Três Lagoas: pontos turísticos, dicas de viagem, mapa e informações

Conhecida como a Cidade das Águas, Três Lagoas é um destino de belas praias de água doce e parques naturais, perfeitos para os turistas que adoram esportes náuticos e contato com a natureza.

Além de belas paisagens, a cidade também tem um importante legado histórico com igrejas antigas, pontes, praças e monumentos, que guardam as memórias do desenvolvimento do município.

Neste post, você encontrará os principais pontos turísticos, onde comer e as melhores dicas de viagem para aproveitar tudo que o destino tem de melhor. Veja só!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Três Lagoas: o que fazer na capital da celulose?

Considerada a capital da celulose, a cidade de Três Lagoas é um destino que vale a pena conhecer na sua viagem pelo estado do Mato Grosso do Sul.

Ao desembarcar na cidade, é possível visitar um tudo um pouco: a Usina Hidrelétrica de Jupiá, a ponte ferroviária, datada de 1926, a Igreja de Santo Antônio, construída em 1914 e também aproveitar dias de sol em parques naturais e no balneário. 

Aliás, não deixe de apreciar a gastronomia sul-mato-grossense, que é muito saborosa. A cada esquina você encontrará um restaurante típico, que serve o melhor da culinária do estado. 

Qual é o estado de Três Lagoas?

Qual é o estado de Três Lagoas?
Fonte: Lentolho – Fotografia / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Para quem quer entender qual é o estado de Três Lagoas, saiba que é o Mato Grosso do Sul, na Região Centro-Oeste do Brasil.

A cidade fica na mesorregião do leste do estado, sendo considerada o terceiro município mais populoso de Mato Grosso do Sul com 123 mil habitantes.

Como chegar em Três Lagoas?

Para visitar o município, a rota mais fácil é desembarcar no Aeroporto Internacional de Campo Grande, capital do estado, que fica a pouco mais de 320 km de distância. 

A partir de Campo Grande, os viajantes podem optar por diferentes meios de transportes.

Se você quer ter mais liberdade para conhecer as atrações turísticas da cidade, a opção mais acertada é alugar um carro para chegar ao destino.

Outra opção bem vantajosa e econômica de como chegar em Três Lagoas é fazer o trajeto de ônibus em uma viagem que dura cerca de 4 horas. Há ônibus que partem diariamente da capital em vários horários. 

Como é o clima em Três Lagoas?

Como é o clima em Três Lagoas?
Fonte: Unsplash

Ao longo do ano, o clima na cidade é quente na maior parte dos dias com temperaturas, que ficam em torno de 24ºC. Dificilmente, as temperaturas ficam abaixo a 10°C ou superiores a 38°C.

No verão, prepare-se para dias bem quentes e abafados com temperaturas que podem bater os 32ºC. 

Durante o inverno, o clima não tem grandes alterações e o calor também é presente: nesses dias, os termômetros podem chegar a 28ºC.

Agora que sabe como é o clima em Três Lagoas, se quer fugir do calor intenso do verão, viaje entre os meses de maio e agosto, pois as temperaturas estarão mais amenas, o que favorece as atividades ao ar livre.

Qual é a história de Três Lagoas?

Fundada em 1915, a história da cidade tem seu início no ano de 1800, com a chegada dos sertanejos vindos do Triângulo Mineiro, em Minas Gerais.

Por volta do ano de 1828, Joaquim Francisco Lopes chegou à região com uma expedição de 11 pessoas. 

Juntamente com esses sertanejos, vieram também pessoas de outros estados, como São Paulo e Goiás.

Sendo assim, na metade do século XIX, parte das terras da região já estava delimitada por algumas famílias que ocuparam a área

Na década de 80, a criação de gado teve início na cidade de Três Lagoas, atraindo peões e comerciantes de várias partes do Brasil. 

Em 1911, bairros começaram a surgir com a construção de inúmeras casas, criando os primeiros povoados no local. O lugar foi elevado à distrito em 1914 e, depois, ganhou o título de cidade em 1915. 

Promoção de passagem para Três Lagoas

Independentemente do destino, viajar é sempre uma delícia e se ela estiver associada com economia, tudo fica ainda melhor, não é mesmo?

Para viajar para o Mato Grosso do Sul pagando pouco, faça as suas pesquisas na nossa plataforma comparadora, Passagens Promo, que apresenta voos em promoções e os melhores descontos do mercado.

Para facilitar as pesquisas, o nosso site oferece uma busca rápida, fácil e intuitiva, onde o viajante só precisa digitar as cidades de origem e destino, as datas da viagem, e pronto, uma lista completa dos voos baratos aparecerá na sua tela. 

Aproveite também e acione o alerta de preços para receber avisos sempre que o trecho entrar em promoção!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

Mapa de Três Lagoas

Para descobrir um novo destino com segurança e praticidade, é importante uma dose de organização e planejamento. 

Sendo assim, antes de desembarcar em Três Lagoas, MS, o mapa precisa ser analisado com calma.

Pensando nisso, elaboramos um guia com a localização do destino no estado e também onde estão as atrações mais interessantes da cidade. Confira!

Pontos turísticos de Três Lagoas, MS

Agora que você já tem um mapa e sabe onde estão os principais pontos turísticos de Três Lagoas, MS, chegou a hora de dar uma olhadinha nos detalhes de cada uma das atrações. 

Confira as nossas dicas de viagem!

Relógio Central

Construído em 1936, o Relógio Central é um monumento importante para a cidade, chamado pelos moradores locais, como ‘o senhor do tempo‘. 

Ao andar pelas ruas da área central, é possível vê-lo bem no meio do cruzamento da Avenida Antônio Trajano com a rua Paranaíba.

A estrutura tem 10 metros de altura e ainda está em pleno funcionamento, sendo considerada Patrimônio Histórico do município. Não deixe de parar no local para tirar uma foto!

Balneário Municipal Miguel Jorge Tabox

Balneário
Fonte: Pixabay

Na hora de escolher o que fazer em Três Lagoas, o Balneário Municipal Miguel Jorge Tabox é um ótimo local para curtir dias de sol e calor.

Localizado às margens do Rio Sucuriú, o local é muito movimentado, especialmente, aos finais de semana, tanto por turistas quanto por moradores que aproveitam para levar as crianças para brincar e se refrescar nas águas do rio.

O lugar tem uma prainha na beira do rio, onde você pode estender a sua canga, pegar um bronze e curtir o cenário. Aproveite também para se divertir nas quadras de vôlei e futebol de areia.

Há vários quiosques com churrasqueiras, playground e praça de eventos. Vale a pena passar o dia ali para se divertir e relaxar durante a sua viagem! 

Ponte ferroviária Francisco de Sá

A Ponte ferroviária Francisco de Sá é um dos principais cartões-postais da cidade de Três Lagoas

Inaugurada em 1926, sobre o Rio Paraná, e com 1024 metros de comprimento, a estrutura faz a ligação ferroviária entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A ponte foi erguida em razão da expansão da economia paulista, e também da necessidade de agilizar o transporte de café nesta região do país. 

Durante muitos anos, a estrutura serviu para que as locomotivas pudessem transportar passageiros.

Hoje em dia, ela é um marco na história da cidade, servindo como uma atração turística e também para a passagem de trens de carga.

O nome dado à ponte faz uma homenagem ao ministro de viação e obras públicas, Francisco Sá, que chefiou este Ministério durante os anos de construção da ponte.

Cristo Redentor

No seu mapa da cidade de Três Lagoas, não deixe de conferir o Cristo Redentor, que fica localizado no cruzamento das avenidas Ranulpho Marques Leal e Olyntho Mancini.

Com 15 metros de altura, a estrutura chama a atenção, especialmente, durante à noite quando fica toda iluminada

A obra é motivo de orgulho para a população, principalmente, por ter sido criado pela artista plástica corumbaense Izulina Gomes Xavier, que é muito querida na região.

Usina Hidrelétrica de Jupiá

Que tal conhecer um pouco do funcionamento da Usina Hidrelétrica de Jupiá? 

Construída em 1974, no Rio Paraná, a estrutura permite a navegação no mesmo e também a integração hidroviária com o Rio Tietê.

Atualmente, a usina permite visitas guiadas, onde os turistas podem conhecer um pouco da produção de energia no local de sua estrutura. Aproveite para admirar as paisagens formadas pelo Rio Paraná.

Lagoa Maior

Lagoa
Fonte: Rodrigo Soldon / Flickr / CC BY-ND 2.0

Três Lagoas, MT, tem esse nome justamente por conta dos três grandes lagos que existem na cidade. 

Um deles, a Lagoa Maior, foi urbanizada em 1190 e se tornou um local de lazer para toda a família. Se você viaja com crianças, essa é uma excelente opção para distraí-las em dias de sol! 

Ao redor da lagoa, há quadras de basquete, futebol de salão, vôlei e também espaços para a prática de cooper e de street skate.

Igreja de Santo Antônio

E que tal conhecer um pouco da história da cidade? A Igreja de Santo Antônio faz parte das memórias mais importantes do município e também é um dos principais pontos turísticos de Três Lagoas, MS.

Inaugurada em 1914, por um dos fundadores da cidade, Antônio Trajano dos Santos, o templo foi construído pela comunidade portuguesa, utilizando os mais diversos estilos arquitetônicos.

As portas e os ornamentos exteriores têm influências da arquitetura românica, já os vitrais, paredes e janelas seguem um estilo gótico. 

Ao entrar na igreja, é possível observar uma decoração bem parecida com a arquitetura barroca presente em templos de Minas Gerais.

Praça do Obelisco

Para encerrar o seu roteiro, visite a Praça do Obelisco, que é o marco da fundação local já que, no passado, sediou a Feira do Gado, realizada pelos primeiros comerciantes que chegaram a Três Lagoas.

Recentemente, a praça foi restaurada e recebeu um carro de boi, que faz referência ao comércio de animais que acontecia naquela época.

Depois das obras de restauração, a praça tornou-se um ponto de encontro e lazer para a população. Durante à noite, ganha uma iluminação dourada, que deixa o cenário ainda mais belo!

Três Lagoas: restaurantes

Três Lagoas: restaurantes
Fonte: Unsplash

A gastronomia sul-mato-grossense também é famosa e regada a sabores fortes e marcantes, sendo influenciada pelos diferentes povos que migraram para a região. 

Ao visitar a cidade, não deixe de saborear a comida típica do estado, que é deliciosa!

Em Três Lagoas, restaurantes não faltam e a cada esquina é possível encontrar estabelecimentos que oferecem cardápios variados. 

Para os turistas que gostam de comer bem e barato, o Restaurante Brasa Grill é uma boa opção.

No local, não deixe de experimentar pratos como o Cordeiro ao Vinho, o Strogonoff de Lula, a Picanha Grelhada e o Sofiatelli de Salmão com Cream Cheese e Amêndoas, que são os mais populares.

Para quem gosta de um ambiente mais animado, o Genildo’s Bar é o que você procura. 

Com um clima descontraído, o restaurante serve rodízio de carnes grelhadas, além de saladas e diversos acompanhamentos.

Que tal saborear uma deliciosa comida japonesa? O Tomodachi Restaurante é um dos mais populares da cidade. O local é famoso por servir os melhores sushis da região, sempre frescos e saborosos.

Como é viver em Três Lagoas?

Se além de conhecer as principais atrações turísticas, você também quer entender como é viver em Três Lagoas, saiba que a cidade tem altos índices de qualidade de vida e ótima localização.

Outra vantagem encontrada são as oportunidades empregos, já que a região é altamente industrializada, e sedia grandes empresas de diferentes segmentos. 

Ela também tem uma ótima infraestrutura com boas escolas, hospitais e muitas atrações de lazer e esporte.

O município é considerado pólo turístico, em razão do Pantanal, e também um importante centro educacional, já que abriga diversas instituições de ensino superior, como a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Cotação de passagem para Três Lagoas

Agora que você já sabe o que te espera em Três Lagoas, não deixe para a última hora a compra das suas passagens aéreas, pois elas costumam ficar mais caras em datas próximas ao embarque.

Para os turistas que não abrem mão da economia, seu lugar é no nosso site de buscas, Passagens Promo, que apresenta as opções mais baratas do mercado, além das melhores ofertas e promoções.

Não se esqueça de ativar o alerta de preços e nos seguir nas redes sociais para não perder os descontos mais vantajosos e as principais novidades do universo das viagens. 

Quer conhecer Mato Grosso do Sul com economia? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
LATAM BSB Brasília CGR Campo Grande 25 Jun 30 Jun R$ 664 LATAM GRU São Paulo CGR Campo Grande 30 Mai 11 Jun R$ 703 Gol GRU São Paulo CGR Campo Grande 06 Mai 15 Mai R$ 703 LATAM GRU São Paulo CGR Campo Grande 14 Jun 16 Jun R$ 739 Azul CWB Curitiba CGR Campo Grande 22 Mai 11 Jun R$ 764 Ver mais ofertas
Recomendado para você
Corumbá, MS: o que fazer, onde ficar e principais atrações!

Corumbá, MS: o que fazer, onde ficar e principais atrações!

Cidades do Mato Grosso do Sul: veja aqui sobre os principais municípios deste estado

Cidades do Mato Grosso do Sul: veja aqui sobre os principais municípios deste estado

Jardim, MS: informações, o que fazer, mapa e dicas de viagem

Jardim, MS: informações, o que fazer, mapa e dicas de viagem