Turismo em Santa Catarina: lugares imperdíveis e dicas de viagem

Já pensou em fazer turismo em Santa Catarina? O destino é belíssimo e repleto de belezas naturais, cidades históricas, praias paradisíacas, parques e regiões serranas que oferecem muitas opções de aventura e entretenimento.

E como se não bastasse, a gastronomia da região é espetacular e muito saborosa. Vem com a gente e conheça esse destino incrível na região Sul do Brasil.

Turismo em Santa Catarina: quando ir?

Com muitos lugares bonitos em Santa Catarina, uma trip pela região será uma delícia em qualquer época do ano. Mas se você quer pegar praia e o calor catarinense, nada melhor do que viajar para o estado a partir de setembro, quando começa a primavera em todo continente.

Mas a alta temporada acontece mesmo no verão, em dezembro, quando as temperaturas estão bem elevadas e as cidades ficam lotadas de turistas.

Em abril e maio, durante o outono, ainda é possível curtir as temperaturas que ainda estão mais amenas. Para quem gosta do friozinho da serra, o inverno é a opção perfeita. 

Qual o clima de Santa Catarina?

Turismo em Santa Catarina: Clima
Fonte: Unsplash

O estado está situado na zona temperada do sul e, por isso, as temperaturas, de forma geral, são bem durante quase todo o ano.

Durante o verão, por exemplo, as regiões situadas em locais mais altos contam com temperaturas amenas, já nas regiões mais baixas, o calor é bem intenso. 

Dessa forma, em todo litoral catarinense e também nas áreas mais baixas, o clima é considerado subtropical com temperaturas médias de 18°C e 20°C.

Já em outras regiões, o clima é subtropical úmido e os verões possuem temperaturas mais amenas.

Santa Catarina é um estado seguro?

A resposta é sim! De acordo com dados de 2015 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Santa Catarina é o segundo estado mais seguro do país, principalmente para as mulheres.

Além das belas paisagens, em Santa Catarina, o turismo sai na frente quando o assunto é segurança. 

Passagens aéreas para Santa Catarina

Para conhecer muitos lugares bonitos em Santa Catarina, nada melhor do que encontrar as passagens aéreas mais baratas do mercado.

Para isso, uma dica é concentrar as suas buscas no melhor site comparador de passagens do Brasil, Passagens Promo. O nosso buscador traz para você as opções com os melhores custos-benefícios, promoções e descontos.

Se não quer perder nada, faça seu cadastro no alerta de preços, pois, assim que os valores baixarem, você será avisado pela nossa plataforma. 

Quais as cidades turísticas de Santa Catarina?

Belos lugares em Santa Catarina não faltam. As cidades são lindas e oferecem inúmeras atrações turísticas para todos os gostos e perfis. 

Para te ajudar a montar um roteiro super legal, separamos as mais espetaculares cidades catarinenses para você se aventurar. Confira!

Florianópolis

Turismo em Santa Catarina, Florianópolis
Fonte: Pxhere

A capital do estado é um verdadeiro luxo quando se trata de belas praias e muita badalação. Quando falamos de Florianópolis logo pensamos naquela imagem com a Ponte Pedro Ivo Campo ao fundo, que deixa as fotos ainda mais lindas.

A famosa ponte é responsável por fazer a ligação entre a área comercial e a ilha. Além dela, Floripa conta com muitas atrações, como a Praia dos Ingleses, um dos destinos mais movimentados.

Por lá, há uma linda praia que está sempre lotada, principalmente no verão. E também de bares, restaurantes, shopping e muitas lojas.

Ao visitar a capital, não deixe de conhecer a Lagoa da Conceição, um local muito frequentado pelos praticantes de windsurf, além de ser um ponto para passeios de barco. 

Por lá, conheça as praias da Joaquina, do Mole, Lagoinha do Mole, além da Ilha Campeche, muito popular na região. 

Blumenau

Com uma arquitetura que preza pelo estilo germânico, Blumenau é puro encanto e apaixona os turistas que desembarcam por lá. Na hora de escolher quais as cidades turísticas de Santa Catarina que vai visitar, lembre-se desta! Você não vai se arrepender.

Por lá, não deixe de conhecer os pontos turísticos como o Vale Europeu, que é um local com belas paisagens, lindos campos, casas enxaimel, capelas, plantações de arroz, pinheiros e muito mais. 

Se estiver na cidade em outubro, conheça também a Oktoberfest, a festa mais famosa da cidade. O evento é gigantesco e recebe turistas do mundo todo. Sem contar que por lá, você vai experimentar as cervejas mais saborosas do Brasil. 

Em Blumenau, conheça ainda o Parque Ramiro Ruediger, o Museu da Cerveja Blumenau e o Parque Aquático Cascanéia.

Balneário Camboriú

Balneário Camboriú
Fonte: Pxels

Bem do ladinho de Blumenau está a agitada e vibrante Balneário Camboriú. Além das belas praias, como a Praia do Estaleirinho e Praia do Pinho, a cidade conta com muitas atrações.

Na região, conheça o Parque Unipraias, com muitas opções de aventura, passeios de bondinho e tirolesa, além de proporcionar uma vista panorâmica de toda cidade e, claro, do imenso mar.

Conheça ainda o Cristo Luz, um monumento que representa Jesus de braços abertos para a cidade.

Na hora da badalação e de apreciar a gastronomia local, a Avenida Atlântica precisa estar no seu roteiro, pois há muitas opções de bares, casas noturnas e restaurante.

Joinville

Na sua lista de lugares em Santa Catarina, inclua a bela cidade de Joinvile. Toda charmosinha e elegante, o destino preserva seus ares interioranos, mas sem deixar de lado a modernidade. 

A influência alemã, sueca e norueguesa é vista na sua arquitetura, festas, gastronomia e também no seus costumes. Por lá, o que não faltam são atrações para todos os estilos de viajantes.

Ao viajar para a cidade, conheça o Mirante da Serra Dona Francisca, de onde você terá uma das vistas mais lindas da cidade.

Inclua ainda o zoobotânico, o Morro da Boa Vista, um parque repleto de trilhas e com um mirante, que oferece um belo panorama da cidade e também da Baía da Babitonga.

O lindo moinho existente por lá não pode faltar no seu roteiro. Aproveite para fazer uma foto!

Jurerê Internacional

Certamente você já ouviu falar de Jurerê Internacional. Na verdade, ela não é uma cidade, mas sim um bairro nobre, que está entre os pontos turísticos de Santa Catarina mais visitados.

Por lá, o que não faltam são festivais de músicas, baladas e praias muito movimentadas, como as praias do Forte e de Canavieiras. Não deixe de dedicar pelo menos um dia a elas.

Além das praias, você verá enormes mansões repletas de luxo e muito ostentação. Você vai ficar encantado com o local. 

Procurando passagens para Santa Catarina? Saiba mais aqui!

Onde ir no litoral de Santa Catarina?

Turismo em Santa Catarina: conheça o litoral
Fonte: Pixabay

Viajar para Santa Catarina e não conhecer as suas praias, é o mesmo que viajar para Salvador e não visitar o Pelourinho. Por isso, separamos aqui cinco opções de praias que precisam estar no seu tour pelo estado.

Ilha do Campeche (Florianópolis)

Pensa em um local lindo com praias de mar verde turquesa e areia branquinha. Assim é a espetacular Ilha do Campeche, em Floripa. 

O local é apaixonante e atrai inúmeros turistas anualmente. Por lá, os passeios de barco são muitos famosos, assim como as trilhas ao redor das praias. 

Aliás, o local possui sítios arqueológicos repleto de ruínas, rochas e gravuras nas pedras. As deliciosas piscinas naturais que se formam nas praias deixam o passeio ainda mais relaxante e perfeito.

Aproveite para fazer mergulhos de snorkel e apreciar de perto a vida subaquática. Inclusive, o local já foi considerado o mais lindo de toda Florianópolis.

Lagoinha do Leste (Florianópolis)

Entre os lugares para conhecer em Santa Catarina, a Lagoinha do Leste, em Florianópolis, não pode faltar na sua viagem. Afinal, ela é um das preferidas dos moradores e também dos turistas que viajam pela região. 

Por lá, as paisagens se resumem em belas praias de mar azul e areia branquinha, dunas, lagoas e morros. Além de roupas de banho, leve um calçado confortável para fazer uma trilha até o ponto mais alto da região para ver a praia de cima.

Ah, é possível fazer ainda deliciosos passeios de barco para conhecer a região. 

Praia da Lagoinha (Bombinhas)

Turismo em Santa Catarina: Praia Lagoinha
Fonte: Pxhere

Linda e repleta de piscinas naturais para relaxar. A Praia da Lagoinha, em Bombinhas, é perfeita para curtir com amigos e com a família. Ela é pequena em termos de extensão, mas vale muito a pena conhecê-la.

Inclusive, a vegetação ao redor também é um charme à parte. Ao visitar o local, não deixe de fazer um mergulho para apreciar várias espécies de peixes. Você vai se encantar pela Praia da Lagoinha. 

Guarda do Embaú (Palhoça)

Com certeza, já deu para perceber que lugares bonitos em Santa Catarina não faltam, né!? Por isso, na sua trip pelo estado, conheça a Guarda do Embaú, em Palhoça. Uma das praias mais lindas de toda a região. 

Bem pertinho de Floripa, a bela vegetação ao redor da praia de areia branca e o mar azul compõem a paisagem exuberante do local. Aliás, ela fica às margens de um rio que deságua no mar, tornando a paisagem ainda mais espetacular.

Para quem gosta de surfar, a Guarda do Embaú é um prato cheio. 

Praia Brava (Itajaí)

Praia em Itajaí
Fonte: Pixabay

Quer uma praia mais agitada e vibrante? Então, conheça a Praia Brava, em Itajaí. Por lá, além das belas paisagens, o local oferece práticas de kitesurf e a possibilidade de andar de jetski. 

Em toda a orla, você encontrará muitos restaurantes, bares e casas noturnas, além de muitas lojas. 

O que fazer em Santa Catarina?

O estado não vive só de praias. Nada disso! Por lá, há muitas outras atrações para você se divertir com toda a família. Olha só que legal essas duas opções de atrações turísticas.

Ir ao Parque Beto Carrero World

Ele é muito famoso e, com certeza, deve estar no seu roteiro turismo em SC. Conhecer o Parque Beto Carrero World é daqueles passeios que jamais pode faltar na sua na sua passagem pelo estado.

O parque está localizado em uma área de cerca de 14 metros quadrados. Você vai encontrar atrações radicais com muita facilidade!.

Por isso, não deixe de se aventurar na Star Mountain, uma montanha russa com mais de 20 metros de altura e também na Big Tower, uma das torres mais radicais do planeta com 30 andares. Há muitas outras atrações, não deixe de aproveitar todas elas!

Visitar Nova Veneza

Chamada de Veneza brasileira, a cidade de Nova Veneza é um pedacinho da Itália em Santa Catarina. Inclusive, 95% da sua população é descendente das primeiras famílias italianas que desembarcaram em terras brasileiras. 

Por lá, as grandes atrações são seus prédios antigos e repletos de história, que foram construídos na época em que a região foi colonizada pelos italianos. 

Faça um tour pelas Casas de Pedra da Família Bratti, pelo Museu do Imigrante, pelo Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio e também faça uma foto no Pórtico de Entrada.

Ah, jamais deixe de visitar a praça central e fazer uma foto na gôndola, que foi doada por Veneza! A cidade criou um lago artificial para armazenar a embarcação e, claro, ser um ponto turístico.

Conhecer o Parque Unipraias Camboriú

Na sua passagem por Balneário Camboriú, conheça o Parque Unipraias, uma das atrações mais famosas da cidade. 

O local conta com três estações que comportam quase 50 bondinhos que fazem o trajeto dos turistas até o parque, que fica no monte mais alto da cidade em meio à Mata Atlântica. 

Inclusive, do Unipraias é possível chegar em praias que ficam do outro lado do morro, como a Praia das Laranjeiras, por exemplo. 

Por lá, não deixe de fazer trilhas ecológicas, passeios de tirolesa e de trenó pela vegetação. São inúmeras as atrações no parque. Por isso, é recomendado que tire o dia todo para conhecer o local!

Afinal, qual o lugar mais bonito de Santa Catarina?

Turismo em Santa Catarina: qual o lugar mais bonito
Fonte: Pixabay

São tantos lugares bonitos em Santa Catarina que fica até difícil escolher apenas um, não é mesmo? Mas uma forte candidata é a linda e encantadora Ilha do Campeche, na capital Florianópolis.

Já falamos dela, mas vale lembrar. O contato com a natureza é a principal atração. O lindo mar azul, as praias de areia branca, as piscinas naturais e a vegetação ao redor tornam o local um verdadeiro paraíso. 

Dicas para aproveitar sua viagem

Para conhecer os pontos turísticos de Santa Catarina, uma dica é alugar um carro para percorrer as cidades e, assim, facilitar o dia a dia e otimizar os seus passeios.

Outra dica muito bacana é sobre hospedagem. No Sul, você encontra as mais diversas opções de acomodações, desde as mais baratas em hostel e pousadas até hotéis mais chiques e luxuosos. Então faça uma boa pesquisa para saber qual se adequa melhor para você!

Ah, se gosta de cerveja, uma dica é visitar Blumenau em outubro para conhecer a Oktoberfest, a festa mais famosa de todo o estado. 

Todos os anos, mais de 500 mil pessoas visitam o centro de evento, que oferece, além da bebida, boa comida, danças e muita música. 

Passagens aéreas na promoção para Santa Catarina

Certamente, você já definiu o seu roteiro de turismo em Santa Catarina, não é mesmo? Então, chegou a hora de encontrar as passagens aéreas que cabem no seu bolso.

Sabemos que o mercado oferece muitas opções, por isso, se quer encontrar as passagens mais baratas, conte com a ajuda do site comparador, Passagens Promo, que traz muitas promoções e descontos.

Passagens imperdíveis para Santa Catarina
Passagens aéreas saindo de
Gol XAP Chapeco FLN Florianópolis 05 Out 09 Out R$ 201 Latam Brasil GRU São Paulo FLN Florianópolis 21 Ago 24 Ago R$ 229 Latam Brasil GRU São Paulo FLN Florianópolis 04 Set 08 Set R$ 229 Latam Brasil GRU São Paulo FLN Florianópolis 14 Ago 17 Ago R$ 229 Latam Brasil GRU São Paulo FLN Florianópolis 04 Set 07 Set R$ 229 Gol XAP Chapeco FLN Florianópolis 28 Ago 31 Ago R$ 237 Ver mais ofertas

Quer viajar barato? De Promo você pode!

Veja ainda muito mais curiosidades interessantes para suas viagens!

Recomendado para você
O que fazer em Blumenau: 10 lugares incríveis para conhecer

O que fazer em Blumenau: 10 lugares incríveis para conhecer

Cidades turísticas de Santa Catarina: conheça 13 destinos incríveis

Cidades turísticas de Santa Catarina: conheça 13 destinos incríveis

Praias de Santa Catarina: melhores dicas para curtir a viagem

Praias de Santa Catarina: melhores dicas para curtir a viagem

Passagens aéreas baratas para viajar em outubro

Passagens aéreas baratas para viajar em outubro