Despesas com viagens de funcionários: todo o controle em suas mãos
Falar em turismo de negócios é discutir uma ideia recente e cada vez mais presente na realidade das empresas brasileiras.
Embora as viagens corporativas não tenham surgido agora, elas estão cada vez mais presentes no dia a dia das empresas brasileiras, que apostam nesse formato para expansão de suas marcas.
Além disso, este novo conceito tem gerado muitos reflexos positivos no ramo turístico, fortalecendo ainda mais o setor no país.
Conheça mais sobre a modalidade de turismo voltada para o âmbito profissional, seus principais benefícios e dicas importantes em uma viagem de negócios.
Faça a cotação de passagens aéreas para CNPJ no Passagens Promo e garanta descontos exclusivos!
Índice
Turismo de negócios: por que investir?
Realizar investimentos no modelo de turismo corporativo — ou turismo de negócios e eventos — tem se tornado cada vez mais importante para as empresas.
Essa é uma forma que as organizações têm de encontrar e conhecer novos parceiros e fornecedores, aumentar o networking, entender a concorrência e fechar negócios. Ou seja, são estratégias vitais para a expansão da marca.
Outro fator positivo na consolidação deste modelo por parte das empresas é a maior facilidade para programar e investir em viagem de negócios.
Com ferramentas novas e cada vez mais atuais de planejamento, fica mais fácil otimizar tanto o custo-benefício quanto a produtividade ao adotar esta estratégia.
Vale destacar ainda um terceiro motivo que torna atrativo investir em viagens com fins profissionais: a estruturação e o desenvolvimento do setor de turismo para promover a economia.
Nos últimos anos, o Brasil recebeu grandes eventos esportivos, religiosos, culturais e também corporativos. Assim, houve demanda de investimentos em infra-estrutura para receber melhor participantes e turistas, durante e após os acontecimentos.
O que é turismo de negócios e eventos?
Primeiro, é importante entender que o turismo de negócios e eventos é um conceito relativamente novo, especialmente no Brasil.
Até pouco tempo atrás, pessoas que viajavam a negócios não eram considerados turistas — uma figura muitas vezes associada ao lazer e descanso.
Porém, as necessidades de quem se desloca a trabalho com hotéis, transporte aéreo e urbano, e alimentação, são basicamente as mesmas de qualquer outro viajante.
Por isso, discutir o turismo corporativo é uma tendência cada vez mais crescente, a partir do entendimento que viajantes a trabalho utilizam dos mesmos serviços que os turistas.
Qualquer pessoa, independente do cargo, terá necessidades e movimentará o turismo ao viajar representando sua empresa. Além disso, poderá usufruir de opções de lazer nas horas livres ou mesmo retornar ao destino em outro momento para desfrutar do local.
Passagens aéreas promocionais para empresas
Em qualquer tipo de viagem, as passagens aéreas são itens indispensáveis dentro do planejamento. E no turismo de eventos, em que muitas empresas contam com mais de um representante, ter isso em conta é fundamental.
Sabia que no site Passagens Promo é possível encontrar descontos especiais para clientes corporativos?
Por isso, se você quer economizar no planejamento de uma viagem a negócios, não deixe de comparar os preços e as melhores opções de dias e horários em nossa plataforma.
Ative o nosso alerta e receba ofertas imperdíveis de passagens aéreas para o destino que você procura.
Turismo de negócios e eventos no Brasil
É possível afirmar que o turismo de negócios no Brasil se consolidou e passou por um processo de expansão na última década.
Além da tendência natural do mercado em enxergar um novo nicho no setor, o país ganhou com investimentos do governo para fomentar a realização de eventos, corporativos ou não.
Paralelo ao desenvolvimento interno com intuito de promover a economia, o nosso potencial turístico é um grande atrativo para o turismo corporativo no Brasil.
Muitas vezes, quem viaja a trabalho aproveita os momentos de lazer para conhecer e desfrutar dos encantos do nossos território. São variadas opções de lazer, cultura e entretenimento exploradas por visitantes locais e estrangeiros durante os eventos.
Crescimento do turismo de negócios no Brasil
O Brasil vem registrando, anualmente, números que comprovam a expansão do turismo de negócios e eventos. Somente em 2019, o crescimento do setor foi de 9,5% comparado ao ano anterior.
Estes números são de um estudo da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que aponta uma arrecadação superior a R$ 11,3 bilhões em venda de produtos e serviços para este ramo.
Uma pesquisa do Ministério do Turismo apontou que as viagens corporativas foram o segundo motivo principal para a vinda de estrangeiros para o Brasil em 2018. Elas atraíram 13,5% dos mais de 6 milhões de turistas de outros países no período.
As três cidades brasileiras que mais recebem viajantes a trabalho são São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.
Turismo de negócios no mundo
Sendo a globalização um dos fatores essenciais à expansão desta modalidade de turismo, é natural dizer que as viagens profissionais são cada vez mais importantes em escala mundial.
A expansão das empresas multinacionais é um outro fator preponderante no aumento deste ramo turístico.
Com o mercado cada vez mais competitivo, o volume de eventos e encontros profissionais aumenta a cada dia.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Eventos, o turismo de negócios no mundo chega a movimentar uma quantia aproximada de 4 trilhões de dólares por ano.
Vantagens do turismo de negócios
Mais do que uma tendência cada vez maior dentro das empresas e companhias, as viagens para fins comerciais possuem uma série de outros benefícios no ramo do turismo.
Com a realização de eventos de turismo de negócios, é possível atrair novos públicos e gerar maior movimentação de negócios na cidade ou mesmo na região escolhida.
Ainda pesa a favor o fato de não haver uma “baixa temporada” para este tipo de turismo. Em qualquer época do ano, os lugares estarão prontos para receber viajantes em situações profissionais.
Entenda um pouco melhor sobre as principais vantagens do turismo de negócios.
Conceito em alta
Como já dissemos, as organizações estão apostando cada vez mais em viagens corporativas por uma série de fatores.
O fechamento de negócios presencialmente, bem como a promoção da marca diante de novos públicas, identificação e formação de parcerias, a capacitação e o networking gerado nestas viagens são estratégias que fortalecem a marca.
Por isso, investir nesse mercado tem sido uma forma alternativa para gerar retorno e lucro para as empresas.
Além do mais, como já frisamos, está cada vez mais fácil realizar um planejamento adequado para o investimento certo para viagens a trabalho.
É possível encontrar ferramentas que vão otimizar este processo, tornando o custo-benefício interessante para as empresas.
Aumento da movimentação de negócios no destino
Se você vai viajar profissionalmente, certamente precisará usufruir de serviços básicos como hospedagem, transporte e restaurantes, como qualquer outro viajante.
Por isso, é necessário pensar na realização de eventos como uma modalidade essencial do turismo.
Diversos setores são movimentados da mesma forma por equipes que estejam representando uma organização. A duração destas viagens e o número de pessoas envolvidas também pode ser maior, aumentando a movimentação dos negócios.
Além disso, outras atividades e segmentos turísticos poderão ser exploradas durante o tempo livre dos funcionários, fazendo a economia local girar em função dos eventos de turismo de negócios sediados no destino.
Atração de novos públicos
O destino de uma viagem profissional pode ser um local novo para quem está envolvido. Em alguns casos, este pode ser o pontapé inicial para atrair um novo público.
Cidades que oferecem boas opções de lazer e entretenimento, além de qualidade em serviços básicos como hospedagem e alimentação, tendem a ser lembradas para futuras viagens.
E este retorno pode ser em uma situação totalmente diferente. Quem está em um evento profissional não poderá se divertir e aproveitar os atrativos de um destino tanto como gostaria.
Para conhecer além do que os horários livres permitem, muitos turistas acabam voltando para uma temporada de descanso, influenciados pelo que já conheceram do local.
Não há baixa sazonalidade
Viagens de negócios podem acontecer em qualquer época do ano, não há um período onde este modelo seja prejudicado.
Por isso, não há uma relação direta que determine uma baixa temporada para o turismo corporativo.
Em destinos nos quais o turismo de lazer constituem grande influência na economia, é nas épocas de baixa sazonalidade que a realização de eventos de negócios ganha ainda mais importância, uma vez que segue contribuindo com o turismo local.
Turismo de negócios e eventos: orientações básicas
Agora que você sabe mais sobre as principais vantagens do turismo de eventos, veja algumas dicas básicas que podem fazer toda a diferença na sua viagem corporativa.
Planejamento é a palavra-chave para otimizar o deslocamento e a estadia de uma equipe em negócios pela companhia. Também é o fator essencial para minimizar qualquer tipo de imprevisto que possa acontecer durante a viagem.
Veja o que não pode faltar quando o assunto for organizar o turismo corporativo de sua empresa.
Faça a pesquisa das passagens aéreas
Pesquisar pelas passagens aéreas é item obrigatório em viagens profissionais ou a lazer, não importa o tipo. Mas a questão aqui vai além dos preços.
Claro que procurar por valores menores representará economia para os custos da empresa. Busque por ofertas ou mesmo programas de fidelidade que vão baratear os gastos.
Só que outros fatores podem ter um peso considerável, mas passar despercebido na comparação.
A rota escolhida conta com escalas ou é um voo direto? Dependendo do número de paradas e do tempo gasto, a equipe pode chegar ao local apresentando cansaço e o emocional comprometido, o que pode impactar nos objetivos da viagem.
Certifique-se também do histórico de atrasos e cancelamentos de voo da empresa. Se uma destas situações vem a acontecer, pode representar uma oportunidade perdida para o ser negócio.
Garanta que o destino seja facilmente acessível
Destinos com facilidade de acessos tendem a ser lembrados mais vezes não só para a realização de novos eventos, mas também como local de passeio pelos turistas.
Uma cidade que conta com um bom aeroporto sai em vantagem, principalmente se for receber um grande volume de pessoas em situações profissionais.
Também é importante que o deslocamento interno seja facilitado. Ter um transporte público, serviços de transfer, táxis e motoristas de aplicativos de qualidade vão tornar as experiências das equipes mais satisfatórias.
Verifique opções para hospedagem
Ter boas opções de hospedagem é fundamental no turismo de eventos. Como há um objetivo específico nestes tipos de viagens, a primeira coisa a ser levada em consideração é estar próximo dos locais de compromissos dos viajantes.
Além da praticidade, esta proximidade pode representar economia para as empresas. Afinal, quanto mais perto, menor a chance de gastar com serviços de transporte.
Leve em consideração também o conforto e a estrutura na escolha da hospedagem.
Profissionais a trabalho podem ter dias exaustivos, e o descanso será muito valorizado. Além disso, contar com uma boa conexão de internet e um espaço tranquilo para realizar o trabalho de forma remota ajudam a otimizar a produção.
Ofereça alternativas de alimentação para os participantes
Sabemos que é possível encontrar hotéis com bons restaurantes, e eventos que indiquem opções ou incluam a alimentação nos serviços oferecidos.
Mesmo assim, indicar outras possibilidades agrega valor não só para a empresa que está enviando seus funcionários, como para os organizadores.
Ter opções alternativas também mostra preocupação com diferentes estilos de vida. Uma equipe pode contar com adeptos da alimentação vegana, por exemplo. Por isso, encontrar estabelecimentos com esses valores é algo desejado por um funcionário a trabalho.
Escolha o espaço ideal para o evento
Ao realizar um evento de negócios, é essencial escolher bem o local do evento, sendo esse um dos principais fatores na satisfação dos participantes.
É importante que este espaço esteja próximo das principais opções de hospedagem da cidade. Isso vai contribuir para melhores experiências de deslocamento e minimizar possíveis problemas de acesso do público alvo.
Além disso, o local deve contar com boa estrutura. Boas acomodações, disponibilidade de aparelhos de apoio e acesso à internet em um mundo cada vez mais conectado são quesitos obrigatórios a se levar em consideração no processo de escolha.
Contrate um guia para oferecer informações turísticas
Disponibilizar guias para atendimento aos participantes pode ser um diferencial na organização de um evento.
Vale lembrar que pode ser a primeira experiência de alguns colaboradores, e estes profissionais serão capazes tirar dúvidas e oferecer informações a quem precisar.
Além disso, eles poderão colaborar informando opções de turismo sobre a cidade, preenchendo o tempo livre das equipes após o término do evento.
Cote suas passagens aéreas com descontos especiais!
Uma tendência crescentes no país, o turismo de negócios deve se tornar uma estratégia ainda mais presente nas empresas. E agora que você conhece suas vantagens, é hora de preparar as malas.
Não se esqueça de pesquisar pelas passagens aéreas no Passagens Promo. Aqui, você encontrará condições especiais para clientes corporativos.
Além dos preços mais baratos, você terá diferentes opções de rotas e horários oferecidos pelas melhores companhias aéreas do mercado.
Quer viajar a trabalho com conforto e pagando menos? De Promo você pode!
Leia também:
- Hotéis em Santos: locais, valores e mais
- 11 Ilhas do Mediterrâneo com roteiros fascinantes
- Siena: beleza medieval e paisagens com colinas
- Hallstatt: um dos cenários mais belíssimos da Áustria
- Hotéis em Recife: valores, locais e mais
Reduzir custos com viagens corporativas: 12 passos eficientes
Viagem corporativa em grupo: dicas de economia e produtividade
Produtividade em viagens: 13 dicas para aumentar o seu rendimento
Network em viagens: 10 dicas para expandir a sua rede
Política de viagens corporativas: guia completo para criar a sua