
Serra da Canastra: veja onde ficam as principais cidades!
Já pensou em fazer turismo em Macacos, MG? Saiba que esse pequeno vilarejo pertinho de Belo Horizonte é um verdadeiro deleite para quem está em busca de descanso em meio à belas paisagens, contato com a natureza e uma boa dose de história.
Quer conhecer mais sobre esse destino? Neste post, separamos informações sobre o vilarejo, um pouco da história local e muitas dicas de viagem. Fique de olho!
Confira as passagens aéreas com os melhores preços neste link!
Índice
Apelidada de Macacos, esse pequeno vilarejo é chamado, oficialmente, de Distrito de São Sebastião das Águas Claras, que pertence à cidade de Nova Lima, no interior mineiro.
Por estar bem pertinho da capital do estado, o destino é sempre visitado por turistas que viajam para a cidade de Belo Horizonte. Para quem quer curtir dias de sossego e descanso, esse é um ótimo lugar.
Além de ter um centrinho todo charmoso, o vilarejo é conhecido por suas belas cachoeiras, poços de águas cristalinas e também pela sua oferta de esportes de aventura e ecoturismo.
Para os aventureiros de plantão, no local você pode fazer trekking, passeios de quadriciclo, mountain bike e motociclismo.
Além das suas atrações naturais, o vilarejo de Macacos, Minas Gerais, é também conhecido pela sua ótima gastronomia com várias opções de restaurantes para todos os gostos e bolsos.
O vilarejo de Macacos, Nova Lima, é um destino que você pode visitar o ano todo. Mas se o objetivo é conhecer as inúmeras cachoeiras que existem na região, fazer trilhas e admirar as paisagens naturais do local, a melhor época é na primavera e verão.
Embora seja um período de maior incidência de chuvas, as temperaturas entre os meses de setembro e março estão nas alturas, o que torna o clima propício para se refrescar nas quedas d’águas e, claro, curtir a natureza.
Se pretende fazer turismo em Minas Gerais, saiba que os meses entre março e setembro também são ótimos períodos para visitar a região, mas nessa época, embora quase sem chuva, as temperaturas ficam um pouco mais baixas.
Dependendo do período que viajar, é completamente possível aproveitar as cachoeiras.
Se você pretende conhecer Nova Lima e as redondezas, que incluem o Distrito de São Sebastião das Águas Claras, saiba que a distância de BH e Macacos é de cerca de 25 quilômetros.
Se optar por alugar um carro para ter mais liberdade durante a sua viagem, você não terá dificuldades de chegar ao destino, uma vez que as estradas entre as cidades são asfaltadas e bem sinalizadas.
Se preferir, você também pode fazer o trajeto de ônibus, Uber ou de táxi, a partir da capital mineira.
A história de Macacos, Minas Gerais, é muito interessante e ela está relacionada com os garimpos do estado mineiro.
Durante o século XVIII, após a descoberta de ouro na região, pessoas de várias partes do Brasil e também de Minas começaram a migrar para o local onde hoje é o Distrito de São Sebastião das Águas Claras, dando início ao povoado.
Porém, com o passar dos anos, o ouro começou a acabar e os trabalhadores foram obrigados a procurar outro meio de sustento e começaram a atuar também na agricultura.
Esquecido por muito tempo, a região de Macacos, BH, voltou a ganhar destaque em razão das suas belezas naturais, cachoeiras, atividades de aventura, ecoturismo e também por conta da culinária local, tornando-se referência no estado.
Para quem tem curiosidade em entender o porquê o Distrito de São Sebastião das Águas Claras ganhou esse apelido, saiba que foram os portugueses que deram esse nome pejorativo à região por conta dos contrabandistas de ouro que atuam no local, na época.
Na hora de montar o planejamento de viagem tudo que queremos é economia, não é mesmo?
Se você é aquele viajante que está sempre de olho nas promoções e descontos, seu lugar é na nossa plataforma comparadora, Passagens Promo.
No nosso buscador, você tem uma navegação fácil e intuitiva, podendo simular voos em dias, horários e companhias aéreas diferentes, a fim de encontrar aquela opção que esteja dentro do seu orçamento e atenda às suas necessidades.
Para te ajudar a garantir as melhores opções do mercado, nosso site apresenta para você uma seleção exclusiva de voos com tarifas diferenciadas e com descontos que podem chegar a 35%.
Se você pretende fazer turismo em Macacos com economia, não deixe de cadastrar o seu e-mail no nosso alerta de promoções para receber notificações sempre que os valores do trecho escolhido tiverem alteração. Com nosso site Passagens Promo, a economia é certa.
Se você quer saber o que fazer em Macacos na sua próxima viagem de férias ou naquela folga de feriado, confira essa seleção de atrações turísticas que separamos para que possa curtir o melhor dessa região mineira. Confira!
Não tem como não se encantar com o charme do centrinho de Macacos. Com ruas de paralelepidedo, por todo vilarejo é possível observar casarios antigos que fazem um lindo contraste com a natureza que cerca o local.
O grande destaque dessa região é a pequena capelinha de São Sebastião, toda pintada de branco e azul, que torna o cenário ainda mais bucólico e encantador.
E por falar nela, a Igreja de São Sebastião é considerada o cartão-postal da vila de Macacos, Nova Lima. Inclusive, o imóvel, construído no século XVIII com traços da arquitetura colonial, é tombado como patrimônio histórico e cultural.
Localizada bem na parte central do vilarejo, a charmosa igreja ainda celebra missas e outros eventos religiosos, como missas, batismos e casamentos.
Com portas, janelas e outros detalhes em azul, o grande charme do templo fica por conta do altar-mor e da imagem de santos em madeiras, que ficam no interior da igreja.
Mesmo sendo reformada em 1988, ela ainda preserva sua arquitetura original. Vale a pena reservar algumas horinhas para visitar a igreja.
Na hora de escolher o que fazer em Macacos, claro, as trilhas precisam ter lugar garantido; afinal, elas estão entre as atrações mais procuradas em razão da sua diversidade e belas paisagens naturais.
Com caminhos que cortam as matas, montanhas e cachoeiras, as trilhas ficam sempre mais movimentadas durante feriados, finais de semana e também na alta temporada, entre os meses de dezembro e março.
Além de turistas fazendo os trajetos a pé, é possível se deparar com praticantes de esportes de aventura, como mountain bike e motociclismo.
Você pode fazer diversas trilhas, como de Enduro, Mantinha, Palmeiras e também a Marumbé, que é uma das mais famosas da região.
Em um percurso de cerca de 8 km com dificuldade moderada, você vai se deparar com subidas, descidas, matas, trechos de estradas e rios.
O ponto alto da trilha é uma parada para admirar e se refrescar na cachoeira de Marumbé, que é belíssima e com águas transparentes e geladinhas.
Em Macacos, Minas Gerais, o passeio de quadriciclo é a escolha certa para quem gosta de uma dose de aventura, adrenalina e belas paisagens.
O tour motorizado é guiado por equipes especializadas e percorre trechos de estradas, matas, montanhas e rios e te leva também para conhecer as belas paisagens do vilarejo.
Na alta temporada, principalmente nos meses de férias e também aos finais de semana e feriados, é bom entrar em contato com as empresas que fazem o passeio para agendar com antecedência, pois a procura é sempre alta.
Entre as empresas mais procuradas para a atividade estão a Quadri Adventure e a Pousada Café Aquarela.
Além de trilhas, aventura e passeios deliciosos, as cachoeiras em Macacos acabam sendo as atrações mais disputadas pelos turistas e, claro, lugares de pura beleza e diversão em meio à natureza.
Dá uma olhadinha nessa seleção dos lugares que você não pode deixar de conhecer e se refrescar. Confira!
A Cachoeira da Ponte é uma das mais visitadas da região. Formada por várias quedas d’água e poços de águas cristalinas e limpinhas, ela se estende por uma grande área, onde os visitantes podem descansar em meio a natureza e curtir um visual espetacular.
Em toda a área da cachoeira, há pequenos bancos de areia que margeiam o rio, tornando o local ainda mais agradável. Para acessar a cachoeira, você pode fazer o trajeto de carro ou a pé.
Essa cachoeira em Macacos, MG, normalmente é visitada juntamente com a queda d’água da Ponte, já que ambas estão localizadas na minha estrada. Assim como as suas vizinhas, essa cachoeira é belíssima, com águas claras e refrescantes.
A Cachoeira do Mendes também tem várias quedas d’águas e diversos poços naturais, que desaguam no Rio das Velhas, que passa pela região. Se quiser se refrescar e curtir o cenário, você vai adorar esse lugar.
Para quem não quer fazer longas trilhas, saiba que a Cachoeira Central é uma boa opção, já que ela fica bem pertinho da área central do vilarejo de Macacos. Devido a essa proximidade, ela tem sofrido com vandalismo nos últimos tempos.
A cerca de um quilômetro da vila, a Cachoeiras Central tem fácil acesso e possui piscinas naturais aos pés das quedas d’água, que deixam seus visitantes apaixonados.
A Cachoeira dos Macacos, Minas Gerais, está entre as mais procuradas tanto por turistas quanto por moradores da região. Essa preferência acontece por conta da temperatura agradável das suas águas e também por ser bem limpa.
Formada por uma queda única, a cachoeira tem aproximadamente dois metros de altura e também é cercada por uma densa vegetação que, inclusive, abriga muitas aves pequenas. Uma dica é levar repelente, pois há muitos pernilongos no local.
No seu tour pelas cachoeiras em Macacos, não deixe de passar algumas horas na queda d’água do Dantês. Formada por poços naturais e belas cascatas, ela é um espetáculo à parte e está localizada em um local um pouco mais afastada do vilarejo.
Bem pertinho de uma região chamada Jardim Amanda, a cachoeira tem águas cristalinas e límpidas e uma piscina natural deliciosa. Por ser bem deserta, os moradores locais chamam o lugar de “O Sertão de Macacos”.
Além de aproveitar as suas cachoeiras e visitar atrações históricas, você não pode deixar de saborear a boa gastronomia mineira nesta região.
O que não faltam são bons restaurantes em Macacos, MG com propostas diferenciadas e que servem também pratos típicos de Minas Gerais.
Exemplo disso é a Taberna Mundo Mico, localizada na praça do vilarejo. O local tem um estilo mais descontraído com música ao vivo, bandas de folk, blues, bossa e rock.
O cardápio também é variado e você pode saborear massas, caldos, porções, pratos feitos, espetinhos, além de cervejas artesanais e deliciosos drinks, além de deliciosas sobremesas.
O Acervo da Carne também é uma boa opção para quem gosta de apreciar um bom vinho e pratos à la carte. Com um clima rústico e aconchegante, nas noites de inverno são servidos carne de javali e fondue. Não deixe de experimentar as sobremesas.
Para quem gosta de comidas árabes ou quer conhecer essa culinária, o Restaurante Arábico é uma boa pedida. Localizado no topo de uma montanha e cercado por vegetação, o Arábico serve um cardápio delicioso, além de variadas opções de cerveja.
Ficou interessado em fazer turismo em Macacos, MG? Então comece agora mesmo a iniciar as suas buscas pelas passagens aéreas com os melhores preços do mercado.
No nosso site, Passagens Promo, você encontra os voos com ótimo custo-benefício, além de promoções e muitas ofertas para os mais variados destinos nacionais e internacionais.
Se você quer garantir os melhores descontos para conhecer Minas Gerais, lembre-se de criar alertas de preços no nosso site para ser comunicado sempre que os valores do trecho escolhidos sofrerem alteração.
Quer viajar barato para esse vilarejo cheio de charme e cachoeiras deliciosas? De Promo você pode!
Serra da Canastra: veja onde ficam as principais cidades!
Santa Rita de Jacutinga: confira as cachoeiras mais indicadas para visitar!
Vai de Promo: veja dicas imperdíveis para quando for visitar Belo Horizonte!
Ibitipoca, MG: saiba como montar seu roteiro pelas cachoeiras da região!
Cidades Sul de Minas: conheça as melhores opções
Confira os 12 melhores passeios para fazer em Poços de Caldas