Turismo na Polônia: quando ir, quais cidades visitar e dicas imperdíveis!

Já pensou em fazer turismo na Polônia? Mesmo não sendo um dos destinos mais cobiçados entre os turistas brasileiros, o país reserva roteiros cheios de cultura, história e tradições. 

Por todos os cantos, é possível visitar cidades que, durante a Segunda Guerra Mundial, foram bombardeadas e que ainda guardam memórias do regime nazista em suas construções. 

Mas não pense que o destino guarda só lembranças tristes, é possível encontrar cidades modernas, vibrantes e animadas

Vem conhecer esse país cheio de curiosidades, histórias e surpresas!

Compre e compare passagens aéreas para a Europa com os melhores preços neste link!

Turismo na Polônia: tudo para montar o melhor roteiro no país!

A Polônia é um destino eclético, com cidades que carregam lembranças do regime nazista em suas construções e museus, mas também se revela um destino alegre, com uma vida noturna agitada e paisagens de tirar o fôlego.

Prepare-se para conhecer locais considerados Patrimônio da Humanidade pela Unesco, cidades e lugares que ficam cobertos de neve no inverno, garantindo a alegria dos seus turistas.

O mais legal é que dá para conhecer o país gastando pouco, já que a Polônia é considerada um destino muito barato

Por que visitar a Polônia?

Em uma viagem pelo leste europeu, muitas vezes, a Polônia acaba sendo um destino esquecido em meio a tantos lugares belíssimos no velho continente.

Mas saiba que você deveria considerar o país no seu roteiro, pois existem cidades imperdíveis na Polônia, repleta de atrações, histórias e, claro, belas paisagens com muita natureza, bosques, montanhas, e parques belíssimos. 

Sem contar que o lugar é conhecido por ser um destino bem barato quando comparado com outros da Europa badalados, como Paris e Londres, por exemplo. 

Além de Cracóvia, Varsóvia e o famoso campo de concentração de Auschwitz, é possível visitar cidades charmosas com construções em estilo polonês, que são lugares encantadores. 

Como chegar

Por que visitar a Polônia?
Fonte: Unsplash

Antes de te contarmos o que fazer na Polônia na sua viagem de férias, é importante que você entenda como chegar ao destino da forma mais fácil possível.

Se você estiver em outros destinos do leste europeu, é possível pegar um avião para cidades, como Varsóvia e Cracóvia.

Mas se preferir viajar por meios terrestres, saiba que uma viagem de trem ou ônibus também são ótimas opções, já que oferecem conforto e preços bem vantajosos. 

É bom comprar suas passagens com antecedência para garantir viagens mais baratas.

Se estiver no Brasil e quiser fazer a primeira parada no país, saiba que normalmente os voos fazem uma escalada em destinos europeus e, depois, desembarcam na capital Varsóvia ou em Cracóvia.

Mapa da Polônia

Para fazer turismo na Polônia, nada melhor do que conferir o mapa. Isso vai te ajudar a elaborar o seu roteiro e definir as rotas mais adequadas para fazer um tour pelas cidades do leste europeu.

Dá uma olhadinha nesse guia turístico para entender onde a Polônia fica no mapa.

Turismo na Polônia: documentos necessários para entrar no país!

Para entrar no país, os turistas brasileiros não precisam de visto, desde que a permanência na Polônia não ultrapasse os 90 dias, mas será preciso apresentar passaporte com validade mínima de 6 meses.

Mesmo não sendo obrigatório, tenha em mãos as passagens de ida e volta, a reserva de hotéis e comprovantes de que você tem condições financeiras para ficar no país.

O seguro viagem também é um item que não pode ser esquecido, afinal, ele faz parte das exigências de entrada no país, além de garantir sua proteção durante um passeio pela Europa. 

Para encontrar os melhores planos, faça suas pesquisas no nosso site, Melhor Seguros, que oferece os preços mais vantajosos do mercado.

Passagens aéreas internacionais com o melhor preço

Fazer turismo na Polônia pode sair mais barato do que você imagina. 

Na hora de comprar suas passagens áreas, concentre as suas buscas aqui no Passagens Promo, conhecido por apresentar as melhores promoções do mercado. 

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Além dos preços mais baixos, as buscas no nosso site são muito simples e intuitivas justamente para que os viajantes garantam as melhores ofertas. 

Para fazer as suas pesquisas, basta digitar as cidades de origem e destino e incluir as datas de ida e volta

Ao inserir essas informações, a plataforma apresenta, em poucos segundos, uma lista com as melhores ofertas das principais companhias aéreas do mundo. 

Não deixe de cadastrar o seu e-mail e ativar o alerta de preços no nosso site para receber notificações sempre que o trecho escolhido entrar em promoção. 

Turismo na Polônia: cidades para incluir no roteiro

Quer descobrir o que fazer na Polônia? Confira algumas dicas de onde visitar e principais pontos turísticos.

Varsóvia

Turismo na Polônia: Varsóvia
Fonte: Pxhere / CC0

A capital Varsóvia está entre as cidades mais visitadas do país por uma série de motivos. 

Além de sua belíssima arquitetura, que mistura modernidade e um toque antiguidade, ela revela-se um destino cheio de história sobre os acontecimentos vividos durante a Segunda Guerra Mundial.

Destruída por bombardeios, parte da cidade, como o centro histórico, teve que ser reconstruída, preservando suas características originais. 

O turismo em Varsóvia, Polônia, garante um roteiro eclético passando por regiões modernas, repletas de prédios e construções antigas, como palácios neoclássicos e igrejas góticas.

Ao escolher as atrações que deseja visitar, inclua o Castelo Real, a Praça do Mercado, o Monumento da Sereia de Varsóvia, o Museu do Levante de Varsóvia e o Parque Lazienki, além do seu centro histórico.

Cracóvia

Belíssima e imponente, não é à toa que Cracóvia é a cidade turística mais importante para o país. 

Considerada Patrimônio Mundial pela Unesco, ela já foi a capital, motivo pelo qual reúne um legado histórico por toda a cidade.

Diferente de Varsóvia, ela não sofreu bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial, o que acabou preservando suas construções antigas, fazendo do turismo Cracóvia, Polônia, ainda mais rico.

Conhecida como a capital cultural do país, há muito o que conhecer pela cidade. Por isso, a regra é reservar alguns dias para turistar pelas suas principais atrações.

Não vá embora de Cracóvia sem antes conhecer a Catedral Wawel e o castelo, que estão localizados às margens do Rio Vístula. 

Coloque roupas bem confortáveis e ande pelo centro histórico, repleto de prédios antigos e igrejas, que te levarão para uma “viagem ao tempo”.

Na sua viagem de turismo na Polônia, visite a Basílica de Santa Maria e passeie pelo Krakow Barbica, um antigo castelo da idade média com arquitetura gótica.

Para quem gosta de arte e cultura, visite o The Cloth Hall, uma galeria de arte e mercado que conta um pouco da história da arte no país.

Inclua ainda um passeio pelas Muralhas de Cracóvia, uma antiga caverna, que era usada na mineração, mas que hoje tornou-se um museu.

Birkenau (Campo de Concentração de Auschwitz)

Birkenau
Fonte: Pixabay

Birkenau, o campo de Concentração de Auschwitz, guarda uma triste realidade do período nazista, mas certamente é um lugar importante para entender um pouco de um dos fatos históricos mais lamentáveis para a humanidade.

O local foi o maior campo de concentração do período nazista, o símbolo maior do holocausto, que vitimou milhões de pessoas.

Por todo o seu peso histórico, Birkenau é uma das nossas dicas de turismo na Polônia, mas vá preparado, pois a visita é impactante, despertando uma série de emoções em seus visitantes. 

Durante o passeio, é possível observar os edifícios onde os prisioneiros passavam seus últimos dias, longos corredores com arame farpado, salas de tortura e muito mais.

O local foi transformado em museu e os visitantes podem ver até pertences dos antigos prisioneiros, como sapatos, malas e óculos. 

Zakopane

Na hora de escolher o que fazer na Polônia, a cidade de Zakopane é um destino bem interessante. 

Localizada aos pés das Montanhas Tatra, a paisagem por lá é impressionante e o turismo faz sucesso em qualquer época do ano.

No inverno, os grandes protagonistas são os esportes; já no verão, caminhada e escaladas pelas montanhas são as grandes sensações entre os turistas.

Se pretende conhecer a região e se divertir na neve, seu lugar é nas estações de esqui Kasprowy Wierch e Gubałówka, que somente são acessíveis de teleférico e funicular.

Uma das outras grandes atrações é o vilarejo repleto de chalés de madeira da viragem do século XX, símbolos da arquitetura e um verdadeiro conto de fadas.

Não deixe de fazer uma caminhada até o Lago Morskie Oko, no Tatra National Park e visitar suas termas e spas.

Poznan

Turismo na Polônia: Poznan
Fonte: Pixabay

No seu turismo por Polônia, passe pela bela cidade de Poznan, conhecida por suas casas coloridas e construções antigas, que dão todo o charme para esse destino.

Com uma atmosfera jovial, vibrante e multicultural, a cidade mistura a energia e modernidade dos estudantes que vivem na região e as memórias antigas refletidas em construções históricas.

O local também é famoso por seus edifícios em estilo gótico e renascentista que podem ser observadas no centro antigo Rynek, uma região destruída pelos bombardeios, mas que foi reconstruída, preservando suas características originais. 

Não deixe de conhecer a Old Market Square, a Poznan Town Hall, o Imperial Castle, o Museu Nacional de Poznan e o Castle Royal.

Torun

Entre as coisas para fazer na Polônia, sem dúvida, um passeio até Torun vai te render boas histórias e ótimas memórias. 

Fundada em 1321, a cidade é a mais antiga do país, considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Com construções antigas, ela preserva o estilo gótico da Idade Média com edifícios de tijolos vermelhos, ruas de paralelepípedo e praças cercadas por prédios antigos, que dão todo o charme à paisagem urbana.

Famosa também por ser o local de nascimento de Nicolau Copérnico, considerado um dos maiores astrônomos da história que, inclusive, é lembrado em vários locais.

Com tantas histórias, não deixe de conhecer o Castelo de Malbork, que fica às margens do Rio Vístula, além de andar pelo seu centro histórico, cheio de construções antigas.

Ilha de Hel

Ilha de Hel
Fonte: Pxhere / CC0

Entre as cidades imperdíveis na Polônia, a Ilha de Hel é um local que jamais pode ser deixado de lado no seu roteiro pelo país. 

No verão, a região se torna um dos destinos mais cobiçados pelos poloneses pelas suas paisagens naturais de tirar o fôlego e praias de rara beleza.

Em dias de sol, não deixe de visitar a região, já que é bem fácil chegar até lá. Basta pegar um ferry boat a partir da cidade de Gdansk. 

Ao chegar no local, você vai se deparar com cerca de 35 km de praias de águas cristalinas e areia branquinha, cercada de florestas de pinheiros. 

Não deixe de aproveitar os pubs, bares e restaurantes de frutos do mar localizados em toda a sua orla.

Lodz

Considerada a terceira maior cidade da Polónia, Lodz é um dos lugares mais jovens e hipsters do país, contrastando com a sua história de ocupação e destruição durante a Segunda Guerra Mundial.

Depois de ser reconstruída, a cidade tornou-se destaque na cultura nacional e também na área educacional.

Ao visitá-la, não deixe de andar por suas ruas comerciais e atrações históricas, como o Museu de Arte Moderna de Lodz e a colorida Catedral Alexander Nevsky.

Quanto custa viajar pela Polônia?

Quanto custa viajar pela Polônia?
Fonte: Pxhere / CC0

O custo final de uma viagem para a Polônia será determinado pelo seu estilo de viajante e preferências, por isso, ‘bater o martelo’ sobre as despesas não é tão simples como parece.

Muitos fatores influenciam nos preços, como período de viagem, classe de voo, restaurantes, meios de transporte, atrações, etc. 

Para que você não faça um planejamento “no escuro”, montamos aqui uma lista dos seus principais custos (todos os valores são de Maio/2021):

Considerando os preços apresentados acima, é possível fazer uma viagem econômica, incluindo refeições mais em conta e hospedagem em hotéis mais simples. Lembrando que esse valor não inclui as passagens aéreas. 

Quando ir?

Conhecida por ter um inverno rigoroso com temperaturas que ficam abaixo de zero em algumas regiões do país, a Polônia dá sim para conhecer o ano inteiro, mesmo em dias em que a neve toma conta das cidades.

Para quem quer vê-la, essa é uma boa oportunidade. Basta se programar para visitar o país entre os meses de dezembro e março

Com roupas apropriadas, é possível sim turistar pelo país, além de se divertir nas estações de esqui.

Mas se você é daqueles turistas que têm pavor de frio, visite o país durante o verão, entre os meses de junho e setembro, quando as temperaturas estão mais altas e os termômetros podem chegar aos 25 graus.

Nesta época, a cidade está em festa, já que o sol brilha praticamente todos os dias, fazendo com que os poloneses saiam às ruas, divirtam-se nos parques e parem para um happy hour em seus bares e restaurantes.

Acesse o Passagens Promo para viajar com desconto!

Agora que você já sabe o porquê o turismo na Polônia é uma boa escolha, chegou a hora de elaborar o seu roteiro de viagem e reservar as passagens aéreas o quanto antes.

Para garantir as promoções mais vantajosas do mercado, faça as suas cotações em nosso site de buscas, Passagens Promo, que reúne as melhores ofertas das principais companhias aéreas do mundo para você viajar barato.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Faça uma simulação agora mesmo e encontre aquele voo que cabe no seu bolso. 

Conhecer as belezas da Polônia com economia? De Promo você pode!