
Jardim Botânico de Curitiba: principais pontos turísticos da cidade
As opções de turismo em Curitiba são inúmeras. Fato que faz com a que a cidade seja amada pelos mais diferentes perfis de viajante.
E para te ajudar a explorar o melhor que Curitiba tem a oferecer, reunimos aqui as melhores dicas para aproveitar a capital do Paraná. Confira!
Veja também alguns preços incríveis de passagens aéreas para Curitiba!
Índice
A primeira e melhor dica para explorar Curitiba é tentar conhecer a cidade como um morador local. Vale pedir dicas para os curitibanos, ou simplesmente se perder pelas ruas da cidade.
Utilize o transporte público, para entender o porque o sistema rodoviário da cidade é conhecido por ser um dos melhores do Brasil.
Escolha um ou mais dentre os 30 parques e bosques da cidade para passear e passar a tarde.
Não deixe de incluir o bairro Santa Felicidade no seu roteiro, para apreciar a deliciosa culinária italiana.
E é claro, não deixe de visitar os cartões-postais da cidade, entre os principais atrativos de Curitiba estão o Jardim Botânico e o Teatro Ópera de Arame.
Além de uma das mais frias capitais do Brasil, Curitiba também é conhecida pelas chuvas, que assim como em Londres, podem ocorrer a qualquer momento.
Entre os meses de novembro e março, as temperaturas sobem bastante e os termômetros chegam a atingir os 27°C.
E é justamente nesse período que as chuvas ficam mais constantes, atrapalhando os passeios turísticos em Curitiba ao ar livre.
Os meses de abril e setembro marcam a virada das estações, quando as temperaturas começam a mudar e as chuvas começam a cessar. Período ótimo para fazer turismo em Curitiba.
A época que vai de maio até agosto, marca a estação mais fria do ano, as temperaturas são extremamente baixas mas os dias são mais secos.
Também pode ser uma boa época pra quem gosta ou não se incomoda com o frio.
Já começou a pesquisar as suas passagens aéreas para Curitiba?
Faça sua pesquisa hoje aqui no site e garanta já o seu ticket para conhecer a capital paranaense!
Com tantas opções turísticas, pode ser difícil se decidir na hora de montar um roteiro de o que ver e fazer em Curitiba que encaixe todas as melhores atrações.
Para facilitar um pouquinho esse planejamento, vamos reunir aqui os os principais pontos turísticos em Curitiba, para garantir que você não vai deixar nenhum deles fora da lista.
E para otimizar o seu tempo e ajudar a se localizar na cidade, criamos um mapa turístico de Curitiba, com as principais atrações da capital.
Assim você vai se familiarizando com a localização dos pontos mais importantes da cidade e consegue montar o seu roteiro de forma mais prática.
O Jardim Botânico é provavelmente o principal cartão-postal da capital. E não é por menos, o ponto turístico é considerado um dos mais bonitos parques da cidade.
O elemento que mais chama atenção é a famosa estufa de vidro, que teve inspiração a partir do Palácio de Cristal de Londres. Lá dentro você vai encontrar várias plantas tropicais.
Já na parte externa, os jardins seguem um modelo francês, com bastante flores, fontes e um visual bem colorido, é um ótimo lugar para tirar fotos.
Aproveite para conhecer também o Jardim das Sensações, onde você faz o percurso de olhos vendados!
O objetivo do passeio é aguçar o olfato e sentir os aromas que muitas vezes passam despercebidos quando estamos com os olhos abertos.
O Mercado Municipal é um dos principais atrativos de Curitiba. Fundado em 1958, o lugar é, além de ponto turístico, ponto de encontro para os próprios curitibanos.
Se você gosta de feiras esse é o lugar ideal pra você. Lá você encontra um pouco de tudo, tem artesanato, roupa, calçados, acessórios, brinquedos, souvenirs e muita comida boa.
No mercado você vai encontrar diversos quiosques e restaurantes. Não deixe de experimentar as comidas típicas da região como o pão com bolinho e o barreado, por exemplo.
E para quem quiser admirar a cidade de cima, a Torre Panorâmica é parada obrigatória. De lá você vai ter uma vista super privilegiada da cidade e da Serra do Mar.
Inaugurada no ano de 1991, a torre possui cerca de 100 metros de altura e é um dos pontos turísticos de Curitiba preferidos dos turistas para assistir o pôr-do-sol.
O lugar é na verdade uma torre de telefonia, a única no Brasil com um mirante aberto para a visitação. Dentro da torre também funciona o Museu do Telefone.
Considerado um dos prédios mais bonitos de Curitiba, a Ópera de Arame possui uma arquitetura singular que atrai diversos turistas todos os anos.
Ali funciona um teatro e casa de espetáculos, que recebe os mais variados tipos de shows e apresentações teatrais.
Junto com o Espaço Cultural Paulo Leminski, o lugar é um complexo dedicado à cultura e arte.
Inaugurada no ano de 1992, a atração é um dos mais visitados pontos de turismo em Curitiba. Para conhecer o interior da atração confira o calendário de eventos do Parque das Pedreiras.
Não é por acaso que a capital paranaense é conhecida como cidade verde. São cerca de 40 opções de parques e bosques em Curitiba para quem quiser curtir os dias de sol na cidade.
Por ser uma cidade que recebe bastante chuva, os parques e espaços abertos foram construídos para evitar as enchentes na capital.
Além do Jardim Botânico e do Parque das Pedreiras, o Parque Barigui e o Parque Tanguá também estão entre os preferidos dos curitibanos e até mesmo dos turistas.
E para quem curte história, parques como o Bosque Alemão, o Parque Tingui e o Bosque Papa João Paulo II fazem homenagens aos imigrantes alemães, ucranianos, poloneses e árabes.
Por mais que o frio possa ser super convidativo para passar a noite debaixo das cobertas assistindo um filme, você precisa tirar pelo menos um dia para explorar as opções de turismo em Curitiba à noite.
Mas é bom lembrar que a noite em Curitiba começa cedo e os lugares normalmente estarão lotados a meia noite. Por isso, escolha um lugar e programe-se para chegar um pouco mais cedo.
A Officina Restô Bar é famosa pelos drinks. O lugar tem dois pisos. No primeiro, um ambiente moderno, cheio de detalhes, como a decoração no teto que conta com cerca de 5 mil lâmpadas.
O andar de cima se parece um pouco mais com um restaurante. É ali que fica a cozinha, onde são preparadas as comidas.
O Layout Bar faz parte da vida noturna do curitibano há mais de 10 anos.
A casa noturna possui dois ambientes. Uma pista de dança comandada por um DJ que toca as melhores músicas dos anos 80 até os anos 2000.
O outro ambiente conta com um palco livre, que recebe shows ao vivo. Nessa área você pode reservar mesas. O bar é um dos maiores atrativos de Curitiba à noite.
E para quem gosta de Rock, Curitiba não decepciona. O bar Crossroads é referência na cidade e recebe diversas bandas de rock e blues.
O lugar também tem uma pista de dança e reúne sempre muitos grupos de jovens que atravessam a noite ao som de muito rock’n roll.
Um dia que começa lindo e com um super céu azul, pode facilmente terminar em um temporal. Assim é Curitiba em qualquer época do ano.
Por isso é sempre bom se preparar e anotar algumas dicas de turismo em Curitiba com chuva. Dessa forma não tem temporal que te impeça de curtir a viagem.
O Museu projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer ficou conhecido entre os moradores como Museu do Olho devido ao seu formato.
É uma ótima opção para explorar a cidade nos dias de chuva, já que é considerado um dos melhores centros de arte da cidade.
Lá você vai encontrar exposições fixas de artistas como o próprio Niemeyer, Tarsila do Amaral e Portinari e outras exposições temporárias.
A entrada custa 20 reais, mas o acesso é gratuito todas as quartas feiras.
Apesar do nome, a rua não funciona 24 horas por dia há mais de 10 anos. Ainda assim é um dos mais procurados pontos turísticos de Curitiba.
Lá você vai encontrar os mais variados tipos de bar e restaurantes. Ideal para visitar durante um passeio pelo centro da cidade.
Aproveite para provar os pratos típicos curitibanos e não se esqueça de pegar um chocolate quente no final para ajudar a amenizar o frio.
Muita gente diz que o Café do viajante é parada obrigatória na capital paranaense.
Isso porque além de ter uma decoração super aconchegante, o lugar é conhecido pela qualidade das bebidas quentes como chás e cafés.
Que tal provar também os doces e tortas? A cafeteria tem um conceito diferente e tem como intenção fazer com que os viajantes se sintam acolhidos ali.
E se você tiver com tempo sobrando vale a pena conferir outras dicas de turismo em Curitiba e arredores. Vamos citar alguns dos passeios imperdíveis para quem quiser explorar as redondezas.
Para quem gosta de andar de trem, esse é um passeio obrigatório. Essa é uma das atrações mais populares entre os turistas que visitam a capital.
A rota é feita pela Serra Verde Express, saindo de Curitiba, cortando a Serra do Mar até a cidade de Morretes.
A viagem dura cerca de 3 horas e proporciona um dos visuais mais deslumbrantes da Serra.
O valor da passagem por trecho vai variar dependendo do vagão escolhido: econômico, turístico, executivo ou camarote, e pode ser comprado diretamente no site da companhia.
E se depois de curtir todas as opções de turismo em Curitiba você tiver pique para fazer um bate e volta, o Parque Estadual de Vila Velha pode ser uma ótima opção.
A cidade de Ponta Grossa fica localizada a 90 km de Curitiba e possui várias atrações culturais e turísticas.
O parque em questão é um sítio geológico criado no ano de 1953, composto por várias formações rochosas que foram moldadas por meios naturais, como chuva, vento e erosões.
Além disso, toda a área já esteve debaixo de água um dia.
Para quem está visitando a cidade pela primeira vez, o ônibus de turismo em Curitiba é uma ótima opção.
O passeio, que é feito em um ônibus panorâmico, passa pelos principais pontos turísticos da capital, são 24 paradas no total.
O ônibus circula de terça à domingo e o valor da passagem é 40 reais. Você pode ficar o tempo que quiser em cada atração e pegar o próximo ônibus, que passa a cada 30 minutos.
Para os moradores pode ser difícil escolher os pontos turísticos para levar os turistas. Afinal, são tantos os atrativos de Curitiba que parece muita responsabilidade selecionar apenas alguns.
Por isso, a dica é aconselhar o viajante a dar uma primeira explorada na cidade com a linha turística de Curitiba e decidir quais são os pontos preferidos para voltar com mais tempo nos dias seguintes.
Também é interessante apresentar os seus lugares preferidos, nada melhor do que conhecer uma cidade nova pelo ponto de vista de um local.
Muita gente vai dizer que o Jardim Botânico é o lugar mais bonito, ou a Ópera de Arame, ou um dos parques e bosques da cidade.
A resposta depende de cada tipo de turista. Por isso, cabe a você decidir qual é o lugar mais bonito da cidade depois da sua visita. Se já tem o seu preferido não deixe de contar pra gente.
E agora que você já sabe um pouco mais sobre turismo em Curitiba, que tal começar a pesquisar sua passagem? Faça hoje mesmo sua cotação aqui no Passagens Promo!
Não se esqueça de cadastrar o alerta de email e seguir a gente nas redes sociais para ficar por dentro das promoções e ofertas relâmpago. De promo você pode!
Jardim Botânico de Curitiba: principais pontos turísticos da cidade
Onde fica Maringá e o que fazer? Nós te contamos tudo!
Bares em Curitiba: diversidade, gastronomia e cultura
Destinos baratos no Brasil para viajar com família e amigos
O que fazer em Curitiba: quando ir e melhores lugares para conhecer
Parques em Curitiba: Top 14 melhores parques e bosques