Turismo na Amazônia: informação, cidades, atrações e dicas

Vai fazer turismo na Amazônia? Saiba que o destino cercado de muita natureza e animais selvagens, reserva experiências únicas e inesquecíveis aos seus visitantes. 

A Região Norte, incluindo a Amazônia, já se tornou um dos roteiros de viagem preferidos de quem gosta de estar perto de florestas, matas, rios, lagos e até de praias de água doce.

Então, que tal se encantar com esse destino incrível? Vamos lá!

Confira as melhores passagens aéreas para Manaus!

Turismo na Amazônia: cultura e belezas naturais

Conhecer a Amazônia e passear por todos os lugares turísticos te deixará ainda mais fascinado pela região.

Quer praias? Na Amazônia tem, e são de água doce! E as florestas e matas? Ah! Estas, então, são uma atração turística à parte!

O estado do Amazonas é rico em biodiversidade, com muita flora e fauna que ajudam a formar um dos ecossistemas mais eficientes do mundo!

Você poderá encontrar tribos indígenas e ver de perto um dos fenômenos mais incríveis da natureza que é o encontro dos Rios Negro e Solimões, que não se misturam!

Com tantas atrações aguardando pela sua visita é preciso identificar qual a melhor época para viajar para o Amazonas.

Quando ir à Amazônia?

Quando ir fazer Turismo na Amazônia?
Fonte: Pexels

Se tem um lugar onde você precisa alinhar o interesse da sua viagem com as estações do ano é a Amazônia! A região Norte tem muita umidade no ar e o calor predomina o ano todo.

Com muitas florestas, rios e lagos que ficam bem volumosos no período das chuvas, já imaginou chegar à Amazônia e encontrar tudo mais seco, com níveis de água bem baixos? Seria frustrante, não é mesmo?

Se sua viagem para a Amazônia for para praticar esportes náuticos, o período ideal é entre os meses de janeiro e junho. Caso contrário, vá para lá numa época mais seca, que acontece de julho a novembro.

Como é o turismo na Amazônia?

Com fauna e flora riquíssimas, a Amazônia oferece muitos motivos para ser visitada. O encontro das águas dos Rios Negro e Solimões chama a atenção e desperta a curiosidade de quem vê o fenômeno de perto.

E não é apenas a natureza pujante que toma conta do local. Toda a infraestrutura oferecida melhorou muito nos últimos anos e isso faz com que os viajantes a escolham como roteiro de viagem.

Há quem busque por aventura e ecoturismo. Outros preferem apenas relaxar e curtir dias de sossego e há, ainda, quem prefira desenvolver atividades acadêmicas e de estudo com tanta fauna e flora à disposição.

Tem praia na Amazônia?

Turismo na Amazônia tem praia?
Fonte: Pixabay

Quem acha que a Amazônia é formada apenas por florestas, animais selvagens e muitos rios e lagos, é bom saber que ao norte da Amazônia tem muitas praias.

A única diferença é que a praia da Amazônia é de água doce, e não salgada como no restante do país. Aas a beleza e o frescor são iguais e atraem milhares de turistas.

Em Manaus, as Praias da Ponte Negra e da Lua são as principais e servem como cartão-postal. As duas ficam próximas uma a outra e apreciar o pôr do sol em qualquer uma delas é emoção garantida!

Outra praia recomendada é a Praia do Açutuba, na cidade de Iranduba. A praia é linda e para chegar até ela é necessário atravessar a Ponte Rio Negro. A Açutuba tem ótima infraestrutura para receber os turistas.

Um aviso importante é sobre a cheia dos rios. Quando ela acontece, entre os meses de abril e setembro, as praias somem.

A única que permanece visível e pode ser aproveitada no seu passeio na Amazônia é a Praia da Ponta Negra.

Precisa de alguma vacina para ir à Amazônia?

Sim. Afinal, no destino você terá contato direto com a natureza selvagem. Muitas matas fechadas, florestas e rios. Portanto, é necessário se imunizar, por exemplo, contra a febre amarela.

Mas tão importante quanto esta são as vacinas contra o tétano e hepatites A e B. Se você já está imunizado contra essas doenças, verifique nos postos de saúde se há necessidade de doses de reforço.

Passagens aéreas para a Amazônia

Fazer turismo na Amazônia é a certeza de aproveitar dias incríveis num lugar repleto de natureza e ecoturismo. E para curtir ainda mais sua viagem economize na compra das passagens aéreas!

Para conseguir comprar passagens baratas para Manaus a fim de chegar à Amazônia, faça as suas pesquisas no nosso site Passagens Promo, que oferece os menores preços, além de promoções e descontos.

Passagens promocionais para Manaus!
Passagens aéreas saindo de

Turismo na Amazônia: passeios na Amazônia

Preparar um roteiro bacana é uma das tarefas que mais exigem atenção do turista. Por isso, vamos ajudar você a escolher os principais passeios. Confira as nossas dicas!

Encontro das Águas

Turismo na Amazônia: Encontro das Águas
Fonte: Pxfuel

Você já ouviu falar do Rio Negro e do Rio Solimões? Sabia que os dois se encontram, mas não se misturam? Parece impossível, mas esse fenômeno da natureza pode ser visto no Encontro das Águas.

Uma das explicações dadas pelos guias turísticos do local é que a composição desses dois rios é diferente. Ambos fluem em velocidades e temperaturas também diferentes. Por isso, eles correm lado a lado!

Arquipélago de Anavilhanas

Uma imensidão de florestas virgens a cerca de 100 km de Manaus. O Arquipélago de Anavilhanas é considerado o maior de ilhas fluviais do mundo

São aproximadamente 400 ilhas, que juntas cobrem 2,27 milhões de hectares! Conhecer toda essa riqueza na sua viagem ao Amazonas é uma experiência única para os turistas que visitam a região. 

Museu do Seringal

O lugar parece uma fazenda, o Museu do Seringal conta sobre o ciclo da borracha e os visitantes podem ver o látex saindo de uma seringueira. Só é possível chegar ao museu navegando pelo barco.

De Manaus até o Museu do Seringal demora aproximadamente 25 minutos. 

O local é totalmente rústico e dividido em salas que guardam muitas histórias dos barões e dos trabalhadores que cortavam as seringueiras. Um dos passeios superinteressantes!

Encontro com tribos indígenas

Encontro com tribos indígenas
Fonte: Pxhere

Às margens do Rio Negro está instalada a tribo Dessana, que é acessível apenas por barco. As ocas estão dispostas de modo que podem ser vistas facilmente e o filho do Pajé é quem recebe os turistas.

outras tribos por Manaus, mas a Dessana sempre é a mais visitada por conta da facilidade e da agilidade do passeio, além de ser bem característica do Amazonas. 

Um momento de muita troca de experiências e de aprender uma vasta riqueza de cultura.

Cachoeiras em Presidente Figueiredo

Ir para Manaus, na Amazônia, significa visitar Presidente Figueiredo e deslumbrar-se com suas belas cachoeiras.

Quatro delas são as principais: Cachoeiras do Santuário, de Iracema, do Mutum e da Pedra Furada.

A Cachoeira Pedra Furada é a mais famosa de todas, com imensa queda d’água, enquanto a cachoeira do Mutum é a preferida dos aventureiros que gostam de percorrer trilhas para chegar à base dessa queda d’água.

Turismo na Amazônia: principais cidades

Principais cidades do Turismo na Amazônia
Fonte: Pexels

E que tal aproveitar sua viagem de turismo na Amazônia para conhecer outras cidades da região Norte, que são excelentes destinos para suas próximas férias? Veja quais delas listamos para você.

Manaus, Amazonas

Essa capital imensa é conhecida, nacional e internacionalmente pela riquíssima Floresta Amazônica com toda sua fauna e flora! Mas Manaus não é só floresta. A capital do Amazonas tem muito a oferecer aos turistas!

O Centro Histórico de Manaus, as Praias da Lua e de Ponte Negra, seus parques ecológicos e museus são algumas das opções para quem quer saber o que fazer em Manaus.

Parintins, Amazonas

Uma cidade que fica a 369 km de Manaus e é palco do maior festival folclórico do mundo! Durante o mês de junho, os bois bumbás Caprichoso e Garantido fazem a festa azul e vermelha por toda a Parintins.

Além da festa, Parintins também está entre as cidades que vivem do turismo e possui uma das catedrais mais lindas do Brasil. 

A Praia de Itaracuera é outro atrativo da cidade, principalmente aos fins de semana, com sua areia branca e águas calmas.

Macapá, Amapá

Turismo nas cidades da Amazônia

Prepare-se para ter contato com o Rio Amazonas e toda sua imensidão! E você sabia que para chegar a Macapá só há duas opções: pelo mar ou pelo ar? Não há rodovias que levam a essa capital.

E você pode estar achando que Macapá é um local parado e vazio. Mas, engana-se. Há muito o que fazer em Macapá, como conhecer o monumento do marco zero do Equador e a Fortaleza de São José do Macapá.

Belém, Pará

Na dúvida sobre o que fazer no Amazonas, opte por conhecer Belém do Pará. Ela é a porta de entrada da Amazônia e é famosa por realizar a maior procissão católica do Brasil, conhecida como Círio de Nazaré!

O Mercado Ver-o-peso, a Estação das Docas, o Mangal das Garças e o Centro Histórico de Belém são algumas das atrações turísticas que entretêm os visitantes e tornam a viagem agradável e interessante.

Rio Branco, Acre

Rio Branco
Fonte: Pixabay

Com muita umidade no ar e um clima bem quente, essa capital é perfeita para quem gosta de calor! Em Rio Branco, a média anual da temperatura é de 30º C. Dificilmente faz frio por lá.

E se você quer saber o que fazer em Rio Branco, comece conhecendo o Palácio Rio Branco e o Novo Mercado Velho. Ambos são pontos turísticos tradicionais da capital do Acre e estão sempre movimentados.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Porto Velho, Rondônia

    Uma das principais cidades do Amazonas, se você tem curiosidade de conhecer Porto Velho, a hora é agora. A capital de Rondônia tem uma culinária rica e pratos típicos que conquistam os paladares mais exigentes.

    Talvez, você se questione sobre o que fazer em Porto Velho, mas pode ir se animando, porque a cidade oferece, sim, muitas atrações bacanas. Que tal, por exemplo, conhecer a histórica Estrada de Ferro Madeira Mamoré?

    Palmas, Tocantins

    Turismo na Amazônia: Palmas
    Fonte: Piqsels

    Uma sugestão é esticar sua viagem pelo Amazonas e conhecer Palmas, a capital mais nova do Brasil!

    E, justamente, por ser tão recente, ela atraiu milhares de trabalhadores e profissionais liberais que chegaram ao Tocantins para ajudar no desenvolvimento da capital.

    E se você ainda não sabe o que fazer em Palmas, nossa dica é começar pelo Monumento Súplica dos Pioneiros, onde foram homenageados os primeiros moradores da capital.

    Boa Vista, Roraima

    Ao fazer turismo na Amazônia saiba que é na região central de Boa Vista que se concentra a maioria dos pontos turísticos desta capital. 

    Por conta disso, com um pouco de disposição, os trajetos podem ser feitos a pé. Basta enfrentar o calorão!

    A Igreja Nossa Senhora do Carmo, o Centro de Artesanato, a Casa da Cultura e o Monumento dos Garimpeiros são locais próximos uns aos outros  e pontos de parada obrigatória dos turistas.

    Dicas para viajar para a Amazônia

    Dicas de turismo na Amazônia
    Fonte: Pxfuel

    Prepare-se para muitas travessias de barco, já que várias cidades somente são acessadas desta forma. 

    Mesmo que você esteja acostumado com o calor do lugar onde mora, saiba que no Amazonas o calor é maior ainda!

    Portanto, manter-se hidratado bebendo muita água é regra primordial, durante sua viagem. Não se esqueça de passar e repassar tanto o repelente quanto o filtro solar para sua proteção total!

    Tente levar roupas com cores leves para ajudar a aliviar o calor!

    O que levar na mala de viagem para Amazonas?

    Preparar essa mala vai exigir bastante atenção para não esquecer itens importantes como filtro solar e repelente. 

    Tanto nas matas quanto nas beiras dos rios e lagos, os pernilongos e demais insetos se fazem presentes, afinal, estamos falando da nossa mais completa floresta! 

    As roupas devem ser leves, fresquinhas e fáceis de secar, já que o calor é intenso! Mas não deixe de colocar na mala um agasalho, porque, durante a noite, os ventos podem baixar um pouco a temperatura.

    Pares de tênis para caminhadas e chinelos para descansar os pés, enquanto estiver no hotel, também são boas escolhas. 

    Lembre-se também de colocar na mala echarpes e lenços longos. Você poderá usá-los para se proteger do sol forte do Amazonas.

    Óculos de sol, chapéus e bonés, câmeras fotográficas, lanternas, capa de chuva, binóculos, pochete e medicações pessoais são itens que devem estar na sua mala de viagem ao Amazonas.

    Cotação passagens aéreas para a Amazônia

    Depois de saber como fazer turismo na Amazônia, que tal, agora, conhecer todo esse espetáculo da natureza bem de perto? A região Norte pode ser seu próximo destino de viagem.

    Faça a cotação das passagens aéreas para a Amazônia, aqui, no nosso site, Passagens Promo. Somos o melhor comparador de preços de passagens do Brasil!

    Passagens aéreas promocionais para Manaus!
    Passagens aéreas saindo de
    Latam Brasil FLN Florianópolis MAO Manaus 19 Mar 19 Mar R$ 255 Gol BEL Belém MAO Manaus 09 Mar 17 Mar R$ 260 Gol BEL Belém MAO Manaus 09 Mai 17 Mai R$ 260 Azul PVH Porto Velho MAO Manaus 10 Mar 17 Mar R$ 282 Gol BEL Belém MAO Manaus 21 Abr 25 Abr R$ 292 Gol BVB Boa Vista MAO Manaus 13 Mar 20 Mar R$ 350 Ver mais ofertas

    Pesquise com bastante antecedência e aumente as chances de encontrar os menores preços das passagens. 

    Aproveite e siga a nossas páginas nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter!) e fique por dentro dos mais variados destinos de viagem.Já imaginou você curtindo dias de turismo na Amazônia? De Promo, você pode!