Turismo África do Sul: quando ir, cidades turísticas, mapa e praias

Para quem busca opções de turismo África do Sul, o que não faltam são roteiros e opções capazes de agradar a todos os gostos no extremo sul do continente africano.

País que carrega uma grande riqueza cultural, o destino reúne paisagens deslumbrantes, com suas belas praias, safaris emocionantes que atraem turistas do mundo inteiro! 

Com a natureza que encanta, além, é claro, de uma culinária e histórias singulares.

Ficou curioso em saber o que mais você pode encontrar em uma viagem para a África do Sul? 

Listamos um guia com as informações mais importantes e os melhores destinos e dicas para conhecer um dos pontos mais fascinantes do planeta. 

Turismo África do Sul: cultura e belezas naturais

Escolher este destino turístico é se cercar de atrações tanto no quesito cultural quanto das belas paisagens e lugares imperdíveis na África do Sul para guardar na memória. 

A começar por algumas particularidades que tornam o país único, como suas três capitais — Pretória (administrativa), Cidade do Cabo (legislativa) e Bloemfontein (judiciária). 

Outra singularidade são seus 11 idiomas oficiais, fazendo deste um destino que desperta a curiosidade dos turistas. 

Viajar para a África do Sul também representa encontrar vestígios de um período especial da história. 

As marcas deixadas pelo Apartheid ainda podem ser vistas e contam um pouco do enredo de lutas contra a segregação social que dominou o país por anos. 

Os destinos encantadores também são vários na região. Suas praias, banhadas pelos oceanos Índico e Atlântico, são de grande beleza, espalhadas por quase 2,8 mil quilômetros de litoral.

O turismo na África do Sul reserva ainda a possibilidade de se deparar com a vida animal selvagem nos safaris que deixam a emoção à flor da pele. 

E também observar a vastidão da natureza em belos cartões postais espalhados na região.

As cidades também oferecem diversão com restaurantes badalados, parques que servem como refúgio e também as feiras e shoppings onde você poderá encontrar um pouco da cultura local e levar para casa.

Quando ir para a África do Sul?

Turismo África do Sul: quando ir?
Fonte: Pexels

Localizada no hemisfério sul do globo, a África do Sul possui as estações do ano correspondentes às do Brasil, o que pode ajudar um pouquinho na hora de programar uma viagem para o país. 

Qualquer época do ano pode ser boa para conhecer este destino, basta levar em consideração o seu gosto e o que fazer na África do Sul.

Para quem se interessa pelos safáris, o período entre março e setembro, correspondente ao outono e o inverno, é mais indicado. 

É nessa época de seca que os animais vão em busca de água, ficando mais visíveis ao se deslocarem. 

Já quem quer desfrutar das praias e da agitada vida noturna de algumas cidades, o verão, é claro, é a época mais indicada

Mas, programe-se: as estradas costumam ficar cheias com o povo sul-africano buscando o litoral e as reservas naturais para fugir do calor.

Independente de qual período você escolher, uma coisa é certa: tenha em sua bagagem casacos, já que a África do Sul é um país onde venta bastante.

Como é viajar para África do Sul?

Se a sua preocupação antes de viajar para a África do Sul é com segurança, pode ficar tranquilo. 

Principalmente nos grandes centros turísticos, você poderá se sentir seguro enquanto conhece mais as belezas do continente sul-africano.

Alguns cuidados são sempre importantes. Por isso, evite caminhar sozinho à noite, principalmente nos lugares mais isolados. 

Deixe para pegar estrada durante o dia, já que há pouco policiamento depois que o sol se põe.

Também seja discreto com os itens de valor, joias, relógios e celulares. Todo cuidado é pouco para se ter uma viagem tranquila. 

Documentação necessária para a sua viagem

Documentação necessária para Turismo África do Sul
Fonte: Pxhere

Quem planeja fazer turismo na África do Sul — ou em qualquer lugar do mundo, não é mesmo?! — deve ficar atento à documentação necessária para a viagem. 

E, logo de cara, uma notícia muito boa: o país não exige visto dos visitantes brasileiros.

Para entrar no continente sul-africano, você terá que cumprir com duas obrigações básicas no que diz respeito à documentação. 

A primeira: uma página inteira em branco no seu passaporte, que será ocupada pelo selo de entrada no país. 

A segunda exigência: certificado internacional de vacinação contra a febre amarela — falaremos um pouco mais sobre as vacinas. 

Uma dica valiosa para se deslocar na África do Sul: a habilitação brasileira é aceita por lá pelo período de um mês. Depois disso, é necessário retirar uma certificação internacional para dirigir. 

Vacinas para a África do Sul: é obrigatório?

Quem vai viajar para África do Sul deve estar com a vacina contra a Febre Amarela em dia. 

É a única vacinação obrigatória para entrar no país, por isso providencie com antecedência seu certificado internacional e imunize-se pelo menos 10 dias antes da viagem.

Outra doença que costuma deixar em alerta os visitantes deste destino é a Malária. 

Com exceção da região do Kruger Park, um dos safáris mais famosos e que vale sua visita, mas com risco entre leve e moderado, a chance de contrair a doença é pequena.

Como prevenção nunca é demais, você pode fazer uso de remédios contra a doença, principalmente 24 horas antes de ir para os safáris e reservas ambientais. 

Outra medida que pode ser eficaz e é essencial é o uso de repelentes para afastar os mosquitos.

Seguro viagem para turismo África do Sul

Fazer um seguro viagem para conhecer os encantos da África do Sul não é obrigatório. Porém, se precaver é importante e pode evitar surpresas desagradáveis durante o seu passeio.

Com o seguro viagem para a África, ficará mais fácil de ser atendido em caso de alguma emergência médica neste local. O voo foi cancelado ou a bagagem foi extraviada? O seguro pode te salvar.

Sabendo das vantagens, faça uma cotação aqui no Seguros Promo, que oferece os melhores preços e coberturas para te atender em viagem.

Seguro Viagem:

Como ir para a África do Sul?

Viajar e realizar turismo na África do Sul pode ser mais fácil do que você imagina. Há duas opções de voos diretos partindo do Brasil que vão te levar ao país africano em cerca de 9 horas de duração de voo.

Uma das alternativas é pela companhia South African Airways, que faz o percurso entre São Paulo e Johannesburg. 

De lá, a empresa ainda faz conexões com as outras principais cidades do país, como Durban e Cidade do Cabo.

A LATAM também oferece voos semanais que cumprem a mesma rota, partindo de Guarulhos. Os embarques pela empresa acontecem às segundas-feiras, quintas-feiras e sábados.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens aéreas para a África do Sul

    Planejar uma viagem é essencial para você aproveitar os melhores momentos. E muitas vezes, a compra das passagens aéreas pode tornar o passeio caro desde o início. 

    Para te ajudar a economizar nos preços, o Passagens Promo reúne os melhores valores dentro do trecho que você precisa. 

    Passagens promocionais para os destinos da África do Sul!
    Passagens aéreas saindo de

    Basta acessar o nosso site, pesquisar e conferir as ofertas que vão te ajudar a reservar uma graninha para o seu passeio. 

    Turismo na África do Sul: melhores destinos

    Um dos pontos turísticos mais procurados no continente africano, a África do Sul oferece opções incríveis para você desvendar a cultura e as belezas do país. 

    Com alternativas que vão atender diferentes perfis, selecionamos alguns dos melhores destinos, as principais cidades e seus atrativos, para te ajudar a escolher o roteiro ideal para a sua viagem pela região.

    Mapa turístico para a África do Sul

    Com este mapa, você poderá se localizar melhor pelos principais pontos de turismo África do Sul e programar melhor a sua viagem pelo país.

    Viajando pela África do Sul

    Você já sabe como chegar lá, mas para traçar seu roteiro pela África do Sul também é importante para saber como se locomover no país. 

    Além de Joanesburgo, existem outros dois aeroportos internacionais, na Cidade do Cabo e em Durban, fora os aeroportos domésticos. Todos eles oferecem serviços de ônibus especiais, transferes e táxis.

    A South African Airways é a principal companhia aérea, mas você poderá encontrar preços mais em conta para as viagens domésticas em empresas menores, como a Kulula, FlySafair e Nationalwide.

    Muitos turistas optam por viajar de carro e aproveitar as belas paisagens, especialmente na região costeira.

    Percorrer as cidades da Garden Route, a estrada que corta o litoral, é uma das experiências mais incríveis a se viver no país.

    Você consegue alugar veículos por lá e dirigir por até um mês com a habilitação brasileira. Mas fique atento, pois os sul-africanos dirigem na mão inglesa.

    Há ainda as opções de viagens de ônibus, com destaque para as empresas Greyhound e Translux — muito procuradas pelos mochileiros por conta dos preços econômicos.

    Cruzar o país de trem é outra alternativa de deslocamento interno. 

    1. Cidade do Cabo

    Um destino que não pode faltar em seu roteiro pela África do Sul é a Cidade do Cabo, ou Cape Town, como é conhecida. A cidade surpreende pela sua beleza e grande oferta de atrações.

    Suas montanhas, praias famosas, trilhas e parques são um atrativo para os amantes de atividades ao ar livre. 

    A metrópole também mostra seu lado urbano cheio de charme, com feiras e restaurantes sempre movimentados.

    Em Cape Town, você não perderá de vista a Table Mountain, formação rochosa considerada uma das 7 maravilhas da natureza e que cerca a paisagem da cidade. 

    Um atrativo e tanto para os aventureiros — mas dá para chegar ao topo sem andar muito, de bondinho.

    Entre as praias mais famosas, se destaca a Camps Bay, um destino procurado por muitas celebridades e que oferece um pôr do sol encantador. Clifton é outro balneário que impressiona, com suas águas límpidas.

    Na Cidade do Cabo, você terá também a chance de visitar o extremo sul do continente africano.

    O passeio pelo Cabo da Boa Esperança é outro ponto forte da cidade, um parque natural à beira mar onde os oceanos Índico e Atlântico se encontram.

    2. Pretória

    Turismo África do Sul: Pretoria
    Fonte: Pexels

    Por ser a capital administrativa da África do Sul, Pretória é uma das cidades em que se respira política no país. É onde está localizada a Union Buildings, a sede da presidência sul-africana.

    Ao sul da cidade, está o monumento Voortrekker, um dos principais pontos turísticos de lá. Feito em granito, ele fica no topo da uma colina e é uma homenagem à fundação de Pretória.

    Quem deseja conhecer mais da cultura e história africana tem o Freedom Park como destino obrigatório. 

    Entre vários atrativos, o local tem um memorial em homenagem aos mortos nas guerras da África do Sul e do Apartheid.

    3. Joanesburgo

    A cosmopolita Joanesburgo é a maior cidade do país, o coração da África do Sul. Seus principais atrativos são os museus, restaurantes, lojas e bares. 

    É possível até mesmo fazer um safári em meio a esse grande centro urbano. 

    Em Joanesburgo, você poderá entender a fundo um dos períodos mais marcantes da história da África do Sul.

    O Museu do Apartheid conta a época em que o racismo dominava o país, a começar pelas suas entradas — uma para brancos e outra para “não-brancos”.

    No local, também é possível ter a dimensão de Nelson Mandela no combate ao Apartheid. 

    O ex-presidente sul-africano dá nome a outro ponto turístico, a Nelson Mandela Square, uma praça cheia de bares, restaurantes e com uma estátua gigante do líder. 

    Também em Joanesburgo, você poderá visitar Soweto, bairro que foi palco de importantes movimentos na luta anti-Apartheid. É lá também que está localizada a casa de Nelson Mandela, que vale uma visita guiada. 

    4. Durban

    Durban
    Fonte: Pexels

    Durban é um dos destinos que vai tornar a sua viagem pela África do Sul mais encantadora. 

    Suas belas paisagens naturais e praias atraem turistas do mundo todo, e os resorts luxuosos são uma atração para quem pode gastar um pouquinho a mais.

    A terceira maior cidade do país é também um dos pontos mais procurados pelos surfistas. 

    Banhada pelo Oceano Índico, Durban é atração pelas altas ondas que chegam às suas praias e pedida certa para quem gosta de esportes de aventura. 

    Falando em esportes, o estádio Moses Madhiba, construído para a Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, abriga diferentes atividades e passeios que tornam esse outro ponto de visita na cidade. 

    A cidade também é conhecida por ter um alto número de indianos fora da Ásia. Isso pode ser notado na culinária e no templo Hare Krishna localizado no subúrbio de Durban, que atrai muitos visitantes.

    5. Bloemfontein

    Localizada na região central da África do Sul, Bloemfontein é a capital judiciária do país, mas chama a atenção pelo aspecto interiorano. 

    A cidade conta com uma arquitetura marcante e é repleta de bons museus e cercada por uma reserva natural.

    O principal ponto turístico de Bloemfontein é o Jardim Botânico Nacional, um parque cercado de natureza e ideal para relaxar em um dia mais tranquilo.

    A “Cidade das Rosas”, como também é conhecida, tem museus que recontam a história do país, com destaque para o Museu Nacional e o Museu da Guerra dos Bôeres (Guerra da África do Sul). 

    Praias África do Sul

    Turismo África do Sul: Praias
    Fonte: Pexels

    Com quase 2,8 mil quilômetros de faixa litorânea, a África do Sul se destaca por suas belas praias, algumas até já citadas. Separamos quatro dicas de praias que você não pode deixar de visitar ao conhecer o país.

    Praia de Margate, KwaZulu-Natal

    Na província de KwaZulu-Natal, a cidade de Margate apresenta um paraíso de belas praias para se explorar na costa africana.

    A exuberante Margate Main Beach é a principal atração. Suas águas mornas tornam o local ideal para se refrescar no mar. 

    A estrutura oferecida, com bares e restaurantes, tornam o point uma pedida ideal para descansar em família e aproveitar a beleza da região.

    Hobie Beach, Port Elizabeth

    Hobie Beach
    Fonte: Needpix

    A praia de Hobie Beach, em Port Elizabeth, é parada certa para quem gosta de esportes aquáticos. A prática do windsurfe, kitesurfe e vela, além de passeios de jet-ski, é muito comum neste balneário.

    Por lá, também é possível praticar mergulho nos recifes.

    Mas o local não é atrativo apenas para quem gosta de esporte. Se você quer relaxar entre um passeio e outro, Hobie Beach é uma ótima escolha, principalmente por suas águas calmas e transparentes. 

    Clifton Beach, Cidade do Cabo

    Um conjunto de quatro praias separadas por rochedos imponentes na costa de Cape Town. Essa é a Clifton Beach, local muito procurado pela classe alta da Cidade do Cabo por seus encantos e beleza.

    As águas límpidas fazem destas praias as mais atrativas da cidade. Por estarem cercadas por rochas, ficam escondidas dos ventos, tornando esta faixa ideal para aproveitar um bom dia ensolarado.

    E como um verdadeiro complexo, ela atende a todos os gostos: uma das praias é mais frequentada pelos surfistas e esportistas, enquanto as outras, tranquilas, recebem famílias e grupos que querem desfrutar do local.

    Boulders Beach, Simon’s Town

    As águas geladas da Boulders Beach são um convite desafiador para se refrescar no mar de Simon’s Town, menos para um grupo que adora se deliciar por lá: os pinguins

    Milhares deles habitam a região e são um grande atrativo para os turistas.

    Além de nadarem nas águas, eles se espalham pelas areias ou passeiam pela vegetação, uma atração à parte para quem visita a cidade próxima de Cape Town.

    Quais as curiosidades da África do Sul?

    Curiosidades sobre Turismo África do Sul
    Fonte: Pexels

    Se com todas estas dicas, você está cada vez mais interessado em fazer turismo África do Sul, conhecer algumas curiosidades sobre o país pode contribuir ainda mais para você começar agora a planejar a sua viagem. 

    Além de ser um país com três capitais (Pretória, Cidade do Cabo e Bloemfontein), como já citado, chama a atenção o fato de a África do Sul ter 11 (isso mesmo, ONZE!) idiomas oficiais. 

    O inglês e o africâner, este derivado da língua holandesa, são os mais falados. 

    Como a história do país e do continente africano está ligada à mistura de etnias, muitos dialetos são originários de povos que deram origem ao povo sul-africano.

    Outra curiosidade é que a África do Sul se destaca entre os países produtores de vinhos. Por isso, visitar as vinícolas da região é um passeio que pode deixar o seu roteiro ainda mais completo.

    Já que o assunto é bebida, é bom ficar ligado porque os bares e restaurantes não costumam funcionar até muito tarde.

    Assim como os brasileiros, os sul-africanos adoram um churrasco — ou braai, como eles chamam.

    Um outro atrativo, principalmente para os fãs de futebol, são os estádios construídos para a Copa do Mundo de 2010, a primeira realizada no continente africano. 

    E as vuvuzelas, aqueles instrumentos usados nos jogos, também continuam fazendo barulho por lá.

    Turismo África do Sul: dicas

    Está cada vez mais decidido a visitar e conhecer os encantos da África do Sul? Vale se atentar então em algumas dicas essenciais. 

    Como já dito, as estações do ano são as mesmas do Brasil. Os verões costumam ser muito quentes, e no inverno faz muito frio. 

    Certo é que os ventos são intensos o ano todo. Então, não esqueça de colocar agasalhos na bagagem.

    Se você vai optar por alugar um carro e pegar a estrada no país, vale lembrar: os sul-africanos dirigem na mão inglesa, diferente de como fazemos aqui no Brasil.

    Na África do Sul, você também pode encontrar tomadas diferentes das que estamos acostumados. 

    Mas, fique tranquilo, pois nos mercados e farmácias você encontra um adaptador vendido a um bom preço.

    A maioria dos cartões de crédito internacionais são aceitos no país. Se você optar por adquirir a moeda local, o Rand, uma boa notícia: a conversão costuma ser vantajosa para nós, brasileiros.

    Sugestão de roteiro: quantos dias na África do Sul?

    Turismo África do Sul: sugestão de roteiro
    Fonte: Pexels

    Com destinos fantásticos e atrações para todos os gostos, é impossível ficar poucos dias na África do Sul, não é mesmo?

    Seja qual for o roteiro que você escolher, uma viagem de 10 dias pode ser suficiente para conhecer vários dos pontos turísticos que este lugar encantador oferece. Mas muita coisa pode acabar ficando de fora.

    O ideal é pesquisar de acordo com o seu gosto, se planejar e aproveitar para conhecer as principais cidade e atrações espalhadas pelo continente sul-africano. 

    Cotação passagens aéreas África do Sul

    Com várias dicas e informações sobre a África do Sul, é hora de se planejar, fazer as malas e embarcar na viagem para mais um destino fascinante. 

    Para garantir que você vai encontrar as melhores opções de preços, não deixe de fazer a sua busca no site Passagens Promo.

    Passagens promocionais para a África do Sul!
    Passagens aéreas saindo de

    Coloque o seu destino, as datas da viagem e com um clique você encontrará as melhores ofertas

    Quer fazer turismo África do Sul e aproveitar cada minuto dessa viagem encantadora com tranquilidade? De Promo você pode!

    Não perca outras dicas de viagem no nosso blog!

    Recomendado para você
    5 lugares imperdíveis para conhecer na África do Sul

    5 lugares imperdíveis para conhecer na África do Sul

    O que fazer na África do Sul: cidades, passeios e informações úteis

    O que fazer na África do Sul: cidades, passeios e informações úteis