Turismo no Panamá: melhor época, principais destinos e dicas

O turismo no Panamá tem ganhado a preferência de viajantes do mundo todo nos últimos anos.

O destino é cercado por paisagens naturais impressionantes, praias caribenhas, ilhas paradisíacas, parques naturais com rica biodiversidade e construções históricas. Vem conhecer!

Turismo no Panamá: belezas naturais, história e cultura

O país, localizado na América Central, não deixa nada a desejar quando o assunto são belezas naturais, história e muita diversão.

Dona de uma natureza singular e sítios arqueológicos interessantes, uma viagem para o Panamá reserva ótimas experiências para quem gosta de aventura e esportes aquáticos.

Sem contar que a cultura panamense está presente no dia a dia do seu povo, tornando a sua trip ainda mais especial. A simpatia e hospitalidade dos panamense também merecem destaque e encantam seus visitantes.

Viaje economizando, viaje com o Passagens Promo! Compre sua passagem aérea e garanta os melhores preços do Brasil. Aproveite!

Qual a melhor época para turismo no Panamá?

Turismo no Panamá melhor época
Fonte: Pixabay

Os turistas que desembarcam em terras panamenses estão, geralmente, em busca de sol, calor e badalação.

Para curtir tudo que o destino tem para oferecer, evite viajar para o país entre os meses de abril e dezembro, quando a incidência de chuva é maior.

A temporada mais recomendada acontece entre meados de dezembro e março, durante a seca. Nesse período, as praias e atrações turísticas ficam lotadas e animação não falta por lá.

Mas se mesmo assim, não conseguir viajar nessa temporada, saiba que você encontrará sempre temperaturas altas, que ficam em torno de 30°C. Uma coisa é certa: o calor será companhia garantida em qualquer época do ano.

Mapa do Panamá

Para conhecer os principais pontos turísticos do Panamá, nada melhor do que ter em mãos um bom mapa, não é mesmo? 

Para te ajudar a se locomover por lá, preparamos um guia com as atrações que precisam fazer parte da sua lista.

Passagens aéreas baratas para o Panamá

Aproveite as melhores promoções de passagens aéreas você encontra aqui.
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Ao planejar a sua viagem para esse cantinho charmoso da América Central, não deixe para comprar as passagens aéreas em cima da hora, pois os preços costumam ficar nas alturas.

Para encontrar as opções com os melhores custos-benefícios, a regra é pesquisar com bastante antecedência e viajar em dias da semana, pois as chances de encontrar bons preços é maior.

Na hora de iniciar as suas buscas para fazer turismo no Panamá, conte com o nosso buscador, Passagens Promo, que apresenta as opções mais vantajosas, os valores mais baixos do mercado e muitas promoções.

Ative também o alerta de preços para que a nossa plataforma possa te avisar sempre que surgirem ofertas no trecho escolhido.

Principais pontos turísticos do Panamá

Um destino tropical tão espetacular, certamente teria atrações interessantes e que garantem experiências únicas aos seus visitantes.

Durante a sua viagem, você poderá desfrutar de praias, parques, praticar mergulho e muito mais. Anota todas as nossas dicas de lugares turísticos e comece a montar um roteiro agora mesmo!

1.      Bocas del Toro

Turismo no panamá bocas del Toró
Fonte: Pixabay

Entre as nossas dicas de turismo no Panamá, conhecer Bocas del Toro é uma regra, principalmente se você quer praticar mergulho, seja de cilindro ou snorkel.

A região é famosa pelas águas claras e também pela rica vida marinha, que proporciona experiências incríveis aos mergulhadores.

Não deixe de fazer um passeio de barco à vela, principalmente no fim de tarde, para apreciar o pôr do sol, que é esplêndido nesse cantinho do país

Por lá, você pode curtir as mais lindas praias caribenhas, com areia branca e mar azul-esmeralda. 

Nessa região, casinhas de palafitas instaladas sobre o mar garantem ainda mais charme para  Bocas del Toro.

2.      Arquipélago de San Blas

Na sua viagem para o Panamá, o Arquipélago de San Blas é um daqueles lugares que deixam seus visitantes de boca aberta.

Mesmo não sendo um destino muito disputado pelos turistas brasileiros, esse é um dos lugares mais lindos de todo o país.

O arquipélago conta com 365 ilhas, sendo que apenas 50 são habitadas. Com cenários dignos de cartão-postal, o destino é perfeito para quem está em busca de dias de sossego, aventura e belas paisagens.

Uma das atividades mais recomendadas por lá é o mergulho com snorkel, já que é fácil visualizar várias espécies marinhas, como peixes coloridos, estrela do mar e corais.

Faça também um passeio de barco ou de veleiro para admirar as belezas naturais das suas ilhas. Nessa área, não deixe de conhecer a ilha Cayos Holandeses, considerada pelos próprios moradores a mais bela do arquipélago.

3. Cidade do Panamá

Turismo no Panamá cidade do Panamá
Fonte: Pixabay

Além de belas paisagens, os seus passeios no Panamá devem envolver também uma parada na Cidade do Panamá, que é muito moderna e cheia de atrações para todos os perfis de viajantes.

A cidade oferece atrações bem diversificadas, como construções históricas, áreas de compras, restaurantes e bares badalados e cheio de gente bonita, principalmente durante à noite.

No seu tour pela região, visite o Palácio de las Garzas, a Capela São José e a Plaza de Francia. Não deixe de conhecer o Parque Nacional Metropolitano, o Biomuseo e o Casco Viejo.

3.      Parque Nacional Darien

Para quem gosta de contato com a natureza, o Parque Nacional Darien é um local imperdível. 

Considerado Património Mundial da Unesco, a reserva é considerada a maior área verde do país e a segunda maior da América Central.

Na hora de escolher coisas interessantes no Panamá, visite essa região quase intocada de florestas tropicais na fronteira com a Colômbia. O parque abriga mais de 300 espécies de aves, como harpia, araras e muitas outras. 

Darien é chamado ainda de casa dos povos indígenas Embera, Wounan e Kuna, além de ser um dos melhores pontos de observação de pássaros do planeta.

4.      Santa Catalina e Ilha Coiba

Para os viajantes que gostam de pegar uma onda, as ilhas Santa Catalina e Coiba, no Oceano Pacífico, são regiões mais indicadas para praticar a atividade.

As ondas dessa parte do Pacífico são gigantescas e transformam-se em cubos bem consistentes, perfeitos para os surfistas mais experientes.

O cenário da região também é paradisíaco e as praias são limpas, com areia branca, águas transparentes e recifes de corais. Se der sorte, é possível avistar tubarões no mar.  

Conhecer a ilha de Coiba é também um dos passeios no Panamá mais disputados, já que a região abriga o Parque Nacional Coiba, repleto de ilhas, recifes de corais, florestas tropicais e diversidade de animais. Vale a pena visitá-la.

6. Panamá Viejo

Para quem gosta de conhecer história e cultura local, o Panamá Viejo precisa fazer parte da sua lista.  

O local reúne os restos da antiga cidade do Panamá que, inclusive, foi a capital do país no passado.

Considerado Património Mundial da Unesco, o local se transformou em um sítio arqueológico com ruínas de construção milenares feitas em pedra, como igrejas e conventos.  

Na antiga cidade, visite as ruínas Puente del Matadero e a Torre da Catedral.

7. Praia Las Lajas

Turismo no Panamá praia las Lajas
Fonte: Pixabay

No Panamá, atrações turísticas mais disputadas envolvem as praias. Se você quer curtir destinos tropicais, a Praia Las Lajas não pode ficar de fora.

Localizada no Golfo de Chiriquí, ela é famosa por suas águas agradáveis e por oferecer opções de esportes aquáticos. Inclusive, a Las Lajas também é um local muito frequentado pelos surfistas.

Na orla da praia, há muitos restaurantes rústicos, que servem porções e ótimos drinks. Não deixe de curtir dias de sol e calor nesse cantinho charmoso do país.

8. Isla Grande

O país também abriga paisagens caribenhas e cheias de encanto. Exemplo disso é a bela Isla Grande, que reúne cenários paradisíacos, típicos do Mar do Caribe.

Nas suas férias no Panamá, não deixe de mergulhar nas águas transparentes da ilha, caminhar nas areias brancas da praia e pescar em alto-mar.

Ao entorno da praia, você encontrará pousadas e hostels com ótimos preços. Para quem vai viajar em família, esse é um ótimo destino.

9. Pedasi e Venao

A cidade de Pedasi é bem pequena, mas oferece boas experiências aos seus visitantes. 

Nessa parte do país, as praias de águas claras são as atrações mais disputadas entre os turistas, mas a área urbana também é cheia de encanto.

Na região, há muitas pousadas, hotéis e restaurantes em estilo rústico. Um destino perfeito para quem quer passar dias de sossego e tranquilidade.

Bem pertinho fica Venao, uma região vulcânica, que possui praias exóticas de areia e águas escuras. Mesmo sendo diferente de outros destinos tropicais panamenses, vale muito a pena conhecê-la.

10. Canal do Panamá

Turismo no Panamá canal do Panamá
Fonte: Pixabay

Ao fazer uma viagem para o Panamá, conhecer o Canal do Panamá é quase que uma regra. Isso porque ela é considerada uma das maiores obras de engenharia do mundo, responsável por fazer a ligação dos oceanos Pacífico e Atlântico.

A construção possibilita a passagem de navios de grande porte entre as águas dos dois oceanos.  

Além de ser uma construção extremamente importante para a América Central, o local também atrai a curiosidade dos turistas. É possível conhecer o local em visitas guiadas.

O que fazer no Panamá em 5 dias?

Em um roteiro mais enxuto, fica difícil escolher o que fazer no Panamá em 5 dias, por exemplo. 

Para conhecer as principais atrações tropicais do país, não deixe de fazer um tour pela costa do país e ficar hospedado, pelo menos, dois dias nas ilhas de Coiba e Santa Catalina

Separe três dias para conhecer a Cidade do Panamá e toda a sua região, que é repleta de lindas praias. 

Dicas de turismo no Panamá

Turismo no Panamá dicas
Fonte: Pixabay

Para curtir tudo que o destino tem para oferecer, é importante que você entenda como funciona o local. Listamos algumas dicas para te auxiliar no seu tour pelo país!

Quanto devo levar para o Panamá?

Saber exatamente quanto você deve levar para a sua viagem para o Panamá dependerá do que você pretende ter por lá. É possível fazer uma trip mais econômica, no estilo mochilão, ou uma viagem mais confortável.

Para te ajudar a estimar os gastos, fizemos uma projeção levando em consideração uma viagem mais modesta. 

De forma geral, seus gastos envolverão hospedagem, transporte, passeios e alimentação. Calculamos uma despesa diária de R$ 500 com opções mais simples, como hostels e ônibus. 

Hospedagem

Em todo o país, você encontrará hospedagens para todos os tipos de gostos e bolsos, desde resorts de luxo até hostels, que oferecem um certo conforto e preços bem acessíveis.

Por isso, antes de qualquer coisa, defina o estilo da sua viagem, para saber quanto você poderá investir em acomodação.

Transporte

Turismo no Panamá transporte
Fonte: Pixabay

Para se deslocar dentro da cidade durante as suas férias no Panamá é muito fácil. Você pode usar ônibus e táxi, que são bem baratos. 

Na hora de se locomover de um destino para o outro, é possível fazer o trajeto de avião e de ônibus. Dependendo do valor que quer investir, viajar de ônibus é uma boa opção, pois é bem mais barato.

Compras no Panamá

Panamá não é conhecido apenas pelas suas praias e belezas naturais de tirar o fôlego. O país também é um importante centro de compras na América Central. 

Se você quer comprar bons produtos por valores bem convidativos, a Cidade do Panamá é o seu lugar.

Os centros de compras Metromall, Albrook Mall, Amphora Duty Free, Multicentro e a Los Pueblos são famosos por ter bons preços. Se o seu objetivo são lojas de grifes, vá até o Multiplaza.

Comidas típicas

Turismo no Panamá comidas tipicas
Fonte: Pxhere

A culinária do país também é muito famosa e, ao fazer turismo no Panamá, você não pode deixar de saborear as comidas típicas que fazem sucesso entre os turistas. A gastronomia do país é rica em peixes, frutos do mar e bolinhos fritos.

Entre os pratos mais tradicionais está o ceviche, que é uma salada feita de frutos do mar e cebolas curtidos no limão e em outros temperos.

Experimente ainda o tamal, uma massa parecida com angu, recheada com frango e legumes. A sopa de lentilha também é uma tradição por lá e você deve incluí-la no seu cardápio.

Seguro viagem

Seguro Viagem: Europa
GTA 67 EUROMAX GTA 67 EUROMAX Assistência médica USD 67.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 26/dia*
Intermac EURO 40 (Exceto EUA) Intermac EURO 40 (Exceto EUA) Assistência médica EUR 40.000 Bagagem extraviada EUR 500 (SUPLEMENTAR) R$ 19/dia*
TA 100 MUNDO (exceto EUA) + TELEMEDICINA TA 100 MUNDO (exceto EUA) + TELEMEDICINA Assistência médica USD 100.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 23/dia*

Embora não seja item obrigatório, a contratação de um seguro viagem é fundamental para garantir a segurança e tranquilidade da sua trip.

A contratação desse serviço garantirá coberturas como assistência de saúde, auxílio em urgência e emergência, acidentes, translado, extravio de bagagem e muito mais.

Faça as suas cotações no nosso site, Seguros Promo, que garante os melhores preços e os planos mais recomendados para o seu perfil de viajante.

Promoção de passagens aéreas para o Panamá

Separamos os melhores preços para o Panamá para você!
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Você vai se surpreender com o turismo no Panamá e, com certeza, entenderá por que o destino caiu na preferência dos turistas.

Ao iniciar o planejamento da sua viagem, não esqueça que as passagens aéreas precisam ser um dos primeiros itens a serem comprados, se quer encontrar os melhores preços.

Faça as suas cotações no nosso buscador, Passagens Promo, e garanta as opções mais baratas e os descontos mais vantajosos. 

Quer viajar gastando pouco e se divertindo muito? De Promo você pode!


Leia também:

Recomendado para você
Ilhas do Caribe: quando ir, informações, dicas e o que conhecer

Ilhas do Caribe: quando ir, informações, dicas e o que conhecer

San Andrés na Colômbia: quando ir e dicas de turismo no arquipélago

San Andrés na Colômbia: quando ir e dicas de turismo no arquipélago

Punta Cana ou Cancun: infraestrutura, praias paradisíacas e preços

Punta Cana ou Cancun: infraestrutura, praias paradisíacas e preços

Destinos no Caribe: 8 lugares que você precisa conhecer

Destinos no Caribe: 8 lugares que você precisa conhecer