Trujillo: o que fazer ao norte do Peru? Te contamos aqui!

À primeira vista, Trujillo é apenas uma cidade litorânea do norte do Peru banhada pelas águas azuis do Oceano Pacífico. 

O que nem todo viajante sabe é que o destino abriga alguns dos maiores tesouros arqueológicos das Américas!

Some-se a isso bons restaurantes, hotéis aconchegantes e uma cultura rica e efervescente, com programação intensa durante o ano inteiro, além de praias agradáveis, museus, ateliês e muito mais.

Já está morrendo de vontade de fazer as malas para conhecer esse lugar incrível? Então este é o artigo ideal para você! Montamos um guia com tudo que você precisa saber para planejar a sua viagem, veja só!

Compre e compare passagens aéreas para os melhores destinos neste link!

Trujillo: onde fica, quando ir, curiosidade e dicas de roteiro!

Ao pensar em civilizações pré-colombianas, muitas pessoas podem pensar instintivamente nas famosas Machu Picchu, Cusco ou Chichén Itzá. 

Mas o que dizer de uma cidade que abrigou povos incas, moches e chimús, remontando a mais de 3.000 anos de história?

A cidade de Trujillo, no Peru, é não apenas uma das maiores do país, com mais de 820 mil habitantes, mas também uma das mais ricas: tanto economicamente quanto em história e cultura.

O centro histórico guarda com cuidado as heranças do período colonial, mas é nos arredores que estão seus maiores tesouros: ruínas e sítios arqueológicos de civilizações pré-colombianas e pré-incas.

Fica ali, por exemplo, a maior cidade de barro do mundo, Chan Chan, além do complexo El Brujo, com mais de 2.000 anos de história de frente ao mar.

A cultura local, por sua vez, segue preservada em diferentes formas de expressão, desde a gastronomia às danças típicas, como a Marinera.

Já deu para perceber que estamos falando de um destino formidável, não é mesmo? 

Por essas e outras, vamos te ajudar a planejar uma estadia inesquecível em um dos lugares mais desconhecidos e encantadores do Peru! Vamos lá!

Onde fica Trujillo?

Onde fica Trujillo?
Fonte: Tetedelart1855 / Pxhere / CC BY 2.0

O município está localizado na região norte do Peru, a cerca de 560 km da capital, Lima.

A viagem entre as duas cidades pode ser feita pela Rodovia Panamericana, com uma vista espetacular do Pacífico em cada etapa do trajeto, ou de avião.

Como chegar?

Na hora de planejar o deslocamento até a cidade, o viajante terá duas opções: terra ou ar.

Se você optar por viajar pelas estradas peruanas, o percurso pode ser feito de ônibus ou carro em cerca de 8 horas. A passagem a partir da capital custa a partir de R$ 60 (preço em junho/2021).

Uma viagem de 8 horas, porém, não é a melhor alternativa para quem vai passar pouco tempo no país. Neste caso, é melhor optar pelos ares!

A Latam e a Avianca oferecem voos diários de Lima a Trujillo, Peru. O trajeto dura, em média, apenas 1 hora.

O Aeroporto Internacional Capitán Carlos Martínez de Pinillos fica a apenas 10 km do centro histórico da cidade e oferece transporte público, transfer e táxi até a região.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens áreas: como economizar?

    As passagens aéreas podem ser o item mais caro de qualquer viagem internacional. Por isso, toda ajuda é bem-vinda na hora de economizar nesse quesito.

    O primeiro passo para poupar dinheiro nas passagens é garantir que vai viajar durante a baixa temporada: no caso de Trujillo, esse período acontece de abril a novembro.

    Depois de definir quando você vai viajar, chegou a hora de pesquisar bastante entre as principais companhias aéreas. 

    Visite nosso site de buscas, Passagens Promo, para encontrar o momento mais barato para voar em poucos cliques.

    Viaje de Lima até Trujillo, no Peru!
    Passagens aéreas saindo de

    Você só precisa digitar as cidades de origem e destino, estipular as datas de ida e volta, e pronto: basta escolher a promoção mais adequada para o seu bolso!

    Se você não deseja perder nenhuma promoção para o destino que quer visitar, não se esqueça de ativar o alerta de preços, que envia notificações via e-mail sempre que o trecho procurado sofre alteração de valor.

    Lembre-se de seguir as redes sociais do Passagens Promo para ficar por dentro das ofertas e novidades do mundo das viagens!

    O que fazer em Trujillo?

    Carinhosamente conhecida como Cidade da Primavera Eterna por seu clima agradável em qualquer época do ano, Trujillo é um destino formidável, com atrações para todos os gostos.

    Por isso, é essencial montar um bom roteiro de viagem, que considere o tempo ideal para deslocamentos até os atrativos mais importantes da cidade.

    Para te ajudar nessa tarefa, destacamos as principais atrações locais e dicas para aproveitar ao máximo o seu passeio.

    Confira o que fazer em Trujillo, Peru!

    Plaza de Armas

    Plaza de Armas Trujillo
    Fonte: Unsplash

    Praticamente toda grande cidade do Peru tem sua Plaza de Armas, como Cusco, Arequipa e a capital, Lima. 

    Não é diferente em Trujillo: o coração da maior cidade ao norte do país é sua Plaza de Armas!

    A região é um ponto de encontro entre os moradores da cidade e viajantes: uma boa opção de passeio agradável e gratuito pelo centro histórico.

    Bem no meio da praça fica o Monumento da Liberdade, uma escultura barroca de bronze e mármore produzida pelo artista alemão Edmund Müller.

    A praça é rodeada por construções coloniais pintadas em cores vivas, como amarelo, azul e vermelho, que se destacam no horizonte urbano. 

    É nesta área da cidade que estão os melhores hotéis, bem como restaurantes, bares e comércio.

    Durante o seu passeio pela região, aproveite para conhecer a Catedral Basílica de Santa Maria, do século XVII, e o Museu da Catedral, que abriga um rico acervo com objetos, obras de arte e documentos acerca do período do Vice-Reinado na região.

    Huanchaco

    Huanchaco é uma pequena cidade litorânea a menos de 30 minutos de Trujillo, acessível por meio do transporte público a partir do centro histórico.

    É no balneário de Huanchaco que os moradores da maior cidade do norte do Peru vão para se divertir na praia, considerada Reserva Mundial de Surfe.

    Há quem diga que foi ali que nasceu o surfe: os povos originários deslizavam sobre as ondas do Pacífico a bordo de seus caballitos de totora, uma embarcação parecida com um caiaque feita com um tipo de junco bastante comum no Peru.

    A praia de Huanchaco tem areias escuras e não é tão bonita quanto as praias brasileiras, mas sem dúvida oferece refresco para os dias mais quentes.

    Chan Chan complexo

    Chan Chan complexo
    Fonte: Yan-Di Chang / Flickr / CC BY 2.0

    Tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o complexo arqueológico de Chan Chan é uma parada obrigatória em qualquer roteiro pela cidade.

    Maior cidade de barro do mundo, Chan Chan (termo que significa Sol Sol) foi habitada no século VIII por povos chimús, uma civilização que antecedeu os Incas.

    O complexo inclui nove cidadelas protegidas por altas muralhas, onde chegaram a viver mais de 30 mil pessoas.

    A vantagem é que o visitante não precisa se desdobrar para chegar até o impressionante sítio arqueológico: Chan Chan fica a apenas 5 km do centro histórico e você poderá utilizar o transporte público para fazer o trajeto.

    Para conhecer o complexo é necessário pagar 11 soles pela entrada (preço em junho/2021). O espaço fica aberto à visitação entre terça-feira e domingo, das 9h às 17h.

    Huaca del Sol y de La Luna

    Trujillo é um verdadeiro paraíso para quem gosta de turismo histórico e sítios arqueológicos bem preservados: A Huaca del Sol y de La Luna está inclusa nesta lista!

    As huacas são pirâmides construídas pelos povos moches, que viveram na região entre os séculos I a.C e VIII d.C.

    Separadas por apenas 500 metros, as construções são feitas de adobe, um tipo de tijolo vermelho artesanal com várias gravuras e inscrições gravadas.

    É possível visitar as huacas por dentro e conhecer seus pátios, praças, murais e salas.

    Abertas à visitação todos os dias, das 9h às 16h, as huacas têm ingressos a 10 soles e ficam a apenas 5 km do centro histórico: a van que leva até o local passa pela avenida de los Incas e custa apenas 2 soles (preços em junho/2021).

    Huaca del Dragón

    Huaca del Dragón
    Fonte: Ozesama / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    O ingresso que permite a entrada no complexo Chan Chan também possibilita a visita à Huaca del Dragón, também conhecida como Huaca Arco-Íris.

    Os estudiosos não têm um consenso sobre a finalidade da construção, que fica aberta à visitação todos os dias, das 9h às 16h.

    Enquanto alguns acreditam que se trata de um antigo templo cerimonial e administrativo da civilização chimú, erguido entre os séculos XII e XV, outros teóricos apontam que a construção é obra dos povos moches, do século IX.

    Não importa quem construiu a Huaca del Dragón, o resultado ainda é impressionante: as paredes bem preservadas são talhadas com centenas de figuras de dragões e arco-íris.

    Huaca Esmeralda

    Apesar de ser mais modesta que os vizinhos Chan Chan e Huaca del Dragón, a Huaca Esmeralda também merece a sua visita, especialmente porque está incluída no mesmo ingresso que oferece entrada nas outras atrações.

    Menor e menos ornada, a huaca fica aberta à visitação todos os dias, das 9h às 16h.

    El Brujo

    Um dos sítios arqueológicos pré-colombianos mais antigos do mundo, o complexo de El Brujo, Trujillo, Peru, guarda heranças com mais de 2.000 anos de história e foi essencial para a compreensão que se tem hoje a respeito dos povos pré-incas.

    Diferentemente da região de Chan Chan, El Brujo não é atendido por uma linha de transporte público direta, então vale a pena investir um táxi até o local.

    O esforço vale a pena: o complexo inclui três huacas (Cao Viejo, Prieta e Cortada), além de estar localizado de frente para o mar!

    O passeio pode ser feito diariamente, das 9h às 16h, e custa 10 soles (preço em junho/2021).

    Curiosidade de Trujillo

    Curiosidade de Trujillo
    Fonte: Unsplash

    A simpática Cidade da Primavera Eterna é um lugar de cultura rica e vibrante, baseada em tradições milenares que contam muito sobre a história das Américas.

    Confira curiosidades sobre Trujillo!

    Dança da Marinera

    O Rio de Janeiro tem o samba, Buenos Aires tem o tango e Trujillo tem a marinera!

    A dança típica da cidade utiliza elementos do tango e do flamenco para contar uma história de sedução e conquista.

    A dançarina utiliza um vestido longo e colorido, além de carregar um lenço essencial para a dança. 

    O dançarino, por sua vez, veste um terno elegante e bem alinhado, com um chapéu que faz parte da coreografia.

    Você poderá assistir a um espetáculo de marinera na maioria dos restaurantes da cidade: com um pouco de sorte, será possível contemplar essa forma de arte até mesmo pelas ruas do centro histórico!

    Primavera eterna

    O clima agradável em qualquer estação do ano faz com que a cidade seja conhecida como o lugar da primavera eterna, com temperaturas agradáveis, entre 18ºC e 26ºC em qualquer época, e quase 365 dias de sol por ano.

    Ou seja, cenário ideal para curtir intensamente as praias de Huanchaco!

    Civilização Mochica

    Trujillo foi o berço de uma civilização que antecedeu os povos incas, os moches (ou mochicas), que viveram por ali entre os séculos I a.C. e IX d.C.

    Esse povo engenhoso era extremamente hábil na agricultura e na arquitetura, tendo deixado várias heranças históricas, como templos, edifícios e reservatórios de água.

    Onde ficar em Trujillo?

    Onde ficar em Trujillo? Wyndham Costa Del Sol Trujillo
    Fonte: Elquarto / Wyndham Costa del Sol, Trujillo

    Embora seja uma cidade com mais de 820 mil habitantes, Trujillo reúne a maior parte de suas atrações turísticas no centro histórico, enquanto o restante dos atrativos está nos arredores do município.

    Por isso, a região mais indicada para hospedagem é justamente o centro histórico, onde estão os melhores hotéis, pontos de transporte público, restaurantes, bares e comércio. 

    Ou seja, você poderá fazer praticamente tudo a pé e utilizar os ônibus locais para os passeios mais distantes até Chan Chan e Huanchaco, por exemplo.

    Você pode encontrar as melhores acomodações na cidade ou em qualquer outro destino do mundo no site buscador ElQuarto.

    Para garantir a maior comodidade possível, o ElQuarto reúne preços exclusivos, opções com cancelamento gratuito e pagamento de diárias online, em reais, sem incidência de IOF. Tudo em um só lugar!

    Faça uma simulação para descobrir que conhecer os tesouros arqueológicos peruanos pode sair bem mais barato do que você imagina!

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Compre suas passagens aéreas com desconto!

    Agora que você já está por dentro do que te espera na cidade, só falta encontrar voos para Trujillo, Peru, pelo menor preço do mercado.

    Nessa missão, você pode contar com a ajuda do nosso site de buscas, Passagens Promo: basta digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas da viagem e escolher a melhor promoção para o seu bolso.

    Viaje de Lima até Trujillo, no Peru!
    Passagens aéreas saindo de
    Copa CNF Belo Horizonte LIM Lima 03 Fev 12 Fev R$ 2370 Latam Brasil SDU Rio de Janeiro LIM Lima 04 Fev 07 Fev R$ 2456 Copa GRU São Paulo LIM Lima 02 Mai 11 Mai R$ 2528 Latam Brasil GRU São Paulo LIM Lima 04 Nov 18 Nov R$ 2769 Latam Brasil GRU São Paulo LIM Lima 06 Ago 12 Ago R$ 2769 Ver mais ofertas

    O viajante pode simular quantas rotas e datas de viagem desejar para encontrar o momento mais barato para viajar.

    Faça uma cotação gratuita e ative o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino dos seus sonhos: assim, você vai receber notificações sempre que o trecho desejado sofrer alteração de preço.

    Conhecer os tesouros pré-colombianos do Peru sem abrir mão da economia? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Puno, Peru: roteiro completo para aproveitar a sua viagem!

    Puno, Peru: roteiro completo para aproveitar a sua viagem!

    Lago Titicaca: O que fazer no mítico lago e arredores?

    Lago Titicaca: O que fazer no mítico lago e arredores?

    Turismo no Peru: tudo que você precisa saber antes de viajar

    Turismo no Peru: tudo que você precisa saber antes de viajar

    Viagem para Machu Picchu: [GUIA] dicas, o que fazer e quando ir

    Viagem para Machu Picchu: [GUIA] dicas, o que fazer e quando ir

    Viajar para o Peru: cidades, moeda, gastronomia e dicas de viagem

    Viajar para o Peru: cidades, moeda, gastronomia e dicas de viagem

    Cusco no Peru: quando ir, informações, dicas de turismo e passeios

    Cusco no Peru: quando ir, informações, dicas de turismo e passeios