Turismo no Pantanal: Guia completo de viagem para o Pantanal

O turismo no Pantanal atrai muitos turistas estrangeiros, agora vamos mostrar porque você deveria marcar sua viagem para lá também!

O Pantanal é uma das maiores planícies alagadas do mundo e o destino ideal para os fãs do ecoturismo.

Afinal, são mais de duas mil espécies de plantas e mais de mil espécies de animais para conhecer e ver de perto.

Turismo no Pantanal: clima e localização

turismo no pantanal dicas

O que fazer no Pantanal? Antes de programar qualquer viagem é preciso se informar sobre o clima local, sobre a melhor época para visitar e qual é a melhor maneira de chegar ao local.

Pensando nisso, reunimos algumas informações para te ajudar a se planejar e começar a organizar sua viagem pelo Pantanal.

Onde fica o Pantanal

Muita gente tem dúvidas de onde fica o Complexo do Pantanal. Bom, a região é enorme e está no Paraguai, na Bolívia e no Brasil!

No Brasil, a região é dividida em dois estados. Cáceres, Poconé e Barão de Melgaço em Mato Grosso, também conhecido como Pantanal Norte; e Miranda, Aquidauana e Corumbá, no Mato Grosso do Sul, chamada de Pantanal Sul.

Cada região oferece seus atrativos e é indicada para um tipo de viajante, dependendo do objetivo da viagem.

O bioma é considerado Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO e conta com uma fauna e flora super rica, prato cheio para os amantes do ecoturismo.

O destino ainda é pouco visitado por brasileiros, mas atrai milhares de turistas estrangeiros.

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

Pantanal Norte x Pantanal Sul

O primeiro passo na hora de planejar a viagem para turismo no Pantanal é escolher qual região visitar.

Para quem quer assistir manifestações culturais, danças típicas, praticar pesca e ver de perto animais aquáticos, o Pantanal Norte é o mais recomendado.

Já para quem quer ter um contato mais íntimo com animais selvagens e praticar canoagem, o Pantanal Sul é o ideal.

Independente da escolha, tanto na região Sul quando na região Norte, o Pantanal oferece passeios tradicionais e que precisam estar no roteiro de todo visitante.

Entretanto, algumas atrações são exclusivas de cada região e vai depender do que você planeja e espera da sua viagem e quais passeios mais te interessam.

Turismo no Pantanal: quais as cidades que fazem parte do Pantanal?

O Complexo do Pantanal tem esse nome porque é um bioma formado por muitos pantanais!

A savana, que tem a sua maior parte alagada, tem um acesso difícil por meio de barco entre algumas cidades dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. São elas:

Clima no Pantanal

O Pantanal é um lugar que apresenta temperaturas altas durante o ano inteiro. A temperatura média anual é de 24°C. Durante o verão, o índice de chuva é bem maior do que no inverno.

Quem decide fazer turismo no Pantanal entre abril e setembro vai pegar a temporada mais seca do destino, mas o calor mesmo só aparece entre outubro e março, que é quando mais chove por lá.

Fauna e Flora no Pantanal

O que fazer no Pantanal? Muitos viajantes vem de fora do país para fazer turismo no Pantanal. A maior planície inundável do planeta possui grande biodiversidade. São cerca de 650 espécies de aves, 230 de peixes, 50 de répteis e 80 de mamíferos.

O Pantanal é o destino é ideal para quem gosta de contemplar a natureza e ter um contato mais próximo com o meio ambiente.

A beleza e a singularidade desse lugar muitas vezes passam despercebidas pelo brasileiro, que muitas vezes prefere as praias ou as montanhas.

Mas o Pantanal tem muito a oferecer e é um paraíso para fotógrafos, biólogos e amantes da natureza.

Aluguel de carro com muita economia. Utilize o cupom PASSAGENSPROMO e ganhe 5% de desconto! Economia para você conhecer muitos destinos. Confira clicando aqui.

Melhor época para turismo no Pantanal

turismo no pantanal

Quando viajar? A melhor época para fazer turismo no Pantanal é entre os meses de julho e outubro, temporada de seca e de clima mais ameno (e também é a alta temporada!).

Nessa época, é bem mais fácil se locomover de um ponto ao outro na região. Além disso, é o período ideal para quem quer aproveitar a viagem para observar animais.

É essa a melhor época para fazer safári fotográfico, observação noturna de animais, trekking e passeios para experimentar a vida do campo.

Como chegar ao Pantanal Matogrossense

Para fazer turismo no Pantanal, você precisa escolher qual caminho prefere seguir.

Você pode procurar passagens aéreas para Cuiabá e, depois de desembarcar, seguir viagem de carro até Poconé, pouco mais de 100 km da capital do Mato Grosso.

Ou desembarcar em Campo Grande e ir até Corumbá, para conhecer o Pantanal via Mato Grosso do Sul.

Turismo no Pantanal: principais segmentos

O turismo no Pantanal é ideal para quem gosta de ter contato maior com a natureza e observar animais de pertinho.

Durante sua viagem para o Pantanal, você pode aproveitar para fazer diferentes segmentos turísticos pelo bioma. Em geral, os passeios e roteiro turístico Pantanal são oferecidos pelo próprio hotel, mas também dá para pagar a parte.

Ecoturismo

O segmento do ecoturismo caiu na graça da galera e já conquistou muitos turistas adeptos.

Para quem curte esse tipo de turismo, boa notícia, o Pantanal é um dos principais destinos no Brasil e no mundo para viver de perto essa experiência, ter contato com a natureza, novas culturas e belezas naturais, como a flora e a fauna.

Turismo Cultural

Para quem não sabe, turismo cultural é aquele que envolve atividades ou eventos que buscam valorizar e promover a cultura e a história local.

Em lugares históricos, esse tipo de turismo é bastante comum. Mas até mesmo uma simples visita a um museu é considerada turismo cultural.

No Pantanal, o visitante que optar por conhecer lugares como o Casario do Porto, o Museu de História do Pantanal, curtir festas culturais ou conhecer e adquirir artesanatos feitos pelos moradores, estará praticando esse tipo de turismo e consequentemente ajudando o destino a crescer economicamente.

Turismo de Pesca Esportiva

Uma das atividades turísticas mais comuns no Pantanal é a Pesca Esportiva. Isso porque na bacia do Rio Paraguai existe uma diversidade enorme de peixes, são cerca de 230 espécies.

O lugar é considerado um paraíso por quem pratica pesca por esporte e também desperta bastante interesse dos biólogos.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    O que fazer em turismo no Pantanal?

    turismo no pantanal

    O Pantanal tem várias atrações e passeios para quem se dispõe a viver essa aventura. Além de todos os atrativos, o destino é perfeito para quem curte contemplar a natureza e explorar ambientes únicos. É um lugar mágico e surpreendente no centro-oeste brasileiro.

    Selecionamos alguns dos passeios mais conhecidos e mais cogitados pelos viajantes para te ajudar a montar um roteiro e já ir escolhendo seus atrativos preferidos.

    1. Passeios a cavalo

    Existe forma mais autêntica de explorar o Pantanal do que em cima de um cavalo? É dessa forma que os pantaneiros percorrem o lugar.

    Várias agências de turismo oferecem esse tipo de passeio aos viajantes. Os cavalos são mansos e treinados para fazer passeios mesmo com quem nunca subiu em um cavalo.

    2. Safári fotográfico

    Esse é o passeio perfeito para quem quer admirar a fauna e a flora local. O safári é feito em um carro que percorre uma distância muito maior do que você alcançaria a pé.

    Com a ajuda e experiência dos guias, você poderá observar mais de perto os jacarés, os lobos, araras, capivaras, tucanos e muitos outros.

    A melhor época do ano para fazer o passeio é entre os meses de julho e setembro, quando o tempo está mais seco.

    Com sorte você poderá ver animais como uma onça pintada, tamanduás e até sucuris.

    3. Passeio de canoa

    Para fazer um passeio de canoa pelo Pantanal, você não precisa necessariamente ter qualquer experiência com canoagem ou coisa parecida.

    Só será necessário encontrar alguma agência e você poderá percorrer as águas do pantanal remando em um barquinho que acomoda 1 ou 2 pessoas.

    4. Trilhas

    Uma das melhores maneiras de se explorar um lugar é caminhando. Enquanto você caminha é possível observar mais detalhes dos lugares e ver de pertinho os animais que se escondem em meio a natureza.

    No Pantanal você pode fazer várias trilhas para conhecer melhor esse cantinho tão especial do Brasil.

    Hotel com 5% de desconto com o cupom VAIDEPROMO5! Economia e conforto para você aproveitar muito mais a sua viagem. Confira clicando aqui.

    5. Passeio de barco

    Os passeios de barco são oferecidos por várias agências locais e convidam os turistas a explorar o Pantanal pelas águas.

    Os passeios costumam durar cerca de 3 horas e durante o trajeto os viajantes podem ver de perto jacarés, aves raras e muitos mamíferos em seu habitat natural.

    Em alguns casos você pode ter um tempo para se banhar nas águas do rio e até fazer um picnic em uma das praias de água doce. A melhor época para os passeios é na época de cheia, que acontece entre os meses de junho e agosto.

    6. Passeio de trem em viagem Pantanal

    O passeio de trem pelo Pantanal é mais uma alternativa para os viajantes. Pela janela do trem é possível contemplar animais como araras e várias outras espécies nativas da região.

    O trem que sai de Campo Grande e vai até Miranda, faz uma parada em Aquidauana para um almoço.

    7. Visita ao projeto Arara Azul

    O Projeto Arara Azul surgiu em 1990 no Pantanal e tem como objetivo proteger e preservar a espécie que está ameaçada de extinção. Desde então, o projeto já ajudou a aumentar a população da espécie de 1.500 para 5.000.

    Visitar o projeto é uma chance de ver de perto estas espécies e tomar consciência da importância da preservação do nosso meio ambiente.

    8. Pescaria de piranha

    Boa parte das pessoas que fazem turismo no Pantanal são atraídas pela curiosidade de conhecer as famosas piranhas pantaneiras. Como já citamos antes, o Pantanal é riquíssimo quando o assunto é fauna e flora.

    Lá é possível encontrar cerca de 250 espécies diferente de peixes, incluindo as piranhas, que também ajudam a compor um dos pratos típicos da região, o caldo de piranha.

    Passagens aéreas para o Pantanal

    Para chegar o Pantanal, você precisa pegar um avião até Campo Grande ou Cuiabá. Você pode alugar um carro ou pegar um ônibus para concluir o restante do trajeto.

    Aqui no Passagens Promo você encontra as melhores ofertas de passagens aéreas para conhecer o Pantanal.

    Cadastre um alerta de preços para acompanhar os valores e saber qual é a melhor época para comprar sua passagem.

    Não deixe de seguir a gente nas redes sociais, assim você fica por dentro de todas as ofertas relâmpagos e promoções que surgem ao longo do ano.

    Recomendado para você
    Turismo de Aventura: Dicas, Tipos, Destinos e Principais Atividades

    Turismo de Aventura: Dicas, Tipos, Destinos e Principais Atividades

    Viagem em Família Inesquecível: dicas, destinos e como organizar

    Viagem em Família Inesquecível: dicas, destinos e como organizar