Turismo em Porto Alegre: gastronomia, pontos turísticos e passeios

Que tal tirar uns dias de descanso para fazer turismo em Porto Alegre? 

Experimentar os melhores e mais tradicionais cardápios gaúchos que vão conquistar todos os paladares, dos mais simples aos mais exigentes.

Conhecer os pontos turísticos de Porto Alegre e ver de perto suas belezas, a arquitetura histórica. Realizar passeios ao ar livre sem pressa de ir embora. Já imaginou você circulando por Porto Alegre? 

Confira passagens aéreas baratas para Porto Alegre!

Turismo em Porto Alegre: quando ir?

Turismo em Porto Alegre: quando ir
Fonte: Pixabay

Outono e primavera são as estações preferidas para quem quer viajar para Porto Alegre. Uma das razões é que o clima, nestas épocas, está mais seco e torna-se mais agradável passear por POA.

Na primavera, por exemplo, muitas ruas são tomadas pelo colorido dos ipês e das flores dos jacarandás tornando os cenários ainda mais lindos! 

Já no inverno o clima é muito rígido no sul do país, especialmente em Porto Alegre, onde as temperaturas podem ficar abaixo dos 10º e com o ar ainda muito úmido.

No verão os dias são extremamente quentes com termômetros marcando altas temperaturas e, por causa da elevada umidade, as chuvas são fortes e constantes.

Alta e baixa temporada em Porto Alegre

A alta temporada é entre os meses de março a maio e de setembro a dezembro quando os dias ficam menos encobertos e há poucas chances de chuvas.

Isso permite que os turistas façam várias atividades ao ar livre, aproveitando ainda melhor o dia na capital gaúcha.

Já a baixa temporada fica por conta dos demais meses do ano que intercalam dias muito frios e outros com bastante calor, dependendo do mês. No entanto, os dias, nessa época, são chuvosos.

Na baixa temporada os turistas que gostam de curtir o frio intenso, por exemplo, escolhem visitar Porto Alegre.

Como chegar a Porto Alegre?

Turismo em Porto Alegre: como chegar
Fonte: Pexels

Chegar de avião é a maneira mais rápida, segura e confortável escolhida pelos turistas em Porto Alegre.

Principalmente porque há voos diários saindo dos principais aeroportos do Brasil com destino ao aeroporto Salgado Filho, em POA, que é muito espaçoso e em ótima localização.

São várias as companhias aéreas, inclusive internacionais, que pousam no aeroporto de Porto Alegre, diariamente. 

Como se locomover em Porto Alegre

O transporte público em POA é muito bom e oferece várias opções, desde ônibus e metrôs até táxis e Uber. A escolha fica por conta do perfil do turista que vai definir qual destes utilizar.

Mas em Porto Alegre é importante ressaltar: os turistas também têm a opção da City Tour Linha Turismo, que é oferecida pela Prefeitura e conhecida popularmente como linha de turismo de Porto Alegre.

Ela oferece duas rotas. A do Centro Histórico e a da Zona Sul. São ônibus especialmente adaptados para passeios panorâmicos que permitem aos turistas ver os lugares de Porto Alegre por outro ângulo.

Os ônibus da City Tour Linha Turismo têm dois andares e cerca de quatro metros de altura! Eles percorrem um trajeto que dura cerca de 1h40m e funcionam de terça a domingo, mesmo que esteja chovendo.

As duas rotas da City Tour em Porto Alegre possuem guias que contam um pouco da história da cidade e de seus pontos turísticos.

O turista também pode desembarcar num determinado ponto para conhecer as imediações e retornar ao ônibus sem precisar pagar por um novo bilhete.

Passagens aéreas para Porto Alegre

Fazer turismo em Porto Alegre é uma das melhores escolhas que os visitantes podem fazer!

A capital gaúcha é maravilhosa! Mas planeje com antecedência sua ida. Garanta a compra das passagens aéreas pelos menores preços.

Ir a Porto Alegre de avião é a melhor maneira: rápida, segura e confortável, com voos diários saindo dos principais aeroportos do país rumo ao Salgado Filho, em POA.

Pesquise os preços das passagens aéreas no Passagens Promo em dias e horários alternados para assegurar o menor preço e economize logo no início da sua viagem:

Onde passear em Porto Alegre?

O turismo em Porto Alegre é diversificado e agrada a todos os perfis de visitantes que chegam à capital gaúcha em busca de passeios interessantes. Selecionamos neste artigo alguns passeios incríveis para você curtir POA da melhor maneira.

Conhecer o Centro Histórico

Centro Histórico
Fonte: Pixabay

O Mercado Público de Porto Alegre, a Rua Andradas, a Praça da Alfândega, a Praça Matriz, a Casa de Cultura Mário Quintana, entre outros. Todos estes e muitos outros pontos turísticos estão no Centro Histórico de POA.

Não tenha pressa e opte por conhecer o centro histórico a pé, caminhando com calma para admirar cada detalhe da arquitetura, a simpatia do povo gaúcho e o sabor das comidas de lá.

Visitar o Mercado Público

O turismo em Porto Alegre passa obrigatoriamente pelo Mercado Público. Um show de sabores tradicionais da culinária gaúcha e uma vasta opção de souvenirs para viagens. Quer conhecer melhor a cultura e a tradição do povo gaúcho?

Passe pelo menos meio período do seu dia dentro do Mercado Público de Porto Alegre e veja as delícias da gastronomia local e as belezas feitas artesanalmente pelo povo gaúcho.

Passear pela usina do gasômetro

Usina Gasômetro
Fonte: Unsplash

Geograficamente bem localizada próxima ao Rio Guaíba, a antiga usina tem uma chaminé de pouco mais de 115 metros de altura. 

O prédio, internamente, mantém sua arquitetura original e abriga desde um Centro Cultural até livraria e uma choperia também.

Da usina do gasômetro é possível partir em passeios de barco pelo Rio Guaíba e do ponto estratégico desta usina também é possível ver aquele pôr do sol maravilhoso e emocionante na orla do Rio Guaíba.

Assistir ao pôr do sol na orla do Guaíba

Ir a Porto Alegre e não presenciar este momento é indesculpável. A orla da Guaíba é palco de um show da natureza quando o assunto é pôr do sol.

Um espetáculo que acontece todas as tardes do ano e atrai milhares de turistas e até os moradores de Porto Alegre, que já elegeram esse pôr do sol como sendo o símbolo de todos os outros no Brasil.

Passear na Fundação Iberê Camargo

Iberê Camargo
Fonte: Wikimedia Commons

Pertinho do Rio Guaíba, a Fundação Iberê Camargo promove vários eventos culturais aos fins de semana e guarda as melhores obras de artes do artista que leva o mesmo nome da Fundação.

Portanto, é sempre bom verificar a programação para não perder oportunidades excelentes de apresentações e exposições, durante seus dias de turismo em Porto Alegre. 

E para quem gosta de arquitetura, ir à Fundação Iberê Camargo é praticamente uma obrigatoriedade.

O prédio impressiona pela construção reconhecida mundialmente como sendo uma das mais belas e imponentes do mundo. 

Visitar a Casa de Cultura Mário Quintana

Prepare-se para muita cultura, história, música e arte! Reserve uma boa parte do seu dia para passar dentro da Casa de Cultura Mário Quintana.

O lugar já foi o Hotel Majestic, na década de 1920, e o escritor ilustre Mário Quintana foi seu principal e mais leal hóspede. Por isso, quando o hotel foi a leilão, tornou-se a Casa de Cultura Mário Quintana. 

O quarto do escritor permanece intocável no local e pode ser visitado, a entrada é gratuita.

Ela ainda abriga salas culturais, de cinema e teatro, oficinas de artes, museus, ambientes para exposições, café e espaço para crianças.

Visitar o Parque Redenção

Parque da Redenção
Fonte: Pixabay

Quer um lugar bonito e tranquilo para caminhar, tomar um delicioso chimarrão, relaxar em meio à natureza? O Parque Farroupilha, também conhecido como Parque Redenção, tem o ambiente ideal.

Aos fins de semana é muito frequentado e as famílias aproveitam bastante toda a estrutura do parque. Há também o Brique da Redenção com várias barraquinhas com excelentes cardápios e artesanatos locais maravilhosos!

Ir ao Theatro São Pedro

Lugar limpo, organizado e com ótimo atendimento, o Theatro São Pedro é um dos mais tradicionais do Brasil e um dos símbolos de Porto Alegre.

Seus lustres imponentes, acústica muito boa e carpetes maravilhosos fazem do Theatro São Pedro um belo lugar para assistir aos shows musicais acústicos e ótimas peças teatrais.

Passeios em Porto Alegre: o que fazer no fim de semana?

Turismo em Porto Alegre: o que fazer no fim de semana
Fonte: Pixabay

Vai ficar o fim de semana na capital gaúcha? O turismo em Porto Alegre é agitado nestes dias! Portanto, prepare-se para conhecer lugares sensacionais que vão fazer desses dias os melhores da sua viagem.

Visitar o Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS

Interatividade é seu marco. Indicado para todas as idades, o Museu de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul tem várias exposições e experimentos lúdicos, atraindo visitantes de todo o país.

Que tal entrar no simulador de um ambiente sem gravidade e viver essa experiência única? Com dois pavimentos e dois mezaninos, o museu é surpreendente. 

Conhecer a Arena do Grêmio e o Estádio Beira-Rio

Estádio beira-rio
Fonte: Pixabay

Porto Alegre tem dois times grandes no estado: o Internacional e o Grêmio. Ambos possuem estádios grandes e imponentes na capital e vale conhecê-los. São o orgulho dos gaúchos!

O turismo em Porto Alegre passa, sim, pelo futebol! A Arena do Grêmio é grande, sendo maior que o estádio do Inter. Ela foi inaugurada em 2012 e fica situada no bairro do Humaitá, numa região simples de Porto Alegre.

Já o estádio do Beira-Rio, amado pelos torcedores do Internacional, já foi sede da Copa do Mundo de 2014, e está estrategicamente localizado bem próximo ao Rio Guaíba.

Ir ao Palácio Piratini

Imponente com seus lustres semelhantes ao de Versalhes, o Palácio Piratini é sede do Poder Executivo de Porto Alegre, onde residem os respectivos governadores em mandato. 

O prédio chama a atenção dos turistas que encontram nele toda a beleza neoclássica e se encantam ao ver a escadaria de mármore que leva ao gabinete do Governador.

A visita vale a pena pelo fato de conhecer um pouco mais da história de Porto Alegre, que também ajuda a escrever a história do Brasil.

Descansar no Parque Moinhos de Vento

Parque Moinhos de Vento
Fonte: Wikimedia Commons

O turismo em Porto Alegre também pede um pouco de descanso, concorda? Faça uma pausa e relaxe! 

O local é muito agradável e arborizado, com muito verde e espaços para caminhadas ou para apenas se esticar nas gramas que há pelo parque.

Quem preferir também pode se exercitar com os aparelhos de ginástica que há no local, além as quadras de vôlei e campo de futebol.

Curtir a noite na Cidade Baixa

Muita boemia e um barzinho ao lado do outro. Assim é o Bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. 

Então, já sabe que à noite é hora de seguir rumo à Cidade Baixa para curtir no maior estilo drinks e muita festa, já que o bairro gaúcho também concentra as melhores casas noturnas de Porto Alegre!

Conhecer os bares da Rua Padre Chagas

Conhecida popularmente como “Calçada da Fama”, a Rua Padre Chagas atrai muita gente bonita e charmosa.

Os barzinhos que se espalham ao longo dessa rua são as principais atrações da “Padre Chagas”, que fica num dos bairros mais bonitos de Porto Alegre com muita badalação.

Ao longo do dia, a Rua Padre Chagas é o local ideal para degustar desde lanches e petiscos até almoços e sobremesas magníficos!

Turismo em Porto Alegre: Gastronomia

Turismo em Porto Alegre: gastronomia
Fonte: Pixabay

A gastronomia de POA é uma atração à parte! O turismo em Porto Alegre inclui experimentar os principais cardápios da culinária gaúcha que vai dos suculentos churrascos ao tradicional chimarrão.

Separamos algumas dicas de restaurantes que servem os mais tradicionais, saborosos e típicos pratos gaúchos para você provar, amar e sentir o aroma e os deliciosos sabores que Porto Alegre tem!

Constantino

Restaurante com uma atmosfera especial, cheio de plantas. A comida é variada e o atendimento é cortês e rápido.

Você pode sentar-se nas áreas internas ou externas, onde há muitos decks. Há opções de comidas vegetarianas.

Destemperados

O restaurante funciona num casarão que tem vários ambientes climatizados e o clima é bastante familiar. 

Com atendimento rápido e atencioso, Restaurante Destemperados oferece vários cardápios, que vão desde as pizzas até as refeições rápidas.

Costela no Roletchê

Sabe aquele tradicional churrasco, com carnes suculentas e saborosas? O Costela no Roletchê é o endereço certo para apreciar essa gastronomia tipicamente gaúcha. 

O ambiente ainda é especializado em costela de boi assada. E as cervejas, então? Hum…. Que delícia!

Bah Restaurante

Localizado no Barra Shopping Sul, o Bah Restaurante está sempre inovando com releituras das comidas gaúchas e surpreendendo com sabores e aromas espetaculares! 

O nhoque é um dos principais pratos da casa, que também oferece uma excelente carta de vinhos.

Iaiá Bistrô

Comida brasileira de alto nível! O cardápio do Iaiá Bistrô oferece desde o acarajé, da Bahia, e a tapioca, até a comida mineiríssima com quiabo refogado e farofa de banana.

Você vai se surpreender com ambiente colorido e aconchegante do Iaiá e seus sabores de experimentar rezando!

O que fazer em Porto Alegre com chuva?

Turismo em Porto Alegre com chuva
Fonte: Pixabay

Enquanto você estiver fazendo turismo em Porto Alegre é sempre bom ter uma outra opção de roteiro para não ser surpreendido pela chuva e ficar sem saber o que fazer. 

Na região sul do Brasil as chances de chover são maiores do que em outras partes do país. Uma dica bacana é entrar no Theatro São Pedro, no centro de POA. 

Se você preferir pode também visitar o Mercado Público de Porto Alegre. Separe longas horas para percorrer boa parte dele. São tantas mercadorias e produtos para ver que a hora passa rápido!

Experimente o sorvete vendido no Mercado Público de POA. Eles têm um sabor inigualável por serem feitos com as polpas das frutas mesmo!

Os restaurantes servem os mais variados cardápios: de peixes à comida japonesa e italiana. E se a chuva persistir ainda há muitos lugares para ir em Porto Alegre.

Museus, galerias e a famosa Catedral Metropolitana de POA. Ela fica no centro histórico da cidade e possui uma cúpula de dimensões gigantescas que, certamente, vai fazer valer sua visita à Catedral.

Passagens aéreas na promoção para Porto Alegre

Preparado para curtir tudo o que Porto Alegre tem de melhor para oferecer? Compartilhe esse texto e já comece a programar sua próxima viagem. Coloque turismo em Porto Alegre como prioridade!

As passagens aéreas você vai encontrar aqui, no Passagens Promo, pelos menores preços. É só começar a pesquisar com antecedência e fazer o cadastro para não perder nossas promoções de passagens para POA.

Siga também nossas redes sociais e fique atento às nossas dicas de viagens e melhores ofertas de passagens aéreas. Quer curtir Porto Alegre nos seus próximos dias de descanso? De Promo você pode! 

Fique por dentro das melhores dicas de viagem do nosso blog!

Recomendado para você
Pontos turísticos de Porto Alegre: principais atrações turísticas de POA

Pontos turísticos de Porto Alegre: principais atrações turísticas de POA

Viagem para o sul do Brasil: Top 15 destinos imperdíveis na região Sul

Viagem para o sul do Brasil: Top 15 destinos imperdíveis na região Sul

Passagens Promocionais para Porto Alegre

Passagens Promocionais para Porto Alegre

Turismo em Gramado: quando ir, pontos turísticos e principais passeios

Turismo em Gramado: quando ir, pontos turísticos e principais passeios

Melhores destinos nacionais

Melhores destinos nacionais