Turismo de Vacina: informações, como fazer e quais países oferecem

O turismo de vacina tem sido um assunto amplamente discutido tanto nos noticiários, quanto na internet. 

A principal razão pela busca de informações sobre o tema, se dá porque ele envolve viagens para o exterior com o objetivo de adquirir a imunização contra a Covid-19, já que alguns países oferecem essa possibilidade aos estrangeiros.

Mas essa prática requer cautela e uma série de cuidados, já que os países que oferecem a dose dos imunizantes também exigem algumas condições para a aplicação da vacina.

Tem interesse em fazer esse tipo de turismo e quer encontrar informações seguras e corretas sobre o tema?

Então, vem com a gente, pois vamos te contar quais países disponibilizam o medicamento e se é vantajoso viajar em meio a pandemia para se vacinar. Confira!

Passagens aéreas com os melhores preços promocionais neste link!

O que sabemos até o momento sobre o turismo de vacina?

O turismo de vacinação Covid tem chamado a atenção em todo mundo, principalmente, entre os cidadãos dos países onde a imunização anda a passos lentos, como no Brasil. 

Esse frenesi começou após o  prefeito de Nova York, Bill de Blasio, anunciar que os turistas que chegassem na cidade poderiam se imunizar contra a Covid 19. Além disso, outros estados também já disponibilizam a vacina para estrangeiros.

Além dos Estados Unidos,  outros países estão oferecendo a vacina aos turistas, como os Emirados Árabes Unidos, as Ilhas Maldivas, Israel, Cuba, San Marino, Panamá, Rússia e Romênia.

Mas saiba que nem todos veem esse tipo de turismo com bons olhos, como o Chile, que garante que não vacinará estrangeiros. Porém, esse tipo de viagem já é uma realidade em meio a uma pandemia que custa a terminar. 

O que é o turismo de vacina?

O que é o turismo de vacina?
Fonte: Freepik

Como já falamos no início deste artigo, o turismo de vacina é a mais nova modalidade de viagem, impulsionada pela possibilidade de ser imunizado contra o Covid 19, já que vários países oferecem a dose das vacinas, inclusive, muitos de forma gratuita. 

De maneira resumida, esse tipo de turismo é basicamente uma viagem em busca de doses de imunizantes excedentes contra a Covid 19 em postos de vacinação em outros lugares do mundo.

Como é feito o turismo de vacina?

Sem previsão de ser imunizado aqui no Brasil, o turismo de vacina brasileiros têm despertado o interesse de uma boa parcela da população, que tem condições de arcar com os custos de uma viagem para o exterior.

Assim como acontece como em qualquer viagem internacional, onde você pode comprar um pacote de viagem para os países que oferecem a imunização ou planejá-la de maneira individual.

Quais são as condições para se vacinar em outro país?

Quais são as condições para se vacinar em outro país?
Fonte: Pixabay

Em ambas as situações, esse tipo de turismo também está condicionado às exigências legais para a entrada, que incluem uma série de documentos. 

Muitos países, como os Estados Unidos, por exemplo, é preciso ter visto de turismo para entrar em território americano. 

Lembrando que o governo americano não está emitindo visto para os brasileiros. Ou seja, apenas quem tem autorização de entrada no país consegue ter sua entrada liberada.

Para fazer o turismo de vacina, em alguns países, você precisará fazer quarentena de 14 dias e ter, pelo menos, 16 anos, como nos Estados Unidos, por exemplo.  

Quais documentos são necessários?

Ao fazer uma viagem ao exterior, mesmo que não seja em busca da vacina, você precisará de uma série de documentos, como passaporte válido, passagem de volta ao país de origem, reserva de hotel e comprovante que tem condições financeiras de ficar no país.

Em muitos destinos, como os Estados Unidos, você precisará apresentar o visto de turismo, emitido pelo consulado do país no Brasil. Nos demais países, se a sua estada não ultrapassar 90 dias, o visto não é necessário.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens aéreas em promoção

    Para fazer turismo de vacina nos EUA ou em qualquer outro país, além de ficar de olho nos critérios de entrada e também nas regras para ser imunizado, saiba que a compra das suas passagens aéreas precisa também da sua atenção, principalmente, se quer economizar.

    Se você quer garantir voos em promoção e as melhores ofertas do mercado, faça as suas pesquisas na nossa plataforma comparadora, Passagens Promo, onde você pode comparar voo em dias, horários e rotas diferentes para encontrar a melhor opção. 

    Passagens aéreas saindo de

    Para não perder as melhores ofertas, recomendamos que acione o alerta para receber avisos sempre que o trecho escolhido entrar em promoção.

    Quais países estão vacinando turistas

    O turismo de vacina para brasileiros a cada dia tem ganhado mais adesão, mas você sabe quais são os países que estão vacinando seus turistas? 

    Dá uma olhadinha nos destinos que você pode viajar para se imunizar. Aliás, em muitos destinos, a vacinação é gratuita também para os estrangeiros. 

    Estados Unidos

    Turismo de Vacina: Estados Unidos
    Fonte: Pxhere

    Os Estados Unidos já têm investido nesse tipo de vacina, onde a imunização é organizada em cada estado, sendo que cada um segue suas próprias regras e critérios de aplicações. 

    Em muitas cidades americanas, como a Califórnia, não é necessário apresentar comprovante de residência para adultos com idade acima de 65 anos, mesmo aquelas pessoas que não são cidadãos americanos. 

    Já em Nova York, o prefeito criou postos de vacinação móveis em vans, que ficam em atrações turísticas, como Times Square, Central Park, Brooklyn Bridge, Empire State Building, etc.

    Na Flórida, a vacina deve ser aplicada apenas nos moradores, mas como não há apresentação de comprovante de residência, os estrangeiros conseguem se vacinar. O turismo de vacina nos EUA também é feito no Alasca.

    No país são usadas as vacinas Johnson & Johnson, Pfizer-BioNTech, Moderna e Janssen. 

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Emirados Árabes Unidos

    Pretende fazer turismo por vacina? Saiba que os Emirados Árabes também oferecem vacina para os estrangeiros, já que a imunização é tida como uma oportunidade de negócios.

    Porém, o governo não emite nenhum posicionamento nesse sentido e garante que as vacinas são destinadas apenas aos cidadãos do país. Mesmo assim, há relatos de turistas brasileiros que passaram férias em Dubai, por exemplo, e conseguiram tomar a vacina Sinopharm, produzida na China.

    Ilhas Maldivas

    Turismo de Vacina: Ilhas Maldivas
    Fonte: Pixabay

    Que tal aproveitar as belezas naturais da Ilhas Maldivas e ainda se vacinar?

    O governo do país está cogitando a possibilidade de oferecer a imunização dos viajantes por meio de um programa denominado “3V – visit, vaccinate and vacation”, que significa visitar, vacinar e passar as férias.

    A ideia é impulsionar a economia do país, já que a sua principal fonte de renda do arquipélago é o turismo. Atualmente, estão sendo imunizados os moradores e, depois, a imunização será estendida para os turistas.

    No país, são usadas as vacinas AstraZeneca/Oxford, Sinopharm e Pfizer/BioNTech e os turistas podem escolher qual delas querem tomar. 

    Israel

    É possível também fazer turismo de vacina em Israel, mas você precisará seguir algumas regras exigidas pelo governo do país.

    A viagem para Israel por parte de turistas de várias partes do mundo estava suspensa até dia 23 de maio, mas com o avanço da vacina, o governo abriu as fronteiras.

    Entre os critérios para ser imunizado estão a contratação de um seguro saúde, ter acima de 60 anos e comprovar que está há mais de 6 meses em Israel. A vacina aplicada no país é a Pfizer.

    Cuba

    Turismo de Vacina: Cuba
    Fonte: Pixabay

    Cuba foi o primeiro país a adotar o turismo de vacina, oferecendo a dose contra a Covid 19 para seus turistas.

    Porém, ainda não há uma data exata para a imunização dos estrangeiros, já que a vacina chamada de Soberana 2 ainda está disponível apenas para seus cidadãos.

    Se pretende fazer turismo da vacina em Cuba, saiba que terá muitas vacinas disponíveis, já que a expectativa é ter 100 milhões de doses  em 2021, um número bem acima da população de Cuba, que é de 11 milhões. O objetivo é exportar a vacina para outros países.

    San Marino

    Há alguns dias, San Marino, uma micronação na Itália, anunciou que os turistas que desembarcarem no país serão imunizados contra a Covid 19. 

    Isso acontece porque o país não tem pacientes internados por conta da doença e, por isso, resolveu estender a imunização para os seus turistas.

    Mas para ter direito à vacina, os visitantes terão que seguir algumas condições, como ficar hospedado em um hotel antes de chegar ao país, além de voltar a San Marino entre 21 e 28 dias para tomar a segunda dose.

    Além disso, a vacina usada é a Sputnik V, fabricada na Rússia, e para os estrangeiros custa 15 euros. 

    Panamá

    Turismo de Vacina: Panamá
    Fonte: Pxhere

    Você também pode fazer turismo de vacina no Panamá, já que seu programa de vacinação não exclui a imunização em estrangeiros que estejam no país.

    O governo do Panamá não estabelece critérios além daqueles usadas para entrar no país, como apresentar documentos necessários, que incluem passaporte válido, além de vacinas contra Hepatite A e B, raiva, febre tifóide e febre amarela

    Segundo as autoridades do país, se o turista atender aos critérios poderá receber a dose. A vacina AstraZeneca tem sido usada na campanha de imunização do Panamá.

    Rússia

    O turismo de vacina na Rússia também é uma realidade para os estrangeiros que chegam ao país. Inclusive, na Rússia, a vacinação é liberada para todos, mesmo aqueles que não se enquadram nos grupos prioritários.

    A aplicação da dose é gratuita e para receber a vacina, os turistas precisam apresentar apenas um documento de identificação, como passaporte. As vacinas aplicadas na população e nos estrangeiros é a Sputnik V, desenvolvido na Rússia.

    Romênia

    O turismo de vacina para brasileiros também inclui a Romênia, um país que fica na Europa. O castelo do Drácula, na cidade de Bran, está promovendo uma campanha de imunização gratuita para seus visitantes.

    As vacinas oferecidas neste ponto turístico são as doses da Pfizer BioNTech, usadas em todo país.

    É vantajoso aderir ao turismo de vacina?

    É vantajoso aderir ao turismo de vacina?
    Fonte: Pixabay

    A resposta é sim. As pessoas que têm condições financeiras e tempo para fazer turismo com vacina, é uma boa opção, já que você não estará tomando vacina no lugar de ninguém, além de ser uma prática legal.  

     A vantagem é que você adiantará a sua imunização que, na verdade, pode nem ter uma data para acontecer, já que o governo brasileiro segue a ordem de prioridades, com base na idade e também em doenças.

    Quais são as vacinas mais usadas no mundo contra a Covid19?

    Atualmente, existem 14 vacinas contra a Covid 19 aprovadas no mundo, mas nem todas têm sido usadas pelos países. 

    Entre as mais utilizadas estão as vacinas da Pfizer-BioNTech, Moderna, Sputnik V, Oxford-AstraZeneca, Covishield, Janssen e Cansino.

    Quando pode tomar a vacina da gripe após a vacina da Covid?

    Independentemente se você pretende fazer turismo de vacina nos Estados Unidos ou em qualquer outro destino, é sempre bom verificar se você realmente está apto a tomar o imunizante.

    Um detalhe muito importante diz respeito ao intervalo de imunização entre a dose da vacina da gripe e da Covid. Saiba que entre uma aplicação e outra você precisa esperar um intervalo de 28 dias. Então, fique de olho!

    Quem pode se vacinar por comorbidades?

    Qualquer pessoa acima de 18 anos que apresentam comorbidade estão aptos para tomar a vacina contra a Covid 19, que incluem as seguintes condições:

    Cotação de passagens aéreas em promoção

    O turismo de vacina é uma boa opção para quem tem condições de fazer uma viagem ao exterior para se imunizar, mas lembre-se que é importante verificar quais os países que estão imunizando turistas e também as condições para a imunização.

    Na hora de garantir as melhores opções de passagens aéreas, faça as suas buscas no nosso site comparador, Passagens Promo, que apresenta os voos mais baratos do mercado e também promoções para garantir ainda mais economia aos viajantes.

    Passagens aéreas saindo de
    Azul REC Recife CPV Campina Grande 22 Set 26 Set R$ 218 Azul REC Recife JPA Joao Pessoa 24 Out 05 Nov R$ 225 Azul JPA Joao Pessoa REC Recife 24 Out 05 Nov R$ 225 Azul MVF Mossoro NAT Natal 27 Ago 30 Ago R$ 228 Azul NAT Natal MVF Mossoro 27 Ago 30 Ago R$ 228 Ver mais ofertas

    Não deixe de ativar o alerta de preços para ser comunicada sempre que o trecho de viagem escolhido entrar em promoção. Quer se imunizar no exterior com economia? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!