Principais pratos da região Norte do Brasil: confira os mais populares!
Já ouviu falar em turismo gastronômico?
Se você considera conhecer os pratos típicos do destino, experimentar novas formas de se fazer uma receita conhecida, e encontrar prazer em todas as atividades que envolvem essas coisas, provavelmente você já praticou o turismo gastronômico.
Essa modalidade de turismo que tem ganhado força no mundo, é um convite para ir além da contemplação de lindas paisagens e pontos turísticos e estar disposto a experimentar também novas sensações.
O Brasil é repleto de comidas típicas em todas as suas regiões, assim como os principais destinos no mundo.
Nesse artigo reunimos lugares imperdíveis para você provar os melhores pratos da culinária mundial.
O que é turismo gastronômico ou culinário?
O turismo gastronômico é a tendência de apreciar sem pressa a culinária local do destino. É entender que os pratos típicos também são uma parte importante da experiência dos turistas para vivenciar um destino.
É muito mais do que almoçar correndo enquanto tem hora marcada para um show, teatro, museu ou até mesmo para voltar à praia antes que o sol se esconda.
Em muitos lugares, a gastronomia é por si só uma atração.
Assim como deixar de comer pizza ou qualquer outra massa na Itália é quase um crime, destinos bem mais próximos também são famosos pela culinária.Um exemplo é o pão de queijo de Minas e o chimarrão no sul do Brasil, ambos fazem parte da experiência de vivenciar o destino.
Índice
A importância da gastronomia para o turismo
Assim como os pontos turísticos e a história da cidade, a culinária e os pratos típicos também fazem parte da cultura local e devem ser entendidos como tal.
Por isso, é importante tirar um tempo da viagem para apreciar os principais restaurantes locais.
Pegue dicas com outros viajantes e, se possível, com os próprios moradores. Evite as grandes redes de fast food e se jogue em opções de restaurantes que estão habituados a servir comidas típicas do destino.
Desta forma, você colabora com a economia local e ajuda a população a se desenvolver economicamente.
Economize na hora de viajar com Passagens Promo
Um dos pontos do turismo gastronômico é conhecer restaurantes e lugares de boa comida, o que às vezes pode levar uma boa parte do orçamento da viagem.
Com isso, uma boa opção é a de economizar nas passagens aéreas, afinal, onde puder ter economia e desconto, melhor para o bolso do viajante.
Aqui no Passagens Promo você encontra os melhores preços para os mais diversos destinos no Brasil e no mundo.
O nosso buscador é muito fácil de ser utilizado, você insere o destino e a data, em poucos minutos tem uma lista completa de opções de voos.
Pesquise suas passagens com antecedência e ative o alerta de preços. Certeza de que você vai encontrar os melhores valores com Passagens Promo.
Como se desenvolve o turismo gastronômico
O turismo gastronômico propõe ao viajante uma experiência diferente em relação a conhecer a culinária local.
Além de experimentar os pratos típicos da região, o viajante também pode participar ou acompanhar o processo de produção de algum produto típico do destino.
É comum encontrar tours por cervejarias, por fábricas de chocolate e vinícolas que oferecem a opção de participar do processo de pisar nas uvas para a produção dos vinhos.
Assim, você terá uma experiência completa, que vai muito além de comer. É uma imersão na história dos produtos, alimentos e na cultura local como um todo.
A quem se destina o turismo gastronômico
É difícil definir um único público, mas no geral, o turismo gastronômico se destina aos viajantes que buscam por uma experiência completa de viagem, seja com amigos ou com a família e não estão com pressa de deixar o destino.
É uma espécie de bônus para quem se dispõe a explorar o destino na sua totalidade e não só tirar selfies legais ou percorrer os principais pontos turísticos.
O turismo gastronômico se encaixa no turismo de experiência, modalidade onde são vendidas atrações que dão ao viajante a oportunidade de explorar uma nova vivência, que geralmente possui em comum, a aproximação do turista com a cultura local.
Tour Gastronômico no Brasil
Não é segredo para ninguém que o Brasil é um país diversificado, cheio de culturas e muitos sabores – por aqui, o turismo gastronômico já está caindo nas graças da galera!
Pensando nisso, separamos algumas regiões nacionais para incluir no roteiro que, além de lindas, vão te conquistar pelo estômago!
Turismo gastronômico no Norte
A região norte do Brasil é ideal para quem quer fazer um turismo gastronômico mais exótico.
A biodiversidade local é tão grande, que é fácil encontrar pratos típicos com ingredientes para lá de exclusivos, como algumas espécies animais e vegetais.
Por lá, vai ser difícil encontrar pratos que não levem peixes e frutos do mar.
Os estados do Amazonas, Amapá e Rondônia, por exemplo, possuem peixe como ingrediente principal da culinária local. São muitas espécies e diferentes formas de cozinhar e provar.
Já no Acre, a culinária tem influência síria, libanesa, paraense e nordestina – e os pratos lá vão desde quibe de mandioca ao baião de dois, uma mistura exótica e que agrada os viajantes.
O Pará também tem ingredientes especiais: a castanha do pará está em quase todos os pratos e o açaí, a sensação do momento, é unânime nas receitas.
Turismo gastronômico no Nordeste
Viajar para destinos no nordeste é saber que todos os estados têm litoral, então já dá para imaginar que os frutos do mar e os peixes estão em peso na culinária nordestina, né?!
O tempero é outra grande marca dos pratos típicos dos estados do nordeste (você com certeza já ouviu falar ou provou o azeite de dendê!).
Para quem quer conhecer os pontos principais da culinária nordestina, a Bahia é o destino perfeito. Na capital, Salvador, você encontra uma mistura dos pratos mais típicos do estado.
Para experiências diferentes, Alagoas, além da culinária comum, é muito famosa por oferecer carnes de búfalo e avestruz.
Pernambuco merece destaque no seu roteiro gastronômico pelo Brasil. O nordeste é o terceiro polo gastronômico brasileiro.
Ele dispõe de muitas opções de pratos, receitas e misturas que pegam um pouquinho de cada ingrediente e montam refeições incríveis, que fazem sucesso entre os visitantes.
Turismo gastronômico no Sudeste
O centro econômico do país também surpreende com a gastronomia variada e especial!
São Paulo tem um lugar especial no roteiro de quem quer fazer um tour gastronômico no Brasil, já que a capital é uma das mais diversas culturalmente.
Tanto na cidade de São Paulo quanto nas cidades do interior, os pratos típicos e quitutes merecem atenção.
Já para quem quer fazer um roteiro provando cervejas artesanais e chopps, o Rio de Janeiro é o destino perfeito – o calor e o cenário praiano combinam, né?!
Se estiver de passagem por lá, vale a pena separar um dia da viagem para fazer a “rota cervejeira”.
Agora, o prêmio de melhor destino para fazer turismo gastronômico no sudeste é de Minas Gerais! A culinária mineira é tão popular que dá para encontrar um restaurante com pratos típicos em todo lugar do Brasil.
A lista é grande, mas os pratos mais famosos são: pão de queijo, queijo com goiabada, frango com quiabo e uma cachaça para fechar com chave de ouro!
Turismo gastronômico no Sul
Para o lado Sul do país, fazer turismo gastronômico é quase como ir ao exterior, tamanha são as influências alemãs, italianas, polonesas, ucranianas e holandesas.
Ainda assim, dá para encontrar algumas influências de origens indígenas – como o chimarrão, por exemplo. A mistura deixa a cultura sulista muito mais interessante!
Em Santa Catarina o destaque vai para as ostras e camarões, já que o Estado é o maior produtor de ostras do Brasil.
Já no Rio Grande do Sul, são os vinhos que fazem o maior sucesso – e rola até tours para provar vários! O Paraná é a região ideal para os fãs do pinhão, o ingrediente mais marcante da culinária.
Turismo gastronômico no Centro-oeste
Está aí uma região que tem influência de todas as outras partes do Brasil! Por lá, são os peixes de água doce que fazem sucesso.
A culinária da região centro-oeste tem muitas receitas e pratos de outras regiões, mas com um toque especial!
Em Goiás, o destaque vai para o empadão goiano, que é o símbolo da culinária local. Já no Mato Grosso, pode ficar preparado para encontrar muitos pratos com peixes típicos da região.
Mato Grosso do Sul, por sua vez, tem uma culinária com muitas influências da Bolívia e Paraguai, países vizinhos.
Principais destinos para Tour Gastronômico no Mundo
Se você enxerga a gastronomia como parte das atrações do destino, com certeza faz parte do grupo de pessoas que se dispõem a cruzar o oceano para experimentar um prato de comida.
Ou participar da atividade da produção de algum produto famoso no destino, como queijos, vinhos e até chocolate.
Confira então quais são os principais destinos gastronômicos internacionais para fazer um tour gastronômico.
Paris – França
Paris é uma cidade famosa pelo seus pontos turísticos grandiosos e pelo charme da sua arquitetura. A culinária local sempre fez sucesso entre os visitantes.
A culinária francesa é famosa no mundo todo e não é de se espantar que as pessoas já reconheçam que os pratos típicos também fazem parte da experiência de conhecer o país.
Alguns pratos que você precisa provar quando estiver na França são: croissant, macaron, ratatouille, profiterole, poulet frites, cassoulet, croque monsieur e quiche lorraine.
Florença – Itália
Os apaixonados por massas e vinhos definitivamente iriam amar uma viagem dessas. A Itália é um país com vários destinos com uma gastronomia rica.
Quem quiser experimentar os pratos mais simples feitos com ingredientes frescos e refinados, pode visitar a região da Toscana.
Florença é conhecida pelos tomates, presuntos, azeite de oliva e salame. O principal e mais famoso prato da cidade é a bistecca alla Fiorentina, um bife grosso e bem macio servido em diversos restaurantes da cidade.
Claro que ir à Itália, em qualquer que seja a região, é preciso provar das suas famosas massas e pizzas, mas não é apenas disso que se resume a culinária do país. Aa ciabattas, alcachofras à moda, brusquetas e é claro, o amado risoto, também são muito populares por lá.
Aproveite para experimentar as opções culinárias locais, o que os moradores gostam de comer no seu dia a dia. Isso te aproxima da culinária local e pode te proporcionar descobertas de comidas deliciosas.
Cidade do México – México
O México é um país de sabores fortes e com pratos famosos no mundo inteiro, como por exemplo os tacos, o guacamole e a tequila.
A Cidade do México é um destino incrível para quem estiver em busca de um tour gastronômico pela cidade.
Por lá, você também encontra vários mercados que vendem ingredientes raros e importados. É um lugar interessante para quem realmente gosta de cozinhar e está aberto para novas experiências.
Chilli com carne, burritos, tacos e guacamole são os mais famosos e mais fáceis de serem encontrados, inclusive nas barraquinhas tradicionais de rua.
Mas fique atento na hora de provar os pratos típicos do México, pois eles são bem apimentados.
Mesmo que você já conheça muitos deles, pois são facilmente encontrados no Brasil, em seu país de origem a pimenta pode ser mais forte. Logo, vá com calma.
Tóquio – Japão
O Japão é um país com uma cultura singular e uma opção incrível para quem quer fugir da mesmice e se arriscar em novas aventuras gastronômicas.
Além da diversidade dos pratos típicos e das iguarias, com as quais o ocidente ainda não se habituou, a capital também oferece diversas outras experiências.
Conhecida pela tecnologia de ponta, a capital do Japão promove experiências incríveis e modernas até dentro dos restaurantes.
No Robot Restaurant, por exemplo, você pode assistir lutas de robôs enquanto aprecia uma típica refeição japonesa.
Mas é preciso que o viajante tenha em mente que, apesar de popular no Brasil, a comida japonesa que conhecemos aqui pode ter o mesmo nome no país do sol nascente, mas seu preparo não é o mesmo.
Não vá achando que vai encontrar diversos molhos para jogar por cima do sushi ou sashimi. A maioria dos pratos são servidos de maneira tradicional e colocar algo que não faz parte dele pode ser considerado um desrespeito.
Aproveite a viagem para provar os doces como manju ou sanshoku dango que são populares no Japão, mas não muito consumidos no Brasil.
Montevideo – Uruguai
Se você é uma dessas pessoas fanáticas por churrasco, Montevideo é o lugar ideal para você. Uruguai e Argentina sempre disputaram o título de melhores produtores de carne e ambos os países levam a disputa muito a sério.
De qualquer forma, quem decide fazer turismo gastronômico em Montevideo, não se arrepende da escolha.
Um dos lugares mais indicados para provar os pratos típicos da cidade é o Mercado del Puerto, onde você vai encontrar o famoso choripan, deliciosos bifes e as tão faladas parrillas uruguaias.
Passagens Aéreas em Promoção
Hora de comprar as passagens e fazer malas para aproveitar os melhores pratos culinários ao redor do mundo. Tem literalmente para todos os gostos e você vai amar ter novas experiências.
Para economizar na compra das passagens aéreas use o Passagens Promo, nossos preços são os melhores e é possível encontrar voos para todos os destinos com o melhor custo benefício.
Faça uma pesquisa e deixe o seu email para se cadastrar no alerta de preços, todas as novidades e promoções serão enviadas em primeira mão.
Essa é a sua chance de viajar, conhecer novos sabores e não pesar no bolso. De Promo você pode!
Veja também:
- Principais Estados nordestinos para viajar;
- Roteiro de viagens pelo Nordeste brasileiro;
- Férias no Nordeste: os principais destinos;
- Melhores praias nordestinas para conhecer.
Comida típica de Portugal: conheça os pratos e sobremesas mais famosos!
Conheça 13 típicas comidas africanas: características e influência!
Culinária mediterrânea: confira pratos principais, sobremesas e ingredientes típicos!
Roteiros gastronômicos: 5 destinos internacionais imperdíveis
Comidas típicas de São Paulo: confira a gastronomia da capital paulista!