Turismo em Minas Gerais: quando ir, clima e cidades turísticas

O turismo em Minas Gerais é “bom demais da conta” (como dizem os mineiros!).

A terra do pão de queijo, da simpatia e de muitas histórias, é pura gostosura quando o assunto é turismo, cultura, gastronomia e receptividade.

Os mineiros são considerados pessoas hospitaleiras. Mas se fosse só isso, já estava de bom tamanho. Minas está no sudeste do Brasil e é pura história, que é deliciosamente contada por suas cidades turísticas, vilarejos, igrejas e prédios antigos.

Viajar para as terras mineiras é voltar com uma mala cheinha de contos, pão de queijo, biscoito, goiabada, doce de leite e muito mais. Vem com a gente e conheça o lugar mais aconchegante do Brasil!

Turismo em Minas Gerais: pontos turísticos, cultura e história

Turismo em Minas Gerais: cultura e história
Fonte: Pexels

O estado possui muita riqueza cultural e os mais diversos pontos turísticos, como casarões coloniais, igrejas datadas de séculos atrás, ruas com características antigas, museus que mantêm vivas relíquias, acervos e objetos que contam a história da Estrada Real e do Brasil.

A cultura de Minas está presente em centros históricos a céu aberto, como as cidades de Ouro Preto, Tiradentes, Mariana e Diamantina, além de muitos edifícios do século XIX.

Minas Gerais é um verdadeiro polo cultural do Brasil, que também conta sua antigas histórias por meio da gastronomia, ponto alto do estado. Aproveite a viagem e traga muito conhecimento e experiências fascinantes!

Como é o clima de Minas Gerais?

O clima no estado é tropical de altitude, mas as temperaturas podem variar de acordo com cada região, já que Minas Gerais possui uma extensão territorial muito grande.

As temperaturas podem variar dependendo da altura que estiver. De uma forma geral, a maior parte do estado tem um verão com temperaturas máximas de 30 graus e no inverno as mínimas podem cair para 10 graus. 

Assim como em todo país, a maior incidência de chuva acontece entre outubro e março. 

Qual a melhor época para visitar Minas Gerais?

Melhor época para Turismo em Minas Gerais
Fonte: Pexels

É difícil definir o melhor período para fazer turismo em MG. Isso porque, dependendo da programação e das cidades que quer visitar, o clima não vai interferir.

Se quer curtir as cachoeiras, lagos e belezas naturais, viaje na primavera e verão, mas se quer curtir o friozinho da serra e do campo, o outono e inverno são as estações mais indicadas. 

Está gostando do conteúdo?
Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

Fique tranquilo, não enviamos spam!

E-mail cadastrado com sucesso!
A partir de agora, você receberá as melhores
dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

Quantos dias em Minas Gerais?

Por lá, como já falamos, há centenas de lugares turísticos para conhecer e paisagens exuberantes. Por isso, para curtir tudo que o estado tem para oferecer, o ideal é montar um roteiro de, pelo menos, 7 dias para conseguir aproveitar a viagem.

Lembrando que você gastará tempo durante a locomoção entre uma cidade e outra. A regra é planejar os locais que quer visitar, aproveitando ao máximo os passeios. 

Passagens aéreas para Minas Gerais

As passagens aéreas, de uma forma geral, são os maiores gastos em qualquer viagem. Por isso, é preciso começar a pesquisar com antecedência para encontrar as opções que garantem o melhor custo benefício.

Indicamos sempre o site comparador Passagens Promo, que reúne os melhores preços de passagens e que cabem no seu bolso. Conte com a ajuda do nosso buscador na hora de comprar as suas passagens aéreas.

Confira as melhores passagens aéreas para Belo Horizonte!

Cidades turísticas de Minas Gerais

O estado é um verdadeiro reduto de cidades histórias, com belezas naturais incríveis, muitas atrações e, claro, uma gastronomia espetacular.

Por isso, confira a nossa lista de cidades que não podem faltar na sua lista de lugares turísticos em Minas Gerais.

Belo Horizonte

Belo Horizonte
Fonte: Unsplash

BH, como é carinhosamente chamada, é um verdadeiro encanto em forma de capital. Ao chegar na cidade, o clima tranquilo e harmonioso chamará a sua atenção. 

Assim como outros lugares turísticos em Minas Gerais, Belo Horizonte oferece uma programação muito intensa. Por lá, além de conhecer uma capital moderna, o que não faltam são lindos museus, parques e edifícios históricos.

Uma dica é conhecer o Circuito Cultural Praça da Liberdade, a praça por si só é pura exuberância, e ao seu redor há um complexo dedicado à cultura. 

Ah, o tour gastronômico também não pode faltar, não é? Por isso, conheça o Mercado Central e aproveite para se deliciar com a culinária mineira, além de apreciar o artesanato regional!

Não é à toa que, como já virou canção: “…pois não há lugar melhor que BH!”. 

Mariana

Assim como Ouro Preto, ela também é um dos municípios mais históricos e antigos do estado. E, por isso, é uma cidade turística em Minas Gerais muito visitada.

No roteiro, você verá prédios datados do século XVIII, que, inclusive, estão bem conservados. 

Entre os pontos turísticos mais conhecidos, estão o Museu Arquidiocesano, com mais de 2 mil peças oriundas da Arte Sacra; a Capela de Seminário Maior São José, museus e muitas igrejas católicas.

Ouro Preto

Ouro Preto
Fonte: Pexels

Situada no interior do estado, Ouro Preto é Patrimônio Cultural da Unesco. Ela abriga um dos complexos históricos mais importantes do Brasil, referente também à arquitetura.

A cidade é fascinante e você ficará encantado com a Igreja de São Francisco de Assis, a Casa dos Contos, o Museu da Inconfidência, além da Matriz de Nossa Senhora do Pilar

Aliás, as diversas ladeiras de pedra na parte central da cidade também são puro charme. Por lá, há muitos outros museus que merecem uma visita, assim como as minas de ouro. 

Aluguel de carro com muita economia. Utilize o cupom PASSAGENSPROMO e ganhe 5% de desconto! Economia para você conhecer muitos destinos. Confira clicando aqui.

Diamantina

Ela não foge à regra e também está na rota do turismo em MG por possuir uma riqueza histórica surpreendente.

Em Diamantina, o cenário é repleto de casarões antigos, ruas de pedras, uma arquitetura da época colonial e muito charme.

Na hora de montar seu roteiro, visite o mercado velho, onde você encontra doces, queijos, cachaça e muito artesanato.

Inclua ainda uma visita à Catedral Metropolitana de Santo Antônio da Sé, à Igreja de São Francisco de Assis e também à Casa da Chica da Silva e do Juscelino.

Conheça ainda os museus e não deixe de tomar um banho de mar nas cachoeiras e conhecer as belezas naturais da cidade.

Barbacena

Barbacena
Fonte: Wikimedia Commons

Ela é um dos lugares turísticos em Minas Gerais mais conhecidos por ser grande produtor de flores e frutas. 

A Basílica de São José Operário, construída nos anos 60, deve estar no seu roteiro, assim como o Museu da Loucura, a Casa da Cultura, o Museu Municipal e a Sericícola, a primeira fábrica de seda natural do país, fundada no século XIX.

São Thomé das Letras

Com uma atmosfera mística, São Thomé das Letras é uma cidade e um ponto turístico em Minas Gerais muito famoso.

Com muitas construções de pedras e um estilo rústico, o que não faltam são lugares bem legais para conhecer.

Ao visitar o local, não deixe de tomar um banho nas dezenas de cachoeiras, grutas, além de subir na casa da Pirâmide, um dos locais mais visitados da cidade. Coloque um calçado confortável e faça um passeio pelas ruas de pedra e casarões! 

Onde viajar a dois em Minas Gerais?

Turismo em Minas Gerais viajar a dois
Fonte: Pxhere

Além de lugares históricos, o estado possui muitas cidades onde viajar a dois em Minas Gerais. Por isso, separamos aqui os principais destinos para os apaixonados. 

Monte Verde

Toda linda e encantadora. Assim é Monte Verde, que atrai muitos turistas, principalmente no inverno, pois a região neste período tem temperaturas muito baixas.

A cidade oferece o clima perfeito para os casais, já que nas pousadas e hotéis não faltam lareira, fondue e um bom vinho.

Além disso, por lá, dá para fazer trilhas para apreciar a natureza, andar a cavalo e fazer esportes radicais, como escalada, arvorismo, slackline, entre outros. O charme fica por conta da rua principal da cidade, com restaurantes e lojinhas.

Tiradentes

Tiradentes
Fonte: Pxhere

É um dos lugares turísticos em Minas Gerais mais visitados quando o assunto é história. Bem menor que Ouro Preto, ela oferece passeios nas ruas de pedras, repleta de casas coloniais e igrejas com estilo barraco.

Mas além de história, ela também se tornou um dos destinos preferidos para os apaixonados. O que não faltam por lá são pousadas e hotéis bem aconchegantes. 

Em Tiradentes dá para fazer passeios para conhecer museus, igrejas e um centro histórico muito interessante.

São João Del Rey

Ela também é uma cidade onde viajar a dois em Minas Gerais muito interessante. São João Del Rey é bastante desenvolvida, mas preserva um patrimônio espetacular, com igrejas, catedrais e um centro histórico com pontes, praças e escadarias muito antigas.

Por lá, o tour dos apaixonados precisa envolver também gastronomia, pois os restaurantes da cidade oferecem pratos muito tradicionais e deliciosos. Ah, não deixe de fazer um passeio romântico de trem.

Alto Caparaó

Alto Caparaó
Fonte: Wikimedia Commons

Ela não é um ponto turístico em Minas Gerais muito conhecido pelos turistas, mas deveria, porque a cidade é linda e cheia de belezas naturais.

Uma viagem a dois fica ainda mais deliciosa, já que Alto Caparaó é pequena e muito charmosa.

Entre as principais atrações está o Parque Nacional do Caparaó, que conta com o terceiro pico mais alto do país. Por lá há muito verde, cachoeiras e grutas. 

Ah, a região é famosa pela qualidade do café, então, faça uma pausa para apreciar a bebida e bata bons papos com os locais nas cafeterias formosas de lá! 

Capitólio

Minas Gerais não tem mar, mas tudo bem, se tem um mundo de cachoeiras, principalmente em Capitólio! Pensa em um lugar repleto de lagos, cachoeiras, cânions e trilhas em meio à imensa paisagem verde! 

Capitólio é uma das cidades turísticas de Minas Gerais mais populares para quem quer curtir dias de descanso, passeios de barco e nadar em uma água deliciosa do Lago de Furnas. 

O local é encantador para apreciar a natureza, fazer trilhas e conhecer o Mirante dos Cânions.

Aluguel de carro com muita economia. Utilize o cupom PASSAGENSPROMO e ganhe 5% de desconto! Economia para você conhecer muitos destinos. Confira clicando aqui.

Onde viajar em Minas Gerais barato?

Para quem não tem muita grana e quer saber onde viajar em Minas Gerais barato, vamos te dar três opções de destinos bacanas para conhecer.

Cordisburgo

Gruta de Maquiné, Cordisburgo
Fonte: Wikimedia Commons

Conhecida por ser o berço de João Guimarães Rosa, ela é uma cidade perfeita para quem está com o orçamento curto para viajar. Por lá, a cultura e a literatura andam juntas e o que não faltam são atrações, como museus e igrejas.

Ao visitar a cidade, não deixe de conhecer o Portal Grande Sertão, com vaqueiros de bronze em tamanho real, além de apreciar as belezas naturais, como a Gruta de Maquiné e o zoológico da cidade.

Itabirito

A cidade é conhecida pelas suas riquezas históricas e belezas naturais. Na região, há muitas trilhas, cachoeiras, piscinas naturais, lagos de águas claras e vilarejos. Sem contar o pico de Itabirito, que conta com cerca de 1.500 metros de altitude.

Um festival delicioso em Itabirito é o Julifest. Uma festa que acontece no mês de julho e tem vários shows, música e dança, com barraquinhas de comidas e artesanato. Um sucesso!

Na cidade, prove o famoso pastel de angu com umbigo de banana, famosa iguaria que inclusive deu nome à festa que acontece no mês de setembro por lá, na festa do município!

Sabará

Turismo em Minas Gerais: Sabará
Fonte: Wikimedia Commons

Na cidade também não faltam lugares históricos, como a Igreja Nossa Senhora do Rosário e a Igreja Nossa Senhora do Carmo, que conta um acervo de obras do Aleijadinho.

No seu roteiro, inclua também uma visita ao Museu do Ouro e ao Chafariz do Kaquende, além do teatro municipal. A gastronomia também é o ponto alto da cidade. Não deixe de apreciar os restaurantes da cidade.

Qual o lugar mais bonito de Minas Gerais?

De todos os lugares que apresentamos aqui neste artigo, é muito difícil eleger o lugar mais bonito de Minas Gerais. O estado conta com destinos magníficos cheio de histórias e belezas naturais.

Mas se pudermos citar não um lugar, mas, no mínimo três, escolheríamos Capitólio e os seus lindos lagos em torno de cânions surpreendentes, além da Serra da Piedade, que não citamos na nossa lista de lugares turísticos em Minas Gerais para visitar, mas vale a pena conhecê-la.

É, sem dúvida um lugar exuberante. Ah, Ouro Preto também figura entre os locais mais lindos de Minas Gerais.

Turismo em MG: dicas para aproveitar sua viagem ao estado

Ao viajar para o estado de Minas Gerais, uma dica é alugar um carro para facilitar o trajeto entre uma cidade e outra.

Com um veículo é possível aproveitar também para conhecer os pontos históricos que ficam mais afastados e, claro, tornar o trajeto mais rápido.

Nunca se esqueça que, como há muitas atrações para conhecer nas cidades, roupas confortáveis e tênis são as melhores opções, pois mesmo de carro, você vai andar para apreciar cada detalhe dos pontos turísticos.

Claro que em um tour por Minas Gerais, aproveite a viagem comendo. Isso mesmo! A gastronomia do estado é muito conhecida, por isso, invista nas refeições tradicionais mineiras. 

Na hora de se hospedar, saiba que o que não faltam são opções e, sem dúvida, esse item não será um problema, já que há acomodações para todos os bolsos e perfis, desde hospedagens mais luxuosas até lugares mais simples, mas não menos confortáveis.

Passagens aéreas na promoção para Minas Gerais

Preparado para visitar Minas Gerais e se apaixonar pela cultura, pontos turísticos e culinária mineiros? Avisamos que você vai querer voltar sempre! 

Claro que quando programamos um roteiro de turismo em Minas Gerais, se conseguirmos aliar lazer e economia, será ainda mais perfeito. 

Por isso, se quer comprar passagens aéreas em promoção, uma dica é usar o site comparador, Passagens Promo, onde você encontra sempre passagens promocionais.

Para garantir os descontos, cadastre-se no alerta de preços, pois você será avisado sempre que uma promoção surgir. Quer viajar com economia? De Promo você pode!

Quer mais dicas de viagem? Não perca estes posts, então:

Recomendado para você
Cidades turísticas de Minas Gerais: 15 destinos mineiros imperdíveis

Cidades turísticas de Minas Gerais: 15 destinos mineiros imperdíveis