Tudo sobre Portugal: viagem, cultura, turismo, mapa e informações

O país está no topo da lista dos destinos preferidos dos turistas. Quer conhecer tudo sobre Portugal? Preparamos um artigo muito interessante para você.

O país conta com uma cultura muito rica, atrações históricas espetaculares, uma gastronomia deliciosa, além de um povo encantador.

Não é à toa que o turismo tem crescido a cada dia por lá. Vem conhecer todos os encantos de Portugal e as melhores dicas para uma viagem inesquecível!

comece a pesquisar as passagens aéreas para Lisboa!

Tudo sobre Portugal: informações e dicas de turismo

Na sua viagem para as terras portuguesas, é importante que você não perca as principais informações de Portugal. O destino faz parte da União Europeia. Por isso, a moeda corrente no país é o euro.

Mas saiba que se preferir, você pode fazer a troca das moedas na sua cidade ou em casas de câmbio dos aeroportos. 

Você deve saber que por lá também é falado o português, com algumas diferenças comparado ao português brasileiro. Faça uma pesquisa de alguns termos para se habituar! 

Para quem pretende dirigir por lá, saiba que os turistas brasileiros não precisam tirar a carteira internacional, basta apresentar a sua carteira de habilitação brasileira. 

Nesse sentido, uma boa dica é alugar um carro para percorrer as cidades; isso porque, elas ficam bem próximas das outras, facilitando ainda mais seu deslocamento. 

O que devo saber antes de viajar para Portugal?

Tudo sobre Portugal: o que saber antes de ir
Fonte: Pexels

A Europa não é um paraíso das compras, mas saiba que o país é um dos lugares mais baratos do continente.

Itens que valem a pena comprar por lá são vinhos, queijos e embutidos, que são bem em conta. 

Se não conseguir alugar um carro, os trens são ótima opção de viagem, pois o sistema ferroviário do país passa por diversas cidades. 

Aliás, na hora de escolher as hospedagens, não se preocupe, pois Portugal tem os mais diversos tipos de acomodações, das mais baratas às mais caras. 

Fazer refeições por lá também não será um problema, pois os restaurantes oferecem pratos típicos com preços bem acessíveis, além de deliciosos! 

Ah, não se esqueça de levar um adaptador universal para carregar seus aparelhos eletrônicos, pois os formatos das tomadas são diferentes do Brasil. 

Clima do país de Portugal

Na hora de montar um roteiro, saiba o máximo de informações de Portugal, como o clima, por exemplo. 

As temperaturas do país variam de acordo com a região, mas, de uma forma geral, por lá o clima é considerado mediterrâneo.

Portugal é um dos países mais procurados pelos turistas, uma vez que possui as temperaturas mais amenas de toda a Europa, ficando entre 6 e 24 durante o ano. 

Verão em Portugal

Tudo sobre Portugal no verão
Fonte: Pexels

Por ser um dos países com as temperaturas mais amenas, o destino é muito amado na Europa. 

Por lá, durante o verão, as praias e regiões com cachoeiras fazem o maior sucesso entre os turistas que estão em busca de sol e calor. 

Nesta época, os passeios ao ar livre são ainda mais agradáveis por conta das temperaturas e da ausência de chuvas

Mas se vai curtir o verão português, não deixe de usar um chapéu ou boné, além de passar protetor solar, porque o sol brilha forte neste período.

Inverno em Portugal

Entre as características de Portugal, saiba que o inverno lá não é tão rigoroso como em outros países do continente, o que favorece o tour pelo país. 

Gosta de frio e quer ver neve em Portugal? Saiba que é possível. Na Serra da Estrela, localizada na região mais alta do país, neva quase que a estação toda. O local tem com centros de esqui. 

Quando ir para Portugal?

Tudo sobre Portugal: quando ir
Fonte: Pexels

Para responder esta pergunta, pense no que pretende fazer durante a viagem. Como já falamos, o clima do país de Portugal é bem tranquilo em todas as épocas do ano, sendo que a temporada mais procurada é o verão.

Isso acontece porque o país conta com lindas praias, belezas naturais de tirar o fôlego e várias atrações ao ar livre. 

Entretanto, o inverno também é uma estação muito gostosa para viajar, uma vez que, por lá, você pode apreciar o frio português tomando um bom vinho. 

Documentação necessária: passaporte, visto e vacina

Entre as informações de Portugal, a mais importante está relacionada aos documentos para entrar no país. 

Para fazer tour pelas cidades portuguesas, a imigração não exige a apresentação do visto, apenas do passaporte válido.

Além disso, a contratação do seguro viagem é obrigatória, uma vez que o país é integrante do Tratado de Schengen, que determina que os turistas tenham um seguro viagem para entrar no país.

Na hora do desembarque, tenha em mão também a passagem de volta e o comprovante de hospedagem. É necessário ainda comprovar que possui fundos para se manter no país.

Passagens aéreas para Portugal

As passagens aéreas para uma viagem como essa certamente estão entre os maiores custos. Por isso, nada melhor do que encontrar passagens com descontos e os preços mais baixos, não é verdade?

Para encontrar as melhores opções, uma dica é concentrar as suas buscas no site Passagens Promo, que traz os preços mais baixos do mercado.

Passagens aéreas para Porto, Portugal
Passagens aéreas saindo de

Para não perder nada, cadastre-se no alerta de preços, pois sempre que os valores baixarem você será avisado.

Tudo sobre Portugal: 5 melhores cidades

O país é espetacular e conta com lindas cidades repletas de belezas naturais, atrações históricas e diversos restaurantes com os pratos tradicionais de Portugal.

Na sua lista de cidades para conhecer, inclua a capital Lisboa, com muitos pontos turísticos, além da cidade do Porto, que produz um saboroso vinho. 

A linda Cascais também deve estar entre os locais mais procurados pelos turistas. Antes de partir, não deixe de conhecer as cidades de Bragança e Funchal.

Mapa de Portugal

Na hora de saber tudo sobre Portugal, pontos turísticos também devem estar entre as principais informações. Nada melhor do que saber onde e como conhecer cada cidade. 

Para te ajudar, preparamos um mapa bem legal com as principais cidades para conhecer.

1. Lisboa

A charmosa capital de Portugal é lindíssima e conta com os locais turísticos mais significativos do país, além de ser um importante centro econômico e financeiro da Europa. 

Conhecida carinhosamente como lisboeta, ela possui muitos prédios históricos, museus, pontes, praças e monumentos muito interessantes, que contam a história do país. 

Além disso, ela é famosa pela sua rica gastronomia e ótimos restaurantes, que oferecem os mais diversos pratos do país. 

O que fazer em Lisboa Portugal?

Lisboa
Fonte: Pxhere

Na hora de montar o seu roteiro, informações de Portugal são fundamentais para escolher os lugares certos para conhecer. 

Em Lisboa, visite a imponente Torre de Belém, que fica à beira mar, o lindo e suntuoso Mosteiro de Jerônimos, onde você encontrará uma igreja e também uma abadia.

Inclua ainda no seu tour, a lindíssima Praça do Comércio com seus monumentos e um palácio. Não vá embora sem visitar o Castelo de São Jorge. 

2. Porto

A cidade é uma das mais apaixonantes e fica na costa do país. Porto é famosa pela produção de vinho e também pelas suas suntuosas pontes sobre o rio Douro. 

Por lá, o que não faltam são locais turísticos e muitos restaurantes e cafés cheios de charme! 

O que fazer em Porto?

Porto
Fonte: Pexels

Conheça a Igreja de São Francisco com seu estilo barraco e lindas esculturas douradas. 

O belíssimo Palácio da Bolsa, com obras datadas do século XIX também chama a atenção dos visitantes, sendo um dos locais mais visitados.

Não deixe de fazer uma foto com a Ponte de D. Luís ao fundo. Com estrutura metálica, ela foi construída entre os anos de 1881 e 1888.

No seu tour, conheça ainda o belíssimo Palácio da Bolsa, datado do século XIX que, no passado, foi um mercado importante de ações. 

Os Jardins do Palácio de Cristal e também a Casa da Música não podem faltar em suas andanças pela cidade.

3. Cascais

Claro que Cascais deve estar na lista dos lugares que você precisa conhecer em Portugal. Se você for no verão, inclua este destino, pois ele é repleto de lindas praias.

Por lá há também muitos pontos turísticos, como um enorme centro histórico, que abriga o Palácio da Cidadela e a impressionante Fortaleza da Nossa Senhora da Luz.

Tudo sobre Cascais, Portugal

Cascais
Fonte: Pexels

A cidade conta com quatro freguesias e mesmo sendo considerada uma vila, a quantidade de habitantes por lá é maior se comparada com importantes cidades do país. 

As suas belezas naturais também impressionam e a Serra Sintra, inclusive, é considerada como Patrimônio da Humanidade

Ao viajar para Cascais, você encontrará muitos prédios históricos e belezas naturais, como a Boca do Inferno, uma falésia onde existe também uma caverna muito interessantes.

Os museus e igrejas espalhados pela cidade também devem fazer parte do seu tour. 

4. Bragança

Ela está localizada no norte do país e reúne belezas naturais de tirar o fôlego. A região é muito montanhosa, sendo repleta de atrações turísticas. Você encontrará muitos prédios históricos, igrejas e museus e um belíssimo mosteiro.

Bragança conta ainda com uma gastronomia muito rica com diversos restaurantes que servem os pratos mais tradicionais do país.

Passeios em Bragança

Bragança
Fonte: Pixabay

Quando você tiver a oportunidade de ir para Portugal, visite Parque Natural de Montesinho, em Bragança.

O passeio pelo centro histórico da cidade também deve estar no topo da lista. 

Por lá, existem muitas atrações históricas, como o Museu Abade de Baçal, a Catedral da Sé e o Mosteiro de Castro de Avelãs.

Não se esqueça de visitar a Torre de Menagem, considerada uma das mais lindas da Europa.

A torre abriga ainda o Museu Militar de Bragança com peças da Primeira Guerra Mundial. Não deixe de fazer uma visita ao local. 

5. Funchal

Uma belíssima cidade na área litorânea de Portugal. Por lá, as adegas de vinho, suas lindas colinas, seu belo porto e a impressionante Sé do Funchal com seu estilo gótico são as atrações centrais do local.

A cidade faz sucesso entre os turistas por possuir um clima descontraído e irreverente. Ah, a cidade também é conhecida pelos seus deliciosos vinhos.

O que conhecer em Funchal?

Funchal
Fonte: Pixabay

Ao conhecer a cidade, faça um passeio pelo Jardim Botânico da Madeira e pelo Parque de Santa Catarina. O Museu Monte Palace também não pode faltar no seu tour. 

Aliás, a Sé Catedral do Funchal precisa estar no topo da sua lista de locais para conhecer, assim como Igreja Nossa Senhora do Monte. 

Para admirar a cidade do alto, faça um passeio pelo Teleférico Funchal-Monte e, se conseguir, visite a Marina do Funchal.

Qual a cidade mais barata de Portugal?

Entre as cidades mais baratas no país, Braga está nas primeiras posições, já que ela conta com restaurantes bem baratos, principalmente os que não estão nos locais turísticos.

Os hotéis da cidade oferecem diárias bem em conta, a partir de R$ 128. O transporte por lá é muito eficaz e barato também. É possível usar táxis, Uber e trem.

Já os bilhetes turísticos para conhecer a cidade custam cerca 3,35 euros. Por isso, saiba que ir para Portugal pode ficar mais barato do que você imagina.

Tudo sobre Portugal: cultura e curiosidades

Tudo sobre Portugal: cultura e curiosidades
Fonte: Pxhere

Portugal tem suas tradições e cultura baseadas em influências romanas, germânicas, africanas e celtas. Sua cultura é refletida em na gastronomia, religião e também na arquitetura. 

Sem dúvida, o vinho é uma das suas tradições mais fortes, assim como a literatura e o fado, um estilo musical exclusivo de Portugal, que é também Patrimônio da Humanidade. 

Inclusive, a livraria mais antiga do mundo está em Lisboa e existe desde 1732. Aliás, um dos vinhos mais antigos é o vinho do porto, que surgiu no século 17.

Comidas típicas de Portugal

Ao viajar para Portugal, certamente um tour gastronômico estará entre as atrações mais aguardadas. Por isso, anota aí os pratos típicos que deve experimentar por lá.

Não deixe de apreciar os tradicionais pastéis e bolinhos de bacalhau, que estão entre as 365 variações do bacalhau português. 

O famoso pastel de Belém jamais pode faltar na sua lista, assim como o travesseiro de Sintra, um saboroso bolo à base de massa folhada.

Experimente também o bolo queijada, feito com queijo fresco, ovos e açúcar. Aprecie também o polvo à lagareiro e a francesinha, um lanche que é um clássico por lá.

Tudo sobre Portugal: dicas de roteiro

Tudo sobre Portugal: dicas de roteiro
Fonte: Pexels

Já deu para perceber que o país é surpreendente. Então, na hora de montar o seu roteiro, uma dica é fazer o tour pelas cidades mais próximas, começando pela capital Lisboa.

Na cidade, uma dica é ficar, pelo menos, três dias para conhecer as principais atrações. 

Lisboeta fica bem próxima das principais cidades turísticas, depois de Lisboeta é muito tranquilo viajar para o Porto, que fica a quase 3 horas da capital. 

Fique ao menos três dias na cidade, para ver as atrações. Depois, siga para Braga, que fica do lado. E após Braga, vá até Bragança e, finalizando, Funchal

Cotação passagens aéreas Portugal

Quer encontrar as passagens aéreas mais baratas para reduzir os custos da sua viagem? Conte com a ajuda do melhor site buscador de passagens aéreas do Brasil, Passagens Promo.

Passagens aéreas para Lisboa, Portugal!
Passagens aéreas saindo de
Tap MCZ Maceió LIS Lisboa 16 Jun 18 Jul R$ 2623 Air Europa GRU São Paulo LIS Lisboa 08 Mai 08 Jun R$ 2675 Air Europa GRU São Paulo LIS Lisboa 09 Jun 24 Jun R$ 2675 Air Europa FOR Fortaleza LIS Lisboa 06 Jun 13 Jun R$ 2681 Air Europa GRU São Paulo LIS Lisboa 01 Mai 01 Jun R$ 2685 Ver mais ofertas

Além de saber tudo sobre Portugal, faça a cotação das melhores opções de preços mais passagens aéreas no nosso site. Quer viajar barato para Portugal? De Promo você pode!

Conheça outros destinos maravilhosos:

Recomendado para você
Sul de Portugal: quando ir, cidades, melhores praias e dicas de viagem

Sul de Portugal: quando ir, cidades, melhores praias e dicas de viagem

Portugal com crianças: quando ir, cuidados e dicas de turismo

Portugal com crianças: quando ir, cuidados e dicas de turismo

Porto Portugal: quando ir, pontos turísticos, mapa e dicas

Porto Portugal: quando ir, pontos turísticos, mapa e dicas

Neve em Portugal: destinos para aproveitar o inverno pelo país

Neve em Portugal: destinos para aproveitar o inverno pelo país

Estudar em Portugal: vantagens, informações e dicas de destinos

Estudar em Portugal: vantagens, informações e dicas de destinos

O que conhecer em Portugal: 10 lugares inesquecíveis para visitar

O que conhecer em Portugal: 10 lugares inesquecíveis para visitar