Turismo na Bahia: 14 destinos incríveis para conhecer

Quer fazer turismo na Bahia e ainda está confuso diante de tantas opções de lugares incríveis, praias maravilhosas e atrações super divertidas?

Calma! O Passagens Promo está aqui para te ajudar.

Listamos aqui 14 lugares incríveis para conhecer na Bahia! Você só terá que escolher qual irá visitar primeiro.

Se sua viagem tiver um tempo maior, quem sabe você conheça a maioria destes destinos?

Mas o importante, de verdade, é que a Bahia é a terra da alegria, do sol, dos mares mais lindos do Nordeste e está lá, com toda essa beleza e calor esperando por você! Já está pensando em preparar as malas?

Saiba antes, lendo esse artigo completo, quais são os 14 lugares incríveis para conhecer na sua viagem de turismo na Bahia. Preparado para muita diversão?

Turismo na Bahia: cultura, história e belezas naturais

Viajar para a Bahia é sempre uma delícia! Não há como negar que a diversão está garantida e as belezas naturais vão surpreender a cada instante do passeio pelas terras baianas.

Os destinos são incríveis e sempre com muita praia, sol, calor e paisagens belíssimas

Para completar a viagem, um pouco de cultura e história sempre surgem, seja nas orientações dos guias turísticos ou nas histórias dos pescadores e moradores das vilas.

Ao decidir ter a Bahia como seu próximo destino de viagem, saiba que qualquer época do ano fará dos seus passeios um sucesso. 

Se você preferir planejar melhor seu roteiro de turismo na Bahia, seguem algumas das nossas super dicas.

Qual a melhor época para visitar a Bahia?

A Bahia é linda e convidativa até no frio! Na terra do acarajé, o clima de inverno não é tão rigoroso e as águas do mar continuam quentinhas.

Dá até para arriscar aquele banho de mar. O turismo na Bahia está garantido em qualquer época do ano!

O vento é o que mais incomoda durante o inverno. Mas a Bahia é a terra do sol, do verão e do calor.

Portanto, pode preparar a mala para seguir rumo aos lugares turísticos na Bahia nos períodos de primavera e verão, os mais quentes. Podem ser também os mais chuvosos, mas nada que atrapalhe a diversão.

Se a sua viagem tiver que ser feita no outono ou no inverno, vá tranquilo, porque a curtição estará garantida. Até porque, os dias frios na Bahia são poucos ao longo de todo ano. 

Essa época é boa para quem não quer chuva, durante a viagem, pois o período é mais seco.

Passagens aéreas para a Bahia

Que tal economizar um dinheirinho antes mesmo de começar sua viagem? A ideia é boa, né? Então, seja rápido e comece a pesquisar com antecedência as passagens aéreas para a Bahia.

As passagens compõem parte parte significativa no planejamento financeiro da viagem, não é mesmo? Principalmente se você deixar para comprá-las em cima da hora! 

Evite esse gasto extra e pesquise antes para aumentar as chances de aproveitar as promoções. O Passagens Promo é o melhor site comparador do país e oferece os menores preços de passagens aéreas. 

Utilize nossa plataforma de busca para começar sua pesquisa e garanta aquela economia bem-vinda numa viagem.

Turismo na Bahia: melhores lugares para conhecer

Planejar seu roteiro de passeios pela Bahia não será tarefa fácil. Afinal, como decidir aonde ir e quais praias conhecer com tantos lugares na Bahia para passear? Na terra de alegria e calor, diversão não falta!

Então, para ajudar você a decidir seu roteiro de viagem, separamos alguns destinos de turismo na Bahia que vão enriquecer sua estadia nas terras baianas!

São muitas praias na Bahia, cultura, pontos turísticos incríveis e paisagens de tirar o fôlego! Os melhores lugares para viajar na Bahia você fica sabendo a partir de agora.

Mapa turístico da Bahia

Para começar, montamos este mapa turístico com os melhores lugares para conhecer. Anote tudo aí e já decida por onde começar sua viagem de turismo na Bahia.

1. Chapada Diamantina

Chapada da Diamantina
Fonte: Pixabay

Quer conhecer as paisagens mais impressionantes do Brasil? Então, o endereço é este: Chapada Diamantina. Cânions imensos de onde saem quedas d’águas gigantes, grutas de águas azuladas e muitas trilhas. A beleza da Chapada Diamantina é um show da natureza em terras baianas.

Se você pensa que a Bahia tem apenas praias maravilhosas, espera só até você conhecer de perto a Chapada Diamantina! 

Paisagens que hipnotizam e valem cada passo até essa arquitetura feita pela natureza!

2. Salvador

Capital da Bahia, Salvador é sinônimo de alegria, descontração e praia, muita praia! Um povo animado que contagia com seu axé e todo colorido que Salvador tem. Fazer turismo na Bahia começa por Salvador.

Visitar o Farol da Barra, conhecer a Praia da Barra e toda sua agitação de turistas, visitar a Igreja do Bonfim e, claro, encerrar os dias apreciando o esplendor do pôr do sol na Beira Mar. 

Salvador é isto e muito mais para enriquecer sua viagem pelas terras baianas.

-> Confira passagens aéreas para Salvador na promoção

3. Ilhéus

Ilhéus
Fonte: Pixabay

Ela é a princesinha da Bahia! Com 85 km de muita praia, Ilhéus também tem muitas festas populares e preserva sua história e cultura pelas ruas da cidade. 

Sabe os vários personagens de Jorge Amado? Foram inspirados em Ilhéus. Nesta cidade, além das praias sensacionais, há uma das maiores florestas urbanas do país e ainda igrejas belíssimas para você conhecer.

Ilhéus também é reduto dos surfistas brasileiras, já que por lá tem ondas sensacionais para a prática desse esporte. Um dos melhores pontos turísticos da Bahia é esta cidade lindíssima!

-> Confira passagens aéreas para Ilhéus na promoção

4. Arraial D’Ajuda

Pertinho de Porto Seguro. Aliás, Arraial D’Ajuda é um distrito de Porto Seguro e é bem mais tranquila, embora suas noites sejam bem animadas. 

As praias agradam a todos os perfis, tanto os que gostam de curtição e agito quanto os que preferem tranquilidade e sossego.

A Praia do Mucugê é a mais animada e badalada de Arraial D’Ajuda. Tem fácil acesso e fica bem perto do centrinho.

Já a Praia do Taípe é a mais afastada de todas, com difícil acesso, mas recompensadora pela linda paisagem e todo o sossego que oferece.

5. Porto Seguro

Turismo na Bahia Porto Seguro
Fonte: Pexels

Na sua viagem de turismo na Bahia precisa constar Porto Seguro no roteiro. 

Repleto de falésias coloridas, recifes de corais super bonitos e praias sensacionais, Porto Seguro guarda belezas naturais e muita diversão para quem gosta de noites animadas.

Vá até a Passarela do Álcool e divirta-se! Durante o dia, conheça as praias de Cabrália e da Coroa Vermelha. Você irá amar cada uma delas. 

Ah! Em Porto Seguro também é possível observar as baleias Jubarte, principalmente entre os meses de julho e outubro.

-> Confira passagens aéreas para Porto Seguro na promoção

6. Caraíva 

As ruas são totalmente de areia e faz pouco tempo que a Vila de Caraíva recebeu energia elétrica, mesmo assim a luz só é acesa dentro das residências e dos comércios. 

As ruas seguem escuras mantendo a tradição rústica do lugar. Um dos pontos turísticos da Bahia mais interessantes, Caraíva fica de frente para o mar e é sinônimo de tranquilidade e calmaria. 

O lugar passa a sensação de ter parado no tempo. Não entra carro em Caraíva.  Aproveite cada instante para relaxar e curtir ao máximo.

7. Morro de São Paulo

Turismo na Bahia Morro de São Paulo
Fonte: Unsplash

Visitar este paraíso, que fica ao sul do estado baiano, será o auge da sua viagem de turismo na Bahia. 

Morro de São Paulo fica na ilha de Tinharé e tem piscinas naturais deliciosas e lindas! Além disso, suas praias são ótimas para mergulhos.

Aventure-se na maior tirolesa localizada no Brasil que passa dentro d’água! Morro de São Paulo é um lugar mágico. 

Apreciar o pôr do sol do alto do Forte é um dos motivos que o tornam um dos lugares mais sensacionais para se conhecer na Bahia!

O que fazer no interior da Bahia?

Você acha que no interior da Bahia há muito pouco o que fazer, durante uma viagem nesse estado incrível? Engana-se quem pensa assim.

O interior é maravilhoso e reserva lugares de turismo na Bahia sensacionais que você não irá acreditar quando conhecer! Quer saber quais são? Então, anote aí!

8. Ilha Boipeba

Boipeba
Fonte: Pxhere

A Ilha Boipeba fica perto de Morro de São Paulo e é espetacular com suas praias e todo aquele mar maravilhoso à sua disposição! 

Esta Ilha e Morro de São Paulo se diferenciam quanto ao tipo de movimento que as duas têm. 

Enquanto Morro de São Paulo é movimentado e animado pela presença dos turistas, a Ilha de Boipeba é calma e oferece tranquilidade.

Com suas praias desertas, piscinas naturais e coqueiros que contribuem para a beleza desse cenário perfeito para relaxar, Boipeba é puro descanso! 

9. Paulo Afonso

Entre os belos pontos turísticos da Bahia, a cidade Paulo Afonso, no norte do estado baiano, é cortada pelo Rio São Francisco e dona de rara beleza, como o grande cânion do Rio São Francisco.

Paulo Afonso fica no semiárido do Nordeste, numa região do sertão. 

A cidade também garante sua própria prainha, graças ao lago formado por uma represa, que abastece a Usina de Paulo Afonso. Um passeio que irá conquistar sua preferência!

10. Cumuruxatiba

Cumuruxatiba
Fonte: Freeimages

Praias de natureza exótica formam o cenário deslumbrante na Vila de Cumuruxatiba, no extremo sul da Bahia, na Costa da Baleias. 

Um local simples, com praias virgens, livres de qualquer vestígio de poluição e repleto de muita beleza!

Cumuruxatiba tem praias rasas e de águas mornas, cercada por falésias e pela mata atlântica. 

O contraste das cores e toda a tranquilidade desse lugar fazem de Cumuru, como também é conhecida, um lugar perfeito para relaxar e curtir momentos de sossego com a família.

11. Ponta de Corumbau

Na sua viagem de turismo na Bahia não deixe de conhecer Ponta de Corumbau, que é um dos tesouros guardados entre as praias baianas. 

Ela faz parte do litoral sul do estado e você irá se apaixonar por tanta beleza num só lugar. 

A Ponta de Corumbau é de difícil acesso e ajuda a mantê-la quase deserta, com poucos turistas, sem grandes hotéis. 

Com poucas barracas, contemple o sossego e o vai e vem do mar com toda a calmaria de Ponta de Corumbau.

Lugares para viajar na Bahia com pouco dinheiro

E continuando nossas dicas de viagem na Bahia vamos listar alguns lugares fantásticos para você conhecer sem gastar muito.

Se você quer economizar, coloque um destes destinos no seu roteiro de viagem e aproveite cada momento!

12. Barra Grande

turismo na bahia barra grande
Fonte: Freeimages

Barra Grande fica na Península de Maraú e oferece um litoral esplêndido! Lá também concentra o maior número de pousadas, restaurantes, bares e lojinhas. 

Praticamente todos os passeios de barco, lanchas e escunas chegam por Barra Grande.

O mar é tranquilo e tem pouquíssimas ondas. Paisagens com muitos coqueiros e uma excelente infraestrutura fazem de Barra Grande um dos destinos preferidos de quem faz turismo na Bahia.

13. Ilha de Itaparica

E se você não quer gastar tanto dinheiro, durante sua viagem, dê uma passadinha na Ilha de Itaparica e conheça o ‘caribe baiano’, com mar de águas transparentes e de cor maravilhosa!

Ilha de Itaparica é a maior de todas na Baía de Todos os santos e fica a 13 km de Salvador, se você for pelas vias marítimas. A beleza dessa ilha é mágica e esplendorosa. Você irá se apaixonar por ela!

14. Itacaré

Itacaré
Fonte: Pxhere

Um dos pontos turísticos preferidos dos turistas, inclusive estrangeiros, é Itacaré. O lugar mistura a beleza de suas praias com muita cultura popular. 

As praias da Concha e da Coroa, por exemplo, são as preferidas de quem conhece Itacaré. O pôr do sol no mirante do Xaréu é algo para apreciar num momento de gratidão e reflexão, pois é inesquecível.  

Um espetáculo da natureza que não passa despercebido em Itacaré. Aproveite cada instante!

Dicas de outras cidades turísticas na Bahia

Fazer turismo na Bahia é explorar cada cantinho desse estado riquíssimo em lugares surpreendentes, repletos de cultura, história e lugares fantásticos para conhecer e desfrutar de momentos contagiantes.

Em Imbassaí, por exemplo, você verá o encontro do rio com o mar. A cidade é, na verdade, um vilarejo pequeno, com cerca de 5 mil habitantes e muito calmo. Sem agitação, Imbassaí é paradisíaca!

Outra cidade perfeita para fazer parte do seu roteiro é Canudos. Ela fica bem distante de Salvador, cerca de 370 km. Mas nela está um dos parques mais belos e visitados de toda a Bahia.

O Parque Estadual de Canudos é repleto de histórias. Aliás, ele é pura história da Guerra de Canudos e você verá de perto todo esse cenário aliado à beleza peculiar do lugar.

E o que dizer da Baía de Todos os Santos? Se a viagem de turismo na Bahia incluir esse lugar fantástico, você irá amar conhecê-lo. Ela é a maior baía da Costa Litorânea do Brasil e, claro, maravilhosa.

Na Baía de Todos os Santos estão localizadas 56 ilhas, sendo que a famosa Ilha de Itaparica fica exatamente aqui, além de outras, como a Ilha do Frade, que também é espetacular! 

Um lugar incrível e que se situa a apenas 80km da capital da Bahia é a Praia do Forte. Nosso parceiro Vida Sem Paredes fala tudo sobre este destino paradisíaco do interior da Bahia. Acesse e leia!

Afinal, qual o melhor lugar para viajar na Bahia?

Turismo na Bahia Melhores lugares para viajar
Fonte: Pxhere

A Bahia é maravilhosa e você já pode imaginar, não é mesmo?

Depois de ver aqui tantos lugares turísticos na Bahia para conhecer e viver momentos sensacionais, é um desafio eleger apenas um como sendo o melhor lugar para viajar na Bahia. 

As praias de Imbassaí são lindas e atraem muitos visitantes por conta de todo o cenário maravilhoso que tem. O pôr do sol em Imbassaí é para ser contemplado sem pressa. Sensacional!

A Chapada Diamantina é aventura certa para quem faz turismo na Bahia e gosta de ecoturismo. 

Ao mesmo tempo, o lugar oferece paisagens de tirar o fôlego, que precisam ser registradas para sempre na sua memória! 

E o que dizer de Morro de São Paulo e da Ilha de Itaparica? Cada um deles localizado em regiões diferentes da Bahia, ambos com uma característica semelhante: a beleza natural que encanta quem os conhece!

A Bahia é rica e diversificada, o que permite que você possa conhecer vários lugares turísticos da Bahia de acordo com sua preferência. 

Seu único arrependimento será ter de escolher entre um lugar e outro para visitar.

Passagens aéreas em promoção para Bahia

Conhecer as praias baianas e fazer turismo na Bahia é bom demais! 

E se as passagens aéreas para esse destino incrível estiverem em promoção, uau!! A viagem será ainda melhor! A dica de ouro é: faça sua busca por passagens no nosso site, Passagens Promo.

Nele você encontra sempre os menores preços e excelentes promoções de passagens aéreas para vários destinos do Brasil e do mundo! E, claro, a Bahia também está lá.

Faça seu cadastro e ative o alerta de preços para receber notificações sempre que seu trecho de viagem sofrer alterações de valor.

E prepare-se para fazer turismo na Bahia da melhor forma: economizando. De Promo você pode! 

Não deixe de conferir esses outros destinos incríveis!

Recomendado para você
Morro de São Paulo: um lugar incrível na Bahia

Morro de São Paulo: um lugar incrível na Bahia

O que fazer em Salvador: principais atrações e melhores praias

O que fazer em Salvador: principais atrações e melhores praias

O que fazer em Trancoso: dicas para aproveitar a vila e seus arredores

O que fazer em Trancoso: dicas para aproveitar a vila e seus arredores

Praias de Porto Seguro: 9 praias incríveis para aproveitar na cidade

Praias de Porto Seguro: 9 praias incríveis para aproveitar na cidade

Lugares turísticos na Bahia: principais atrações, dicas e praias

Lugares turísticos na Bahia: principais atrações, dicas e praias

Viagem para Bahia: melhores destinos, praias, gastronomia e compras

Viagem para Bahia: melhores destinos, praias, gastronomia e compras