmente encontradas em seus bares.
Cardápio de 01 dia na Espanha
Veja um cardápio completo com café da manhã, almoço, lanche e jantar para quando você estiver na Espanha não deixar de provar suas principais delícias.
- Café da manhã
O café da manhã da Espanha não tem muita variedade, costuma ser uma refeição rápida e leve. Escolha um pan con tomate e um café com leite.
- Almoço
Quando você estiver no país vai notar que o almoço é a principal refeição, a mais completa.
De entrada escolha um gazpacho, depois uma paella e de sobremesa um Flan de caramelo.
- Lanche da tarde
Geralmente, os espanhóis pulam o lanche da tarde e não comem nada, pois o almoço é servido tarde.
No entanto, o lanche pode ser um bocadinho de jamón, tostada com manteiga e marmelada, acompanhada de horchata de chufa.
- Jantar
O jantar também não é robusto, costuma ser uma refeição leve e prática, também é servido bem perto da hora de dormir.
Opte por uma tortilla española, pulpo a la gallega e um vinho tinto para acompanhar.
Sua melhor parceria é no Passagens Promo
Principais festivais gastronômicos
A culinária na Espanha tem um espaço importante, tanto que há festivais gastronômicos que celebram pratos típicos. Saiba quais são:
- La Tomatina: batalha de tomates
- Feira de Abril: com pescaíto, gaspazo e vinho.
- Festival da Sidra Natural: dedicado à tradição da Sidra Asturiana.
- Festa do Marisco: celebra os frutos do mar.
Há várias outras que fazem parte da cultura do país, como a Festa da Calçotada e a Semana Gastronômica de Madri.