Amantes de vinho: turismo de vinho pelo Brasil e Mundo

O turismo de vinho é uma nova modalidade de viagens que tem atraído milhares de viajantes do mundo.

Para os enólogos, entendidos de vinho, ou simplesmente para os apaixonados pela bebida, este tipo de turismo é perfeito.

Ficou com vontade de provar? Então confira neste post os principais destinos nacionais e internacionais para saborear um bom vinho.

O que é enoturismo?

turismo do vinho

Se você está pensando em fazer um turismo de vinho certamente já ouviu falar dessa palavrinha, não é mesmo? Mas afinal, o que é enoturismo?

É uma modalidade de viagens voltada para o universo dos vinhos. Ela inclui passeios por vinícolas, degustação de diversos rótulos e demonstrações de como a bebida é produzida.

Melhor época para turismo do vinho

Em geral, as vinícolas do mundo podem ser visitada o ano todo, mas para aproveitar melhor cada uma delas escolha épocas mais propícias.

No Brasil, o ideal é viajar entre janeiro e março, pois é a época de verão e da colheita das parreiras. Já se for ao Chile e Argentina, prefira os meses de março e abril. Para conhecer as vinícolas da Europa, a melhor época é entre maio e outubro.

Turismo de vinho: 12 destinos para amantes de vinho

turismo do vinho

Se você está pensando em fazer uma viagem para apreciar os melhores vinhos do mundo, com certeza já pensou quais destinos têm os melhores rótulos, não é mesmo?

A boa notícia, é que há opções para todos os gostos e bolsos. Tem destinos na Europa, na América do Sul e no Brasil.

Onde estão os melhores destinos para o turismo de vinho?

Mas afinal, quais as melhores cidades para conhecer um pouco mais do vinho?

Para te ajudar, separamos 12 destinos, entre nacionais e internacionais, que não podem ficar de fora do seu roteiro. Vamos começar?

Turismo de vinhos no Brasil

turismo do vinho

O Brasil também é famoso pelo turismo de vinho. E se você acha que só tem opções no sul do país, está enganado. Também existem vinícolas incríveis na região nordeste. Pronto para conhecê-las?

1. Vale do São Francisco, Brasil

O Vale do São Francisco, que fica em Pernambuco, é responsável por 15% da produção nacional da bebida, além de ser uma região mundialmente reconhecida pela qualidade das frutas cultivadas para exportação.

Localizado em meio ao sertão nordestino, o lugar costuma ser quente e seco na maior parte do ano, mas as vinícolas investem pesado na qualidade dos vinhos e usam a água do Velho Chico para irrigar as plantações.

A consequência disso é a rápida maturação das uvas, que torna possível recolher até duas safras e meia por ano.

As características do vinho variam de acordo com a época. Na primeira metade do ano as noites são mais frias, o que aumenta o tempo de maturação das uvas e resulta em um vinho mais complexo e equilibrado.

Já na outra metade, com a elevação das temperaturas, o amadurecimento da fruta é mais rápido, dando origem a vinhos mais jovens, com aromas e acidez elevados.

2. Lagoa Grande, Pernambuco

turismo do vinho

Fonte: Unsplash

Outra vinícola nordestina que não pode ficar de fora do seu roteiro é a Rio Sol, localizada no município de Lagoa Grande.

O local produz vinhos e espumantes que já conquistaram prêmios nacionais e internacionais.

O Vinha Maria Reserva Selecionada, por exemplo, entrou na lista dos cinco melhores rótulos do país entre os 11 selecionados pela Seleção de Vinhos Brasileiros de Brasília (DF).

Para visitar a vinícola você tem 4 opções de passeio:

3. Casa Nova, Bahia

Mais um destino no Nordeste para quem está montando um roteiro de turismo de vinho. Em Casa Nova, na Bahia, você vai encontrar várias vinícolas incríveis, que são regadas pelo Rio São Francisco. Entre as principais estão: Ouro Verde e Terranova .

Terranova é um dos principais complexos de vinícolas da cidade e recebe aproximadamente 2.500 turistas por ano. As visitas ao local acontecem de segunda a sexta, das 9h às 14h, e aos finais de semana e feriados, apenas com agendamento antecipado pelo site. Então fique de olho, ok?

Ah, se você quiser ainda pode escolher o passeio Vapor do Vinho e apreciar a navegação pelo Largo Sobradinho, com música ao vivo, almoço a bordo e duas paradas especiais. Mas atenção, esse passeio está disponível somente aos finais de semana e feriados.

4. Estrada do Vinho, em São Roque, Brasil

turismo do vinho

São Roque não tem apenas uma vinícola, mas sim um roteiro inteiro especializado para quem vai fazer turismo de vinho. São mais de 30 estabelecimentos distribuídos por 3 caminhos diferentes: Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima.

Além das adegas e vinícolas, no local você vai encontrar restaurantes, empórios, fazendas e centros de entretenimento. Tudo cercado por muita natureza!

Entre as principais casas de vinho, não deixe de conhecer: a Vinícola Bella Aurora, o centro gastronômico Vila Don Patto, a Quinta do Olivardo e a Vinícola Canguera.

5. Vale dos Vinhedos, Brasil

O Vale dos Vinhedos é um dos principais pontos turísticos para os amantes de vinho.

Localizado entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, o local abriga diversas propriedades rurais que compartilham o território com vinícolas de portes variados.

As vinícolas estão abertas à visitação durante todo o ano. Você pode participar de visitas guiadas, degustações comentadas e jantares harmonizados.

-> Passagens aéreas internacionais na promoção

Turismo de vinhos no mundo

turismo do vinho

Depois de conhecer vinícolas incríveis no Brasil, que tal experimentar mais rótulos em outros países?

Para te ajudar a decidir qual seu próximo destino, separamos algumas cidades com as melhores casas de vinho do mundo.

Tem opções para todos os gostos e bolsos. Vamos lá?

1. Mendoza, Argentina

turismo do vinho

Fonte: Unsplash

Quando falamos em vinho, logo lembramos dos nossos vizinhos argentinos, não é mesmo? Mendoza é um dos melhores destinos na América do Sul para os amantes da bebida. Isso porque a cidade concentra 70% da produção de vinho argentino.

Além disso, ela é o berço da uva Malbec e tem cerca de 1.200 vinícolas. Desde 2005, a cidade faz parte do grupo que reúne os dez principais produtores de vinho do mundo, o Great Wine Capitals.

Mendoza tem como plano de fundo nada menos que a Cordilheira dos Andes, e é um lugar tranquilo para relaxar, se deliciar com a famosa carne argentina e provar o melhor do mundo dos vinhos.

2. Valle de Casablanca, Chile

Continuando nossa viagem pela América do Sul, pertinho da Argentina, você vai encontrar incríveis vinícolas no Chile. O país que é famoso pelos seus rótulos, atrai turistas do mundo todo.

E para aproveitar o melhor da região, a dica é conhecer o Valle de Casablanca, que fica a 50 minutos da capital Santiago. Lá você vai encontrar os principais rótulos de vinhos brancos (como Chardonnay e Sauvignon Blanc) e tintos (como o famoso Pinot Noir).

O local oferece um wine tour, onde é possível aprender um pouco do processo de produção da bebida e ainda degustar alguns rótulos.

Para chegar até lá a dica é alugar um carro e seguir pela Ruta 68 em direção a Valparaíso. Mas se não quiser ou não puder dirigir, você pode optar por um passeio partindo da capital. A dica é procurar pelo serviço em alguma agência de viagem.

3. Napa Valley, Estados Unidos

turismo do vinho

Fonte: Unsplash

Já pensou em fazer turismo de vinho nos Estados Unidos? Então que tal um passeio pela Califórnia? São mais de 2.700 vinícolas espalhadas pela região, o que faz do estado o quarto maior produtor mundial de vinho do mundo, além de ser responsável por 90% da produção de vinho dos Estados Unidos.

Todo o ano, o lugar é visitado por cerca de 20 mil turistas. Napa Valley tem destaque, por ser um dos lugares mais bonitos e românticos da região.

Não é à toa que a região é a segunda atração mais visitada da Califórnia – perde apenas para a Disneylândia. Localizada a apenas 100 km de San Francisco, é uma parada praticamente obrigatória para quem visita a cidade.

3. Toscana, Itália

É impossível falar de vinhos sem citar a Itália, não é mesmo? A Toscana é sempre lembrada quando pensamos na bebida. Afinal, no local são fabricados alguns dos melhores vinhos do mundo.

Outro detalhe é a paisagem do lugar, que ganha cada dia mais admiradores. E nada melhor do que conhecer essa região acompanhado de uma boa taça de vinho.

A região contabiliza mais de 7 mil vinhedos que vão de Livorno até Lazo, passando ainda pelas encantadoras cidades de Siena e Florença.

Além de ser um lugar conhecido pelas vinícolas, a região da Toscana também é inegavelmente romântica, portanto vale a pena fazer uma visita ao lado da pessoa amada.

4. Champagne, França

Você sabia que Champagne é o nome de uma região e não da bebida? Pois é! O local está localizado a 150 quilômetros de Paris e tem as principais vinícolas do país.

Para visitar a região a dica é ir quando o tempo estiver bom. Por isso prefira viajar entre maio e setembro, ok?

Você ainda pode fazer a Rota do Champagne, indo de Reims à Épernay (principais cidades da região). Nesta rota você irá percorrer 55 quilômetros em estradas de ziguezagues, passando por vinhedos, bosques e vilas com vinícolas e lojinhas. Passeio imperdível!

5. Porto, Portugal

Impossível falar de turismo de vinho sem citar Portugal. A cidade do Porto atrai vários turistas o ano inteiro, que vão ao local para experimentar os melhores rótulos da cidade.

Entre as atrações mais procuradas estão os passeios de barco no Douro até os vinhedos, com almoço em restaurantes de alta gastronomia.

E uma dica: se você gosta de vinhos mais doces, vai adorar saborear os vinhos da região, que têm sua fermentação interrompida para adição de aguardente vínica neutra (com cerca de 80% de álcool).

Gostou? Então não deixe de experimentar!

6. Hunter Valley, Austrália 

Fonte: Unsplash

Pertinho de Sidney, o Hunter Valley é um dos destinos favoritos na Austrália para os apaixonados por vinhos.

Além disso, o local é muito procurado por quem quer fugir dos agitos da metrópole ou deseja fazer celebrações em um dos lugares mais bonitos do país.

Se puder, escolha ficar ao menos um final de semana, para aproveitar o melhor da região. Lá você poderá passear por mais de 150 vinícolas diferentes e ainda conhecer mercados produtores e pequenos restaurantes.

Ah, os passeios pelas vinícolas são orientados por guias locais e você ainda pode degustar muitos rótulos diferentes.

7. Stellenbosch, África do Sul

Que tal aproveitar o turismo de vinho na África do Sul? As vinícolas de Stellenbosch são incríveis!

Entre as principais casas de vinho da região estão Clos Malverne (que oferece harmonização de vinho e sorvete), Delaire Graff, Spier, Waterford, Tokara e Jordan.

As visitas ao local duram em média 2 horas, já a degustação é mais rápida, em torno de 1 hora. Não deixe de ir!

Passagens aéreas na promoção

Agora que você já sabe as melhores dicas para fazer turismo de vinho, chegou a hora de arrumar as malas e embarcar em direção às melhores vinícolas do mundo.

E para chegar rápido e em segurança, a melhor maneira é indo de avião. Por isso, conte sempre com o Passagens Promo para encontrar suas passagens aéreas com o menor preço.

Ah, não esqueça de nos seguir nas redes sociais, ok? Lá sempre tem ótimas dicas para sua próxima viagem.

Quer viajar com economia? De Promo você pode!

Melhores passagens na promoção!
Passagens aéreas saindo de
Gol FLN Florianópolis XAP Chapeco 21 Set 29 Set R$ 169 Gol XAP Chapeco FLN Florianópolis 04 Nov 09 Nov R$ 169 Azul CGB Cuiaba CGR Campo Grande 14 Ago 16 Ago R$ 181 Gol BEL Belém MCP Macapa 21 Ago 24 Ago R$ 182 Gol MCP Macapa BEL Belém 22 Ago 25 Ago R$ 182 Gol CWB Curitiba POA Porto Alegre 03 Fev 11 Fev R$ 183 Ver mais ofertas