Turismo em SP: dicas de lugares incríveis para conhecer São Paulo

Sabia que o turismo em SP está sempre em alta? A capital paulista tem a vida noturna movimentada e é rica em atrações turísticas, das mais requintadas às mais populares. 

Turismo em SP: aventura, beleza e diversão

Turismo em SP: beleza e Diversão
Fonte: Pexels

Quem acha que a considerada capital do trabalho e do corre-corre não tem mais nada a oferecer, vai se surpreender ao saber que o que não faltam são atrações turísticas em São Paulo!

Muita cultura, diversão e lugares belíssimos podem ser encontrados neste estado brasileiro. Sem contar suas belas praias espalhadas por todo o litoral e ainda o clima quente e pacato que há no interior de São Paulo.

Quer fazer turismo em SP conhecendo lugares extraordinários? Então continue lendo esse artigo!

Qual a melhor época para visitar São Paulo

Conhecida como a “terra da garoa”, São Paulo tem o clima bem seco no inverno, com muito vento. Já no verão, ele é úmido. 

No calor, as chuvas do fim de tarde são frequentes, fazendo com que os paulistanos e visitantes andem sempre com o guarda-chuva. 

Os meses da primavera e outono têm o clima mais estável e definido. Com friozinho ao amanhecer e no início da noite e muito sol ao longo do dia.

Isso faz com que os turistas escolham sempre esse período do ano entre os meses de abril e junho e de setembro e novembro para conhecerem lugares bonitos em São Paulo.

Passagens aéreas para São Paulo

Sabemos que as passagens aéreas compõem a parte mais cara da viagem, não é mesmo? Portanto, o ideal é começar a pesquisar os preços com antecedência para a “terra da garoa”. 

O fato é que a “cidade que não dorme”é tão rica em passeios culturais e diversão que não dá para deixar de conhecê-la!

Para encontrar as melhores passagens aéreas para São Paulo, faça uma pesquisa no site comparador, Passagens Promo, que garante sempre os menores preços. Acesse o nosso buscador e embarque nessa viagem rumo a São Paulo.

Saiba mais sobre as passagens aéreas para São Paulo!

Turismo em SP: atrações imperdíveis

Fazer turismo em São Paulo é se deparar com uma imensidão de pontos históricos e culturais que enriquecem, além de várias opções de muita diversão nas cidades que ficam nos arredores.

Listamos algumas atrações imperdíveis para você conhecer durante sua estadia em São Paulo: 

São Paulo (Capital)

O turismo em SP tem espaço para todos os perfis: natureza, aventura, gastronomia, compras, passeios e até negócios – diversidade de roteiros em São Paulo.

Parque do Ibirapuera

Turismo em SP: Parque Ibirapuera
Fonte: Pixabay

Correr, caminhar, pedalar e até fazer um piquenique. O Parque do Ibirapuera é a principal atração onde o turista terá muito contato com a natureza e com todo o verde que São Paulo resguarda.

Aproveite para fazer alongamentos e praticar atividades de relaxamento como yoga! Você verá muitas pessoas desfrutando tranquilidade por lá.

Avenida Paulista

Conhecida também pelo turismo de negócios, a Avenida Paulista fica no coração de São Paulo. Extensa e bonita, ela é um dos principais pontos de passeios de domingo em São Paulo.

A cada trajeto você se depara com lojas, shoppings, restaurantes, hotéis, teatros e artistas de rua que se misturam ao vai e vem de pedestres.

São três quilômetros de extensão que ficam fechados para o trânsito de carros aos domingos e feriados.

Nestes dias, a Paulista se transforma na “praia dos paulistanos” repleta de pedestres que circulam tranquilos pela avenida. 

Mercado Municipal

Foto do Mercado Municipal
Fonte: Wikimedia commons

São 12.600 metros quadrados de puro comércio dos mais variados produtos, que vão desde hortifrutigranjeiros até as mais completas refeições.

Já ouviu falar do tradicional sanduíche de mortadela? Experimente e renda-se ao mais tradicional sabor do lanche paulista. Uma delícia!

Ir ao Mercado Municipal de São Paulo é uma das tarefas sobre o que fazer em São Paulo, durante sua visita por lá.

A beleza dos vitrais importados da Alemanha e toda a construção do prédio atraem a atenção, inclusive dos estudantes de arquitetura, que vão ao espaço ver de perto os traços e desenhos que formam suas colunas.

Quer saber sobre mais pontos turísticos na capital paulista? Veja mais atrações clicando aqui!

Campinas

Uma cidade hospitaleira, com povo simpático e que, embora seja quase uma metrópole, ainda guarda traços simples do interior.

Campinas tem mais de 1 milhão de habitantes e muito turismo para oferecer.

Passeio de Maria Fumaça

Turismo em SP: Conhecer a Maria Fumaça
Fonte: Pxhere

Se você nunca andou de trem ou quer rever a sensação nostálgica desse passeio, saiba que passear de Maria Fumaça saindo de Campinas à Jaguariúna é um belo trajeto que vai trazer reflexões sobre nossos antepassados e seus costumes.

Bosque dos Jequitibás

Ainda em Campinas, uma das cidades próximas de São Paulo para passear, paz e harmonia são as sensações que você sentirá ao entrar no Bosque dos Jequitibás

O lugar tem muito verde com suas árvores majestosas e até um pequeno zoológico para as crianças.

Vale a pena passar algumas horas percorrendo e conhecendo o Bosque dos Jequitibás. 

Lagoa do Taquaral

Lagoa Taquaral
Fonte: Freeimages

A réplica da caravela que trouxe Pedro Álvares Cabral até ao Brasil está na Lagoa do Taquaral e é visitada por milhares de campineiros e turistas.

Com pista de caminhada e uma longa ciclovia, a Lagoa do Taquaral é perfeita para a prática de esportes.

Águas de São Pedro

A pouco menos de 200 quilômetros da capital paulista, Águas de São Pedro é conhecida pelas suas famosas águas medicinais e terapêuticas. Em seus dois balneários, os turistas podem banhar-se aliviando a tensão do dia a dia.

As compras pelas lojinhas de souvenires, docerias e pelos restaurantes da cidade também são ótimos passeios turísticos no interior de São Paulo.

Ribeirão Preto

Cerveja Artesanal
Fonte: Pexels

Uma gastronomia ímpar no interior de São Paulo com excelentes locais para saborear as mais cremosas e deliciosas cervejas artesanais fazem de Ribeirão Preto um dos destinos mais procurados pelos turistas.

Ao chegar à cidade, visite o Santuário das Sete Capelas. O lugar é magnífico e reúne sete templos diferentes num só lugar.

Fazendo parte de um roteiro micro cervejeiro, Ribeirão Preto abriga várias fábricas da bebida na cidade.

Cada uma tem seu próprio bar, em Ribeirão, e praticamente todas já conquistaram prêmios.

São Roque

A cidade fica bem pertinho da capital, cerca de 65 km. São Roque está na Rota do Vinho e oferece os mais variados restaurantes com degustação da bebida e vinícolas incríveis para serem visitadas.

Vá de carro para conseguir percorrer todo o percurso e conhecer sabores maravilhosos nessa incrível dica de passeio perto de SP!

Além da fabricação dos vinhos, São Roque também possui uma estação de esqui, que é a sensação do inverno, com pista para patinação no gelo, esqui, snowboard e muito mais!

Não fique de fora de todas essas atrações! Confira ótimas passagens aéreas neste link!

Turismo em São Paulo: região litorânea

Se o interior é rico para o turismo em SP, imagine o litoral, já que as praias paulistas são muito bem frequentadas e donas de uma beleza original.

Listamos quatro delas que resumem um pouco do turismo que pode ser feito pelo litoral paulista. Vamos lá?

Santos

A cidade fica no Litoral sul de São Paulo e tem várias praias, como a Praia do José Menino, que é a preferida dos surfistas que adoram as fortes e altas ondas que se formam nessa praia.

A praia do Boqueirão é a segunda mais visitada pelos turistas com várias atrações artísticas e culturais aos fins de semana.

E não se preocupe! As águas da Praia do Boqueirão são mesmo naturalmente escuras e próprias para banho.

Ilha Bela

Ilhabela
Fonte: Pixabay

A ilha tem 42 lindíssimas praias e muitas cachoeiras estonteantes de tão bonitas! Conhecer Ilha Bela é uma das coisas legais para fazer no fim de semana. Para chegar até lá é preciso utilizar a balsa que parte de São Sebastião. 

Um dos eventos mais tradicionais dessa famosa ilha é a Semana Internacional de Vela, que acontece em julho, quando os ventos sopram forte na Ilha Bela.

A Praia da Feiticeira é uma das mais lindas com 250 metros de faixa de areia, sem nenhuma barraca ou restaurante. Mas com muita gente que adora mergulhar nessas águas clarinhas da Feiticeira.

São Sebastião

As praias de São Sebastião são magníficas! Muitas com mar calmo e águas ótimas para aquele refrescante banho de mar.

Quem gosta de baladas tem a praia de Maresias como destino certo. As famílias, principalmente com crianças, costumam escolher a Praia da Baleia, com suas fracas ondas e pouco movimento. 

Os casais em lua de mel procuram pelo sossego e romance na Praia Toque-Toque Pequeno, que exalta charme e belíssimo pôr do sol!

Ubatuba

Ubatuba
Fonte: Pixabay

Uma das cidades mais procuradas pelos turistas no litoral norte de São Paulo, Ubatuba oferece mais de 100 praias. Cada uma com suas particularidades que agradam a todos os perfis de turistas.

As Praias do Cedro do Sul e Praia Grande do Bonete são duas das mais lindas e permitem ao turista ter contato total com a natureza, já que para chegar nessas duas praias é preciso atravessar trilhas.

As Praias de Domingas Dias e do Lázaro são mais sossegadas e atraem quem prefere mares calmos com verdadeiras piscinas a céu aberto, águas transparentes e menos movimento de turistas.

O que fazer no interior de SP

E, por falar em turismo em SP saiba que o interior paulista vai encantar quem conhecer suas maravilhas e costumes característicos das pequenas cidades e de seu povo simples.

Separamos cinco cidades interioranas de São Paulo para mostrar tudo o que os turistas podem encontrar nas pequenas cidades paulistas.

Holambra

A cidade das Flores tem seu auge turístico em setembro, quando é feita a tradicional Expoflora com milhares de espécies de flores e plantas das mais diversas espécies, além de mostras de jardinagem.

A Chuva de Pétalas é maravilhosa e emocionante! Muitos turistas, vindos de todo o Brasil, esperam até o fim do dia apenas para presenciar a Chuva de Pétalas.

Brotas

Turismo em SP: Brotas
Fonte: Pixabay

A cidade é conhecida pelo seu turismo de aventura com muito arvorismo, tirolesa, rafting, rapel, canoagem e outros quase sempre aproveitados por grupos de turistas que chegam à cidade aos fins de semana.

Brotas é uma estância turística que se especializou no turismo de aventura.

Muitos dos roteiros são pré-agendados e sempre guiados por monitores especializados na prática esportiva contratada pelo turista.

Campos do Jordão

Uma das cidades mais frias do interior de São Paulo e dona de um charme único, Campos do Jordão é conhecida pelos seus passeios lindos com gastronomia requintada.

Cada centavo da viagem e da estadia em Campos do Jordão é válido. Basta ver as paisagens com muito verde e ares campestres para se sentir num paraíso de montanhas no interior paulista.

Boituva

Balões em Boituva
Fonte: Pixabay

Quer realizar o sonho de passear de balão sobre os céus de São Paulo? Boituva te dá essa oportunidade linda. E saltar de paraquedas? Que tal essa aventura?

Em Boituva essa prática também pode ser feita com instrutores capacitados e todo o equipamento e estrutura que garantem a segurança dos turistas.

Boituva fica na região de Sorocaba e vem se firmando como uma das cidades que mais oferece turismo aventureiro, inclusive um campo de paintball e atividades de rafting também são feitos por lá.

Águas de Lindóia

Uma das cidades mais interioranas desta lista, Águas de Lindóia reúne os mais bonitos, aconchegantes e divertidos hotéis fazenda para se hospedar com família, amigos ou a dois.

Na cidade também é possível almoçar num tradicional restaurante rústico, conhecido como Morro Pelado, e aproveitar para descer uma pequena tirolesa, andar a cavalo e subir o morro num quadriciclo.

O que fazer em São Paulo à noite

Turismo em SP à noite
Fonte: Pexels

Já sabemos que São Paulo é a cidade que não dorme jamais! Portanto, fazer turismo em SP à noite é garantia de muita animação com as mais variadas opções para quem gosta da boemia.

Danceterias, casas de shows, teatros, museus, restaurantes e atrações artísticas tomam conta das noites de São Paulo.

Mas uma das principais dicas para quem quer viver momentos únicos nas noites paulistas é ir até a Vila Madalena.

Por lá, muita animação, cervejas geladinhas, bate papo com amigos, muita paquera e, claro, os mais ecléticos estilos de músicas.

Dicas para aproveitar o turismo em SP

Fazer turismo em SP exige disposição e muita vontade de aproveitar cada pedacinho dessa cidade linda que encanta com tanta cultura e modernidade.

Para aproveitar melhor seus passeios hospede-se estrategicamente nas regiões onde você irá conhecer e fazer os principais passeios, evitando demorar muito no trânsito.

Prefira se locomover utilizando as linhas dos metrôs que são mais rápidas e econômicas, principalmente aos fins de semana, quando não há grandes movimentações nas estações.

Durante o dia busque os programas culturais em SP nos locais com acesso gratuito, como parques e museus, onde gaste menos dinheiro deixando essas economias para seus passeios noturnos em baladas e restaurantes.

Bônus: onde passear perto de SP?

O turismo em São Paulo pode acabar extrapolando alguns limites geográficos e chegar às cidades mineiras.

Por exemplo, que estão perto da capital paulista e servem como excelentes destinos para passeios incríveis!

Quer saber de alguns? Anote aí: 

Monte Verde: Uma pequena cidade em Minas Gerais, na divisa com Campos do Jordão, que atrai turistas por causa de seu clima frio, principalmente durante o inverno, que é rigoroso.

Ela é famosa também pela gastronomia deliciosa e paisagens montanhosas de encher os olhos!

Jacutinga: Também no sul de Minas Gerais, Jacutinga é conhecida pela sua feira de malhas que tem o auge de movimento no inverno.

Durante todo o ano, as fábricas de malharias trabalham a todo vapor para atender pedidos e participar de feiras e exposições por toda a região.

Poços de Caldas: A cidade é conhecida pelo seu clima fresco, pelas águas medicinais – segundo a lenda urbana – também são vulcânicas e pelos vários pontos turísticos, como o Jardim Japonês, o Véu de Noiva com suas cachoeiras, as Cascatas das Antas e o Relógio Floral na praça da cidade.

Também há o Cristo Redentor, que fica no ponto mais alto do município, de onde se tem a vista mais bela de Poços de Caldas. Para chegar até o Cristo é possível subir por trilhas, de carro ou pelo teleférico.

Cotação passagens aéreas para São Paulo

Já definiu qual roteiro de passeio você irá fazer em São Paulo? Uma das capitais que mais oferece diversão, cultura, arte e entretenimento espera por você!

Que tal olhar as passagens aéreas em nosso site? Faça a pesquisa de preços aqui no Passagens Promo e garanta a economia na compra das passagens aéreas para São Paulo. 

Faça a busca em dias e horários alternados. Quem sabe você encontra preços promocionais? Quer aproveitar o turismo em São Paulo? De Promo você pode!

Conheça outros destinos incríveis no nosso blog!

Recomendado para você
O que fazer em Ribeirão Preto: 15 pontos turísticos incríveis para conhecer

O que fazer em Ribeirão Preto: 15 pontos turísticos incríveis para conhecer

O que fazer em Santos: 10 pontos turísticos para conhecer

O que fazer em Santos: 10 pontos turísticos para conhecer

Praias de São Paulo: 10 praias paradisíacas da região

Praias de São Paulo: 10 praias paradisíacas da região

O que fazer em Campos do Jordão: melhores atrações para conhecer

O que fazer em Campos do Jordão: melhores atrações para conhecer

O que fazer em Brotas: dicas para aproveitar a capital da aventura

O que fazer em Brotas: dicas para aproveitar a capital da aventura

Restaurantes em São Paulo: descubra a gastronomia da capital paulista

Restaurantes em São Paulo: descubra a gastronomia da capital paulista